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Indemnização atraso voo TAP

Vitor Correia

Membro Novo
Bom dia,

No passado dia 25/09 tinha viagem marcada para NYC com partida do Porto às 11:30H, a verdade é que chegou a hora de embarque e por problemas técnicos o voo foi adiado e só saímos do Porto por volta das 23:30H, ou seja, 12 horas depois da hora prevista de embarque. Saiu inclusive uma notícia no CM sobre essa situação: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/avaria_adia_voo_da_tap_para_os_eua.html

Após pesquisa na net, verifiquei que poderia ter direito a uma indemnização no valor de 600 € e assim que cheguei a Portugal tratei de contactar a TAP nesse sentido...já passou + de 1 semana desde que fiz o pedido e até agora não recebi qualquer resposta, contudo, antes de entrar em contacto com eles gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo e qual o resultado?

Existe uma empresa que trata desse tipo de assuntos mas cobram 25% do valor da indemnização e em último recurso ire entrar em contacto com eles. A empresa é esta: http://www.getairhelp.com/pt/conheca-os-seus-direitos

Se alguém tiver algum feedback agradeço.
 

zb007

Membro Conhecido
A mim aconteceu o mesmo num voo de NY para Lisboa em Junho e reclamei a voltei a reclamar mas o que é certo é que passados pouco mais de 1 mês recebi um voucher de 600 euros.
Não se foi isto que fizeste, mas o caminho certo é por aqui http://www.flytap.com/Portugal/pt/outros/rodape/fale-connosco entras em efectuar novo contacto e preenches os dados pedido com datas e horas de todos os acontecimentos, bem como numero de bilhete etc.
 

j_santos

Membro Ativo
Olá! O meu caso não foi bem igual, tratou-se de um overbooking e fui indemnizado na hora... Contudo, e para não me alongar no post, houve uma informação dada erradamente no aeroporto do funchal, mas que em lisboa já não puderam resolver, no entanto, questionamos e no balcão da TAP no aeroporto de Lisboa, o funcionário aconselhou-nos a utilizar um serviço que existe na página da TAP no facebook porque a resposta, habitualmente é mais rápida.
Na altura, não fui eu que tratei da reclamação, por isso não sei se houve resposta mais rápida ou não (também não me interessei), mas o que importa reter nisto tudo, é que o funcionário do balcão da TAP aconselhou a utilização da página do facebook para reclamar.

Cpts
 

zb007

Membro Conhecido
Tens razão também reclamei ai e pediram para enviar os dados em mensagem privada pouco tempo depois e acho que ajudou
 

Vitor Correia

Membro Novo
Obrigado pelas respostas ...assim já fico mais descansado. Logo vou tentar reclamar no facebook da tap para ver se recebo uma resposta.
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
A uns anos, tinha voo marcado na TAP do Porto para Lisboa para depois apanhar um da SATA de Lisboa para a Terceira, quando cheguei ao aeroporto do Porto, a senhora do balcão disse que havia um problema, foram vendidos mais lugares do que o avião suportava.
Ela disse-me logo que se não conseguisse ir naquele voo arranjavam-me outro para ir e tinha direito a uma indemnização de 400€ na hora.
Na altura conseguiram que fosse naquele voo.
 

j_santos

Membro Ativo
pikota disse:
A uns anos, tinha voo marcado na TAP do Porto para Lisboa para depois apanhar um da SATA de Lisboa para a Terceira, quando cheguei ao aeroporto do Porto, a senhora do balcão disse que havia um problema, foram vendidos mais lugares do que o avião suportava.
Ela disse-me logo que se não conseguisse ir naquele voo arranjavam-me outro para ir e tinha direito a uma indemnização de 400€ na hora.
Na altura conseguiram que fosse naquele voo.
400€? Comigo foram 250€/pessoa (+taxi ida e volta para o hotel na madeira e alojamento e pequeno almoço!) :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
O valor da Indemnização depende da distância do voo:

Entre aeroportos no interior da UE
  • até 1500 km: 250 euros
  • mais de 1500 km: 400 euros
Entre um aeroporto no interior da UE e um aeroporto no exterior da UE
  • até 1500 km: 250 euros
  • entre 1500 e 3500 km: 400 euros
  • mais de 3500 km: 600 euros
 

ploferreira

Administrador
Staff
Ora ontem foi a minha vez de levar com os malabarismos da TAP...

Cheguei a Lisboa às 8:50 dentro do horário previsto, com ligação ao Porto em que a porta de embarque abria às 8:55 e partida às 9:35. Ao chegar ao controlo dos passaportes seriam 9:00-9:10 no máximo fomos informados por um assistente da TAP que as portas do voo para o porto já teriam sido encerradas sem qualquer justificação adicional

No balcão de assistência a única opção que nos deram foi alteração para o voo das 18:30 ou saída por autocarro com chegada ao porto pelas 14:00 provavelmente.

Depois de uma viagem de 11:00 estava tudo menos interessado em ter mais 3:00 de viagem de autocarro, sendo que nem conseguiam confirmar as horas ao certo da chegada e como já não chegava a tempo dos compromissos que tinha para este dia optei por ser recolocado no voo das 18:30, depois de efectuar uma reclamação no Livro. Foram foram concedidos os vouchers no valor de 32€ para alimentação

Pelo facto da chegada ao porto ter sido 8 horas depois do previsto, julgo ser exigível a indemnização prevista correcto? já fiz a reclamação no site da TAP, algum tem feedback do tempo que costumam a demorar a responder?

Para tentar compensar chamaram-me 30 minutos antes do embarque para oferecer um upgrade para executiva, no entanto ao chegar ao Porto a TAP mais uma vez coloca o pé na argola e perdeu uma mala.

Entretanto já contactei com a groundorce hoje, já localizaram a mala e contam entrega hoje ou amanha, neste caso de privação da bagagem por 1 ou 2 dias será exigível alguma indemnização?
 

j_santos

Membro Ativo
ploferreira disse:
Para tentar compensar chamaram-me 30 minutos antes do embarque para oferecer um upgrade para executiva, no entanto ao chegar ao Porto a TAP mais uma vez coloca o pé na argola e perdeu uma mala.

Entretanto já contactei com a groundorce hoje, já localizaram a mala e contam entrega hoje ou amanha, neste caso de privação da bagagem por 1 ou 2 dias será exigível alguma indemnização?
Boa tarde,
Googlei o site do INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil), e encontrei a seguinte informação
"P. Como actuar em caso de atraso na entrega ou extravio ou perda de bagagem?
R. Nos casos de atraso na entrega da bagagem ou de extravio de bagagem, o passageiro deve apresentar uma reclamação escrita à companhia aérea, no prazo máximo de 21 dias a contar da data em que a bagagem é colocada ao seu dispor. Nas Secções de Bagagem Perdida/Lost and Found dos aeroportos existem documentos próprios (relatório de irregularidade de bagagem/property irregulatory report/PIR) para estas situações.
P. Em caso de extravio ou perda de bagagem há lugar a indemnização?
R. As transportadoras aéreas podem ser responsáveis pela bagagem registada de cada passageiro, até ao limite máximo de 1.000 DSE (cerca de 1.200€). Não obstante a companhia aérea não será responsável se puder provar que foram adoptadas todas as medidas razoáveis para evitar o dano ou que era impossível adoptar tais medidas.
No prazo de 21 dias a contar da data em que a bagagem deveria ter chegado, o passageiro pode fazer valer os direitos decorrentes do contrato de transporte contra a companhia aérea.
Qualquer acção judicial respeitante a indemnização por danos deve ser interposta no prazo de 2 anos a contar da data de chegada do avião ou a contar da data em que o avião deveria ter chegado.
Fotocópia dos comprovativos de todas as despesas directamente relacionadas com o extravio ou atraso na entrega da bagagem devem acompanhar a reclamação."
Espero ter ajudado!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Obrigado já tinha visto essa informação mas não fiquei completamente esclarecido.

Entretanto a TAP já me contactou, uma vez que o atraso na entrega da bagagem foi no aeroporto da minha residência não tenho direito a qualquer indemnização, apenas se for noutro aeroporto pode ser exigível um valor por dia de atraso
 

ploferreira

Administrador
Staff
ploferreira disse:
Ora ontem foi a minha vez de levar com os malabarismos da TAP...

Cheguei a Lisboa às 8:50 dentro do horário previsto, com ligação ao Porto em que a porta de embarque abria às 8:55 e partida às 9:35. Ao chegar ao controlo dos passaportes seriam 9:00-9:10 no máximo fomos informados por um assistente da TAP que as portas do voo para o porto já teriam sido encerradas sem qualquer justificação adicional

No balcão de assistência a única opção que nos deram foi alteração para o voo das 18:30 ou saída por autocarro com chegada ao porto pelas 14:00 provavelmente.

Depois de uma viagem de 11:00 estava tudo menos interessado em ter mais 3:00 de viagem de autocarro, sendo que nem conseguiam confirmar as horas ao certo da chegada e como já não chegava a tempo dos compromissos que tinha para este dia optei por ser recolocado no voo das 18:30, depois de efectuar uma reclamação no Livro. Foram foram concedidos os vouchers no valor de 32€ para alimentação

Pelo facto da chegada ao porto ter sido 8 horas depois do previsto, julgo ser exigível a indemnização prevista correcto? já fiz a reclamação no site da TAP, algum tem feedback do tempo que costumam a demorar a responder?

Para tentar compensar chamaram-me 30 minutos antes do embarque para oferecer um upgrade para executiva, no entanto ao chegar ao Porto a TAP mais uma vez coloca o pé na argola e perdeu uma mala.

Entretanto já contactei com a groundorce hoje, já localizaram a mala e contam entrega hoje ou amanha, neste caso de privação da bagagem por 1 ou 2 dias será exigível alguma indemnização?
Actualização sobre a minha reclamação à TAP, quase um mês depois recebi um e-mail seco onde não dão qualquer justificação sobre os motivos de alteração na operação, apenas lamentam o sucedido e informam que vão proceder ao reembolso por cheque do valor previsto na legislação, 250€ no meu caso.

É triste o estado a que chegou a nossa companhia...
 
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