Novidades

[Report] Riviera Maya - Riu Tequila Setembro de 2014

ploferreira

Administrador
Staff
Boas,

Ora vamos ter (mais) um report sobre o Riu Tequila :)

A viagem foi marcada após consultar a malta do Portal das Viagens que me ajudou a escolher o hotel de entre as alternativas propostas pela agência (Best Travel), mais uma vez obrigado a todos os que ajudaram, foi sem dúvida uma excelente opção.

A partida foi no dia 5 de Setembro via Madrid, marcamos os voos Porto-Madrid e regresso pela Ryanair e correu tudo bem, chegamos a Madrid pelas 8:30, cerca de 30 minutos de espera pelas malas de porão e às 9:15 estávamos prontos para fazer o check-in

Seguimos para o balcão da Air Europa que estava vazio aquela hora e tratamos logo do check-in garantindo bons lugares para o voo, o único problema é que tínhamos agora mais de 5 horas até ao embarque.

Para a próxima viagem por Madrid em que tenha tanto tempo de ligação acho que vou dar um saltinho ao centro de metro, uma vez que esperar 5 horas no aeroporto é bastante chato.

À hora indicada começou o check-in, algo atabalhoado muito devido aos passageiros, na sua grande maioria nuestros Hermanos para quem o conceito de embarque por filas pareceu completamente desconhecido e difícil de assimilar...

Na hora prevista descolamos rumo ao México, nota muito positiva para a Air Europa, quer no cumprimento de Horários, serviço a bordo bastante completo e tripulação bastante simpática. Único ponto negativo a assinalar, o avião não dispõem de entretenimento a bordo, apenas alguns ecrãs que passam filmes e o auscultadores são vendidos por 3€ por isso é melhor levarem os vossos auscultadores.

Durante o voo são distribuídos os documentos para entrada no México que deverão preencher na totalidade, sendo um por pessoa para a emigração e outro por família para passar no controle de bagagens

O controlo de passaportes foi rápido e após o controle da bagagem seguimos para o parque onde nos aguardava o representante da Pullmantur.

Cerca de 50 minutos de autocarro e chegamos finalmente ao nosso destino o Riu Tequila






O Checkin foi muito rápido, colocaram-nos a pulseira à chegada, preenchemos uns documentos e em 15 minutos estava-mos no nosso quarto.

Uma semana antes tinha enviado um e-mail a solicitar um quarto perto da recepção e num piso superior, creio que não o tiveram em consideração uma vez que não obtive resposta, no entanto o quarto que me atribuíram não estava mal localizado, relativamente perto da recepção e da Piscina, pelo que optamos por não solicitar a troca.




Em relação ao quarto não tenho muito a acrescentar ao que já nos habituaram nos reports sobre este hotel, o quarto é bastante espaçoso, com duas camas juntas formando uma mega-cama televisão e um roupeiro enorme.

A decoração à moda das caraibas podia ser melhorzinha mas não incomoda. Temos cofre gratuito e ferro de engomar, (por norma levo sempre o meu ferro de viagem se sabia tinha poupado esse espaço na baggem)

Em termos de corrente eléctrica, já ouvi vários relatos em que indicam que os quartos do tequila têm adaptador para a tomada europeia, no nosso caso não tinha, fomos questionar na recepção e indicaram que não era suposto terem o adaptador.

O Problema é resolvido facilmente, na loja do hotel vendem adaptadores por cerca de 3€, nas lojas a 200 metros do hotel são ainda mais baratos. Sugiro que levem uma ficha tripla de Portugal assim com um único adaptador ficam com 3 tomadas europeias.

O mais importante de tudo para mim, a nível de limpeza era impecável, todos os dias nos trocavam as toalhas apesar de nem sempre as deixarmos no chão para trocar e o quarto erra arrumado de forma irrepreensível. Volta e meia faziam bonecos com as toalhas em cima da cama.

No mini bar tínhamos vários refrigerantes (Pepsi, 7up) , água com gás, cerveja e 4 garrafas de bebidas (Rum, Tequila, Vodka e Gin) para alem de muitas garrafas de agua mineral. Todas estas bebidas eram repostas dia sim dia não.




A nível de restaurantes a assinalar a óptima qualidade do Restaurante buffet, o pequeno almoço oferecia muita variedade, mesmo no ultimo dia ainda ainda deu para descobrir alguma coisa que nos tivesse escapado durante a semana.

O Jantar aqui era também muito variado e tudo muito bem confeccionado, os empregados eram sempre muito simpáticos, gostei também do facto deste restaurante oferecer lugares na esplanada quer ao pequeno almoço ou ao jantar.

Experimentamos também os três restaurantes temáticos, Mexiano, Asiatico e Steak House. As marcações são efectuadas no próprio dia (à entrada do pequeno almoço) e se forem cedo (íamos sempre por volta das 8:00-8:30) não têm grandes dificuldades em conseguir marcação, o Steak house era o mais concorrido dos três)

O primeiro que experimentamos foi o Mexicano e desiludiu-nos um pouco, não sendo mau, a verdade é que esperava bem mais, este restaurante fica junto à praia (ao lado do Riu Yucatan)

Do asiático destaco o Sushi que era bastante bom, os pratos quentes já não gostei tanto. O melhor dos três para mim foi a Steak house (que funciona no restaurante da piscina)

Ao almoço tínhamos a opção do restaurante da Praia ou da Piscina, embora semelhantes confesso que gostei mais do bar da piscina que apresentava maior variedade.

De referir ainda o Sports Bar que funciona 24 horas e onde são disponibilizadas sandes, frutas e bolos, hamburgers e cachorros quentes bastante útil para os dias em que tivemos de sair muito cedo para as excursões.

Em termos de animação, assisti apenas a dois espectaculos, no entanto pelo que vi são de boa qualidade embora reconheça que não faz muito o meu género de animação.

A piscina ou melhor as piscinas, na verdade são duas com o restaurante e bar da piscina no centro têm uma boa dimensão embora não seja muito funda. Existem muitas esperguiçadeiras disponíveis, no entanto acabamos por preferir passar a maior parte do tempo na praia, já la vamos :)








Por todo o resort temos a simpatica companhia de varios bichinhos que não devemos alimentar, embora haja sempre alguém que infrinja as regras. Onde houver comida lá estão eles e por norma depois de vermos um, seguem-se mais dez ou vinte.

Cuidado com as bebidas na piscina que estes safados derrubaram-me uma caipirinha e beberam o que conseguiram :)

Vimos também uma iguana.











 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
A praia, esta é uma questão que se fala muito no Tequila pois este hotel não fica na primeira linha da praia, bem resolvi medir o trajecto e são exactamente 567 metros, faziamos bem o trajecto em 5 - 10 minutos e depois do pequeno almoço ate era bom andar um pouco :)


O acesso faz-se por um corredor com sombra entre o Riu Palace e o Yucatan, existe um pequeno carro que faz o trajecto levando 7 pessoas de cada vez, na maior parte das vezes acabamos por ir a pé e o esforço é mínimo





A praia é muito boa, areia branca e o mar azul, apanhamos dois dias um pouco cinzentos e com um ou outro aguaceiro mais esporádico, mas sempre com muito calor.

Existem muitas esperguiçadeiras disponíveis e um funcionário que vai trazendo bebidas junto às mesmas, podemos também utilizar o bar e piscinas do Riu Yucatan junto à praia.

No centro de desportos aquáticos há várias propostas e emprestam o material de snorkel sem custos, vale a pena pois mesmo junto à praia conseguimos ver muitos peixes.















Se caminharmos para o lado direito, na direcção do Riu Yucatan a praia vai ficando cada vez mais deserta, aqui podemos ver vários ninhos de tartarugas.










Acho que as imagens falam por si, a praia é de facto magnifica e foi aqui que passamos a maior parte do tempo, quem precisa de uma piscina com esta praia espectacular? :)

Playa Del Carmen

O acesso até à playa del Carmen é simples, desde o hotel é só seguir a avenida, são cerca de 2km até ao inicio da 5ª avenida, faz-se muito bem a pé e é bastante seguro.

Na quinta avenida existem muitas lojas, restaurantes e bares









Viemos à playa del carmen duas vezes, uma de tarde e a segunda à noite em que percorremos 5ª avenida quase toda, atenção que é enorme!

recomendo a visita à noite pois é bem mais animada, da segunda vez ao contrario da primeira em que fomos e viemos a pé, optamos por voltar de Taxi foram cerca de 90 pesos.

Atenção que aqui por norma estão uns rapazes pela avenida a propor o taxi e são eles que fazem o preço, mas quando chegam ao taxi não dizem nada. Para evitar surpresas confirmei com o motorista o valor que o colega tinha adiantado e correu tudo bem, mas mais vale prevenir ;)
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
COBA - CENOTE CHOO HA - TULUM - AKUMAL

Realizamos a primeira visita com o Sr. José Espinoza e uns camaradas que conhecemos aqui no Portal :)

Creio que o José dispensa apresentações neste portal, no entanto vou mais uma vez referir que ele é espectacular, à hora marcada recolheu-nos no hotel e foi desde logo muito simpático, colocou-nos completamente à vontade, a sensação que tive é que não estava com um guia mas com um amigo que com muita paciencia me ia mostrando o que o México tem para descobrir.

Para além da simpatia nota-se que é uma pessoa muito culta e bastante conhecedor do País.

Começamos o dia pelas ruínas de Cobá, cidade da civilização Maia construída entre os anos 500 e 900, esta cidade ocupava um território importante e lutava constantemente com a cidade Maia-Tolteca de Chichén-itzá








O principal monumento é a piramide de Nohoch Mul ou o “Castillo”, com 42 metros de altura que ainda podemos escalar, a subida é dura mas a vista lá em cima compensa bastante, ao descer é necessário algum cuidado pois os degraus são pequenos e a pirâmide é bastante inclinada










Ao fina da manhã fomos visitar um cenote, o Choo Ha, confesso que ficamos um pouco desiludidos, talvez por este cenote ser coberto, pela positiva éramos os únicos a visita-lo aquela hora.








De seguida fomos almoçar a um restaurante tradicional e devo dizer que foi uma das melhores refeições no México, as tortilhas eram fantásticas :)

Ao inicio da tarde seguimos para Tulum, aqui o José deu-nos a escolher entre a visita tradicional ou a vista através de um barco com tempo para fazer snorkel de seguida, optamos por esta segunda opção.










Por fim fomos até à praia de Akumal onde é possível ver tartarugas e nadar junto a elas, infelizmente deixei a máquina no carro, mas garanto-vos que a praia é espectacular.

O Sr. Espinoza têm material de Snorkel para emprestar, não conseguimos ver as tartarugas pois só fiz snorkel até à zona onde tinha pé :) mas há um membro aqui do forum que fez uns belos videos com a GOPro das tartarugas

Terminou assim um excelente dia com o Espinoza, no dia seguinte tínhamos a visita Chichén Itzá com mais alguns membros aqui do Portal.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Chichén Itzá - IK Kil - VAlladolid

Segundo dia com o José, desta vez para conhecer Chichén Itzá, desta vez o dia começou bem cedo pois às 6:00 já estávamos a sair do hotel, nestes dois dias valeu-nos o sports bar para tomar o pequeno almoço.


Depois de uma paragem no Riu Playacar e no Grand Bahia Principe para recolher os outros elementos paramos para tomar um café e seguimos para Chichen Itzá, a viagem é de cerca de 270 km mas faz-se muito bem. A boa disposição do Sr. Espinoza ajuda a que a viagem passe muito rápido.

A ideia inicial era visitar Ek-balam, no entanto o Sr. Espinoza alertou-nos em que para visitar Ek balam no mesmo dia não conseguiríamos ver tudo em chichén Itzá (ou então chegavamos às 10:00 da noite ao Hotel) acabamos por decidir em unanimidade que seria preferivel ver Chichén Itzá na totalidade e ver as coisas com calma do que andar a correr para ver também Ek -Balam, terá de ficar para uma próxima visita ao México :)

Chegamos bem cedo a Chichén Itzá



Chichén Itzá dispensa apresentações, considerada uma das novas 7 maravilhas do mundo, a cidade foi abandonada em 670 d.C. e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do nordeste de Yucátan.

Logo à entrada temos o O Templo de Kukulcán, principal estrutura da cidade que demonstra os profundos conhecimentos de matemática, geometria, acústica e astronomia dos Maias.






O templo de Kukulcán tem quatro escadarias, cada uma delas tem 91 degraus, desta forma somam 364, que somadas ao patamar do topo, comum às quatro escadas, dá um total 365 unidades que representam os dias do Haab, Assim, e de acordo com calendários utilizados pelos maias, pode-se deduzir que a pirâmide não somente está dedicada ao deus Kukulcán, mas também observa a conta do tempo dando particular relevância aos seus ciclos.

Ao entardecer dos equinócios da Primavera e do Outono, observa-se na escadaria da pirâmide de Kukulcán uma projeção solar serpentina, consistente em sete triângulos isósceles de luz invertidos, como resultado da sombra que projetam as nove plataformas desse edifício durante o por do sol. Em Chichén Itzá o fenômeno vê-se em todo o seu esplendor e a imagem da serpente de triângulos de luz e sombra é projetada; com o passar do tempo, parece descer do templo uma serpente e o último reduto de luz projeta-se na cabeça da serpente emplumada que se encontra na base da escadaria. Este fenômeno ocorre em Março e Setembro, e pode ser observado aproximadamente durante um período de cinco dias nas datas mais próximas aos equinócios,

Existe também um efeito acústico, ao bater palmas em frente à escadaria é devolvido um barulho semelhante ao canto de um pássaro.















Aqui podemos visitar uma casa tipica maia onde impera o minimalismo







Uma das muitas representações de Chac, deus da Chuva



o edifício El Caracol, do ano 908 era usado para observar o ceu, este observatório encontra-se alinhado com as movimentações de Vénus, planeta muito importante para os Mais, uma vez que era considerado o gemeo do Sol e um deus da Guerra. Os Lideres Maias usavam a movimentação de Vénus para planear as suas batalhas.








Isto é só uma amostra de Chichén Itzá, sem dúvida que não devem perder este local com muita história, não se assustem pela distancia, a viagem faz-se muito bem e com a companhia do sr. Espinoza não custa nada :)

Já perto da hora do almoço seguimos para o cenote IK Kil e almoçar no restaurante que fica junto ao cenote. Este cenote é bem mais bonito do que o que visitamos no dia anterior e é aberto.

 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Depois do almoço iniciamos a viagem de regresso, pelo caminho paramos em Valladolid, cidade colonial cujo nome se deve à cidade espanhola homónima, à data a capital de Espanha.

Esta paragem valeu pelos gelados tradicionais que o Sr. Espinoza nos ofereceu, o de coco era divinal :)




Chegamos ao Hotel já depois das 18:00, foi um dia longo mas muito bem passado, se forem ao México não deixem de fazer uma excursão com o José Espinoza não se vão arrepender de certeza.

O 3 dias até ao regresso que foram passados da melhor forma entre a excelente praia e a piscina do Hotel.

Infelizmente o tempo voou e o dia da despedida chego muito rápido.

No último dia a recolha foi agendada para as 16:00, no entanto tivemos de efetuar o check out até às 12:00.

Ao fazer o check out as pulseiras são cortadas, no entanto dão-nos um passe de saída que permite usar todos os serviços até a hora de saída.

Na casa de banho do Lobby existem chuveiros e toalhas para quem queira gozar a praia até ao último momento.

E terminaram assim as férias, devo dizer que o México me surpreendeu bastante, não sendo a minha primeira opção para destino de férias deste ano, acabou por superar todas as expectativas e deixou-me a vontade de regressar.

As pessoas são das mais simpáticas que já conheci por onde passei, as praias são excelentes e a oferta a nível cultural, actividades aquaticas, etc. é imensa.

O Hotel está aprovadissimo, a quem estiver na mesma situação em que já estive, na dúvida de marcar ou não para o Ru Tequila só posso dizer, marquem sem receios que não se vão arrepender.

Qualquer dúvida disponham e boas viagens :)

 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá ploferreira!

Parabéns pelas fotos e pelo report, está fantástico e muito completo. ;)
Obrigada pela partilha. Sempre a enriqueceres o portal com reports das tuas viagens e a contribuir com informações para auxiliar outros membros. :)

Cumprimentos
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá ploferreira,

É com saudade que revejo alguns locais onde passaste...
O meu regresso à Riviera Maya tem sido adiado estes últimos anos, ora por uma razão ora por outra...

Mas vou voltar, deixei lá uma costela :D


Obrigado por esta fantástica partilha ;)
 
Parabéns belo report!!! Belas fotos!!!
Que saudades do México!!
Voltava já no próximo ano!! Mas temos tanto para conhecer ainda... mas um dia volto ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Será que podemos banir o ploferreira? Isto é crime para qualquer pessoa :p

Que fotos, que imagens :D Fantástico mesmo! No próximo ano tudo farei para que seja o meu destino e no mesmo hotel, pois acho que qualidade/preço é o que mais se destaca.

As imagens dizem tudo... aquela praia, santa mãe!!! :D

Obrigado e boas viagens :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha e parabéns pelo report, vejo com saudades essas fotos de locais que me são bastante familiares.
Certamente um dia voltarei.
 

Xoiah

Membro Novo
Muito bom report!!


Está nos meus planos para o próximo ano visitar este sítio magnífico, intemporal...

O report está 5*, parabéns!! :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado a todo, noto que é comum a todas as pessoas que visitam o México a vontade de regressar :)


Ricardo_7 disse:
Olá,

Será que podemos banir o ploferreira? Isto é crime para qualquer pessoa :p

Que fotos, que imagens :D Fantástico mesmo! No próximo ano tudo farei para que seja o meu destino e no mesmo hotel, pois acho que qualidade/preço é o que mais se destaca.

As imagens dizem tudo... aquela praia, santa mãe!!! :D

Obrigado e boas viagens :)
Boa opção, não te vais arrepender de certeza e vais ter umas férias inesquecíveis :)
 

Pena

Membro Ativo
Muito bom!
Eu fiz a mesma volta que tu (até os mesmos cenotes) só acrescentando Ek Balan.

As Viagens con o Jose Espinosa continuam pelos vistos a ser 5*****.

Parabens pelo report.
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
PloFerreira , muito bom report , gostei bastante das descrição dos locais, das fotos e ... que saudades!

Eu já fui três vezes ao México e voltava la sem hesitar novamente.

O Riu Tequila ira ser renovado em breve para um ar mais moderno, logo vai deixar de ter aquele ar "Mexicano".

Notei que existiram falhas imperdoáveis na visita, não sei se foi consigo que dei uma opinião mas não vi ou li nada sobre usar os bares do yucatan a noite e beber uns cocktails frente ao mar virado para Cozumel e um mergulho no Caribe as 02h. Ah e a Coco Bongo :no:


Ps. quanto a visitas rápidas , a segunda vez que fui a chichen itza fui com uns atrasos de vida que não sabem o que é um relógio e quando chegamos lá faltavam 45 minutos para fechar, logo é possível ver tudo, ou quase em 60m.
 
Top