Novidades

Açores por conta própria.

Ola. Gostaria de que ajudassem com algumas questões sobre os Açores.
Estou a tentar planear uma viagem aos Açores para o final de Junho princípio de Julho por conta própria.
Como devem saber a Easyjet e a Ryanair vão começar a voar para Ponta Delgada por valores bastante aceitáveis.
As minhas perguntas são:
Que ilhas visitar durante 1 semana? Quantos dias devo reservar para cada uma?
Alugar carro, "alugar" taxista ou existem excursões que se possam contratar?
Onde ficar? Hotéis / apartotel ou casas particulares? (somos 4 adultos)
Trajecto entre ilhas, quais os melhores? Avião/barco? Custo/tempo dispensado? Pode-se comprar as viagens no próprio dia ou será melhor ir já com tudo reservado?
Temperatura da água/clima? (final de Junho inicio de Julho)
E por fim, o que acham que não se pode perder mesmo? Atracções/excursões/comida/restaurantes/coisas típicas)
Agradeço desde já a vossa disponibilidade em me ajudarem.
 

André Vieira

Membro Conhecido
Olá Helena,

sendo eu dos Açores, vou tentar ajudar-te. Caso necessites mais algumas informações não hesites.

Como essas companhias aéreas low cost só viajam para Ponta Delgada, aconselho-te a ficares em S. Miguel 2/3 dias. O ideal é alugares carro e definires tu os locais que pretendes visitar. Quanto a alojamento, depende das condições que exiges mas sempre que vou a Ponta Delgada fico numa pensão já minha conhecida pois apenas serve para dormir. Para visitares outras ilhas tens duas hipóteses: de avião, SATA, ou de barco, Atlânticoline. A ligação aérea demora, em média, 30/40 minutos entre ilhas. De barco essa mesma viagem pode demorar 4/5 horas mas tudo depende de quanto estás disposta a gastar. Pessoalmente viajo sempre de barco mas deve-se ao facto dos jovens residentes nos Açores portadores do Cartão Interjovem só pagarem 10€ por qualquer viagem inter ilhas.

Outra ilha que aconselho visitares é a Ilha Terceira, de onde sou natural :D , e destinares também 2/3 dias para conheceres a ilha. No que diz respeito a transporte, alojamento e deslocação inter ilhas as dicas são as mesmas que para S. Miguel.

Nos restantes dias ia até S. Jorge. Estando em S. Jorge tens a possibilidade de visitar as três ilhas do "triângulo": S. Jorge, Pico e Faial. O transporte entre elas é feito pela empresa Transmacor. Tens várias ligações diárias podendo ir e vir no mesmo dia.

Caso esta proposta te agrade depois posso dar-te uma ajuda em alguns locais que merecem visita.

Espero ter ajudado.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nós somos de desconfiar (ela açoriana (Micaelense), ele casado com uma açoriana e com 5 ou 6 viagens para os Açores "no bucho") mas uma semana, a começar por Ponta Delgada, distribuía por São Miguel e Santa Maria. As deslocações de 4/5h por barco são entre ilhas do grupo central (algumas menos), entre grupos a coisa muda de figura. De avião, os voos entre grupos são rápidos mas caros, provavelmente mais caros do que o voo pela Ryan Air ou Easy Jet para os Açores. Entre grupos não aconselhamos o barco, quer pelo tempo que demora, quer pelo mar imprevisível que poderás encontrar pelo meio.

Ainda assim, se estiveres disposto a gastar mais algum dinheiro para ir 2 ou 3 dias ao grupo central, um de nós escolheria o Pico, o outro São Jorge. Mas qualquer ilha dos Açores é bonita e tem o seu encanto próprio por isso depende um bocadinho do que te interessar mais. A Terceira tem a vantagem de ter ligações aéreas frequentes para o continente.
Por fim, tens ainda a hipótese de passar a semana toda em São Miguel mas só se te informares bem dos múltiplos recantos que esta tem para oferecer e se quiseres fazer alguma praia.

Alugar carro é "essencial" em São Miguel. O clima em Julho é bom, com os habituais "aguaceiros" açorianos.

Para além dos principais atractivos mais conhecidos em São Miguel, muita gente costuma "falhar" a preciosa Ferraria (com a maré em baixo), o Nordeste, o ilhéu de Vila Franca e as praias da Ribeira Quente. Há ainda um bom número de caldeiras e lagoas menos conhecidas que valem bem a pena. Na Terceira, a cidade de Angra e as touradas à corda são imperdíveis, bem como algumas das piscinas naturais em redor da ilha. Em São Jorge, as impressionantes Fajãs e a sensação de estar no paraíso, quase sem turistas e com poucos habitantes. O Pico, bem... o nome diz tudo, já para não falar nas vinhas e na observação de baleias e golfinhos, que também se faz muito bem a partir do Faial (Vulcão dos Capelinhos, praias e piscinas naturais, a simpática cidade da Horta e a magnífica vista sobre a ilha do Pico). Santa Maria é um oásis para mergulho, com mantas e peixes-lua (mola-mola). As restantes também valem (muito) a pena mas com uma semana é pouco provável que lá vás.
 
Obrigada a ambos pelas preciosas informações.
Vou comecar a ver a ilhas q realmente queremos ir e locais onde ficar bem como o transporte entre ilhas.
Se n se importam irei continuar a tirar mais dúvidas convosco.
Obrigada. E até breve
 

mmbm

Membro
Estou a planear ir em Junho e tenho as mesma dúvidas da Helena.

Não dou grande importância ao alojamento, desde que seja limpo e permita dormir decentemente umas noites, é suficiente. André qual a pensão que costuma ficar?
 

André Vieira

Membro Conhecido
Eu sempre que vou a Ponta Delgada fico na Pensão Goretti. É de uma senhora muito simpática e têm condições que, na minha opinião, são mais que suficientes. Do aeroporto até à Pensão são 5 minutos e da Pensão até ao centro da cidade são outros 5 minutos. De realçar que juntamente com a pensão a senhora tem um mini mercado que fica no mesmo espaço. Dá para fazer compras para algumas refeições mais em conta

No que puder ajudar, é com todo o gosto :)
 

JAT

Membro Ativo
Boa tarde,
Julgo sair em conta ficar numa casa/apartamento do que numa residencial/hotel. Não esquecendo que ficando neste tipo de sítios temos hipótese de cozinhar e/ou fazer uns churrascos (o que no verão sabe sempre muito bem).

Na minha opinião, a forma de conhecer mais do que uma ilha é viajar para a "capital" de cada grupo e depois viajar de barco entre as restantes ilhas do mesmo grupo(ocidental - Flores e Corvo-, central - Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa - e oriental - São Miguel e Santa Maria-), por exemplo:
- Grupo Ocidental, viajar até São Miguel e depois ir de barco até Santa Maria (cerca de 2h30 de barco);
- Grupo Oriental, viajar até às Flores e depois ir de barco até ao Corvo (não tenho a certeza do tempo de viagem);
- Grupo Central, aí é mais complicado pois as distancias são "maiores" entre Terceira e as restantes ilhas e as ligações, são por vezes complicadas com horários e dias fixos :s :(. Por exemplo: Terceria=> Faial cerca de 5 horas de barco; Terceira=> Graciosa cerca de 3h15m; Graciosa=>Faial cerca de 3h45m.

Qualquer dúvida, ou informação disponha, é só questão de me enviar msg que não tenho qualquer tipo de problema em ajudar/encaminhar.

PS: Não tenho qualquer interesse comercial, apenas tento ajudar e fazer com que, quem nos visite leve o que de melhor EXISTE nos AÇORES.
 

Flecha

Membro Conhecido
Vou ser mais um visitante aos açores, ilha de são Miguel durante o mês de junho.
Marquei ontem tudo:

Voo OPO/PDL/OPO - Ryanair
Hotel Vip AZores 4* com PA: 4 dias
4 dias de Aluguer de Carro na Hertz (no site da ryanair porque ficava + barato que os meus 3 orçamentos actuais com as mesmas condições)
Estacionamento no AE Porto 4dias

Orçamento final: 477€ (a somar alimentação e gasolina na ilha)
 

Subbuteiro

Membro Ativo
JAT disse:
Boa tarde,
Julgo sair em conta ficar numa casa/apartamento do que numa residencial/hotel. Não esquecendo que ficando neste tipo de sítios temos hipótese de cozinhar e/ou fazer uns churrascos (o que no verão sabe sempre muito bem).

Na minha opinião, a forma de conhecer mais do que uma ilha é viajar para a "capital" de cada grupo e depois viajar de barco entre as restantes ilhas do mesmo grupo(ocidental - Flores e Corvo-, central - Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa - e oriental - São Miguel e Santa Maria-), por exemplo:
- Grupo Ocidental, viajar até São Miguel e depois ir de barco até Santa Maria (cerca de 2h30 de barco);
- Grupo Oriental, viajar até às Flores e depois ir de barco até ao Corvo (não tenho a certeza do tempo de viagem);
- Grupo Central, aí é mais complicado pois as distancias são "maiores" entre Terceira e as restantes ilhas e as ligações, são por vezes complicadas com horários e dias fixos :s :(. Por exemplo: Terceria=> Faial cerca de 5 horas de barco; Terceira=> Graciosa cerca de 3h15m; Graciosa=>Faial cerca de 3h45m.

Qualquer dúvida, ou informação disponha, é só questão de me enviar msg que não tenho qualquer tipo de problema em ajudar/encaminhar.

PS: Não tenho qualquer interesse comercial, apenas tento ajudar e fazer com que, quem nos visite leve o que de melhor EXISTE nos AÇORES.
Flores-Corvo faz-se em 20 a 30 minutos, dependo do estado o mar...

A melhor oferta barcos é no triângulo Faial-Pico-S.Jorge, que existem todo ano, diariamente, e com vários horários... Para além de que são 3 ilhas muito diferentes, e cada uma com a sua beleza!
 

Angela P

Membro
Boa Noite,
Também estou a organizar uma viagem a São Miguel em Junho, por conta própria e pedia a vossa ajuda numa questão.
Pretendia reservar 1 dia para conhecer a ilha de Santa Maria, qual a melhor forma de viajar para lá, barco ou avião?
Os bilhetes devem ser reservados com antecedência?
Obrigado desde já
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
De nada:)
Certifica-te só que não há lá nenhum evento desportivo, cultural ou religioso nessas datas porque aí a coisa pode mudar de figura.
 

angiesofia

Membro Novo
Ola! E obrigada pelas dicas já lidas!!:)
Gostaria de informação sobre a ida de s Miguel a santa Maria, pq já procurei e não encontrei horários para ir e voltar no mesmo dia ou no dia seguinte.... fiquei confusa, porque quero alugar carro, mas se for a santa Maria, tenho d organizar as coisas de forma diferente... alguém me ajuda???? Merci desde ja...
 

JAT

Membro Ativo
Bom dia,
Aqui vai o site da empresa que faz o transporte maritimo entre as diferentes ilhas/grupos dos Açores:
http://www.atlanticoline.pt/p/p/

Existe ainda a Transmaçor, que julgo apenas fazer a ligação entre as ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge):
http://transmacor.pt/

Qualquer dúvida, ou informação disponha, é só questão de me enviar msg que não tenho qualquer tipo de problema em ajudar/encaminhar.

PS: Não tenho qualquer interesse comercial, apenas tento ajudar e fazer com que, quem nos visite leve o que de melhor EXISTE nos AÇORES.
 

angiesofia

Membro Novo
Obrigada jat, esses foram os sites que consultei, no entanto não existe ida volta no mesmo dia???? Essa continua a ser a minha questão, só há está empresa a fazer???? Na madeira, fui um dia a porto santo e voltei ao cair da noite, pelas horários q vejo isso não e possível, estarei errada???
 

JAT

Membro Ativo
Não se pode/deve comparar a realidade da Madeira com a dos Açores. são coisas completamente diferentes.Não tendo a certeza absoluta do que vou dizer, mas julgo que não será possível efectuar este tipo de viagem. Até porque nem fazia muito sentido, do ponto de vista económico, ter um barco parado um dia numa ilha, quando há mais 8 ilhas para fazer ligações. De qualquer maneira, nada que um telefonema para a empresa responsável pelo transporte não esclareça.
Entretanto lembrei-me de mais uma empresa que, julgo, ainda efectuar transporte de passageiros entre São Miguel e Santa Maria (
http://parecemachado.com/pt). Não disponho de muita mais informação sobre os "pareces", mas nada que um telefonema não resolva.

Qualquer dúvida, ou informação disponha, é só questão de me enviar msg que não tenho qualquer tipo de problema em ajudar/encaminhar.

PS: Não tenho qualquer interesse comercial, apenas tento ajudar e fazer com que, quem nos visite leve o que de melhor EXISTE nos AÇORES.
 

angiesofia

Membro Novo
:) vou averiguar ... obrigadao!!!!! Não quis comparar, alias cada lugar e único pelo que tem, mas foi a forma que arranjei para me expressar de modo a fazer.me entender.
 
Ola!
Também eu preciso das vossas dicas. Comprei voo para S. Miguel, onde vou ficar 4 noites. Depois vou para o grupo central onde penso visitar 3 ilhas: Horta, Pico e S. Jorge. O voo é para o Faial e ficarei nessa zona 3 noites. Pretendo alugar carro. A ideia inicial era fazer base no Faial e a partir dai visitar as outras 2 ilhas. Mas penso que para visitar essas duas ilhas penso que o melhor e alugar carro. Isso faz-me alguma confusao, porque vou alugar carro para o Faial e o carro ficaria parado nos dias em que iria às outras ilhas. Podia nao alugar carro no dias em que nao ia ficar lá, mas nesse caso como me deslocava do hotel (que ainda nao esta reservado) ate ao local onde apanharia o barco? Havera transportes faceis e baratos? Terei que apanhar taxi? Sera melhor pasar uma noite em cada ilha?
Espero as vossas opiniões!

Obrigada,.
 
Top