Novidades

Cuidado com as Burlas!

Quando estivemos em havana apercebemo-nos do seguinte esquema:

1 - Vem um cubano com ar simpático, mete conversa e pergunta de onde somos, qual é o nosso hotel, indica uma direcção para ver qualquer coisa turística e segue a vida dele com ar desinteressado.

2 - Poucos minutos depois vem outra pessoa que informado pelo primeiro sujeito nos diz que trabalha no hotel onde nós estamos e que nos conheceu de lá.
A partir daí tem a nossa confiança e pensamos que ele não nos vai enganar porque trabalha lá no hotel.

Comprovámos o esquema porque dissemos um hotel errado e veio uma cubana a dizer que nos conhecia de lá e era a recepcionista...

A ideia depois é levar-nos a comprar charutos, rum ou café em sítios onde eles ganhem comissão.

Se estivermos mal informados dos preços reais dos produtos, eles vão tentar vender mais caro que nas lojas e dizer que estão a vender a metade do preço.

Outro problema é que podem ser produtos contrafeitos e não temos como garantir que são genuínos.

Outra:
Uma vez por mês há uma venda especial de charutos a metade do preço e estás cheio de sorte porque por acaso calha hoje!
E temos que nos despachar porque fecha daqui a uma hora. ;)
 
Boa tarde,
Confirmo tudo aquilo que disse porque aconteceu-me precisamente isto quando estive em havana, ia a sair do bus turístico quando um senhor dos coches me abordou fez preguntas , passado uns 3 minutos mais a frente aparece um casal de namorados muito apressados e começa a meter conversa exatamente como descreve , até hoje não sei com cai nesta burla!!
O pior é que eu não queria os charutos, mas o individuo disse-me que já tinha aberto a caixa e como esta estava celada tinha de ficar com ela, no momento não tinha dinheiro comigo ,foram comigo no táxi ao hotel, ficaram dentro do carro e eu subi ao quarto para ir buscar o dinheiro ,não sabia o que fazer foi tudo muito rápido,não me apetecia levar-lhes o dinheiro ao carro , mas tive receio e fui levar-lhes o dinheiro!
Paguei 300 euros por duas caixas de charutos, sabia que era um valor absurdo ,mas o individuo começou a dizer que já tinha aberto e bla bla bla! :eek:
Este episodio estragou a minha estadia em havana, mas engraçado fui á Tunísia este ano e abordaram-me da mesma forma dizendo que era um cozinheiro do meu hotel, mas desta vez segui sempre disse que não estava e interessada em nada nem dei muita conversa, naquele momento revivi tudo que tinha passado em havana.
Na Tunísia a burla consiste em levar-te a umas lojas que dizem eles ser mais barato e no fim pedem-te o dinheiro por te ter levado lá! Isto depois soube porque aconteceu com pessoal do meu hotel, os gajos falam de uma forma agressiva para intimidar! :angry:
Mas em havana a burla é mais organizado enquanto na Tunísia é apenas um individuo em havana trabalham em grupo!
É bem verdade onde há turistas há burlas ,temos que estar muito atentos!
 

masero78

Membro
O pessoal de havana já tem o doutoramento em burla, é que nem te dão tempo de pensar...o primeiro que me abordou sacou os nomes e até me disse que tinha um grande amigo em Mem Martins, quem é que em Cuba vai conhecer Mem Martins!!!! Parece ser fidedigno pensei eu, tudo na boa, deu-nos uns conselhos e foi-se embora. Nesse dia íamos ter uma reunião no hotel, estávamos cá fora quando nos apareceu um sujeito que se apresentou como sendo a pessoa com quem íamos ter a reunião, disse os nossos nomes e que só estava à nossa espera para nos mostrar a verdadeira Cuba. Fomos atrás dele mas achei bastante estranho porque ia num passo muito acelerado e evitava as ruas principais. Abordei-o e disse que iamos voltar para trás, rapidamente se despediu de nós, ainda tentou q fossemos levantar dinheiro argumentado que os bancos fechavam às 11h. Esquemas muito elaborados, mais tarde viemos a saber que algum pessoal que estava no nosso hotel tinha mesmo caído nos esquemas. Na minha opinião os cubanos têm muita simpatia para dar mas sempre a troco de algo, pelo menos essa foi a minha experiência
 
Boa Tarde,
Nunca na minha vida pensei que em cuba houvesse tantas burlas, a sério que não! :eek:
Eu quando conheci os burlões também fui por umas ruas labirínticas! Em relação aos cubanos tenho que concordar ctg,também foi a sensação que fiquei, alguns são genuínos mas grande parte sempre com segundas intenções!
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Burlas existem em todo o lado , alias Portugal é dos Países que conheço onde se "inventam" mais burlas , pois são na sua maioria "legais" : Estou a falar das chamadas empresas MMN ou marketing multi nível que não são nada mais nada menos que esquemas ponzi ou de piramide.

Quanto a Cuba , é o exemplo do Comunismo, um País dois sistemas , uns poucos de Cuc equivale a um salario . e todos se tentam safar.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Concordo com o Rui, burlas existem em todo o lado e por norma os turistas são alvos muito apeteciveis.
Em Cuba talvez por ser um pais comunista, é um regime em que as pessoas têm que ser mais astutas para sobreviver, ou por a grande maioria ter um grau de instrução mais elevado, os esquemas são mais elaborados.
Mas em Cuba ou em qualquer local do mundo, não podemos ser ingénuos, basicamente e como diz o povo "temos que ter a pestana aberta".
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Rui Araujo disse:
Quanto a Cuba , é o exemplo do Comunismo, um País dois sistemas , uns poucos de Cuc equivale a um salario . e todos se tentam safar.
Não percebi o que é que os CUC e os CUP têm a ver com o Comunismo, até porque em Cuba há, no máximo, um sistema Socialista !
Atenção ao que se diz...

O CUC foi criado para os turistas usarem, em vez do dólar, dado que depois teriam de pagar divisa.
 
Agora sempre que viajo ando com o pé atrás! Porque quando vamos com guia esta tudo controlado sem guia somos um alvo fácil!
É por isso que adoro este portal, além de me fazer sonhar , trocamos sempre experiencias!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Acho que temos de ter sempre em mente que ninguém dá nada a ninguém, e quando a esmola é muita até o cego desconfia!

Os turistas são de facto alvos fáceis, sobretudo naquele tipo de coisas mais comuns que usamos com frequência, por exemplo os táxis.

Em relação a outro tipo de burlas ou tentativas de esturquir dinheiro convém irmos minimamente preparados lendo antecipadamente sobre o local, até porque hoje em dia há muita informação disponível.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
O programa de tv Scam City retrata a realidade em muitas cidades.
Nuno, tal e qual ! Há que fazer uma pesquisa pelo google antes de partir para certos destinos.
Mas é graças a partilhas como esta que encontramos informação, portanto o meu obrigado !
 
Top