Novidades

TAP/Iberia + Qatar

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Boa tarde.
Já compramos os nossos voos para as nossas férias deste ano mas a partir de Madrid. Agora ao reservar o voo do Porto para Madrid surgiu-nos uma dúvida importante. É possível fazer o check-in e despachar as malas no Porto já até Banguecoque? E no regresso igual? É que com a Iberia, na ida, só sobra 1h50 até ao voo com a Qatar. Com a TAP, o "problema" é no regresso, pois só há 2h entre voos. Se 2h me parecem suficiente para mudar de terminal e embarcar, já para estar à espera de malas e fazer novo check-in será provavelmente insuficiente.
Liguei para a Iberia (que é da mesma aliança da Qatar) e disseram-me que teria que recolher as malas e fazer novo check-in, mas não me parece fazer muito sentido... já com o voo da TAP, não faço a mínima pois já liguei para o escritório da Qatar em Portugal mas como seria de esperar ninguém atende num Domingo.
Se alguém puder dar aí uma ajuda agradecemos:)
 

toly

Membro Ativo
Como são voos de companhias diferentes, tens que levantar a bagagem e fazer novo check-in.
Tens também que ver se os voos de chegada e partida a Madrid são no mesmo terminal.
Esses intervalos entre os voos são mesmo à justa.
Não tens margem de erro.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Dado que os voos são separados, tem que recolher a bagagem e ainda fazer o check in, e isso leva algum tempo... 2 horas eu diria que é suficiente mas muito à risca e a supor que não há atrasos na entrega da bagagem...

Relembro que já houve um pessoa aqui no forúm que devido a uma situação desse género, chegou atrasado e perderem o voo, neste caso como era para o México ou Rep. Dominicana, voltaram para casa, perderam as férias e o dinheiro...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Pois, o problema é que são terminais diferentes (a Qatar usa o 4S e a TAP o 2). Assim sendo acho que vamos ter que "arriscar" no voo de regresso. Sempre temos mais 10 minutos e se correr mal não perdemos as férias. A alternativa é esperar até ao final do dia em Madrid mas depois da viagem de Banguecoque para Madrid com chegada a Madrid pelas 7h50... O meu receio é mesmo esse Nuno, o atraso na entrega da bagagem:S
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Mas no regresso, se perderes o avião não é tão grave, sempre te podes meter no comboio ou apanhar outro voo... O mudar de terminal é o menos, mais corrida menos corrida, o problema são mesmo os atrasos...

Ou então equacionem a ida de carro para Madrid e um parque low cost...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nuno Breia disse:
Mas no regresso, se perderes o avião não é tão grave, sempre te podes meter no comboio ou apanhar outro voo... O mudar de terminal é o menos, mais corrida menos corrida, o problema são mesmo os atrasos...

Ou então equacionem a ida de carro para Madrid e um parque low cost...
Pois, a ideia é essa. Se perder o avião no regresso, menos mal. E há outros voos ao final do dia.
Também estava a ponderar essa hipótese, ir de carro. Ainda não sei se vamos só nós os 2 ou se vamos acompanhados por mais uma ou duas pessoas e nesse caso o carro começa a parecer-me a melhor opção. Acho que vou deixar a coisa correr mais uns dias e depois logo vejo se compro ou não os voos da TAP. Iberia fica mesmo excluída que pra sustos na partida já me chegou o ano passado:p

Obrigado:)
 

toly

Membro Ativo
A alternativa Carro+parque low-cost parece-me uma melhor opção.
Tens mais controle e sai mais barato.
Nos transbordos que tenho feito em Madrid já levei algumas secas à eespera da bagagem.
 

rum

Membro Conhecido
Viagens Mochileta disse:
Boa tarde.
Já compramos os nossos voos para as nossas férias deste ano mas a partir de Madrid. Agora ao reservar o voo do Porto para Madrid surgiu-nos uma dúvida importante. É possível fazer o check-in e despachar as malas no Porto já até Banguecoque? E no regresso igual? É que com a Iberia, na ida, só sobra 1h50 até ao voo com a Qatar. Com a TAP, o "problema" é no regresso, pois só há 2h entre voos. Se 2h me parecem suficiente para mudar de terminal e embarcar, já para estar à espera de malas e fazer novo check-in será provavelmente insuficiente.
Liguei para a Iberia (que é da mesma aliança da Qatar) e disseram-me que teria que recolher as malas e fazer novo check-in, mas não me parece fazer muito sentido... já com o voo da TAP, não faço a mínima pois já liguei para o escritório da Qatar em Portugal mas como seria de esperar ninguém atende num Domingo.
Se alguém puder dar aí uma ajuda agradecemos:)
Diria, como acho que já disseram que não dá.

Independentemente, ires de avião ou carro para mim nestes casos e na viagem de ida... vai um dia mais cedo para Madrid. 1:50 não é nada dentro de um aeroporto...e por causa de alguns euros colocas em causa umas férias. Das poucas viagens que fiz só saí uma vez de Madrid e optei por ir no dia anterior. Perdes anos de vida se perderes um voo desses.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
rum disse:
Diria, como acho que já disseram que não dá.

Independentemente, ires de avião ou carro para mim nestes casos e na viagem de ida... vai um dia mais cedo para Madrid. 1:50 não é nada dentro de um aeroporto...e por causa de alguns euros colocas em causa umas férias. Das poucas viagens que fiz só saí uma vez de Madrid e optei por ir no dia anterior. Perdes anos de vida se perderes um voo desses.
Ir não é o problema porque o voo é só ao final do dia por isso tenho o voo da TAP que chega 3h antes e mesmo indo de carro resolvo a coisa. O regresso é que é mais chato, porque chego de manha cedo a Madrid mas só tenho voo de regresso pela TAP 2h depois ou então à noite. Entre ficar o dia todo - depois de uma viagem longa - à espera ou conduzir umas horas se calhar vou mesmo pelo carro. Tenho que ver os preços do parque low cost.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

eu não quero garantir..

mas apesar de serem 2 companhias diferentes .. são 2 companhias de voos regulares... por isso em principio consegue fazer tudo no 1º check in..

o que eu acho que deve fazer:

no check in do Porto / Madrid dizer que o seu destino final é Bangkok... Mostrar o outro tkt... se o check in do Mad / Bkk já estiver aberto em principio consegue ja fazer tudo daqui...

Se não conseguirem podem despachar bagagem para o destino final.. dizendo lhe para fazer check in em Madrid e mostrar as etiquetas de bagagem despachada, para eles acrescentarem no seu check in...

Espero ter ajudado...
 

roller

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Boas,

eu não quero garantir..

mas apesar de serem 2 companhias diferentes .. são 2 companhias de voos regulares... por isso em principio consegue fazer tudo no 1º check in..

o que eu acho que deve fazer:

no check in do Porto / Madrid dizer que o seu destino final é Bangkok... Mostrar o outro tkt... se o check in do Mad / Bkk já estiver aberto em principio consegue ja fazer tudo daqui...

Se não conseguirem podem despachar bagagem para o destino final.. dizendo lhe para fazer check in em Madrid e mostrar as etiquetas de bagagem despachada, para eles acrescentarem no seu check in...

Espero ter ajudado...
Mais uma info com muito valor... desconhecia que tal era possível
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Nuno,

Vai depender do funcionário de check in... mas é possível... = serem companhias de voos regulares.... se fosse regular + charter ai não...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
paulonev disse:
Penso que se pertencerem à mesma "aliança (oneworld,Star alliance,p.ex)" dá para fazer só um check in.
Essa era a ideia que eu tinha mas ligamos para a Iberia e a senhora disse-nos que não. No entanto tenho a ideia que já fiz isso, quando fomos para Istambul por Genebra. Vou ver se me informo na TAP, que não é da mesma aliança:s
Obrigado pela ajuda:)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não vou garantir a 100% mas não me parece ser possível despachar a bagagem para o aeroporto do destino final logo num único check in porque o bilhete não é o mesmo, se fosse o mesmo bilhete era indiferente haver mais do que uma companhia aérea, com bilhetes diferentes diria que mesmo que fosse só uma companhia aérea isso não seria possível, até porque implicava mais responsabilidades para eles em caso de atraso no primeiro vôo, e essas responsabilidades só são assumidas quando só há um bilhete.
 

Violet

Membro Ativo
Boas, eu também adquiri viagem Porto-Banguecoque com escala em Madrid e em Doha e pensei que teria apenas de efetuar um check-in, uma vez que apenas tenho um bilhete. E ainda por cima o tempo de escala é mínimo...será que vou ter problemas? pois não seria mais justo e dado que compramos diretamente no site da Qatar fossemos "privilegiados" com essa situação? :-( já estou a ficar apreensiva....
 

roller

Membro Conhecido
Violet disse:
Boas, eu também adquiri viagem Porto-Banguecoque com escala em Madrid e em Doha e pensei que teria apenas de efetuar um check-in, uma vez que apenas tenho um bilhete. E ainda por cima o tempo de escala é mínimo...será que vou ter problemas? pois não seria mais justo e dado que compramos diretamente no site da Qatar fossemos "privilegiados" com essa situação? :-( já estou a ficar apreensiva....
tu tens uns so bilhete com escalas... logo no stress eu foi igual despachei as malas em Lis directas a BKK e tive 2 escalas... logo em madrid so tens que trocar de aviao mais nada!

Aqui a questão é a compras separadas (LiS - MAD) + (MAD -BKK) é que já tem que levantar as malas em Madrid e fazer novo check in... pois são bilhetes separados
 

Violet

Membro Ativo
Ok, obrigada Roller mais uma vez.
Ainda que não seja do âmbito deste tópico aproveito para questionar se é possível dormir no aeroporto principal de Bangkok, pois tenho voo de regresso às 09h05 e chego de Krabi às 21h05 ou aconselham algum hotel baratinho.
 
Top