Novidades

Transportes em Havana

Boas,
Somos um grupo de 6 pessoas e vamos estar 4 dias em Havana para conhecer a cidade e depois vamos para Varadero.
Como são os transportes públicos em Havana?
Há autocarros da zona da 5a Avenida para o centro ou teremos que ir de taxi?
Obrigado
 

enfjmdh

Membro Novo
Havana é uma cidade muito prática, quando chegarem logo vão perceber que a vida daquela gente é sobreviver e pouco mais. Segura, Tranquila, transportes é o que mais há, muita oferta d etransportes, mas não são os táxis convencionais que estamos habituados com ar condicionado, xpto. Esqueçam isso é coisa muito rar em Cuba. Desfrutem de um país incrivelmente diferente daquilo que estão habituados a ver?!
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
enfjmdh, não vi em Cuba pessoas a "tentar sobreviver", vejo mais por cá !
Aliás, é usual ver imensos cubanos a comer gelados e a deslocarem-se de táxi.
Penso que foste irónico em relação aos transportes, porque são poucos. Metro não há, autocarros há poucos...há os tuc e os táxis.
 

enfjmdh

Membro Novo
Eu respeito a tua opinião antes de mais óbviamente. O que referi mantenho, na zona história envolvente ao hotel onde estive o mesmo aconteceu em Varadero desde que pusesse o pé na rua no espaço de 1 hora, tinha 20 ofertas de taxi (taxis uns mais convencionais que outros, ok mas é a realidade de Cuba agora não falta oferta e barata para os padrões europeus). Metro em Cuba ??? quem sai de Portugal com a expectativa de encontrar Metro em Havana isso é grande fantasia, só se a pessoa ler muito pouco sobre o destino e planear muito mal a viagem.

Comer gelados é sinal de prosperidade ou bem estar social ??, em Cuba a realidade sócio económica do povo em geral está bem patente na rua e é esclarecedora, muita miséria, mas claro que as pessoas convivem muito bem com isso e são MUITO FELIZES APESAR DE TUDO, queria notar esse facto. A vida das pessoas em Cuba é muito previsível, não esperam nada do futuro, não há esperança de coisa nenhuma, viver o dia-a-dia, e comer uns geladinhos :).
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Comer gelados é um sinal que têm para comprá-lo, enquanto cá muitas vezes não há para comprar alimentos que fazem parte da alimentação básica. Quanto aos táxis, é mais um sinal de que têm para pagá-lo.

Para mim miséria é passar fome, ficar doente e não ter dinheiro para ir ao médico. Afinal, doente e sem comida, como por cá há, não é miséria ?
Estes são os primeiros elementos para que sobrevivamos, os mais básicos.
Depois vem a habitação, o conseguir aprender, emancipar-se, ganhar conhecimentos.

Em relação à esperança, por cá eu conheço bem, vemos o futuro cada vez mais escuro, desemprego, salários cada vez mais baixos, direitos ? que é isso ? Por lá, pode não haver esperança em termos materiais, mas sabem que podem contar com o básico e esse está assegurado, para pais, filhos e netos.

Em Cuba há pouco(o porquê é outra história), mas o que há, é para todos.
Ali ao lado temos o Haiti, Jamaica, etc e podemos fazer o exercício de comparação entre esses países e Cuba, esses sim, podem ser objecto de comparação porque antes encontravam-se na mesma situação.
 
Então foi assim:

Autocarros públicos esqueçam. Andam sempre apinhados de gente.

Há bus turístico que é bom porque podemos subir e descer todo o dia com um só bilhete e passa nos pontos principais. Não me recordo do preço mas compensava. A desvantagem é que acabava logo às 19h.

Tanto nos carros clássicos como nos táxis normais há hipótese de regatear o preço. Dessa zona da 5a Avenida para o centro acho que foram 12cuc por 6 pessoas.

Coco taxi andámos em Varadero e foi muito fixe. São mais baratos mas só levam 2 pessoas. Como éramos 6 fomos em 3 a fazer corridas :)

Nota: Apaguem lá a palha e deixem a informação referente aos transportes.

Obrigado
 

Torgut

Membro Novo
RicardoAraújo disse:
Então foi assim:

Autocarros públicos esqueçam. Andam sempre apinhados de gente.
Não entendi. São autocarros, é suposto estarem cheios de gente. Eles estão lá dentro, por isso não deve haver problemas em os usar, senão os locais também os evitavam.
 
Torgut disse:
Não entendi. São autocarros, é suposto estarem cheios de gente. Eles estão lá dentro, por isso não deve haver problemas em os usar, senão os locais também os evitavam.
Eles usam porque não têm alternativa.
Problemas a sério não há. Ninguém te faz mal e eles não explodem. Como são muito velhos vês é muitos avariados...
O único problema é não terem ar condicionado, serem em chapa, estar bué calor, e ires espalmado entre duas gordas :)
 
Top