Novidades

[Report] Piódão e Foz d'Égua

Snider

Membro Conhecido
Boas a todos!

Venho aqui dar a conhecer uma das mais lindas aldeias de xisto de Portugal. (Oficialmente não pertence às aldeias de Xisto de Portugal, mas sim às aldeias históricas de Portugal)
Não é um grande report, mas começo por esta pequeníssima viagem que fiz, para "aprender" a fazer isto :angel:

Foi uma viagem de apenas uma tarde feita em Setembro. Partimos de Coimbra com destino ao Piódão. Apanhamos o IP3 e de seguida a IC6, antes de começarmos a fazer uma verdadeira escalada pela Serra do Açor, até descermos para o vale, onde damos de caras com a edificação da aldeia numa das encostas da serra.



Pelo caminho de carro (se saírem da zona centro), ter atenção redobrada enquanto conduzem no IP3. É uma estrada onde ocorrem muitos acidentes, devido ao traçado da faixa de rodagem, pequena largura das vias, e fraca sinalização.
Enquanto subia-mos a serra, a maior parte da estrada não tinha qualquer barreira de protecção em caso de despiste. Um perigo para dias com o piso molhado/gelado. E estava-mos a esta altura (cerca 500 m ?):


Depois de um almoço em forma de piquenique em contacto com a Natureza a meio da viagem, chegamos ao largo principal de Piódão. Aqui havia um café e vários locais para comprar recordações e coisas típicas da região. Aproveitamos para tomar café, onde, com toda a simpatia, o dono nos oferceu 3 shots de cada tipo de licor fabricados por ele. Eram de vários frutos vermelhos. E uma broa doce que nunca tinha comido. Recebidos desta maneira, fomos dar uma volta rápida pelo meio das casas de xisto e visitar a igreja, a tal edificação que salta à vista no meio de tanta cor escura.


Seguimos então em direcção à Foz d'Égua. Uma aldeia vizinha (a cerca de 9 km) onde se encontra uma praia fluvial muito bonita.


Essas casas são propriedade privada, e não podem ser visitadas, mas toda a envolvente pode ser explorada por qualquer pessoa.
Um dos acessos para a praia fluvial é feita através de uma ponte à "Indiana Jones"


Depois de dar um mergulho e de o sol se começar a pôr regressamos a Coimbra.
Foi sem dúvida um dia muito agradável e de exploração do nosso tão bonito Portugal.

Saudações Viajantes!
 
Última edição por um moderador:

Tiquiss

Membro Conhecido
Bom dia,


Obrigado pela partilha :)

Aldeias do Xisto estão na minha lista de espera para locais a visitar no nosso Portugal
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Snider,
Muito bom, ricas fotos!
E na verdade fica tão perto!!!!! :)
A igreja no meio daquela paisagem dá um belo postal!!!!
A ponte deve ser uma moca
Obrigada pela partilha
 

Xoiah

Membro Novo
Olá!

Gostei muito do report! É sempre delicioso ver um report sobre o N/ País!! Parabéns!!

Quando lá for tenho de andar sobre essa ponte, deve ser hilariante!! :D :D
 

Snider

Membro Conhecido
Obrigado a todos

Nem imaginam a cena que foi com esta ponte. Eu e a minha namorada começamos a passar a ponte, e passado um pouco começa um balançar da ponte um bocado acentuado. A minha namorada volta par trás, eu fico no mesmo sitio e quando ela chega ao sitio de onde partimos, pergunto-lhe: "olha lá ai na entrada da ponte tem algum placar a dizer que a ponte esta interdita?" Ela: "nao". Eu: "entao pronto". Continuei. Mesmo depois de eu chegar ao outro lado da ponte e nao ter acontecido nada, ela nao conseguiu passar, e toda chateada foi a volta. Ahahaha. A vir embora, lá ela viu mais pessoas a passarem sem problemas e ja conseguiu ir pela ponte. :baby:
 

Xoiah

Membro Novo
O balançar é perfeitamente normal nesse tipo de pontes apesar de assustar os mais sensíveis... como bom namorado deveria ter voltado atrás e carinhosamente convence-la a passar e se mesmo assim não ficasse convencida ia à volta com ela... :angel:

estou a brincar!! :D :D
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Snider!

Obrigada pela partilha. :) Ainda não conheço mas está na minha lista. ;)
Cumprimentos
 

Snider

Membro Conhecido
Luís Lemos disse:
Belo report!
Já estive lá 2 vezes e não me canso daquele local!

P.S. Já agora fica um esclarecimento: a aldeia do Piodão não faz parte das Aldeias de Xisto (apesar de esse ser o material dominante). Faz sim parte das Aldeias Históricas de Portugal. http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/ahp.htm
Obrigado pela correcção. Desconhecia. Então, oficialmente não pertence às aldeias de xisto, mas é uma aldeia de xisto.
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Este mapa,e percurso, fiz-o para outro tópico, mas repito-o aqui para quem planear visitar esta bonita região beirã...


ai598.photobucket.com_albums_tt67_Subbuteiro_Piodao_mapa_1.png



Um percurso que sugiro, para um dia inteiro, é fazer o seguinte percurso das bolas azuis. Em sentido horário seria:

Saída do Piodão, subir até ao cimo da Serra do Açor, seguindo a estrada da Pousada do Inatel, e as placas a dizer "Arganil". Durante o trajecto pode-se parar para apreciar a Aldeia de Xisto lá em baixo. Chegado ao cimo, evitando-se as estradas em terra batida de acesos às eólicas, vai-se seguindo pelo cume da montanha, apreciando as excelentes vistas que esta oferece.

Seguir as placas para "Mata da Margaraça" e "Fraga da Pena", que são muito próximas. A Mata da Margaraça tem um Centro de Interpretação da sua flora e fauna e um parque de merendas. A Fraga da Pena está muito escondida numa curva à direita entre Pardieiros e a Benfeita. Deixa-se o carro na estrada e segue-se pelo caminho em xisto durante uns 100 metros por dentro da mata.Chegadas à fraga, ainda se pode subir as escadas de madeira que lá se encontram e visitar a parte de cima.

Seguir caminho para Benfeita, outrora uma aldeia de xisto, mas já muito modificada. Seguir para Coja e visitar a enorme ponte sobre o Rio Alva. Seguindo em direcção a Vila Cova de Alva, chega-se a Avô, uma antiga sede de concelho, que mantém as muralhas do castelo e as ruelas medievais adjacentes.

Seguindo-se as placas para a Ponte das 3 Entradas, chega-se a este lugar que tem a particularidade de, como o nome indica, ter uma ponte com 3 entradas. Isso deve-se ao facto de a ponte vencer a foz de um rio menor e o Rio Alva.

Seguir as placas para Aldeia das Dez, outra antiga sede de concelho, que tem um bonito casario. Recomendo um paragem na Quinta da Geia, logo à entrada. Espaço de Turismo Rural gerido por um holandês, tem uma excelente vista sobre o vale do Alva, e no verão está a abarrotar de ingleses e holandeses. Tem um excelente restaurante/bar.

Seguindo a estrada, chega-se a Vale de Maceira, onde se encontra o Santuário de Nossa Senhora das Preces, com as capelas dos Santos Passos.

Começando a subir a serra, encontra-se o corte para o Monte do Colcurinho, um excelente local para terminar o nosso passeio. É uma pequena ermida no alto da Serra do Açor. Daqui vê-se a zona sul e este da Serra da Estrela, vê-se a Torre a olho nú, e consegue-se ver o Caramulo ao fundo, o vale do Mondego, Arganil, Seia, Oliveira do Hospital, etc...

Voltando à estrada em que se encontrava antes, vai-se chegar ao alto do Piodão. Daqui é só descer até à aldeia. E se já for de noite, perceber porque se chama "Aldeia Presépio". :)
 
Top