Novidades

Desastre aéreo na Europa...

André Vieira

Membro Conhecido
Convido-vos a verem este tópico pois tem algumas informações interessantes sobre este acto :(

Já agora aqui em baixo tem um vídeo a explicar como funcionam as portas dos cockpits depois dos acidentes do 9/11

https://www.youtube.com/watch?v=ixEHV7c3VXs
 

carla08

Membro Conhecido
Eu acho é que ainda é demasiado cedo para saber o que realmente aconteceu. Não acham prematuro sairem já noticias conclusivas do tipo "co piloto tinha intenção de destruir o avião" "ficou sozinho, e durante 10 minutos só se ouvia a respiração" demasiado estranho e sem sentido. Há noticias que só deviam sair cá para fora quando houvessem certezas..
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Se há câmaras de video em autocarros, porque não há em aviões ? Sempre é melhor do que apenas registo audio.
Penso que o tipo de material (e a sua durabilidade e resistência) utilizada nos gravadores de som são bem diferentes nos gravadores de imagem, o que deve tornar inviável a implementação em caixas negras.

Mas quem entender do assunto que se pronuncie.... :)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Durabilidade ? Hum...qualquer disco rigido dura anos e já há forma de guardar informação sem ser através de discos com agulha, como por exemplo, as Pens onde gravam em sticks de memória. Já agora, os aviões têm computadores com discos, acho...

Seja como for, se a durabilidade fosse um problema, substituia-se. Nos autocarros existe e não vejo colocarem esse problema e nos autocarro...há mais solavancos :)

Mas sim, também não sou entendido na matéria. Estou a ver só em termos de lógica, mas pode haver outros factores que não estejamos aqui a ver.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
A fim de tudo isto ser mesmo o que está ser avançado pela imprensa (tudo obra do co piloto), é nestas alturas que sinto uma raiva que nem sei Se querem morrer, que morram sozinhos e bem longe, não levam outros tantos consigo! bah :censored:

Agora é esperar que mais detalhes sejam revelados, certamente as caixas negras ainda vão dar pano para mangas! :(
 

André Vieira

Membro Conhecido
Pois mas em caso de queda em que o aparelho fique desfeito em pedaços, como é o caso, o acesso a essas imagens não seria fácil. De qualquer forma penso que este acidente venha mudar alguns procedimentos nas companhias aéreas. O que é facto é que algumas companhias nas últimas horas já obrigam a que estejam sempre pelo menos duas pessoas no cockpit. Caso algum dos pilotos precise sair será o comissário de bordo a ficar no cockpit.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Tiveram acesso às gravações audio e o aparelho ficou todo destruido e se fosse video não teriam porquê ?! Acho que se trata de outra questão.
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Joao Santos disse:
Do alto da minha ignorância pergunto...

para que raio servia a câmara de video neste caso? resolvia alguma coisa? :huh:

é isso sim uma tremenda tragédia...

lamento
Só vejo utilidade no sentido de poder acrescentar mais alguma informação útil e eventuais procedimentos a adotar. Não muda nada, tal como o registo de voz também não muda... :(
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
João, se vão procurar pelas caixas negras para verem os registos do computador e registos audio, não ajudava mais o registo video ?
Em vez de estarem a tentar perceber o que é que aconteceu, só com registo de áudio, podiam ver o que realmente se tinha passado.
Se não acham o video util, então o audio, pela mesma lógica, também não seria...
 

carla08

Membro Conhecido
Ricardo_7 disse:
A fim de tudo isto ser mesmo o que está ser avançado pela imprensa (tudo obra do co piloto), é nestas alturas que sinto uma raiva que nem sei Se querem morrer, que morram sozinhos e bem longe, não levam outros tantos consigo! bah :censored:

Agora é esperar que mais detalhes sejam revelados, certamente as caixas negras ainda vão dar pano para mangas! :(
infelizmente e a ser verdade, há pancas para tudo.. imagina que o "sonho" dele em ser piloto era para se despenhar com um avião cheio de pessoas. É macabro e isso sim, dá medo, haver pessoas assim, e todos nós estarmos sujeitos a ficar às mãos de uma pessoa assim.
mas por que raio saiu o comandante e o deixou sozinho (tendo ele ainda pouca experi~encia?) ainda por cima num voo de curta duração.
é assim que elas acontecem, infelizmente.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Ricardo, sem comentários :(
Deus nos livre de nos aparecer uma pessoa assim pelo caminho..... :(
Nunca sabemos comquem lidamos, essa é que é a triste realidade :no:
 

Septuni

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Se há câmaras de video em autocarros, porque não há em aviões ? Sempre é melhor do que apenas registo audio.
Achas que uma câmara de vídeo resistia a um impacto deste tamanho? As caixas negras sobrevivem e é porque são altamente difíceis de quebrar, tudo o resto fica em "mil pedaços".
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
E ainda um voo da Silk Air (de Singapura) em 97. Embora nessa caso tenha permanecido a controvérsia, se foi a falha de uma válvula, se foi o piloto que fez um seguro de vida e simulou um acidente de forma a conseguir pagar dívidas da família. O mesmo com o da Egipt Air em 99, em que há 2 versões: acidente ou suicídio.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Septuni, desculpa lá...mas às vezes parece que dão respostas sem pensar.
A camara de video é só para filmar, os dados ficam num disco ! Como é que acham que o gravador de voz fica, com aquele impacto ? O gravador é só para gravar, os dados ficam dentro da caixa negra e essa normalmente resiste. Tal como esta resistiu e eles puderam ver o registo audio.
 

Septuni

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Septuni, desculpa lá...mas às vezes parece que dão respostas sem pensar.
A camara de video é só para filmar, os dados ficam num disco ! Como é que acham que o gravador de voz fica, com aquele impacto ? O gravador é só para gravar, os dados ficam dentro da caixa negra e essa normalmente resiste. Tal como esta resistiu e eles puderam ver o registo audio.
Então mas se assim for, não achas que um sequestrador iria primeiramente desligar a câmara antes de fazer o que quer que fosse? Além disso, uma câmara pode ajudar a comprovar quem fez, mas não vai impedir uma dada ação de acontecer.

http://www.reddit.com/r/TrueAskReddit/comments/1yix6i/why_are_there_no_security_cameras_on_airplanes/

Para além de não existir muito espaço nos aviões para a colocação desse sistema, não bastaria 1 câmara para filmar todo o cockpit. E não sei a que ponto os pilotos iriam gostar de estar constantemente a ser filmados.
Isso já foi proposto há uns anos atrás e criou revolta entre muitos pilotos, talvez seja essa a razão para não terem sido colocadas até hoje.

Edit: E também aquilo que já disseram, não basta colocar as câmaras e ir apagando os vídeos e filmar novos. Isso implica uma manutenção constante e muito dispendiosa.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Septuni, ok, assim já é outra situação.

Se gravam registo áudio é porque consideram importante, logo, registo video seria ainda melhor, obviamente.
Neste caso concreto, o co-piloto poderia partir a camara de filmar, mas só o faria DEPOIS de trancar a porta, até lá, haveria registo de imagem. Até o momento que a câmara é partida, haveria registo de imagens...

Sobre a questão da privacidade, dos pilotos estarem a ser filmados constantemente...deduzi que pudesse ser essa a razão por não existir câmaras. Em todo o caso, há câmaras em todo o lado e registam o dia-a-dia de trabalho de muitas pessoas...
Não me parecem que alguém passasse horas a ver milhares e milhares de horas de milhares de voos...se fosse pela questão de privacidade. Os videos seriam vistos apenas e só num casos de acidente, tal como o registo de áudio também só é visto nestes casos.
 

Septuni

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Septuni, ok, assim já é outra situação.

Se gravam registo áudio é porque consideram importante, logo, registo video seria ainda melhor, obviamente.
Neste caso concreto, o co-piloto poderia partir a camara de filmar, mas só o faria DEPOIS de trancar a porta, até lá, haveria registo de imagem. Até o momento que a câmara é partida, haveria registo de imagens...

Sobre a questão da privacidade, dos pilotos estarem a ser filmados constantemente...deduzi que pudesse ser essa a razão por não existir câmaras. Em todo o caso, há câmaras em todo o lado e registam o dia-a-dia de trabalho de muitas pessoas...
Não me parecem que alguém passasse horas a ver milhares e milhares de horas de milhares de voos...se fosse pela questão de privacidade. Os videos seriam vistos apenas e só num casos de acidente, tal como o registo de áudio também só é visto nestes casos.
Por favor... Sabes lá tu se ele só iria partir a câmara de filmar depois de trancar a porta. Até o podia fazer antes e depois ninguém saberia o que aconteceu a partir desse momento. Qual seria a vantagem da câmara nesta situação? Aliás, se ele fosse esperto, iria fazer uma figura normal perante a câmara e nunca ninguém iria desconfiar dele.

É como te digo, não vejo qualquer vantagem na colocação de câmaras de filmar, apenas desvantagens.
 
Top