Novidades

[Report] 4 dias no Douro Vinhateiro

SLPereira

Membro Ativo
Este verão fui para “fora cá dentro” passei as minha férias em Góis, a minha segunda terra e da qual já fiz aqui um report (https://www.portaldasviagens.com/topic/17036-report-g%C3%B3is/), mas tirei 4 dias e fui visitar o Douro Vinhateiro.

Fiquei alojada em Folgosa, no Hotel Folgosa Douro (63€ por noite), um hotel muito limpo, bem cuidado, com pessoal muito atencioso. http://www.booking.com/hotel/pt/folgosa-douro.pt-pt.html
http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g2253901-d1231840-Reviews-Hotel_Folgosa_Douro-Folgosa_Porto_District_Northern_Portugal.html








Dia 1

De Góis partimos em direção à histórica cidade de Lamego, cuja fundação se atribui aos Celtas e se orgulha de ter recebido as cortes, que em 1143, reconheceram D. Afonso Henriques como primeiro Rei de Portugal.

Chegámos à cidade por volta da hora de almoço e depois de uma visita rápida ao posto de turismo para pedirmos um mapa e informações fomos almoçar ao restaurante Sécristia, o qual recomendo vivamente. Depois de bem comidos e bebidos fomos visitar a cidade.


Na cidade, visitámos a Sé Catedral, o castelo e subimos os 686 degraus da escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios para lá do alto apreciar a magnifica vista, depois tivemos de descer tudo outra vez, o que vale é que a descer “todos os santos ajudam!”









De Lamego partimos direção a Folgosa, que sendo perto, demorou bastante tempo a chegar, uma porque o GPS mandou-nos ir por Armamar, outra porque apanhámos uma procissão e tivemos que esperar que a GNR abrisse de novo o trânsito.

Chegados a Folgosa foi só tempo de fazer o check in, refrescar e ir jantar. O jantar foi mesmo no restaurante do hotel, a comida é boa, o preço nem por isso. :(
 
Última edição por um moderador:

SLPereira

Membro Ativo
Dia 2

Após o pequeno-almoço no hotel, partimos em direção ao Pinhão. A bonita vila de Pinhão fica situada na margem direita do rio Douro, no coração do Alto Douro Vinhateiro onde estão localizadas muitas das principais quintas produtoras de vinho do Porto.






Assim que chegámos dirigimo-nos ao cais e fizemos um mini cruzeiro (1h) num barco rabelo pelo Douro. O passeio de barco ficou por 10€ por pessoa e fizemos a marcação no hotel.








 
Última edição por um moderador:

SLPereira

Membro Ativo
Depois do cruzeiro estava na hora do almoço e comemos numa das muitas esplanadas que existem à beira rio.


De seguida fomos até à Estação Ferroviária, construída durante o século XIX muito conhecida pelos seus azulejos representativos da produção do vinho do Porto, desde as vindimas, o pisar das uvas até ao transporte do vinho em barcos rabelo rio abaixo até às caves em Vila Nova de Gaia. Aí apanhámos o comboio até ao Pocinho, pena que não tenha sido no comboio histórico, mas esse só circula ao fim de semana. A paisagem é fabulosa!!!! :) No Pocinho tivemos apenas tempo para uma bebida fresquinha e depois foi tempo de regressar ao Pinhão.




Com isto tudo chegou a hora do jantar, fomos até ao Peso da Régua petiscar no Tapas & Companhia Jerinha Lounge Café (na rua atrás do Museu do Douro) e posso dizer que a comida lá é deliciosa! Comi a melhor alheira em molho agridoce da minha vida! Já para não falar do polvo e dos camarões! Tudo ótimo! Gostámos tanto que voltamos no dia a seguir.

Após o jantar regressámos ao hotel que o corpo já pedia descanso.

Dia 3

O dia foi dedicado a visitar museus e palácios.
Depois do pequeno-almoço fomos visitar o Museu do Douro, no Peso da Régua, local por excelência de acolhimento e representação da memória, cultura e identidade da região vinhateira.








 
Última edição por um moderador:

SLPereira

Membro Ativo
Após a visita almoçámos no museu, numa esplanada com vista para o rio.





Na parte da tarde fomos até Vila Real, demos uma voltinha pela cidade, visitámos a Sé e depois fomos até ao local onde cidade nasceu, aí encontra-se o museu de arqueologia, pequenino, mas como a entrada é gratuita não podemos reclamar, né?





O melhor ficou para o fim, fomos até à localidade de Mateus, a 3km de Vila Real, para visitar o Palácio Mateus, comprámos a visita guiada ao interior da casa, capela e jardins (não me lembro do preço do bilhete), enquanto esperávamos pelo guia visitámos também a adega. O palácio e os jardins são muito bonitos e está tudo muito bem cuidado.








Hora de regressar ao Peso da Régua para o jantar no Jerinha, como já tinha dito atrás. E saiu mais uma alheira!
 
Última edição por um moderador:

SLPereira

Membro Ativo
Dia 4

Depois do pequeno-almoço e do check out feito estava na hora de regressar a Góis, mas como não tínhamos pressa de chegar, fomos parando pelo caminho.

De Folgosa partimos em direção a Ucanha, fomos visitar as famosas Caves da Murganheira, produtor de vinhos e espumantes DOC, da Região Demarcada Távora-Varosa, onde os espumantes repousam em caves escavadas no granito azul. Mostra e venda vinhos e espumantes. Tínhamos perdido a ultima visita guiada da manhã, mas como estávamos só de passagem, a menina foi simpática e fez-nos uma visita guiada privada. E no fim, claro está, fizemos uma prova de espumantes.




Sernancelhe foi a próxima paragem do percurso. Os frondosos castanheiros que se veem da estrada deixam adivinhar a importância da castanha nesta zona. Visitámos a românica Igreja Matriz do século XII, o mais significativo monumento da vila, o bonito Pelourinho de 1554 e o que resta do Castelo de origens bem antigas e reconstruído pela Ordem de Malta.







E de Sernancelhe partimos Góis.

Foram 4 dias de paisagens maravilhosas, boa comida e boa bebida. O nosso Portugal tem mesmo recantos magníficos! :D
 
Última edição por um moderador:

Tiquiss

Membro Conhecido
Olá, obrigado pela partilha.

Fiz esse passeio há poucos meses, tendo acabado em Aguiar da Beira (Sernacelhe fica bastante próximo ;) ).

Excelentes fotos e descrições!
 

Maria Artur

Membro Conhecido
O "nosso" Norte tem paisagens lindíssimas, tenho o privilégio de passear imensas vezes pela zona do Peso da Régua, Pinhão, Lamego, cada uma com o seu encanto natural.

Colocou fotografia das lindíssimas escarpas que Vila Real tem (sou suspeita).

Ainda bem que gostou, um passeio muito bonito.
 

SLPereira

Membro Ativo
O "nosso" Norte tem paisagens lindíssimas, tenho o privilégio de passear imensas vezes pela zona do Peso da Régua, Pinhão, Lamego, cada uma com o seu encanto natural.

Colocou fotografia das lindíssimas escarpas que Vila Real tem (sou suspeita).

Ainda bem que gostou, um passeio muito bonito.
Gostei muito!
Foram 4 dias muito bem passados.

Portugal tem lugares maravilhosos!
Obrigada pela partilha :)
Tem mesmo!!!! :D
Obrigada.

Obrigada! :)
 

Zahir

Membro Conhecido
Obrigado pelo report.

Realmente o nosso Norte é magnífico, aliás como todo o nosso Portugal.

Ou é de mim ou vi por ai um almoço de francezinha em Lamego?? Isso é do meu Puerto carago!!!!
:cheers:
Zahir
 

NJBC

Membro Ativo
O Douro é muito bonito, este ano passei lá vários dias em casa de colegas. Vi as festas de Lamego. Fiz uma corrida pelo Douro e Marão. Paisagens fantásticas.

Obrigado pela partilha destes locais bonitos.
 

Jorge Esteves

Membro Ativo
SLPereira disse:
Dia 4

Depois do pequeno-almoço e do check out feito estava na hora de regressar a Góis, mas como não tínhamos pressa de chegar, fomos parando pelo caminho.

De Folgosa partimos em direção a Ucanha, fomos visitar as famosas Caves da Murganheira, produtor de vinhos e espumantes DOC, da Região Demarcada Távora-Varosa, onde os espumantes repousam em caves escavadas no granito azul. Mostra e venda vinhos e espumantes. Tínhamos perdido a ultima visita guiada da manhã, mas como estávamos só de passagem, a menina foi simpática e fez-nos uma visita guiada privada. E no fim, claro está, fizemos uma prova de espumantes.




Sernancelhe foi a próxima paragem do percurso. Os frondosos castanheiros que se veem da estrada deixam adivinhar a importância da castanha nesta zona. Visitámos a românica Igreja Matriz do século XII, o mais significativo monumento da vila, o bonito Pelourinho de 1554 e o que resta do Castelo de origens bem antigas e reconstruído pela Ordem de Malta.







E de Sernancelhe partimos Góis.

Foram 4 dias de paisagens maravilhosas, boa comida e boa bebida. O nosso Portugal tem mesmo recantos magníficos! :D
Excelente report, obrigado...metade da minha familia é de Lamego e quendo vamos acabamos por ir sempre aos mesmos sitios e alguns dos locais que relatas acabam por passar ao lado, este report será o incentivo para os visitar
 
Última edição por um moderador:

SLPereira

Membro Ativo
O Douro é muito bonito, este ano passei lá vários dias em casa de colegas. Vi as festas de Lamego. Fiz uma corrida pelo Douro e Marão. Paisagens fantásticas.

Obrigado pela partilha destes locais bonitos.
Obrigada! :)

Excelente report, obrigado...metade da minha familia é de Lamego e quendo vamos acabamos por ir sempre aos mesmos sitios e alguns dos locais que relatas acabam por passar ao lado, este report será o incentivo para os visitar
:D
 
Top