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Transavia - Atraso de 5h em vôo

Sally.P

Membro Ativo
Olá a todos! Venho expôr o meu problema que já não é novo e acredito que já se tenha passado com muitos de vocês. Como sou nova nestas andanças estou um pouco perdida e não sei bem o que fazer.

No passado dia 5 de Dezembro tinha vôo marcado às 8:40 para Paris- Orly. Primeiro o vôo atrasou 10min, passados esses 10min já estava atrasado 1h. Passada essa hora, adiaram para 2h e depois disso já não tinham previsão. O que aconteceu foi que saímos de Lisboa às 14:35, ou seja com mais de 5h de atraso. Acabámos por voar pela White, sem direito a lugares reservados como tínhamos pago. Nestas 5h de espera a transportadora teve a "gentileza" de nos oferecer um vale de 18€ para que pudéssemos comer qualquer coisa na cafetaria do terminal. Também nos foi oferecido uma sandes e um sumo a bordo. De resto, nem uma explicação sobre o que se estava a passar e ainda hoje não sei que raio se passou.

Quando voltei, tratei logo de fazer uma reclamação através do site da Transavia. Responderam-me passado uma semana, salvo erro, a infomar de que me iam reembolsar o valor total dos bilhetes (dois), que incluía lugares reservados e bagagem de porão. Até aqui tudo bem, o meu único problema é que devido a este atraso perdi a visita à Torre Eiffel, que já estava paga e agendada para aquele dia às 16h (cheguei às 18h locais)

O que me aconselham a fazer? Acham que devo reclamar novamente por causa disso ou fico-me pelo reembolso? Já andei a pesquisar e sei que para atrasos superiores a 5h os passageiros tem direito a indemnização
 

carla sofia carvalho

Membro Ativo
Olá! Eu tenho um processo a decorrer com a Emirates e quem está a tratar de tudo é a AirHelp. Acho que o valor da indminização era capaz de ser superior ao do reembolso dos bilhetes.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Não sei se terei percebido bem o teu post. Tinhas um voo marcado pela Transavia, como houve um problema foste transferida para para a White (depreendo que foi a Transavia que tratou desta transferência ou seja não tiveste nenhuma despesa por voar pela white correcto?)

Qual foi o atraso real à Chegada a Paris? foram as tais 5 horas?

Se foi desta forma trata-se de um cancelamento com reencaminhamento para outro voo e neste caso tens direito a receber não o valor dos voos mas a indemnização prevista no regulamento CE N.º 261/2004 de 11 de Fevereiro que para este caso é de 250€ Por passageiro (partindo do principio que o atraso é superior a 3H e a distância Porto-Paris é inferior a 1500 km)

Assim no teu caso creio que o melhor é efectuares uma reclamação junto da Transavia exigindo o valor da Indemnização (deduzida do valor já devolvido pelos bilhetes).

Atenção que caso este atraso se tenha devido a instabilidade politica, mau tempo, riscos para a segurança do voo ou greves externas não é exigível qualquer compensação, no entanto e como dizes que não te deram qualquer justificação, o ónus da prova de qualquer uma destas situação recai sobre a companhia aérea.

Caso a resposta da companhia aérea não te agrade podes sempre efectuar uma reclamação junto do INAC.

Em último caso tens sempre a Air Help mas não recomendo de todo este tipo de serviços dado que o processo é muito simples (uma vez que as indemnizações estão previstas na lei e as companhias costumam a proceder rapidamente ao reembolso para evitar multas por parte do INAC.) e caso recorras a estas empresas cobram-te 25% do valor da indemnização.

Posso-te dizer que tive um situação semelhante com a TAP em Novembro e cerca de 1 mês depois de ter efectuado a reclamação já me enviaram o cheque com a indemnização devida.

Boa sorte e qualquer dúvida dispõem :)
 
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Sally.P

Membro Ativo
ploferreira disse:
Olá,

Não sei se terei percebido bem o teu post. Tinhas um voo marcado pela Transavia, como houve um problema foste transferida para para a White (depreendo que foi a Transavia que tratou desta transferência ou seja não tiveste nenhuma despesa por voar pela white correcto?)

Qual foi o atraso real à Chegada a Paris? foram as tais 5 horas?

Se foi desta forma trata-se de um cancelamento com reencaminhamento para outro voo e neste caso tens direito a receber não o valor dos voos mas a indemnização prevista no regulamento CE N.º 261/2004 de 11 de Fevereiro que para este caso é de 250€ Por passageiro (partindo do principio que o atraso é superior a 3H e a distância Porto-Paris é inferior a 1500 km)

Assim no teu caso creio que o melhor é efectuares uma reclamação junto da Transavia exigindo o valor da Indemnização (deduzida do valor já devolvido pelos bilhetes).

Atenção que caso este atraso se tenha devido a instabilidade politica, mau tempo, riscos para a segurança do voo ou greves externas não é exigível qualquer compensação, no entanto e como dizes que não te deram qualquer justificação, o ónus da prova de qualquer uma destas situação recai sobre a companhia aérea.

Caso a resposta da companhia aérea não te agrade podes sempre efectuar uma reclamação junto do INAC.

Em último caso tens sempre a Air Help mas não recomendo de todo este tipo de serviços dado que o processo é muito simples (uma vez que as indemnizações estão previstas na lei e as companhias costumam a proceder rapidamente ao reembolso para evitar multas por parte do INAC.) e caso recorras a estas empresas cobram-te 25% do valor da indemnização.

Posso-te dizer que tive um situação semelhante com a TAP em Novembro e cerca de 1 mês depois de ter efectuado a reclamação já me enviaram o cheque com a indemnização devida.

Boa sorte e qualquer dúvida dispõem :)
Olá ploferreira

Obrigada pela resposta.

Está certíssimo, não tive qualquer custo ao ser reencaminhada para a White, simplesmente perdemos os lugares reservados. O meu vôo partiu de Lisboa e não do Porto, mas realmente não faço ideia de qual é a distância. E o atraso foi de mais de 6h, já que tinha chegada prevista às 11:45h, e só chegámos depois das 18h. Já respondi argumentando que aceito o reembolso mas que também tenho conhecimento desse regulamento e que quero uma indemnização, agora é esperar pela resposta. A Airhelp ficou logo excluida por isso mesmo. Estava com dúvidas se fazia a reclamação ao INAC, mas depois do que escreveste vou fazer com toda a certeza. Se a resposta não me agradar, claro.

Muito obrigada
 
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ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Nesse caso então aguarda pela resposta, caso demorem muito tempo envia um e-mail indicando que se não te responderem num prazo de x dias irás reclamar junto do INAC para receber a compensação devida.

Em casos futuros, é reclamar logo no livro de reclamações (uma vez que uma cópia é enviada ao INAC) desta forma a resposta costuma ser célere.

Boa sorte e depois conta aqui o desfecho :)
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Hoje fui eu que fiquei em Terra... :)

Tinha voo Porto - Funchal com a Transavia e devido ao mau tempo que se faz sentir na Madeira o voo foi cancelado...

Depois de quase 60 voos este foi o meu primeiro cancelamento... Algum dia tinha que ser... Agora só falta um Overbooking... ;)

Dentro de 2 semanas o valor dos bilhetes é reposto na minha conta, por parte da Transavia.

Lá se foi a minha semaninha de férias na Madeira... ;);)

Afinal a Transavia já me fez o reembolso dos bilhetes. Até estou admirado, passado 24 horas do voo cancelado e já me devolveram o dinheiro... Excelente logística... Tem clientes para uma próxima, desde que não exista mau tempo... :);)

Boas viagens.
 
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ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Isso é que foi azar! o tempo tem andado complicado para aqueles lados...

Vá la que ao menos a Transavia resolveu rapidamente o problema, só voei duas vezes com eles mas fiquei bem impressionado, num dos voos houve um problema com o check-in da bagagem de porão e resolveram muito rapidamente e sem custos extra.
 

Sally.P

Membro Ativo
Peço desculpa por não ter vindo actualizar este tópico.

Depois de me informarem que iam reembolsar-me, voltei a enviar e-mail argumentando que tinha conhecimento do regulamento CE N.º 261/2004 de 11 de Fevereiro e lá me indemnizaram em 500€. 250€ por passageiro já que eu fui com outra pessoa.
Não tenho mais nada a reclamar desta companhia aérea, até já a recomendei a amigos meus depois desta situação. São coisas que acontecem...
 

Carina_

Membro Novo
Boa dia,
Peço ajuda para me orientrem quais os meus direitos nesta situação:
No passado dia 27 tinha voo marcado pela Transavia para Paris com saída do Porto as 6.45h.
Já quando estávamos no aeroporto fomos informados (no balcão e por email) que existia um atraso de 7h (no balcão justificaram que o avião estava lá mas que tinham falta de tripulação).
Informaram que o voo estava previsto embarcar só as 12.55h, deram senhas de 12€ por pessoa para alimentação no aeroporto.
O avião acabou por embarcar depois da hora indicada e lá alegaram que o avião tinha tido uma avaria e por isso tiveram de esperar pelo que vinha de França.
Quero reclamar pois foi um dia perdido (contava chegar a Paris por volta das 9h e cheguei a meio da tarde).
Onde o devo fazer? Tenho direito a indemnização visto que passaram mais de 6h?
Obrigada
 
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Sally.P

Membro Ativo
Olá Carina_! No meu caso acabaram por me indemnizar em 500€ mas no nosso caso ninguém nos deu qualquer justificação para o atraso do vôo... Já li algures, que as companhias não são obrigadas a indemnizar quando existe avaria. Pede esclarecimentos no INAC, de certeza que te ajudam.
 
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ploferreira

Administrador
Staff
Apenas é dispensada a indemnização no caso de existirem circunstâncias extraordinárias como situações de mau tempo, agitação política e greve.

Avaria da aeronave não é uma circunstância extraordinária e como tal deverá ter direito à indemnização.
 

yara

Membro Conhecido
Por avaria é que tem direito de certeza, porque é uma circunstância da companhia aérea... ;)

Estou a ver que só os da Vueling são uns forretas, que nem senhas para refeições nos deram no Aeroporto de Bruxelas quando os atrasos se deviam à deve dos controladores aéreos em França... :mad:
 

Sally.P

Membro Ativo
Pois, li mal, de certeza! :D
Eu não vou deixar de voar na Transavia, trataram-nos muito bem e com tudo a que tínhamos direito. :)
 

yara

Membro Conhecido
Pois, li mal, de certeza! :D
Eu não vou deixar de voar na Transavia, trataram-nos muito bem e com tudo a que tínhamos direito. :)
Sem dúvida.
A Vueling no aeroporto de Bruxelas, distribuiu um folheto, a informar que quem quisesse podia pedir o reembolso e mais nada.
Quem é que ia pedir o reembolso de um voo que tinha comprado em promoção?
Como vinham as pessoas para Portugal?
E nem refeições nem nada.

Não é que dê "mossa no orçamento" porque quando preciso como em aeroportos mas comi lá e apresentei as facturas e nem assim pagaram.
Disseram que tinham cumprido com os procedimentos todos no atraso do voo... :mad:
 
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