Novidades

[Report] Bragança, Montesinho e Lago Sanabria

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá :bye1:

Tendo em conta que não existe muita informação e reports sobre a zona de Bragança, decidi deixar aqui o meu contributo relativo a um passeio que fiz no fim de semana de 25 e 26 de Janeiro de 2014, integrada num grupo dedicado à fotografia, denominado Núcleo de Fotografia de Vermoim, grupo este que para além de virtual (no Facebook), tem vindo ao longo dos anos a organizar iniciativas com vista ao convívio e conhecimento pessoal dos seus membros. :agitado:

O evento denominava-se Raid a Bragança e Lago Glaciar de Sanabria (Espanha).

O transporte foi patrocinado , pelo que apenas tivemos de pagar a dormida no hotel e as refeições.
Fiz reserva no Hotel Ibis de Bragança, que fica bem localizado e tem o indispensável para passar uma noite. Consegui reservar um quarto duplo por 27€, pequeno almoço não incluído, pelo que a dormida ficou bastante em conta.

O programa elaborado para o dia 25 foi o seguinte:
7h - partida
10,30h - chegada a Bragança - saída da A4 pela estrado do turismo, com vista panorâmica da cidade
11,15h - visita às muralhas do castelo, cidadela, torre de menagem e monumentos
12,20h - embarque no autocarro em direcção a Gemonde para almoço no restaurante "O Abel"
13,45h - partida para Bragança para visita ao Centro de Arte Contemporânea e Centro de Fotografia George Dussaud
15h - visita à aldeia de Montesinho
17h - regresso a Bragança e checkin no hotel
20h - jantar no restaurante "Copinhos"

Feito o checkin e entregues as credenciais :D


Partimos de Vermoim (Maia) pouco depois das 7h da manhã em direcção a Bragança, onde chegamos com bom tempo e pudemos apreciar a paisagem.






Já no centro de Bragança, fizemos uma boa caminhada e dirigimo-nos em direcção ao castelo e Museu militar.









 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Subimos à torre de menagem, onde se sentia um vento forte e frio, e apreciamos a paisagem.



Interior da torre - (depois da escadaria normal, o acesso é feito por íngremes escadas, tipo alçapão )





Terminada a visita, almoçamos no restaurante O Abel, em Gimonde - recomendo.
(Aqui fica o site: http://oabel.pt/)
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Da parte da tarde, e já de barriga bem composta, dirigimo-nos ao Centro de Arte Contemporânea de Bragança.





E fomos ao Centro de Fotografia, que para além da belíssima exposição que tinha, vale sem dúvida pelo edifício, com uns belos interiores, tectos trabalhados e pormenores de grande beleza.









Um pormenor já na rua, de uma claraboia, bem perto do Centro de Fotografia
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Dirigimo-nos depois para a Aldeia de Montesinho


Casa típicas, tradicionais, feitas em pedra, ruas em paralelo e animais à solta :agitado:






(as casas tradicionais, com habitação por cima e estábulo por baixo)


Um café :angel:


As antenas parabólicas nos telhados, que desvirtuam a traça tradicional do casario :censored:





E alguns pormenores






Ficamos algum tempo aqui para poder contemplar a paisagem, tirar fotos à aldeia e tudo o que mais que se vê. Aproveitamos ainda para comprar mel produzido na zona, uma delícia.

Á noite regressamos a Bragança onde jantamos no restaurante Copinhos.
O restaurante é um espectáculo, não porque seja sofisticado, mas antes porque é do mais tradicional que se possa imaginar, serve petisquinhos deliciosos, fiquei a modos que empanturrada
Aqui fica o link: http://www.ocopinhos.com/

Depois de uma caminhada recolhemos ao hotel, pois já era tarde e iríamos levantar bastante cedo.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
No dia seguinte, acordamos bastante cedo, e seguimos em direcção ao Lago de Sanabria, em Espanha, para poder apanhar o nascer do sol. Apesar de não chegarmos a tempo, a paisagem é deslumbrante e não desiludiu.
Foi sem dúvida a melhor parte do programa e, para mim, o que mais valeu a pena destes dois dias.






É uma beleza :agitado: :agitado:






Linda a paisagem com neve nos cumes das montanhas









Um riacho


E mais montanha :angel:


 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
De seguida, subimos até ao Lago Glaciar (de Los Peces) e não consigo explicar por palavras o frio que senti, apesar de devidamente agasalhada, quando pus o pé lá fora.

O vento era terrível, soprava forte e não deixava sequer respirar. :censored:
Os olhos quase choravam, mas ainda deu para tirar umas fotos. :agitado:










Os pés enterram-se, ficam molhados, gelados, brrrrrrrrrr






Apesar da beleza da paisagem, há que ir embora - completamente gelada!!! :censored:

Regressamos a Bragança onde almoçamos, e já com muita chuva regressamos à base.

Concluindo:
Foi um fim de semana diferente, a provar que em Portugal e bem aqui ao lado, também há locais bonitos para visitar.

Mas, definitivamente eu sou do sol e do calor. :lol: :cool:
A paisagem é linda, mas eu continuo a preferir a areia branca e a água azul turquesa, preferencialmente com mais de 30º
Enfim...... são gostos...
Espero que tenham gostado do report. :p Ao menos frio não apanham :lol:
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia Cristina (ponto)!!!

Obrigado pela partilha e por nos mostrares um "cantinho do nosso Portugal" ...

Depois de quase 1 hora de reunião com o Tiquiss achamos que a melhor solução será esta: Aqui

Parabéns!!!
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Que belo report, adorei é bem verdade que o nosso país também tem maravilhas e o país vizinho também :) Por acaso já algum tempo que ando para ir a Sanábria e parece que vai ser em breve ;) Obrigado Cristina por partilhares connosco
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha e pelas belas fotos deste nosso Portugal.
Por vezes fazemos milhares de km's para visitar outros paises quando o "nosso cantinho" tem tanto para oferecer. Contra mim falo que conheço tão mal o nosso Portugal.
Mas penso que sofro do mesmo mal, e gosto é de sol, calor, agua quentinha e do belo dolce fare niente.
Boas viagens
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Já tive a oportunidade de visitar tanto Bragança como Lago de Sanabria, não visitaste a vila de Sanabria? É uma vila bastante gira e engraçada... Para quem gostar de passar fins-de-semana em passeio é uma excelente escolha, sobretudo para pessoal do norte...

Obrigado pela partilha e enriquecimento deste espaço!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada a todos!
De facto, Portugal é lindo, e por vezes nós esquecemo-nos disso. Mas se até os estrangeiros concordam (e cada vez mais), quem somos nós para opinar diferente? :angel:
Boas viagens :agitado: :agitado: :agitado:
(o que interessa é ir) :p
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Cristina Sousa. disse:
Mas, definitivamente eu sou do sol e do calor. :lol: :cool:
A paisagem é linda, mas eu continuo a preferir a areia branca e a água azul turquesa, preferencialmente com mais de 30º
Enfim...... são gostos...
Como eu te entendo... :brr:

Vou conhecendo mais um bocadinho de Portugal em cada Report... Fantástico ;)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Como te entendo, o frio que devias ter apanhado por isso sou como tu adorooo sol e praia mas tenho que levar sempre com muito frio :brr: .
Posso comprovar o restaurante Abel come-se tão bem , óptima escolha.

só não conhecia Sanabria mas gostei muitas das tuas fotografias

obrigada
 

Artur Pinto

Membro Novo
Ola Cristina também já conhecia as aldeias montezinho alias fiquei la uma noite numa das casas do aldeamento, revejo me completamente nos teus comentários e de facto o restaurante ABEL e fantástico deve ter sido onde comi melhor posta mirandesa ou famoso naco
Parabéns
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Artur Pinto disse:
Ola Cristina também já conhecia as aldeias montezinho alias fiquei la uma noite numa das casas do aldeamento, revejo me completamente nos teus comentários e de facto o restaurante ABEL e fantástico deve ter sido onde comi melhor posta mirandesa ou famoso naco
Parabéns
Olá Artur, obrigada!
Mas então vais ter de experimentar o copinhos, não tem naco, mas tem cada petisco, ficas lá a noite toda ...
 

Artur Pinto

Membro Novo
Cristina Sousa. disse:
Olá Artur, obrigada!
Mas então vais ter de experimentar o copinhos, não tem naco, mas tem cada petisco, ficas lá a noite toda ...
Ola Cristina acho que agora me vou preparar para comidas mais exóticas tipo gafanhoto ou baratas etc...:):):) visto que breve (Junho) ferias Tailândia
Também vais estar por la nos mesmos dias não é???
Ja tens tudo pronto
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Artur Pinto disse:
Ola Cristina acho que agora me vou preparar para comidas mais exóticas tipo gafanhoto ou baratas etc...:):):) visto que breve (Junho) ferias Tailândia
Também vais estar por la nos mesmos dias não é???
Ja tens tudo pronto
:eek: :eek: :eek: Eu??????!!!!
Não me digas que alguém me comprou uma viagem ao oriente e me vai fazer uma surpresa!!!! :lol:
Num sei de nada!!!! :huh: Mas acho que deve ser outra Cristina :lol:
Era um sitio que gostava de conhecer (Tailândia, Malásia, Singapura), mas ia passar muita fominha, porque essa bicharada está definitivamente fora do meu cardápio! :p
 

Artur Pinto

Membro Novo
Cristina Sousa. disse:
:eek: :eek: :eek: Eu??????!!!!
Não me digas que alguém me comprou uma viagem ao oriente e me vai fazer uma surpresa!!!! :lol:
Num sei de nada!!!! :huh: Mas acho que deve ser outra Cristina :lol:
Era um sitio que gostava de conhecer (Tailândia, Malásia, Singapura), mas ia passar muita fominha, porque essa bicharada está definitivamente fora do meu cardápio! :p
Desculpa estava mesmo com ideia que eras tu!!!,
Devo estar confundir entao ,de qualquer forma fica convite se quiseres juntar grupo:-D:-D
 
Top