Novidades

Pilotos da TAP convocam dez dias de greve

Marcio Costa

Membro Ativo
um dos meus receios quando comprei a minha viagem, ainda que seja em outubro, é um pensamento que não me sai da cabeça
 

Aranha

Membro Ativo
Bom dia,

Estou com o mesmo problema. :(
Tenho viagem TAP marcada para o dia 1 de Maio e regresso a 3, agora nem sei o que devo fazer.
No hotel comprei a tarifa mais baixa e não reembolsável, parque pago, voos TAP... quem me paga isto tudo se a greve for para a frente?

Que tristeza...

Boas viagens
 

lfdm

Membro Conhecido
"A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro."

Por muita razão que possa haver, acho que nestes casos existem outras formas de luta.

Neste impasse, vai haver greve não vai haver greve, existem muitas pessoas por certo que tentaram alterar as suas reservas e outras nem sequer irão realizar reservas na TAP.

Depois destas últimas experiências na TAP, as pessoas de bom senso tenderão a não comprar mais passagens por eles... sinceramente não percebo.

Boa sorte a todos
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
lfdm, não há outras formas de luta quando se trata de não cumprir o que assinaram. Diga lá que outras formas de luta podem ser encetadas ?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
No forum de aviação, escrito por pilotos e por pessoal que está lá dentro, afinal, "quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro":

"Bom dia,
Se a TAP cumprisse o que consta do contrato com os seus trabalhadores, cumprisse os Acordos de Empresa que fazem parte dos contratos, não haviam greves.

Eu acho piada que ficam muitos escandalizados quando alguém faz greve porque lhe estão a violar o contrato, mas não vejo ninguém a reclamar quando ficam 1.7 milhões de euros num banco da Guiné-Bissau, nem com 20 milhões dados como perdidos na Venezuela e mais 100 milhões que não se sabem como recuperar, mais 20 milhões de euros de contingências na VEM mas que podem ascender a 100 milhões de Euros, 50 milhões em custos com indemnizações e fretamentos em 2014 devido ao excelente planeamento do Verão passado, com falta de aviões e tripulações, e muito mais excelentes actos de gestão! E atenção, isto é Relatório e Contas da TAP, falta o que pode estar escondido na engenharia financeira!

Sabem quem está a pagar isto? Não, não são os contribuintes, são os trabalhadores da TAP! Como? O que não se lhes paga violando os seus contratos, permite pagar os juros da dívida contraída para suportar estas perdas, porque o Estado não põe um cêntimo na TAP! Roubam 5 milhões em cortes ilegais nos vencimentos, com esse dinheiro obtêm 100 milhões a taxa de juro de 5% para financiar as perdas acima. Quando não chega, arranja-se mais uma rúbrica do Acordo de Empresa para violar!

E quem é o responsável? Ninguém! Ou melhor, são os trabalhadores da TAP, que deviam continuar eternamente a suportar isto!

Querem uma melhor TAP, há que exigir uma melhor gestão e acima de tudo responsabilização, porque trabalhadores, a TAP tem dos melhores do sector, em todas as áreas! E os 1.7 milhões da Guiné-Bissau, para mim devia ser caso de polícia não achão?

Saudações Aeronáuticas,

FlyHigh"


Outros comentários igualmente oportunos:

"Bom dia,
Portanto fazer greve não é solução. Mas não fazer greve também não é solução, porque a Empresa continua a não cumprir, e como não há reacção dos trabalhadores, a tendência é ir incumprindo mais, testando cada vez mais os limites.

A grande questão é que o problema não são os trabalhadores, o problema são os sucessivos actos de má gestão, que se tentam esconder à custa dos trabalhadores.

A realidade é que o Estado não quer assumir isso, porque é o grande responsável pela situação.

Isto é como o que se tem passado connosco cidadãos. O Estado gasta mal, comete inúmeros erros, quem paga? Nós cidadãos com mais impostos. Quando o IRS já está muito alto, sobe-se no IVA. Quando já não dá no IVA, vai-se ao IMI. Não dá mais no IMI, inventa-se a fiscalidade verde. Sempre a tirar direitos, a testar os limites.

E nós os cidadãos o que fazemos? Nada, pagamos, o país está mal, tem de ser! Não, não tem de ser, há que distribuir o sacrifício! Se podem baixar IRC, porque só sobem o IRS? Se há dinheiro para PPP, porque não há para acabar com a sobretaxa do IRS (e atenção a propaganda das poupanças nas PPP é aumentares o prazo de concessão para pagares menos por ano, aumentas o prazo da dívida, pagas menos por ano, mais no acumulado).

Portanto podemos continuar passivamente a sujeitar-nos a isto, seja nas Empresas, seja com o Governo, ou podemos reagir, podemos ser mais exigentes. Nas empresas questionando, expondo os erros e exigindo mudanças e cumprimento dos acordos e contratos, com greves se necessário. Com o Estado, exigindo clareza e cumprimento dos programas eleitorais, dizendo que o voto não é uma carta branca e usando o voto como a arma que é. Os partidos só têm o poder que o nosso voto lhes dá! O poder acaba quando mudarmos o nosso voto e se mudarmos para onde não está montado o sistema, porque o compadrio, o esquema, a promiscuidade acabam. Se continuarmos nesta alternância de tacho, em que sempre os mesmo dominam o Estado e as empresas, nunca quebramos o ciclo e quem paga somos sempre nós, os cidadãos.

Isto na vida e nas empresas. É sempre mais fácil encolher os ombros, arranjar desculpas para a passividade, criticar e não fazer nada.

Saudações aeronáuticas,

FlyHigh"
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Isto da lei, dos contratos, de direitos, dos acordos, está tudo mal enquanto toca aos outros! Quando for o vosso contrato, os vossos direitos, os vossos Acordos, aí já é diferente!

Para aqueles que estão no subsídio de desemprego, os cortes nos prazos e subsídios de desemprego foram injustos não foi, mas para quem não está até foi bem feito, esses mamões que não querem trabalhar e recebem subsídio!

Para os do rendimento social de inserção, os cortes no rendimento e prazos foram injustos, mas para os outros, olha esses mamões que não fazem nada e recebem para estar em casa!

Exemplos há muitos, porque enquanto toca aos outros, é porque ganham muito, têm muitos benefícios, etc, corta a esses mamões!

Há o "cá calharás"! A cada um que vocifera contra o cumprimento de contratos porque "eles ganham muito, são uns mamões", vai-lhes acontecer um dia o mesmo, seja no ordenado, no subsídio de férias, no subsídio de desemprego, ou noutro qualquer. Nesse dia, vamos ver quem são os mamões!

Mas o mais engraçado nisto, é que são políticos que foram eleitos com um chorrilho de mentiras, que violam a constituição repetidamente, que não sabem o que é respeitar um contrato ou um acordo, agora se fazem de inocentes como se TUDO o que se está a passar não fosse da inteira responsabilidade deles!

Saudações Aeronáuticas,

FlyHigh"
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Por estas e por outras deste calibre é que fujo da TAP como o diabo da cruz. É vergonhosa e descarada a total falta de respeito destes tipos para com os que clientes que confiam e investem na mesma, bem como para os contribuintes que sustentam o sorvedouro que é a TAP há muitos anos.
Se o objectivo deles é - e não vejo outra explicação possível - impedir a privatização da companhia, certamente não será com mais um rombo destes que ela irá sobreviver por muito mais tempo, até porque as pessoas começam a ficar fartas de terem as suas férias e compromissos estragados.
 

lfdm

Membro Conhecido
Bom dia Cláudio,

Já sei que provavelmente estas mensagens irão ser eliminadas por off-topic. Mas não consigo deixar de responder...Por isso desde já as minhas desculpas a todos.

- Manifestações (fora do horário de trabalho)
- Abaixo assinado
- Queixas a entidades de inspecção de condições de trabalho e entidades de supervisão aeronáuticas etc.
- Publicidade
- Artigos de opinião
- Sensibilização dos média
- etc.

São tantas que não tem impacto na vida dos outros, basta ter alguma imaginação...

Os pilotos são das classes mais respeitadas e admiradas, as suas vozes são ouvidas em todo lado... É mesmo necessário fazer greve para se fazerem ouvir?

Continuo sem perceber. Mas cada um tem a sua opinião.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Para este peditório eu já dei :thumbdown:
Em rigor, a TAP está falida, mas pelos vistos nada que preocupe os seus trabalhadores. O objectivo, quanto a mim, é o de sempre: continuar a gestão "controlada"....
Só pergunto: alguém tem conhecimento de greves na ryanair, easyjet, vuelling, aigle azur, transavia e outras companhias do género?
Porque será? :angel:
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
lfdm,

Quantas centenas de manifestações são feitas ?
Quantos abaixos assinados são feitos ? Sim, são feitos, eu assinei um.
Queixas à ACT ? Eles pactuam com o governo.
A greve é a "arma" que mais efeito tem e mesmo assim, não há recuo das ofensivas da administração e do governo.

Isto não se trata de opinião, trata-se de saber que um Acordo Empresa não está a ser cumprido, ponto final.

Em relação ao "contribuinte" é que paga, aí o FlyHigh responde muito bem à questão. O contribuinte não põe um tostão na empresa desde 1990 e troca o passo. E como ele bem disse, quando toca aos outros, é "mamão", mas quando toca a nós, vamos ver quem é "mamão".

Virem-se para os causadores dos conflitos que geram greves e não para as consequências. Veja-se as causas.
 

lfdm

Membro Conhecido
Realmente se as greves forem a única solução, mais vale a pena fechar o país por 10 dias e todos fazemos greve.

Ficam só a trabalhar os administradores e cargos dirigentes.

Não conheço nenhum trabalhador que esteja satisfeito com o seu salário, com as condições de trabalho, com a carga de imposto, com o desgoverno do pais, com uma ou outra coisa. Mas generalidade dos trabalhadores não faz greve, porquê? Comodismo, receio? Não sei.

A única coisa que sei e pegando numa mensagem anterior de uma nossa colega de forum, há pessoas que fazer muitos sacrifícios para poder viajar, trabalhar etc. E da mesma forma que condenamos os governos por diminuírem e nos dificultarem as nossas vidas, também devemos condenar aqueles que fazem o mesmo. Se fosse viajar na TAP e o meu voo não se realiza-se, para mim a culpa era tanto do governo como de que faz greve, mas o governo eu posso penalizar com o meu voto e quem faz greve? Como posso eu penalizar estas pessoas por aquilo que fazem?
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
lfdm,

Quantas centenas de manifestações são feitas ?
Quantos abaixos assinados são feitos ? Sim, são feitos, eu assinei um.
Queixas à ACT ? Eles pactuam com o governo.
A greve é a "arma" que mais efeito tem e mesmo assim, não há recuo das ofensivas da administração e do governo.

Isto não se trata de opinião, trata-se de saber que um Acordo Empresa não está a ser cumprido, ponto final.

Em relação ao "contribuinte" é que paga, aí o FlyHigh responde muito bem à questão. O contribuinte não põe um tostão na empresa desde 1990 e troca o passo. E como ele bem disse, quando toca aos outros, é "mamão", mas quando toca a nós, vamos ver quem é "mamão".

Virem-se para os causadores dos conflitos que geram greves e não para as consequências. Veja-se as causas.
Acordo que aceitaram sabendo de antemão que nunca seria cumprido por pura e simplesmente ser irrealista. Chama-se "paz podre" ao que ambas partes aceitaram em Novembro. Quando a corda rebenta, já se sabe quem tem a faca e o queijo na mão. Não estou com isto a dizer que concordo com A ou B, apenas estou a constatar como são as coisas neste país.
De resto o resto dos comentários sobre subsídio de desemprego, RSI e "mamões" só lhes fica mal e roça o faschizóide. Se acham que é com vinagre que se apanham moscas...
Se o contribuinte não mete lá um tostão quem é que vai tapando os sucessivos anos de milhões de prejuízo que a companhia vai apresentando? Desde que veio a Troika o Estado foi impedido de lá injectar mais euros, será que já não o fazia desde 99?
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Os trabalhadores da TAP (pilotos neste caso), se não estão contentes, mudem de emprego, de companhia... Simples e eficaz...! Mas porque será que não mudam!? Porque secalhar nas outras companhias piam fininho...
Até podem ter o direito de fazer greve, mas não tem qualquer direio de prejudicar os muitos milhares de inocentes!!!!!

Greves de 10 dias? Onde se já viu isto...

Seja que cargo for da TAP recebem acima da média... E queixam-se... De Barriga cheia!!!!!

Quando a TAP for privatizada e abaixarem os vencimentos, forem dispensados funcionários, entre outras medidas, vai ser melhor não vai!?!?!?!
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Concordo em absoluto com o Nuno Breia!!!!!

Se não estão contentes vão para a Emirates, por exemplo, e depois vão para lá com ideias grevistas.....porque será que a Emirates dá lucro?? E tem um bom serviço? Lá ganha-se bem.... mas trabalha-se!!

Os senhores pilotos e restante pessoal da Tap estão-se "marimbando" para quem lhes paga o ordenado que são os passageiros e os contribuintes. 10 dias!!!! Inacreditável. E as pessoas que levaram o ano inteiro a poupar para terem uns dias de férias e agora vêm os planos a ir por água abaixo por causa de meia dúzia de privilegiados.

Se a ideia deles é impedir a privatização, façam mais greves, destruam a companhia!

Há anos que não voo com a TAP mas também não é minha intenção... não há respeito!!

Há outras formas de fazerem prevalecer os seus direitos. Estão a prejudicar milhares de pessoas que são alheias ao problema deles.

Ana
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
lfdm,

Quantas centenas de manifestações são feitas ?
Quantos abaixos assinados são feitos ? Sim, são feitos, eu assinei um.
Queixas à ACT ? Eles pactuam com o governo.
A greve é a "arma" que mais efeito tem e mesmo assim, não há recuo das ofensivas da administração e do governo.

Isto não se trata de opinião, trata-se de saber que um Acordo Empresa não está a ser cumprido, ponto final.

Em relação ao "contribuinte" é que paga, aí o FlyHigh responde muito bem à questão. O contribuinte não põe um tostão na empresa desde 1990 e troca o passo. E como ele bem disse, quando toca aos outros, é "mamão", mas quando toca a nós, vamos ver quem é "mamão".

Virem-se para os causadores dos conflitos que geram greves e não para as consequências. Veja-se as causas.
Dizer que há um acordo de empresa que não está a ser cumprido, ponto final, é tomar como certo o que diz uma das partes, eu confesso que não sei se está ou não a ser cumprido, mas também não dou a nenhuma das partes envolvidas o crédito de me dizer se é assim ou não.

E aqui entramos na alternativa às manifestações, aos abaixo assinados, etc, que são os tribunais, que é o local onde se decidem os conflitos à volta de acordos que não se cumprem nos países civilizados, entre os quais nos gostamos de nos icnluir, só que os tribunais também não são perfeitos, demoram tempo e não têm o efeito de pressão que tem uma greve.

Uma greve de 10 dias dos pilotos da TAP a mim parece-me uma completa selvajaria, vai afectar e muito muitas pessoas que não têm nada a ver com o assunto, e pode ser que um dia os pilotos da TAP descubram que já não lhes serve de nada fazer greve porque já não têm empresa.

Espero que não, sobretudo pelos outros trabalhadores, seguramente menos privilegiados que os pilotos, que também se arriscam um dia a ficar sem emprego.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Sem dúvida Pedro. Eu até sou apologista da greve como forma de luta mas 10 dias de greve, seja ela em que sector for, não é aceitável, é uma selvajaria com o único propósito de destruir o que resta da empresa como retaliação.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Eu chamar-lhe-ia "terrorismo legal" - sob a capa do exercício de um direito (discutível, porque desproporcionado), tentam sempre pelo mesmo meio, coagir e pressionar quer o governo, quer a sociedade civil, com o fim de impor as suas ideias e os seus objectivos. Não olham a meios para atingir os seus fins. E os passageiros que prejudicam são e serão sempre a sua última preocupação.
Vou gostar de ver (e vou aplaudir) quando essas pessoas engrossarem as filas para o centro de emprego!
Lamentável!
 

Pedros

Membro Ativo
O problema é não perceberem que com estas sucessivas greves estão a "queimar" a companhia tornando-a cada vez menos fiável,já para não falar da parte financeira.
Mais incrível é tentarem colocar a opinião publica do seu lado,quando todos os dias vemos pessoas a viverem situações de trabalho verdadeiramente precárias, já para não falar daquelas que nem trabalho teem!
Tudo isto só demonstra um verdadeiro alheamento da realidade do cidadão comum e por esse motivo considero isto uma verdadeira anedota!
Mas esta é só a minha opinião de cidadão comum que tenta ter um momento de lazer em familia uma vez por ano com muito sacrificio e nem sempre consegue.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Bom, voltámos ao mesmo da ultima vez que se falou de uma greve na TAP.

Alguns utilizadores colocam aqui o direito à greve e não vale a pena dizer que "greve sim, mas assim não", porque isso é o mesmo que dizer, greve sim, mas quando não causem transtornos ! Façam-se greves de transportes das 00h às 05h...É sinal que não fazem ideia qual o intuito da greve.

Por um lado, é bom ver estas respostas, é sinal que o seu umbigo está de saúde.

Há outras formas de fazerem prevalecer os seus direitos. Estão a prejudicar milhares de pessoas que são alheias ao problema deles.
Exactamente o que tinha dito atrás, o problema é deles(trabalhadores da TAP), logo, não me prejudiquem.
Pena que não se veja que este problema é extensível a todos porque a TAP é a maior empresa nacional.

E sobre o assunto, não tenho mais a dizer, termino a saudar os trabalhadores da TAP e os sindicatos que os representam, não aquele com 12 ou 13 sindicalizados e que foi o porta-voz com que o governo falou !
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Bom, voltámos ao mesmo da ultima vez que se falou de uma greve na TAP.

Alguns utilizadores colocam aqui o direito à greve e não vale a pena dizer que "greve sim, mas assim não", porque isso é o mesmo que dizer, greve sim, mas quando não causem transtornos ! Façam-se greves de transportes das 00h às 05h...É sinal que não fazem ideia qual o intuito da greve.

Por um lado, é bom ver estas respostas, é sinal que o seu umbigo está de saúde.
Pareces ter alguma dificuldade em lidar com idéias diferentes das tuas...
 
Top