Novidades

[Report] Chefchaouen - uma pintura em tons de azul

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Chefchaouen



Desta vez nem sei por onde começar......... :rolleyes:

Era um sonho de há muitos anos visitar a pequena cidade azul e branca, situada nas encostas dos montes Kelaa e Megu, nas montanhas do Rif, a cerca de 120km a sul de Tanger.


Certamente também não consigo exprimir por palavras aquilo que senti quando começei a avistar ao longe a cidade, para mim encantada, e a vi aproximar, aos poucos, por entre curvas e contracurvas. Até ao momento em que nela me perdi, deslumbrada, por entre ruas e vielas, por entre os muitos tons de azul das suas fachadas, turquesa, indigo, celeste, cobalto, ciano, denim, eléctrico e outros mais que possam existir. :agitado:

É assim Chaouen, diminutivo por que é conhecida e cujo nome significa os chifres, por ficar situada entre as duas montanhas com essa forma.


A viagem:

Voo:

Porto-Madrid-Tanger-Madrid-Porto pela


Hotel:

Koutoubia, marcado pelo booking


Hotel KOUTOUBIA Chefchaouen


Trajecto Tanger - Chefchaouen - Tanger por transfer (mini bus 12 lugares).

Moeda local: Dirham - cambio no aeroporto : 1€ = 10,4 dirhams
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O trajecto Tanger - Chefchaouen foi para mim uma completa surpresa.
Para quem já esteve antes em Marrocos, quer mais a nordeste em Saidia, quer mais a sul em Marraquexe, contava com uma paisagem mais árida, mais castanha, com montanhas mais rochosas e muita ausência de vegetação.
Puro engano! :)
Também as há, é um facto, mas o que me maravilhou foi a paisagem verde, primaveril, e a quantidade de lagos e barragens que se avistam durante o percurso!!!
Linda :agitado:






(as fotos não têm grande qualidade pois foram tiradas do carro em movimento, através do vidro, mas dá para ficar com uma ideia :angel: )

O percurso demora cerca de 2h 30m, é feito por estrada nacional, sendo sensivelmente metade em estrada com duas faixas até às portas de Tetuan e o restante em estrada de uma faixa, bastante movimentada, e com grande tráfego de camionetas e camiões.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E eis que surge a cidade encantada...


Colocadas as malas no hotel, e feito o primeiro reconhecimento das instalações, modestas, simples mas acolhedoras
(um exemplo de quarto...)


(hall de acesso aos quartos)

E bebido um chá de menta acompanhado de bolinhos, gentilmente oferecido pelo Omar e sua simpática esposa, donos do hotel, no ultimo piso onde tem uma magnifica sala com decoração marroquina...



Há que partir à descoberta da cidade....



A cidade foi fundada pelos mouros exilados da Espanha, em 1471, como uma pequena fortaleza para repelir os ataques dos invasores portugueses no norte do Marrocos. Após a reconquista espanhola, a pequena vila tornou-se um dos maiores locais de refúgio para mouros e judeus e, durante sua estada, eles conseguiram deixar sua marca na cidade, o que a tornou muito especial hoje em dia.


As casas pintadas de azul...

As casas e edifícios pintados de azul são uma tradição herdada dos antigos moradores judeus.

Na Bíblia, os israelitas recebiam ordens para tingir um dos fios de seu talit (xaile de oração) de azul, com tekhelel. Tekhelel era uma velha tintura natural, processada a partir de uma espécie de marisco. Com o tempo, sua produção entrou em colapso e o povo judeu esqueceu-se de como fabricá-la.
Mas, em homenagem ao mandamento sagrado, a cor azul ainda estava entrelaçada ao tecido de seus talits. Quando eles olham para a tintura, pensam no céu azul, e no Deus acima de todos que fica nele.

(Há também outra versão: que as casas eram pintadas de azul para afugentar os mosquitos. :angel: )

A mim não me importa qual delas é a verdadeira, a única coisa que sei é que a medina é qualquer coisa de diferente do que estamos habituados a ver, mesmo em Marrocos!)


Durante muito tempo, Chaouen foi fechada para não-muçulmanos.
A cidade ainda hoje é dividida em bairros, cada um com quatro mesquitas, quatro hammams e quatro madrassas (escolas corânicas).




A roupa típica das mulheres de chaouen é também original.
As vestes tradicionais das mulheres são únicas no país, pois vestem em tons de azul em cima, e com uma colcha de riscas azuis e vermelhas em baixo como saiote.


Os restaurantes e hoteis surgem em cada canto e esquina







Tem lugar especial um dos hoteis mais conhecidos e mais antigos da cidade, o hotel Parador, com a sua bela esplanada junto à piscina :)


Mais foi aqui o jantar no dia da chegada. :baby:
(serve uns crepes de chocolate....nem vos conto.... )


O restaurante é lindo por dentro, com decoração tipicamente marroquina :agitado:




 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A parte antiga da cidade estende-se desde um pequeno vale elevado encosta acima até às fontes Ras-El-Ma.

Um mapa da cidade e arredores, mesmo na entrada de uma das portas da medina



O centro da medina é a




Aqui se encontra o Kasbah Al Kasaba, bem visível de longe



E também de mais perto :)


E de dentro temos uma perspectiva da praça e arredores



A entrada custa 10 dirhams (mas ficam com o bilhete )


O Kasbah é um espaço fortificado de origem berbere.
Era um local onde as populações se protegiam de invasões e ataques, mas também onde poderiam proteger-se de tempestades de areia, ou então do frio em demasia que podia matar o gado, por exemplo. Era um local de protecção, de muros altos.

O kasbah de Chaouen é muito simples, e pode ser visitado de manhã e à tarde, sendo possível aceder à sua torre, onde se contempla uma vista singular sobre o centro da medina até aos limites da fortaleza.


Comporta um museu etnográfico (pobrezinho, é certo) e também é possível visitar a zona prisional.

Os seus jardins, famosos, não estavam no entanto bem cuidados. :thumbdown:



Mesmo ao lado do Kasbah fica a Mesquita, com o único minarete octogonal de todo o islão.



Tal como no resto do país, a entrada nas mesquitas é interdita aos não muçulmanos. :thumbdown:
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Deambular pelas ruas e vielas da medina de Chaouen é uma descoberta constante






O azul está sempre presente :rolleyes:




Ao amanhecer, as ruas e as casas ganham uma cor ainda mais especial e misteriosa











 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Cada porta, cada janela, cada beco são um regalo para a vista















Autenticas obras de arte


https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/31992-dsc-7980a/

Na primavera, cada bairro escolhe um fim de semana para retocar as pinturas, reforçar os azuis que o sol e o calor do verão e a chuva do inverno vão desbotando. :)
E foi com muita sorte que se pôde ver os locais a pintar as paredes das casas



 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
As ruas, dentro e fora do souk, estão repletas de lojas que vendem de tudo um pouco



Com vendedores mais ou menos simpáticos, que tentam mostrar os seus produtos


Ele é pão (bem gostoso)

Recuerdos..



Sabonetes e produtos de beleza

Chapéus tipicos de Chaouen

As famosas tintas

Panos e mais panos e artigos em couro :D


 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigatório, para além de conhecer a medina, é fazer o percurso que vai desde o centro à zona de Ras El Ma (zona das lavadeiras) e daí subir até à mesquita espanhola, que fica no topo de uma colina, mesmo de frente para a cidade antiga.

Saindo da medina pelo portão leste, começa-se a ver a zona das lavadeiras :)


E começa-se a ouvir o correr da água, bem junto a uma casa onde exite uma presa. Este local abastece a cidade de água




Continuando a descida, a água jorra tipo cascata :p
É um local muito bonito :agitado:







A água é límpida e transparente (e bastante fresca :blush: )




 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A partir deste local apanha-se um trilho que sobe colina acima, até ao topo, onde se encontra a mesquita espanhola.


Pelo caminho vai-se tendo uma noção da cidade cascata :rolleyes:




Quando se chega ao topo, a vista é magnifíca


Loucura total!!!! :lol: (tudo azul e branco, azul e branco..)


Ainda há tempo para ver por fora a mesquita...


E na descida, para admirar um forno de lenha, bem no meio do monte, onde era cozido o pão.


Já novamente na zona de Ras El Ma, tempo ainda para contemplar uma ponte bastante antiga, construída pelos portugueses.


(Todo este percurso foi mostrado e "guiado" pelo incansável Omar, dono do hotel, que com uma simpatia inexcedível e uma disponibilidade sem fim, pese embora os seus afazeres, fez questão de acompanhar a visita e mostrar aos forasteiros a sua bela Chaouen!
Um obrigada que nunca poderá ser pago )
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Mas também há que conhecer um pouco a cidade nova, fora das muralhas :)

Um colégio corânico..


O tribunal (em instalações faz ver a muitos por cá )


Colegas e mais colegas :angel: :agitado:



Uma igreja.... (sim, é verdade) :baby:


Os murais na Avenida Hassan II



O mausuléu do fundador de Chefchaouen, Mulay Idriss


 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E o tempo voa!!! E está quase a chega a hora do regresso! :blush:

Não podia deixar de referir a comida

Existe café expresso em vários locais (acompanhado pois claro pelo torrão de açucar) :)


A tagine de frango é muito boa (a de gambas também....)


Apesar de forte, a harira é muito gostosa


E o típico chá de menta está sempre presente :) :p

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E por fim, os habitantes mais famosos de Chefchaouen

Os gatos

Ele há os brancos


Os amarelados



Os mais escuros




Os pachorrentos



Os sempre à cuca :agitado:


O medricas :D


E o atrevidote :lol:

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E vou finalizar dizendo que Chafechaouen é mesmo aquilo que se vê nas fotos, nas revistas, nos postais.


É uma cidade encantada, diferente de qualquer outro local em Marrocos.
Esta cidade Azul, sagrada, com ruas tranquilas e povo cordial, exala um ar de calma e mistério. :rolleyes:


E como não existia até à data nenhum report deste local :huh: , resta-me dizer: :D


Espero que tenham gostado!
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha Cristina, mais um belo report, com belas fotos e claro não te esqueces-te do nosso Grande Portal.
Muitos parabéns, e continua a viajar, precisamos de mais reports .
Boas viagens

P.S- Existe uma foto que era desnecessária :thumbdown:, vou elimina-la :bye:
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cristina!

Obrigado pela partilha :)

Acho que nunca vi tanto azul junto , e a minha ignorância é tanta que desconhecia tal local, mas sem dúvida que merece ser apreciado! Fantástico, é uma lufada de azul e diferente do que pensamos de Marrocos!

Continua a viajar muito para partilhares fantásticos reports :)

Boas Viagens :D
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
paulonev disse:
Obrigado pela partilha Cristina, mais um belo report, com belas fotos e claro não te esqueces-te do nosso Grande Portal.

P.S- Existe uma foto que era desnecessária :thumbdown:, vou elimina-la :bye:
Obrigada paulonev :)
Quanto à ultima frase, só te digo - ATREVE-TE :lol:

Ricardo_7 disse:
Olá Cristina!

Obrigado pela partilha :)

Acho que nunca vi tanto azul junto , e a minha ignorância é tanta que desconhecia tal local, mas sem dúvida que merece ser apreciado! Fantástico, é uma lufada de azul e diferente do que pensamos de Marrocos!

Continua a viajar muito para partilhares fantásticos reports :)

Boas Viagens :D
Obrigada Ricardo, é um destino pouco conhecido, mas pertinho! E muito bonito, diferente do habitual ;)
 

Flecha

Membro Conhecido
gostei bastante. deixaste-me curioso com essa cidade...de facto.

nota 1- Existe uma foto que era desnecessária.
nota 2- não apanhei quantos dias foste e os custos..se é que poderás partilhar.

cumps
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Flecha disse:
gostei bastante. deixaste-me curioso com essa cidade...de facto.

nota 1- Existe uma foto que era desnecessária.
nota 2- não apanhei quantos dias foste e os custos..se é que poderás partilhar.

cumps
Olá Flecha, obrigada! :)
A foto desnecessária é para condizer com o fundo :p
Fui de sexta a domingo - tive um dia e uma tarde/noite para conhecer, mas é suficiente - também foi uma sorte arranjar um "guia", ainda para mais sem contar. Foi 5*
Avião + - 126€ (4 viagens)
Hotel (2 noites, APA) e tranfer (240km aprox) - 84€
(nota: o hotel não tinha transfer, e como éramos 10 pessoas não arriscamos contratar directamente taxi, preferimos contratar através de agência de viagens) :)

Sun Rise disse:
Cristina,

simplesmente adorei! Obrigada pela tuas fotos.. Que lugar tão interessante
Obrigada Sun :)
É pouco conhecido, mas diferente, original ;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Cristina Sousa disse:
Loucura total!!!! :lol: (tudo azul e branco, azul e branco..)

Olá Cristina...

Na "análise" do report vou ser curto e grosso...

Sabes o que penso de Marrocos.. Sabes o que penso do Azul ;)

Tirando isso Obrigado pela partilha e parabéns pelas fotos...

Há sem duvida encanto nestas paisagens... não sei se será pelo o Azul ou pelo o Branco...

Obrigado
 
Última edição por um moderador:
Top