Novidades

[Report] - Natal na Ilha da Boavista - Dezembro de 2013

Cristina Sousa

Membro Conhecido

Quem disse que o Natal é só frio?
Quem disse que o Natal é sinónimo de lareira, de bacalhau com batatas, rabanadas e bolo-rei? :)

Depois de em 2012 ter ido passar o Natal no frio de Roma, e cansada das baixas temperaturas, dos dias curtos e escuros, de não ver sol, do céu cinzento e de me agasalhar com um monte de roupa, decidi concretizar o sonho de uma vida!

Passar o Natal NO CALOR!!!!! :agitado: :agitado:

E se bem pensei, melhor o fiz, pese embora o preço abusivo (o Natal é considerado época alta) e não ter ficado no hotel que pretendia (Iberostar) por já não haver vagas....

Decidi que Natal também é sinónimo de relax, de praia, de calor, de sol e de mar!
Uma nova experiência ansiada há muito. O sossego e o cenário natural de uma ilha ainda pouco explorada, ainda muito rural e sem os tiques próprios do avançar da civilização esperavam por mim.

Depois das dicas do companheiro de portal Zé Pinho (a quem agradeço a amabilidade e disponibilidade para me dar muitas informações, bem assim o contacto do guia), arrumei as malas com roupa leve e biquíni e aí fui eu.........

Vamos que se faz tarde!!!

Depois de uma espera de mais de 3 horas em Lisboa , a TACV lá se decidiu a voar com destino ao aeroporto de Rabil, a escassos quilómetros (não mais de 2 ou 3) da praia de Chaves e do hotel Riu Karamboa.

Eis a aproximação à ilha, com o gigante hotel Riu Karamboa à vista.

(peço desculpa pela sujidade da janela do avião, mas na TACV poupam nos limpa vidros) :angel:

O hotel é enorme, demasiado grande para o meu gosto pessoal.
Tem uma arquitectura bonita, e a quadra natalícia, com as luzes e brilhos da decoração, evidencia esse facto.
É que não há iluminações de Natal apenas nas cidades, os hotéis junto à praia também se decoram a preceito para a quadra.
Eis algumas fotos das diversas partes do hotel:













Não me vou alongar em comentários sobre o hotel, até porque já existem vários reports aqui no Portal sobre o mesmo.

Mas em abono da verdade tenho de dizer que não apreciei particularmente a limpeza, nem o ambiente, muito virado para o turista nórdico, que passa os dias ao pé dos bares da piscina, a grelhar ao sol que nem camarão, e falar alto e a embebedar-se! :thumbdown:

A zona das piscinas é gira e muito fotogénica (principalmente ao final da tarde), mas diziam que a água estava fria (confesso que não provei :) )











O hotel conta ainda com alguns habitantes especiais


 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Como era Natal, havia símbolos natalícios espalhados pelo hotel









E pela praia






E quer o pai natal seja azul...




Quer seja mais "tradicional" ... :devil: :lol:






Ele esteve sempre presente e até andou, em versão feminina, a saltar nas dunas


Ainda a propósito das celebrações do Natal, o jantar de gala foi no dia 25 de Dezembro, e não no dia 24. :huh: :blink: Ao contrário dos demais hotéis da ilha, que festejaram o Natal na noite de consoada!!! :ph34r:

Valeu pelos docinhos (e com direito a mesa reservada para determinada hora)

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A praia do hotel é grande e muito "aberta". Naquela altura do ano o vento era um pouco intenso e quase constante (pese embora a temperatura fosse boa e desse para fazer praia de manhã à noite), e o mar estava bravo - 5 dias de bandeira vermelha e os restantes amarela :(








Como se pode ver, a zona das espreguiçadeiras estão protegidas com uma espécie de rede, o que lhe dá um aspecto de galinheiro. :thumbdown: :thumbdown:





O mar agitado é o paraíso dos surfistas, andavam muitos por lá



Mas também havia outros "turistas"


E com ar nada simpático


Havia pescadores ....


E até raízes estranhas brotavam da terra (ou melhor..... da areia) :angel:



E não faltavam postos de vigia :lol:

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A melhor praia da zona dos hotéis é sem dúvida a praia de Chaves, a uma caminhada de alguns minutos a partir do hotel.

Tem uma espécie de baía que torna o mar menos agreste e fica na zona da antiga fábrica de cerâmica, onde ainda se pode ver a famosa chaminé, uma zona agradável para passear, ladeada de dunas e com algumas palmeiras, que fazem a delícia de quem por lá passa e fotografa o local.









 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A ilha tem poucas atracções, mas ainda assim há locais que devem ser visitados.

Um deles é o DESERTO DE VIANA

A sensação de caminhar na areia fininha, subir e descer as dunas, sensação de liberdade e de imensidão :agitado: :agitado: :agitado:







 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Seguindo para o norte da Ilha, não pode deixar de ser visitada a PRAIA CABO SANTA MARIA (mais conhecida pelo barco encalhado)









O caminho para lá não é feito em estrada, mas por trilhos, cheios de pedras e areia, uma aventura só ao alcance de quem conhece a ilha




Esta praia é o paraíso de surfistas e amantes de Kitsurf, pelas ondas que apresenta.


 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Mais para o sul da ilha, é obrigatória a visita à PRAIA DA VARANDINHA

O extenso areal e a cor do mar deixam quem a visita sem palavras :rolleyes:





Famosa pelas figuras que se vêm nas pedras, é a gruta da Bracona que mais é conhecida e atrai os visitantes :p




 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A outra praia imprescindível é a PRAIA SANTA MÓNICA (homónima da famosa praia californiana)

Em termos de acessibilidades, moto 4 ou jipes são a melhor opção.




A praia, de areia dourada, muito fina, estende-se por mais de 18 km :agitado: :agitado:





Foi a esta praia que desembarcaram os primeiros portugueses que chegaram à ilha, e hoje em dia é zona protegida porque aqui desovam tartarugas.

No caminho ainda deu para parar em CURRAL VELHO, e avistar as antigas salinas




E num momento de pausa, o simpático guia Emitério Lima ainda teve tempo para subir à árvore e apanhar um coco :D

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E não podia faltar a visita a RABIL, "famosa" pelo aeroporto e pelas fábricas de cerâmica.




O simbolo da ilha, a tartaruga



E a visita à ........... capital :angel: SAL REI

Uma localidade pobre, muito pobre, e na antevéspera de Natal pouco movimentada ao final da tarde :agitado:




O tribunal estava fechado :p


O estádio não tinha aspecto de estar a ser utilizado :lol:


Mas da zona piscatória avistava-se um lindo por do sol :rolleyes:




Na direcção da praia do Estoril, era só sossego


Ao fundo, o ilhéu de Sal Rei :)


E ainda havia quem corresse na praia


No centro tudo calmo :unsure:




 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E claro, não podia terminar este report sem mostrar ou demonstrar :D que apesar de ser DEZEMBRO, apesar de ser NATAL, o SOL brilha e o por do sol abastece a alma de combustível suficiente para o resto do inverno :agitado:
O sol que brilhou diariamente na ilha da tranquilidade e da paz, tinha um encanto especial quando beijava o mar e dizia até amanhã














E é assim o NATAL NO CALOR :rolleyes: :rolleyes:

Querido Pai Natal:


Agora que já tens a minha carta nas tuas mãos, para o próximo ano quero voltar a passar o Natal ao Sol, numa qualquer ilha por aí, pode ser?
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Cristina (ponto)

Obrigado pela partilha e pelas fotos... é sem duvida uma situação a ponderar no futuro.... Natal com praia :)


Gostei.. Parabéns!!!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Olá Cristina (ponto)

Obrigado pela partilha e pelas fotos... é sem duvida uma situação a ponderar no futuro.... Natal com praia :)


Gostei.. Parabéns!!!
Obrigada
Pondera, pondera, e de preferência para onde falem espanhol

Mrs Rabbitt disse:
Olá Cris!

Obrigada pela partilha!

Eu estive no Iberostar, na Praia de Chaves :p

No meu caso, "praia" não foi o problema...

Bjs,
SU
Obrigada
Eu sei qual foi o teu problema :agitado: :agitado:
You are so sweet :blush:
 

Tuxa

Membro Conhecido
Amiguinha. Vou dizer-te isto, não porque és tu e fica bem, mas por ser mesmo aquilo que sinto:

O melhor pôr-do-sol que já "vi".


*vénia a ti*
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Parabéns, mais um exelente report, belas fotos e um texto nada massudo, e com apontamentos muito divertidos ( tirando a parte do barrete azul :censored:).
Passar o Natal/Passagem de ano num destino de sol e calor é um dos meus grandes desejos, infelizmente os preços são muito elevados e pelo mesmo valor faço duas semanas em outras alturas do ano.
Obrigado pela partilha e boas viagens.
 

Sunset

Inativo
Obrigada Cristina

Adorei o report e ... adorei rever a Boavista :agitado: eu fiquei numa praia mais calma, a de Chaves e aqueles PDS, são absolutamente fantásticos!!

Agora a história do Natal quentinho :agitado: meu Deus!! ... passei grande parte da minha vida com Natal e Reveillon com calor !!

.... E que pateta era naquela altura ! :huh: Que achava que o Natal só deveria ser com frio..neve..lareira...etc..etc... :no: Que tristeza ! :blush:
.... Quem me dera voltar novamente aos Natais que passei com imenso calor
--- Pena é que os preços subam tanto nessa época :(
Obrigada pela partilha!!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Bem que excelente report :) deu para matar saudades. Adorei tem fotos lindasssss :) Obrigado pela partilha
obrigada :)
É mesmo um natal diferente. ;)

Amiguinha. Vou dizer-te isto, não porque és tu e fica bem, mas por ser mesmo aquilo que sinto:
O melhor pôr-do-sol que já "vi".
*vénia a ti*
obrigada!
É lindo o pds naquela praia ;)

Parabéns, mais um exelente report, belas fotos e um texto nada massudo, e com apontamentos muito divertidos ( tirando a parte do barrete azul :censored:).
Passar o Natal/Passagem de ano num destino de sol e calor é um dos meus grandes desejos, infelizmente os preços são muito elevados e pelo mesmo valor faço duas semanas em outras alturas do ano.
Obrigado pela partilha e boas viagens.

obrigada!
Sabes que o gorro, para além de ser LINDO :D , ofereci-o ao guia e ele gostou tanto que não o tirou durante todo o passeio. Aquelas pessoas são tão modestas e humildes, mad tão amáveis que mesmo com pouco ficam felizes e satisfeitas. ;)

Espectáculo !
Um natal quentinho eheh
Quentinho mesmo!!!!!! :p
Obrigada Cristina

Adorei o report e ... adorei rever a Boavista eu fiquei numa praia mais calma, a de Chaves e aqueles PDS, são absolutamente fantásticos!!

Agora a história do Natal quentinho meu Deus!! ... passei grande parte da minha vida com Natal e Reveillon com calor !!

.... E que pateta era naquela altura ! :huh: Que achava que o Natal só deveria ser com frio..neve..lareira...etc..etc... :no: Que tristeza !
.... Quem me dera voltar novamente aos Natais que passei com imenso calor
--- Pena é que os preços subam tanto nessa época :(
Obrigada pela partilha!!
obrigada Sunset!!! :) :)
É mesmo um consolo, para quem gosta de calor, passar o natal assim, sem roupa e despreocupada, sem pensar nos afazeres domésticos e a gozar o sol e o descanso. Adorei, adorei ;)
 

Nika

Membro Conhecido
Cristina, obrigada pela partilha e parabéns pelo report ... já me fizeste rir com o teu bom humor característico. :D

Já estou a imaginar que ilha estás a pedir ao Pai Natal para ir para o ano.
 
Top