Novidades

[Report] sexta-feira 13 - Montalegre

Redwish

Membro Ativo
Venho aqui deixar mais um pequeno testemunho da noite mais "agoirenta" celebrada na capital do Barroso, Montalegre - a sexta feira 13, o dia das bruxas, que se celebra desde 2002 em precisamente todas (quando o calendário assim o ditar) as sextas feiras 13.

Montalegre é uma pequena mas muito bonita vila, a cerca de 90 km de Vila Real e Braga e 43 de Chaves. Tudo pode ser visto durante muito pouco tempo, sem ser necessário utilizar o carro uma vez na vila. Esta localidade está muito próxima do parque natural do Gerês e tem também como ponto de interesse a albufeira do Rabagão. A nível gastronómico, a carne barrosã é muito boa, tal como o fumeiro.

Não tenho grande conhecimento sobre o relação deste dia com Montalegre, mas a realidade é que este acontecimento atrai todos os anos milhares de curiosos - muitos deles espanhóis.

A tarde contou com muita animação, música (sobretudo gaita de foles), uma espécie de zombies que assombravam todos os lugares e muitas pessoas vestidas de bruxinhas ou simplesmente com uma capa preta, pinturas faciais... Existiam também alguns stands para a tradicional lembrança.

Havia também muita comida pelas ruas, destacando-se o porco no espeto ;)

Deixo convosco algumas imagens :D


























No espetáculo da noite, existiu música (gaita de foles, mais uma vez :D ) e também um teatro com figuras míticas, retratando maldições e coisas desse género. No final, o Padre Fontes pronuncia uma espécie de reza para afastar todo o tipo de bruxedos e maus olhados, assim que termina a reza, inicia-se o fogo de artifício lançado do topo do castelo, criando um efeito visual de grande beleza.

Continuação de boas viagens, cumprimentos,
Redwish
MariaE_Artur
 
Última edição por um moderador:

Maria Artur

Membro Conhecido
O que me chamou mais a atenção foi o que estava escrito numa pequena tela, "Sem festa a vida não presta", dá que pensar .
Pela 1ª vez que assisti a este espectáculo agradou-me bastante, adorei o fogo de artificio
* esteve uma tarde maravilhosa de sol mas era enganador, nunca apanhei tanto frio como lá, e sou do norte. :brr:

Quem tiver a oportunidade e gostar aconselho a visitar a Vila numa sexta-feira 13, a próxima será só em Novembro.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Sem dúvida um report diferente e original. :)
Nunca assisti a nenhum espectáculo do género, mas deve ser giro.
Parabéns, belas fotos, ficou só a faltar esse maravilhoso fogo de artifício :p
Obrigada ;)
 

Redwish

Membro Ativo
Oscar Reis disse:
Onde estão as fotos do fogo??? :huh:
Infelizmente estava mal posicionado, demasiado perto, e sair do lugar, devido à confusão não era opção :D Depois havia também o fumo :(

O melhor que tenho é mesmo isto:



No entanto, este não é um dia com vocação para ser fotografado, é simplesmente para ser vivido através do fantástico ambiente oculto que se cria ;)
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Uma agradável surpresa este report :)

Depois de ler e ver as fotos que me deixaram bastante curioso sobre esta festa vou seguir com + atenção....

Este report acho que podia servir de incentivo para todos os Membros... Não vivemos só de praia ou de cidade... vivemos de "pequenos" momentos que podem e devem ser partilhado... aqui fica o repto ;)

Obrigado pela partilha...
 

Redwish

Membro Ativo
Paulo Leite disse:
Boas,

Uma agradável surpresa este report :)

Depois de ler e ver as fotos que me deixaram bastante curioso sobre esta festa vou seguir com + atenção....

Este report acho que podia servir de incentivo para todos os Membros... Não vivemos só de praia ou de cidade... vivemos de "pequenos" momentos que podem e devem ser partilhado... aqui fica o repto ;)

Obrigado pela partilha...
Muito de acordo. E que belos momentos este nosso pequeno mas lindo país tem para nos oferecer - beleza, cultura, pessoas, gastronomia... :)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Boas,

Uma agradável surpresa este report :)

Depois de ler e ver as fotos que me deixaram bastante curioso sobre esta festa vou seguir com + atenção....

Este report acho que podia servir de incentivo para todos os Membros... Não vivemos só de praia ou de cidade... vivemos de "pequenos" momentos que podem e devem ser partilhado... aqui fica o repto ;)

Obrigado pela partilha...
Olá Paulo,

foi mesmo com esse intuito que quisemos partilhar, existem espectáculos/romarias muito interessantes pelo nosso país fora.

 
Top