Novidades

Aldeias do Xisto - Rota de 1 dia

Bruno Machado

Membro Ativo
Bom dia malta!

Espero que o fim de semana vos tenha corrido da melhor forma.

Venho ao vosso encontro para solicitar uma pequena ajuda.

No próximo sábado gostava de fazer uma pequena surpresa à minha namorada, dando uma volta até Piodão.

Já consegui encontrar algumas informações mas gostaria de saber, pelo pessoal que já lá esteve, se me conseguem aconselhar um pequeno percurso a fazer, onde Piodão esteja inserido.

Somos do Porto, por isso à que contar com 2.30h de viagem pelo meio.

Existem restaurantes com preços acessíveis nessa zona ou será melhor levar marmita para desfrutar mais do tempo e de outras paisagens/lugares?

Pelo que vi de alguns dos reports aqui no forum, Piodão e Foz da Égua merecem visita.

Dão uma mãozinha nesta surpresa para a mulher? :D
 

Retep

Membro
Recomendo uma visita à Fraga da Pena.
A cerca de 12 km de Piodão, em Barriosa recomendo vivamente o restaurante Guarda-Rios.
 

NPTL

Membro Novo
Boa Tarde,

Aproveito a boleia e agradecia recomendações para uma rota de 3 dias (incluir Serra da Estrela).

Obrigado
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Já publiquei isto umas 30 vezes... Devem pesquisar antes de publicar. Já há muita informação sobre o Piódão e zona envolvente,

Mas cá vai o repost:



ai598.photobucket.com_albums_tt67_Subbuteiro_Piodao_mapa_1.png



Um percurso que sugiro, para um dia inteiro, é fazer o seguinte percurso das bolas azuis. Em sentido horário seria:

Saída do Piodão, subir até ao cimo da Serra do Açor, seguindo a estrada da Pousada do Inatel, e as placas a dizer "Arganil". Durante o trajecto pode-se parar para apreciar a Aldeia de Xisto lá em baixo. Chegado ao cimo, evitando-se as estradas em terra batida de acesos às eólicas, vai-se seguindo pelo cume da montanha, apreciando as excelentes vistas que esta oferece.

Seguir as placas para "Mata da Margaraça" e "Fraga da Pena", que são muito próximas. A Mata da Margaraça tem um Centro de Interpretação da sua flora e fauna e um parque de merendas. A Fraga da Pena está muito escondida numa curva à direita entre Pardieiros e a Benfeita. Deixa-se o carro na estrada e segue-se pelo caminho em xisto durante uns 100 metros por dentro da mata.Chegadas à fraga, ainda se pode subir as escadas de madeira que lá se encontram e visitar a parte de cima.

Seguir caminho para Benfeita, outrora uma aldeia de xisto, mas já muito modificada. Seguir para Coja e visitar a enorme ponte sobre o Rio Alva. Seguindo em direcção a Vila Cova de Alva, chega-se a Avô, uma antiga sede de concelho, que mantém as muralhas do castelo e as ruelas medievais adjacentes.

Seguindo-se as placas para a Ponte das 3 Entradas, chega-se a este lugar que tem a particularidade de, como o nome indica, ter uma ponte com 3 entradas. Isso deve-se ao facto de a ponte vencer a foz de um rio menor e o Rio Alva.

Seguir as placas para Aldeia das Dez, outra antiga sede de concelho, que tem um bonito casario. Recomendo um paragem na Quinta da Geia, logo à entrada. Espaço de Turismo Rural gerido por um holandês, tem uma excelente vista sobre o vale do Alva, e no verão está a abarrotar de ingleses e holandeses. Tem um excelente restaurante/bar.

Seguindo a estrada, chega-se a Vale de Maceira, onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora das Preces, com as capelas dos Santos Passos.

Começando a subir a serra, encontra-se o corte para o Monte do Colcurinho, um excelente local para terminar o nosso passeio. É uma pequena ermida no alto da Serra do Açor. Daqui vê-se a zona sul e este da Serra da Estrela, vê-se a Torre a olho nú, e consegue-se ver o Caramulo ao fundo, o vale do Mondego, Arganil, Seia, Oliveira do Hospital, etc...

Voltando à estrada em que se encontrava antes, vai-se chegar ao alto do Piodão. Daqui é só descer até à aldeia. E se já for de noite, perceber porque se chama "Aldeia Presépio". :)
 

andreya

Membro Ativo
Bem acaba por ser longe mas, já que se vão deslocar "para a zona", recomendo, nesta altura, uma ida a Cabeça (seia) a aldeia presépio.. um encanto nesta época.

Ainda mais longe de Piodão, o que inviabiliza o passeio, mas caso possa haver alterações de planos.. as aldeias de xisto da serra da lousã este fim semana têm um gostinho especial com os festejos de natal na aldeia do Candal..

Pronto talvez tenha baralhado mais um pouco.. ;)

Cumps
 

Titos

Membro Conhecido
Só uma pequena correcção. O Rio que tem a sua foz na Ponte das Três entradas é o Rio Alvoco que aqui desagua no Rio Alva.
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Titos disse:
Só uma pequena correcção. O Rio que tem a sua foz na Ponte das Três entradas é o Rio Alvoco que aqui desagua no Rio Alva.
Então não é uma correcção, dado que nunca mencionei o nome do rio menor, o Alvoco...

Mas agradeço a informação.
 
Boa noite

Aconselho passar por Foz da Égua .

Para um dia ia direito a Serra depois passava Vale Glaciar do Zêzere a caminho de Piodão depois ia a Monsanto e acabava em Panha Garcia .

para um dia muita emoção .

Acho que dá para fazer tudo .
 
Top