Novidades

Serra da Estrela, preciso de dicas

A minha filhota está farta de me pedir para irmos à Serra da Estrela. Eu também só lá fui quando era muito miúda...
Queria saber os cuidados a ter... Há lá onde alugar correntes para o carro? Há quem saiba colocar?
E as roupas a levar, é necessário irmos mesmo com roupa de neve?
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Em relação ao aluguer de correntes, não se alugam, quanto mais pode comprar, mas se quiser ir prevenida compre em Lisboa, num Norauto ou algo idêntico... Mas a verdade quando começa a nevar, as estradas fecham, portanto as correntes não são uma prioridade, é mais uma precaução... Se quiser mesmo levar, consulte se algum dos seus amigos tem e pode emprestar... Escolha um fim-de-semana com bom tempo e não precisa correntes...

Em relação às roupas se quiser mesmo ir para o meio da neve ou fazer desportos de neve aconselha-se roupa quente e impermeável, se não tiver roupa impermeável, para um dia não vejo necessidade de comprar roupa de neve, leve uma muda de roupa no carro...

Os cuidados a ter é respeitar a sinalização e as ordens da GNR que está sempre presente no local, nada de mais... Aos fins-de-semana há muito trânsito e movimento principalmente na zona da torre...

Em toda esta zona tem muitas outras coisas para visitar além da torre...

Do lado de Manteigas
Penhas douradas - estrada entre Manteigas e Seia
Viveiros de trutas em Manteigas
Canil de cães da serra da estrela em Manteigas
Covão d'Ametade - situa-se na estrada entre Manteigas e Piornos
Vale glaciar

Do lado da Covilhã
Covilhã
Penhas da Saúde - Aldeia de montanha e lagoas

Do lado de Seia
Lagoa comprida
Sabugueiro - Se gosta de turismo rural, esta aldeia é uma boa opção
Seia

E depois há uma série de aldeias nesta região...

Em relação a alojamento, depende do que pretende, tem das opções mais simples às melhores opções:

Muito Bom
H2O hotel - Unhais da Serra
Casa das Penhas Douradas - Penhas Douradas

Bom / Simples
Hotel Serra da Estrela / Hotel Varanda dos Carqueijais / Chalets de Montanha - Penhas da Saúde
Vários Hotéis na Covilhã
Vários Hotéis em Seia
Casas do Cruzeiro - Turismo Rural Sabugueiro
Pousada de São Lourenço e algumas residenciais - Manteigas


Um exemplo de roteiro poderá ser:

Covilhã > Penhas da Saúde > Torre > Sabugueiro > Seia > Manteigas (pela estrada de montanha a passar em penhas douradas) > Penhas da Saúde > Covilhã

De momento é o que me lembro, qualquer dúvida...
 
Obrigada pela tua explicação tão detalhada ;)
A questão é que vou reservar já para ir em Dezembro porque quero mesmo apanhar neve, se estará demasiado mau tempo ou não... é impossível saber...
E sem ser hotel, algo com cozinha?
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
No Sabugueiro as casas do cruzeiro tem as condições mínimas para cozinhar... Os Chalets de Montanha também tem condições para cozinhar...

Neve em Dezembro? Não não... Em Dezembro raramente à neve.... Janeiro ou Fevereiro... É que nem sempre à neve, por isso é que falo em marcar em cima da hora, para ter garantia que quando vem há neve... Só a título de exemplo, há 2 anos nos finais de Novembro a serra tinha 1 metro de neve, mas após essas nevadas veio tempo quente e chuva e derreteu toda...Tem sido o panorama dos últimos anos...

Sinceramente, é preferível marcar mais em cima da hora e valer a pena o fim-de-semana... Mesmo em cima da hora terá sempre alguma opção de alojamento, apenas em alturas como fim de ano as ocupação hoteleira chega próximo dos 100%...
 

Luixito

Membro Conhecido
Carla,

Se querem mesmo apanhar neve o Nuno tem razão. A serra da estrela é muito imprevisível nesse aspecto nos anos normais. Nestes anos com o clima "marado" ainda pior...
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Aproveitando o tópico alguém sabe de algum alojamento na zona da serra que permita levar cães?
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Eu todos os anos tiro pelo menos um dia para ir esquiar para a neve, como sou do norte vou para a Manzaneda, serra da estrela está fora de questão.

Em Manzaneda a estância de SKI é de longe superior, os acessos são bons e fica mais perto do que ir à serra da estrela.
 

roller

Membro Conhecido
Carla (AKA Cagm) disse:
Eu não procuro esquiar, é mesmo para a miuda ver neve e fazer bonecos, escorregar um pouco ;)
mesmo assim é um risco Dezembro... ja aconteceu no máximo veres só umas placas de gelo la em cima... mas a marcares marca o mais para a frente possível... mas é sempre um risco.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Carla (AKA Cagm) disse:
Fim de Janeiro?
A probabilidade de haver neve é maior, mas mesmo assim é sempre muito incerto... Tem mesmo de marcar já? Eu aconselho mesmo a marcar na semana anterior a ir...!
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Eu acho que Março deve ser o melhor, mas mesmo assim nada garantido.
Não há possibilidade de marcar perto da data?
Assim arriscas-te a marcar com antecedência e não teres neve. ;)
 

leticialamblet

Membro Novo
Olá!!! Gostaria de saber mais sobre a estancia de ski na Serra da Estrela.
Há aluguel de roupa lá (jaqueta, calca, luva) ou em algum lugar perto? Pelo site vi que há somente de bota, prancha de snowboard e capacete.

abraços!
 

roller

Membro Conhecido
Olá!

Em nenhuma lado consegue alugar roupa de neve! Pelo menos que eu conheça.

Podes ver na decathlon roupa a bom preço
 

Snider

Membro Conhecido
Aproveito o tópico para uma curiosidade.

Sempre pensei em ir a serra da estrela passar uma passagem de ano. Não me perguntem porquê... Nem eu sei :D

A questão que coloco é, como é que é passar uma PDA na serra da estrela, tipo naqueles chales que há por lá. Há fogo de artifício? Ha atividades na neve para se fazer no dia 31 ou dia 1? Como é o programa por esses lados? :confused:
 
Top