Novidades

Cabo Verde Low Cost?! Sim, pode ser possível!

Ricardo_7

Membro Conhecido
awikitravel.org_upload_shared__thumb_c_cb_Cabo_Verde_regions_m07f0f1f246afcc53c320e789e7aa7c54.png


O Governo de Cabo Verde está "completamente aberto" aos voos 'low cost', pretendendo intensificar um acordo nesse sentido com a União Europeia (UE), disse hoje à agência Lusa a ministra das Infraestruturas e Economia Marítima cabo-verdiana.

Sara Lopes, que falava à Lusa à margem da V Reunião da Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL), que começou hoje na Cidade da Praia, não adiantou uma data para que tal aconteça e defendeu que a concorrência e as liberdades aéreas, para um país insular e pequeno como Cabo Verde, só trarão vantagens.
"Cabo Verde está completamente aberto. Estamos a propor à União Europeia um acordo vertical há algum tempo. Começámos com alguma timidez, mas queremos intensificar esse diálogo, porque pensamos que um país pequeno como Cabo Verde, com uma escala tão reduzida, só tem a ganhar com as liberdades aéreas", afirmou.
Para Sara Lopes, o setor dos transportes aéreos não pode contar com políticas de protecionismo, pois, caso contrário, não servirá os interesses do arquipélago, pois não obriga a melhorar continuamente os serviços a prestar.

Além dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), atualmente, apenas quatro companhias aéreas (TAP, TAAG, Air Senegal e Royal Air Maroc), têm voos regulares, na maioria semanais ou bissemanais, para o arquipélago.
"Neste mercado da aviação internacional só sobrevive quem faz bem, quem presta um bom serviço, quem garante segurança e regularidade. As liberdades aéreas são fundamentais para Cabo Verde, que quer ser um país com níveis de acesso muito mais elevados", salientou.
"Atualmente, Cabo Verde só tem ligações diretas diárias para uma capital no mundo, que é Lisboa. Não temos mais. Esse indicador deve interpelar-nos a todos os níveis. É um nível de acessibilidade muito baixo e que teremos de resolver nos próximos anos. Acreditamos que o 'low cost' é a solução para também aumentarmos o turismo e o nosso mercado de consumo", concluiu.

Por sua vez, e também em declarações à Lusa, João Monteiro, presidente da Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde, considerou que o mercado do setor está a tornar-se "cada vez mais global e liberalizado", pelo que disse acreditar que "haverá lugar para todos", mas que cada um terá de lutar pelo seu espaço no sistema de transportes aéreos.
Afirmando-se defensor do "céu aberto", o presidente em exercício cessante da CAACL, que passará sexta-feira o "testemunho" ao homólogo da Guiné-Bissau, considerou que essa política beneficiará todos os países e o sistema de aviação em geral.

"O acordo de Yamoussoukro, que definiu a estratégia de «céus abertos», é um objetivo a alcançar. Há já bom entendimento entre os Estados, mas a própria Comissão da Aviação Civil da União Africana (ACAFAC) deu já passos importantes nesse sentido, fazendo cumprir esse acordo com os países que se mostrarem interessados", referiu.


em dnoticias.pt

O que acham disto? :agitado:​
 

Titos

Membro Conhecido
Pode ser uma boa noticia, mas provavelmente não será para breve e é necessário que haja interesse por parte das companhias.
Por outro lado, se alguma companhia low cost tiver interesse nesta rota, não sei se o poderá fazer diretamente desde Portugal, que parece ser a ligação mais lógica em termos de mercado.
 

Flecha

Membro Conhecido
depende ... o lado negativo é o aumento tanto de turismo que "destrói" (palavra forte na falta de outra melhor) o que de bom tem a ilha: sossego. claro que os preços se refletem.

é bom para o pais? epá..é, claro. mas olhem para a madeira, para Palma...Para as canarias ...demasiado massificado! demasiada confusão.

ilha virgem ou quase? sou todo a favor! principalmente em CV. Mas é como digo... o que há de bom, há de mau também.
 

Joao M Rodrigues

Membro Ativo
BOm dia,

Estou com o Zé Pinho porque se com este ano é o quarto seguido que vamos, caso entrem as low-cost e que sejam com saida de Portugal, em vez de uma vez por ano passamos a ir duas, e consequentemente com mais hipoteses de conhecer outras ilhas.


Mas tambem sou da opiniao que o sossego que encontramos nesta altura mude um pouco
 
Top