Novidades

Exigência de envio de detalhes do cartão de credito para efectivação de reserva de hotel

lfdm

Membro Conhecido
Boa tarde,

Ao tentar reservar directamente com o hotel, foi-me solicitado os detalhes do meu cartão de crédito,para garantir a reserva. Indicaram que poderia enviar via mail ou por fax.

Como por norma sou um bocadinho desconfiado, resolvi dar a conhecer o meu desconforto com a situação.

Obtive resposta e indicaram-me que podia fazer a reserva directamente no site do hotel, mas as condições não são as mesmas, ou seja, é ligeiramente mais caro cerca de 30 euros no total.

Gostava de saber se alguém já passou por alguma situação semelhante e se esta situação é normal.

Obrigado,

lfdm
 

Flecha

Membro Conhecido
com um bocado de sorte e procura, encontras esse (bombástico) preço num site qualquer de marcação online.
de qualquer forma, eu também não o faria.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Parece-me procedimento normal, para garantir que em caso de desistência/ no-show cobrem o valor da primeira noite.

Nos sites de reserva, Boking, etc... acabas por passar os dados do teu cartão de crédito,
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Eu ja forneci, não achei muita piada, mas o alojamento em questão não tava em nenhum site... Mas nesse caso fiz um MBNet por precaução... Mas é como o ploferreira diz, nos sites damos os dados de igual forma, apenas poderá ser mais seguro...
 

lfdm

Membro Conhecido
Os dados são todos,nome,número, data de validade, código de segurança. Em resumo todos os elementos do cartão. O meu receio e que qualquer pessoa que visualize o mail ou fax fica com acesso total aos meus dados e consequentemente poderá utilizar o cartão como eu o utilizo. Compreendo a necessidade de garantir a reserva, mas.... Supostamente qunado utilizamos o booking ou outro site do género os dados dos cartões são encriptados para que ninguém os possa utilizar.
A pouco estava a lembrar me do mbnet,será que dá para utilizar desta forma?
Eu ja forneci, não achei muita piada, mas o alojamento em questão não tava em nenhum site... Mas nesse caso fiz um MBNet por precaução... Mas é como o ploferreira diz, nos sites damos os dados de igual forma, apenas poderá ser mais seguro...
Obrigado. Estava a escrever quando entrou a tua mensagem. Assim fico já com a resposta a minha pergunta. Vou investigar o mbnet. Parece mesmo a melhor solução. Obrigado.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Dar todos os dados do cartão de crédito incluindo código de segurança...
Para mim estaria completamente fora de questão.
Não aceitam uma transferência bancária de um determinado valor como sinal?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não se esqueçam que nos casos de sites como o booking, apesar dos dados serem encripados após serem transmitidos ao Hotel, não sabem quem acede aos mesmos, depende do profissionalismo do Hotel, ai temos mesmo de confiar.

Por norma uso sempre o meu cartão de credito e apenas tive problemas uma vez, prontamente resolvido pelo Banco, não se esqueçam que em caso de uso abusivo do cartão, há sempre mecanismos do banco para impedir esse pagamento.

Ainda assim há cada vez mais oferta de produtos adicionais de segurança como o MB NET ou bancos que disponibilizam gratuitamente cartões físicos que apenas podem ser utilizados na internet após carregamento do saldo prepago.
 

pafer

Membro Ativo
É interessante a forma como as pessoas vêem as coisas.
Entregar o código ao booking, Agoda, ou a qualquer outro site (alguns deles muito manhosos e com segurança básica ou quase inexistente) que apenas servem de intermediários entre cliente e hotel para uma reserva num qualquer país, algumas vezes terceiro mundistas, não há problema, entregar directamente ao Hotel mais ainda em Portugal é um bicho de sete cabeças, quando é mais provável que a 2ªparte até é mais segura que a primeira.
O meu cartão crédito pré pago foi usado (tentaram pelo menos) depois de uma marcação num dos maiores sites mundiais de reserva de hosteis, para uma marcação na Alemanha.

Nesta situação podes enviar por email todos os dados menos o código de segurança, que podes fornecer por telefone por exemplo, usas 2 meios diferentes e assim ninguém para além do hotel tem acesso aos dados.
 
  • Gostar
Reações: rum

roller

Membro Conhecido
Odeio o MBnet... se temos cartões de credito para que queremos algo que se houve problemas... nao ha seguro que nos falha?

Das poucas vezes que o usei (antes de ter CC) 3 vezes foi recusado pagamento pois diziam não era cartão valido... desde então o CC é o meu melhor amigo.

Já ouvi mais historias de problemas com pagamentos com o MBnet e a respectiva falta de um cartão físico depois do pagamento... que fraudes com cartão de credito que não tenham sido resolvidas com a respectiva entidade bancária.

Eu à bem pouco tempo tive que dar todos os meus dados do CC a Sporski por email e com respectivo valor a cobrar. Logicamente havendo cobrança indevida... acciono o seguro do cartão.

Ao fazermos um pagamento com o CC seja em que site por é igual a dar os dados...
 

Bruno M. Ramos

Membro Ativo
Por uma questão de segurança, não aconselho em qualquer circunstância facultar os dados reais do Cartão...

Basicamente, os dados de um cartão virtual (MBNET) é apenas uma mascara dos dados do cartão real(Cartão de Débito ou de Crédito). Esta situação permite evitar uso abusivo da entidade ou mesmo uma situação de fraude no futuro, dado que não é facultado os dados reais do cartão e o cartão virtual (MBNET) fica sem efeito após a compra.

Saliento que nunca tive qualquer problema utilizar o serviço MBNET.

Mais informo que a maioria dos cartões de débito e de crédito não apresentam Seguro para situações de fraude.

Aliás, quando ocorre uma situação de fraude, a entidade bancária inicia um processo de averiguações, a fim de verificar o motivo pelo qual ocorreram movimentos não autorizados pelo Cliente. Também é obrigatório a participação às autoridades. Após conclusão do processo, poderá ou não existir o reembolso. Este tipo de processos podem demorar meses.
 

roller

Membro Conhecido
Bruno M. Ramos disse:
Por uma questão de segurança, não aconselho em qualquer circunstância facultar os dados reais do Cartão...
Como é que fazes pagamentos online? dás sempre os dados do cartão...

Ou como reservas um bilhete de avião que no check in te peçam para mostrar o cartão com o qual foi pago?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Concordo, para mim o MBNET não é minimamente pratico, muitas vezes pedem o cartão físico na altura do embarque para comprovar o pagamento e ai se for por MBNET... ficas em terra.

Depois há os casos em que por algum motivo cancela a compra e o reembolso é feito ao cartão, como funciona isso com o MBnet?

A maior parte dos cartões prevê salvaguarda por uso fraudulento do cartão e obviamente que em casos em que seja provada fraude no uso o valor não é sequer levantado da conta, por algum motivo o extracto do cartão é enviado quase um mês antes do levantamento, precisamente para que os movimentos sejam validados pelo utilizador.
 

roller

Membro Conhecido
Não podia estar mais de acordo...nem me recordava da situação dos reembolsos.

uma pessoa quando faz uma compra e com o CC se for ao extrato nesse preciso momento, esse valor em questão fica logo cativo no plafond de credito... e da para ver se esta tudo OK ou nao...
 

pafer

Membro Ativo
Nos reembolsos o dinheiro vai para a conta de onde saiu como num qualquer cartão.

O MBnet é um cartão interessante para compras na net e serve para 99,9% das situações de compras online, é bastante útil para quem não tem outro tipo de cartão e em termos de segurança excelente, evita possíveis fraudes.
Eu já usei várias vezes, embora agora tenho um pré pago da caixa que faz o mesmo efeito e é um cartão físico e que se fosse um cartão de crédito normal já tinha sido clonado e usado em compras, assim como não tinha plafond não conseguiram fazer nenhuma fraude e o banco deu conta.
Normalmente também uso cartão de crédito sem qualquer problema para compras maiores em que dá jeito não pagar logo por exemplo ou que possa ser exigido cartão.

Cada cartão tem sempre as suas vantagens e desvantagens.
 

roller

Membro Conhecido
A única vantagem que vejo no MBnet é puder fazer pagamento online a quem não tenha CC... foi as situações em que usei.

Tendo CC ja não acho de todo vantajoso...
 
Top