Novidades

Circuito Croácia - duvidas/distribuição dos locais pelos dias

Saruka

Membro Conhecido
Olá !! :)

Este ano gostaria muito de ir à Croácia, de 9 a 19 de Junho, contudo, estou a ter alguma dificuldade em fazer a distribuição dos locais que gostava de ir pelos dias e... o principal problema também se prende com o facto de não gostarmos muito de conduzir durante as ferias, e fazer grandes viagens de carro/autocarro.

Tenho pesquisado e o resultado deu:

9/6 lisboa - zagreb
10/06 zagreb - ljubljana - bled - zagreb
11/06 zagreb - plitvice - zadar
12/06 zadar - split
13/06 split - krka - split
14/06 split - hvar
15/06 hvar - brac - hvar
16/06 hvar
17/06 hvar - dubrovnik
18/06 dubrovnik
19/06 dubrovnik - lisboa

Duvidas:

- será muito cansativo?
- pensei em fazer zagreb - split de avião para pouparmos tempo, mas não iria a zadar... é imperdivel ?
- fazer os restantes percursos de comboio é tranquilo? funcionam bem no país?

Aceito sugestões!!! :)

Obrigada!!!
 

lavrattore

Membro Novo
Ola Saruka.

Por acaso nessa altura vou ver uma viagem similar mas de baixo para cima.

Vou estar 11 dias por lá e estou a pensar mesmo alugar um carro dado que assim posso tornar-me flexivel quanto ao que quero ver e nao depender de horarios de autocarros ou comboios.
 

Saruka

Membro Conhecido
Ola!!! Pois, é muito mais facil com carro e penso que é relativamente barato o aluguer pelo que tenho lido.. O problema é que por dia são mais ou menos 300km..e nós nao gostamos mto de conduzir distancias tao grandes em ferias.

Olha e ja tens uma ideia do valor que te vai ficar a viagem completa? Ainda nao vi nada de hoteis por isso ainda n tenho ideia nenhuma.
 

lavrattore

Membro Novo
Ainda não aluguei o carro mas pelos preços que vi ficava por 130 euros por uma semana.
Quanto a hoteis sao todos em apartamentos de pessoas que alugam.
Foi tudo pelo booking e por 10 noites ficou tudo por 440 euros.
Mais a viagem a volta de 130 euros.
Espero nao passar dos 1000 euros.
 

Saruka

Membro Conhecido
Obrigada, assim fico já com uma ideia... nos percursos de certeza que vou acabar por gastar mais.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá Saruka,

Nunca fui à Croácia, nem à Eslovénia, mas pretendo ir. Não posso dar sugestões quando ainda não fui aos sítios, mas permite-me opinião :)
Fiz várias viagens à Europa, algumas de transportes, outras alugando carro. Na minha opinião, numa viagem como a tua(das que mais gosto), onde percorres muitos kms de local em local, o melhor é sempre alugar carro.

O carro tem várias vantagens, a primeira de todas, é que permite uma mobilidade enorme. Segunda é que, não estás restrita a horários de transportes, e não te esqueças que não estás em Portugal, pelo que terias de pesquisar tudo pela net e ver que transportes apanhar, qual o preço, etc, etc. Terceiro, não perdes tempo. É chegar ao pé do carro e arrancar. Quarto e último, mas muitas vezes não se pensa, dá muito jeito meter as malas no porta-bagagens em vez de andar com elas de transporte em transporte...e mais, tens de pensar onde deixar as malas quando sais do hotel, para não andares a passear com as malas atrás.

Desvantagens de andar de carro ? Ok, podes ter alguma preocupação porque...podes bater. Mas...cá também não podes ?

Em relação ao preço, verifiquei agora no autoeurope.pt, para os 10 dias(9 a 19 de Junho), levantar em Zagreb e deixar em dubrovnik, 125 eur ! Isto dá...12,5 eur/dia ! Até podes ir buscar o carro no aeroporto de Zagreb e deixá-lo em dubrovnik no dia que chegas lá, 17 de Junho e fica-te por 100 eur. Digo-te, nunca vi um preço tão baixo. Eu aluguei entre 25 a 35 euros/dia, variando o país.
Estive a ver e o percurso que fazes, são 1300 kms para 8 dias(10 a 17 de Junho) e dá uma média de 162 kms por dia. 162 kms por dia...isso não é nada :)

Agora, em termos de combustivel, 1300 kms....que o carro gaste 7 litros aos 100 kms, dá 1,17 eur/litro(a gasolina na Croácia é das mais baratas da Europa :) ) x 7 x 13 = 106 eur, ok, arredondo para 110 eur e mete-se mais ?portagens? Dá...150 eur, máximo. Só precisas é de perguntar se podes levar o carro para a Eslovénia, normalmente nunca há problema, mas tens sempre de perguntar.

Então, 100 eur do aluguer + 150 de combustivel+portagens = 250 eur para 2 pessoas => 125 eur/pessoa. Diz-me lá, de transporte, fazer esse percurso todo, fica mais barato ?! ;)

Depois desta seca e olhando para o teu percurso, apenas surge-me uma dúvida. No dia 10, porque razão voltas a Zagreb se não fica em caminho para plitvice ? Não podes ficar, por exemplo, em Novo Mesto(Eslovénia) ? Poupavas 50 kms...
 

Saruka

Membro Conhecido
Ola!! Obrigada e nao foi seca nenhuma, elucidaste me bastante!!! :) o que acontece é q a pessoa q vai comigo diz q "ferias n sao para passar o dia a conduzir" o q complica aqui o funcionamento da situacao. vou ter de ver bem e ponderar melhor este assunto.

Contra numeros n ha argumentos!!! :)

Ah e a volta a zagreb seria na eventualidade de apanharmos um voo de zagreb a split para pouparmos tempo.só por isso!
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Parece-me bem o plano excepto o primeiro dia, o de Zagreb - Ljubljana - Bled - Zagreb. Vais acabar por perder o dia na estrada para ver Bled e regressar a Zagreb, deixando pouco tempo de sobra para Ljubljana, que é uma cidade bem mais interessante e bonita do que Zagreb - pessoalmente, Ljubljana embora pequena é das cidades mais agradáveis e bonitas onde já estive na Europa. Hvar é bonita mas carota e já
"invadida" pelos "bifes".

Boa viagem!
 

Saruka

Membro Conhecido
Obrigada pelas dicas! :) vou considerar a hipotese de dormir la! ja tive a ver os voos para la e assim comecava o itenerario a partir de la, mas sao mt mais caros q para zagreb.
Quanto a hvar..queriamos dois dias mais para descanso e praia. Conheces outra ilha q possa ser uma alternativa?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Saruka disse:
Ola!! Obrigada e nao foi seca nenhuma, elucidaste me bastante!!! :) o que acontece é q a pessoa q vai comigo diz q "ferias n sao para passar o dia a conduzir" o q complica aqui o funcionamento da situacao. vou ter de ver bem e ponderar melhor este assunto.

Contra numeros n ha argumentos!!! :)
Talvez o receio seja outro...por estar noutro país, digo eu. Porque trocar algo mais barato e comodo por transportes, só mesmo pela simpatia aos transportes :) Se 162 kms intercalados, por dia, é muito tempo de condução, vais perder mais em transportes.
Fala bem com quem vais ;)
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Saruka disse:
Obrigada pelas dicas! :) vou considerar a hipotese de dormir la! ja tive a ver os voos para la e assim comecava o itenerario a partir de la, mas sao mt mais caros q para zagreb.
Quanto a hvar..queriamos dois dias mais para descanso e praia. Conheces outra ilha q possa ser uma alternativa?
Na altura só fui a Hvar mas arrependi-me de não ter ido para Bol, que é ao lado. De resto Hvar até nem tem muita praia, é quase tudo rocha e as poucas que tem ora têm barcos, ora estão concessionadas a hotéis. No entanto nós fomos para uma praia que estava concessionada a um hotel e não houve qualquer problema. Ouvimos falar muito bem de Korcula (mas que acho que também não tem grande praia) e Mljet (esta sim tem praia), que são mais facilmente acedidas a partir de Dubrovnik.
Quanto a Ljubljana, de facto os voos são significativamente mais caros. Uma alternativa é voar até Milão por uma low-cost e apanhar o comboio nocturno via Veneza até Ljubljana.
 

Saruka

Membro Conhecido
Obrigada!!! Vou verificar essa opção também. Pois, a ideia era mesmo descansar e fazer praia esses dias. Vou pesquisar as outras ilhas porque n tem de ser obrigatoriamente hvar. para nós quanto menos confusao, melhor.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Hvar não é que tenha muita confusão ou pelo menos não tinha quando eu fui (meados de Junho de 2010). É mais pela restauração e pelos bares, que apresentavam à data preços muito inflacionados, superiores aos do Algarve.
 

Saruka

Membro Conhecido
Vou ter isso em conta, obrigada!
Outra questão, como é relativamente à moeda e pagamentos? Recomendam levar euros e trocar lá, ou levantar lá? Nunca viajei para nenhum pais em q a moeda fosse diferente por isso n tou mt familiarizada com a situação.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Eu normalmente faço as 2 coisas, levo alguns euros que vou juntando ao longo do ano para trocar ou pagar e levanto o resto. O problema de levantar são as taxas que o banco nos cobra (e que variam imenso de banco para banco e de país pra país). Já as casas de câmbio dependem muito de país para país e de cidade para cidade. Na Croácia em concreto não me recordo mas lembro-me de na República Checa - isto em 2006 - um amigo meu trocar euros por coroas numa altura em que o câmbio era 1€=30CZK e numa casa de câmbio que "alegadamente" não cobrava comissões fizeram-lhe o câmbio a 1€=21CZK, ou seja, ficaram-lhe com cerca de 1/3 do valor.

Se levares dinheiro informa-te das taxas de câmbio antes e se na altura vires que não é muito favorável usa-os para pagar hotéis que tenhas reservado pela net em euros, que sempre é melhor empregue. Só em Tiraspol na Transnístria é que me correu mal, em que me cobraram mais uns 10 euros pelo quarto do que previsto, segundo eles, por flutuações cambiais... a questão é que o valor do Rublo da Transnístria não é cotado em lado nenhum a não ser lá e de facto flutua mais do que outras moedas.
 

wanderlust

Membro
Saruka disse:
Olá !! :)

Este ano gostaria muito de ir à Croácia, de 9 a 19 de Junho, contudo, estou a ter alguma dificuldade em fazer a distribuição dos locais que gostava de ir pelos dias e... o principal problema também se prende com o facto de não gostarmos muito de conduzir durante as ferias, e fazer grandes viagens de carro/autocarro.

Tenho pesquisado e o resultado deu:

9/6 lisboa - zagreb
10/06 zagreb - ljubljana - bled - zagreb
11/06 zagreb - plitvice - zadar
12/06 zadar - split
13/06 split - krka - split
14/06 split - hvar
15/06 hvar - brac - hvar
16/06 hvar
17/06 hvar - dubrovnik
18/06 dubrovnik
19/06 dubrovnik - lisboa

Duvidas:

- será muito cansativo?
- pensei em fazer zagreb - split de avião para pouparmos tempo, mas não iria a zadar... é imperdivel ?
- fazer os restantes percursos de comboio é tranquilo? funcionam bem no país?

Aceito sugestões!!! :)

Obrigada!!!
Saruka,

Já fiz uma viagem parecida em 8 dias e foi das que mais gostei de fazer :)

Na Eslovénia visitei Ljubljana, Bled (e Vintgar)
Na Croácia Zagreb, Plitvice, Zadar, Split e Dubrovnik

Aluguei carro e durante uma semana não gastámos mais de 200€ entre aluguer/portagens/combustível, saiu bem em conta mesmo!

Se precisares de alguma informação, diz
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá ! Antes de mais quero agradecer a todos a ajuda, vai ser muito útil e já ficou decidido que vamos alugar carro! :)

No entanto a viagem vai ter de ficar para 2016, pois este ano acabamos por ter um convite de ultima hora para ir a outro sitio.

Tenho a certeza que todos os vossos comentários vão ser valiosos a planear a viagem :) :)
 

calu

Membro Conhecido
Olá ! Antes de mais quero agradecer a todos a ajuda, vai ser muito útil e já ficou decidido que vamos alugar carro! :)
No entanto a viagem vai ter de ficar para 2016, pois este ano acabamos por ter um convite de ultima hora para ir a outro sitio.
Tenho a certeza que todos os vossos comentários vão ser valiosos a planear a viagem :) :)
Alugar carro é uma excelente decisão. Fizemos algo parecido e foi excepcional :) A nível de optimização, eu faria Krka de caminho, quando saísse de Zadar a caminho de Split, já que fica mais ou menos a meio caminho entre Zadar e Split. Assim evitava andar para trás quando já estivesse em Split e perder tempo em fazer esse trajeto novamente.
 

Saruka

Membro Conhecido
Ola Calu obrigada pela sugestão, tens toda a razão,não devo ter visto bem a localização no mapa.
Entretanto penso que vamos começar o Programinha a partir de ljubljana, é ligeiramente mais caro e não é direto mas preferimos assim do que estarmos aandar para trás tantos kms logo no primeiro dia.

Entretanto também tive a pesquisar e surgiu outra dúvida, acho que vou fazer o ferry hvar - dubrovnik, em vez de carro, será um erro ir de barco em vez de carro?

Obrigada e todas as sugestões são bemvindas! :)
 
Top