Novidades

[Report] Madeira e Porto Santo

carla08

Membro Conhecido
Madeira/Porto Santo Julho 2014

8 dias – 7 noites (4 no Funchal e 3 em Porto Santo)
Voos Lx-Funchal Easyjet
Voos Fch-Porto Santo Aero vip
Hotel no Funchal – Dorisol Florasol
Hotel no Porto Santo – Aparthotel Luamar
Rent-a-car (Funchal) – Rodavante

Após alguma indecisão no destino de férias deste ano, decidimos finalmente visitar a ilha da Madeira e relaxar uns dias no Porto Santo. Foi o baptismo de voo da filhota de 2 anos, e, apesar de estar no auge dos “terrible two”, a viagem correu muito bem. Foi a primeira vez que viajamos pela Easyjet e só tenho a dizer bem; a destacar a pontualidade e profissionalismo da tripulação. Tivemos embarque prioritário por causa do bebé (até aos 5 anos), e a viagem correu bem, foi tranquila e fez-se num instantinho.

No Funchal, optámos pelo Aparthotel Dorisol Florasol. Além de bem localizado, estava com um excelente preço. (187€ 4 noites num estúdio vista mar) Pelas fotos e reviews pareceu-nos bem e resolvemos arriscar. Apesar de ser um 3* a necessitar de algumas remodelações, (principalmente nos quartos) superou bastantes as nossas expectativas.
O estúdio era espaçoso e a varanda tinha uma vista fantástica (ficamos no 6ºandar). A Kitchenette tinha algumas falhas a nível de equipamento, mas serviu bem para o que usufruímos dela. A cama era de casal, e o berço era uma cama de viagem (comum na maioria dos hotéis) e não pagamos nenhum extra pela criança.

O wc era modesto, mas funcional, não tivemos problemas com a temperatura da água e apanhamos sempre água quente. Como já tinha lido num review que não disponibilizavam os típicos produtos de higiene foi prevenida e ainda bem, só havia mesmo sabonete.

O parque de estacionamento era demasiado pequeno (apesar disso e felizmente quando não tínhamos lugar conseguimos sempre estacionar perto, numa rua acima) e o acesso do mesmo ao hotel era feito por um pequeno portão sem qualquer vigilância (penso que este foi o ponto mais negativo)
Fomos apenas em regime de alojamento (por falha nossa no acto de reserva pois queríamos ir c pa). O restaurante do hotel é o MesaLusa, não chegamos a fazer lá nenhuma refeição, mas tinha muito bom aspecto.

O wi fi disponível apenas nos espaços comuns.

No terraço (que ficava no quarto andar) havia um pequeno parque infantil (pequeno mesmo ;)) piscina exterior (1 para adultos e outra para crianças) e era onde também se localizava o restaurante.
No geral ficamos bastante satisfeitos, na recepção foram sempre simpáticos e atenciosos, a limpeza dos quartos sempre ok, e a localização excelente. Para quem tem um orçamento limitado é certamente uma excelente opção!
Ficamos com saudades e cada vez que nos recordarmos destas férias, certamente nos lembraremos das noites amenas passadas à conversa na varanda deste hotel, com uma vista fantástica sobre o mar.

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_PANO_20140718_082252_zpsa20ee1bf.jpg



ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_hotel_zpsb4fc99ee.jpg


ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_dorisol_zpsa04d4ae3.jpg


O primeiro dia foi praticamente passado em viagem, apesar do voo ter saído de Lisboa as 14h, já só chegamos ao hotel ao final do dia. Foi arrumar as coisas e jantar: Por referência de familiares fomos ao Terrace d´Ajuda, que ficava na zona. Apesar da comida ter sido boa (pedimos bife de atum e polvo de escabeche), é o típico restaurante para turista. Não desgostamos, mas não nos encantou. Com a filhota já birrenta fomos directos para o hotel, pois ainda tínhamos o roteiro das visitas por definir.

Funchal (Mercado dos Lavradores) Pico dos Barcelos – Curral das Freiras – Santana
No dia seguinte, e depois de chegarmos a acordo na noite anterior, decidimos reservar a manhã para visitar o Mercado dos lavradores e depois seguíamos para o Curral das freiras e Pico do Areeiro. Almoçávamos na zona e depois à tarde, talvez (dependendo do estado de espirito da pequena ) seguíssemos para a zona de Santana.
Assim fizemos, breve visita ao mercado (o preço dos parquímetros no Funchal são um roubo! Já tinha lido aqui isso mesmo). Adoramos o mercado, e ainda deu para aconchegar o estômago antes do almoço, com a prova de frutas que fizemosJ Não fazíamos ideia da enorme variedade existente. A banana- ananás fez sucesso com a mais pequena e ainda proporcionou um momento de boa disposição entre todos quando a sra lhe ofereceu uma pequeno pedaço e e ela quis foi a banana toda lol .

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_cats_zpsd2e08462.jpg


Seguimos para o Curral das freiras (vale a pena descer até à povoação) e almoçámos em Santo António, na Parada dos Eucaliptos. (dica recolhida aqui no Portal) É um restaurante simples mas a comida estava excepcional. Chegamos cedo, a dona ainda estava a acender o lume J (é tudo feito em forno de lenha) A espetada estava muito boa, assim como o bolo do caco e o milho frito, que estavam simplesmente deliciosos (os melhores de toda a estadia).

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_freiras_zpse6247bdd.jpg


ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_eucaliptos_zpsfc082fac.jpg


Seguimos em direcção a Santana, com paragem no Pico dos Barcelos (vista fantástica sobre o Funchal).
ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_picobarcelos_zps6b331d67.jpg


A filhota acabou por adormecer no caminho até Santana, o que foi perfeito, pois foi a primeira vez que fizemos uma viagem do género com ela e não tínhamos noção de como adaptar as rotinas dela com um dia cheio de visitas, de um lado para o outro, num ambiente completamente diferente.
Em Santana, fizemos a visita às casinhas. Eliminamos a visita ao parque temático, e acabamos por visitar as redondezas, e desfrutar da paisagem J Destaque para o Miradouro do Fortim do Faial, (últimas 3 fotos do conjunto anterior) que tem uma vista magnífica sobre a parte oeste da ilha. Em dias de céu aberto (como foi o caso) dá para avistar o Porto Santo.
Regressamos ao Funchal, onde ainda queríamos desfrutar o resto da tarde na piscina do hotel.

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_santana_zpsb26516ce.jpg


Câmara de Lobos – Estreito da C. Lobos – Cabo Girão – S.Vicente – Porto Moniz
Partimos cedo em direcção à Câmara de Lobos. Seguimos sempre pela estrada regional com destino ao Cabo Girão. (Infelizmente não passamos aqui a horas de almoço para provar a famosa espetada).

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_lobos_zps4b1ada4f.jpg


ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_vistalobos_zps695e27af.jpg


Do Cabo Girão partimos em direcção à Ribeira Brava, onde fizemos apenas uma pequena paragem para fotos. Seguimos para S.Vicente via Encumeada. Aqui foi um dos pontos altos( literalmente ;) ) da viagem. Este é um caminho obrigatório para os amantes da natureza, paisagens fantásticas e que nos dão uma visão completamente diferente da Ilha da Madeira. É uma experiência completamente diferente do que ir pela via expresso. Aconselho!

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_encumeada_zps7ccc9f1f.jpg


Chegados a S.Vicente, paragem para almoço (teria de ser um pequeno snack, já que o destino seguinte eram as piscinas de Porto Moniz). Como não tinha nenhuma referência, acabamos por almoçar no centro, no restaurante Ferro Velho. Provamos pela primeira vez o prego no bolo do caco, que estava bastante bom. A sopa do bebé igualmente, uma sopa de legumes á antiga, com tudo a que se tinha direito eheh
Depois do cafezito bebido noutro local centro da vila, seguimos com destino a Porto Moniz. Pequenas paragens no Seixal e no famoso miradouro do Véu da Noiva.

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_veudanoiva_zps370c5d6a.jpg


Chegados a Porto Moniz, fomos desfrutar das piscinas naturais, uma maravilha!
Preço da entrada e aluguer de chapéu 1,50€ cada.
ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_portomoniz_zpsc0c4067a.jpg


Regresso ao Funchal (via expresso).
Jantar no Restaurante a Bica (junto do mercado dos lavradores). Outra dica que retirei do Portal. Excelente restaurante, sem dúvida que, no geral, foi o melhor de toda a estadia. Fomos muito bem recebidos, o restaurante estava cheio mas o dono lá nos conseguiu arranjar uma mesa. A comida estava fantástica, pedimos um bife de atum (que estava no ponto) e uma espetada de espada e atum igualmente deliciosa. Finalizamos com um pudim de maracujá, que estava também muito bom.


ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_bica_zpscb9eca60.jpg



Funchal - Ponta do Sol – Madalena do Mar – Calheta – Jardim do Mar - Paúl do Mar – Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo – Porto Moniz – Funchal

Partimos do funchal via expresso até á Ribeira Brava, e daqui seguimos então para a Ponta do Sol. Mini paragem para tirar fotos, já que os homens dos parquímetros estão sempre de olho, é impressionante. Daqui seguimos para a Madalena do Mar, e não sei porque tinha na ideia que em Madalena do Mar tinha uma praia de areal, ao estilo calheta J mas não, não tem nada, só pedregulhos. Seguimos para a Calheta, mas como estava ventoso e não achamos a praia nada de especial, fomos embora e paramos na fábrica dos Engenhos. Compramos aguardente e o bolo de mel (confirmo que é mesmo bom), mas apanhamos uma empregada tão mas tão antipática que fomos embora muito pouco impressionados com a Calheta :)

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_calheta_zpscef2e50d.jpg


Próxima paragem: Paúl do Mar. A ideia era almoçar nesta localidade pois tínhamos lido que estava lá decorrer o Festival da Lapa. Mas correu mal, pois pelos vistos era o dia da inauguração e isso era só no final do dia. .Como também não tínhamos referência nenhuma, acabamos por escolher um restaurante ao acaso. O escolhido foi o Mar e Sol, que fica numa avenida (que julgo ser a principal da localidade) mesmo junto do mar. O restaurante não impressionou. Depois de quase uma hora para sermos servidos, lá provamos as lapas e o bodião. A comida estava boa, mas nada de especial.

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_pauldomar_zps966ec3d0.jpg


Seguimos em direcção à Ponta do Pargo, com paragem no miradouro da Fajã da Ovelha.
Depois de muitas curvas e contra-curvas na estrada regional e nos depararmos com uma paisagem bem diferente da que já estávamos habituados, pois esta é uma zona muito menos acidentada (por momentos parecia que estávamos em pleno Alentejo;), chegamos finalmente ao destino. Não defraudou, e valeu a pena a breve visita, é mais um dos belos locais para contemplar a beleza da natureza e a imensidão do mar.

Voltamos à estrada e seguimos para Porto Moniz. Paragem nas piscinas.
De volta ao Funchal, com paragem na Taberna da Poncha na Serra d´Água. Gente simpática, boa poncha and a lot of peanuts :D Ainda trouxemos uma litrosa para levar para casa ;)

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_IMG_0952_zpsa84e767f.jpg


Último dia no Funchal e o balanço foi bastante positivo. Foram uns dias bem passados, adoramos a ilha, as pessoas quase sempre muito simpáticas e hospitaleiras, boa comida e excelentes paisagens. Adoramos as piscinas de porto Moniz, foi a zona que gostamos mais. Não conseguimos visitar tudo (não fomos a Machico, nem à Camacha…) mas apesar disso nestes 3 dias fizemos mais de 500km. Felizmente a pequenota adora andar de carro e estes dias foram uma maravilha para ela e para nós. Foram as férias que estávamos a necessitar: sair da rotina, ver novas pessoas, novos costumes, outros aromas, outras paisagens.

Funchal - Porto Santo
Achamos que não compensava ir de barco. A diferença de preço não era assim tão grande, e entre demorar 20 minutos ou 2h30.. a escolha foi óbvia.
Quem agora opera os voos é a aerovip, uma empresa de Portimão.
Esta era a máquina ;)
ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_IMG_20140722_111546_zps29369fe3.jpg

Cerca de 20 minutos de voo, em pouco tempo estávamos a fazer o check in no Aparthotel Luamar.
Esta foi a grande desilusão. Um hotel que tem tudo para ser excelente (fica praticamente dentro da praia) mas que simplesmente parou no tempo.
Notámos bastantes falhas para um 4* onde cada noite custou 145€.
No apartamento: mobília completamente desactualizada e a necessitar de manutenção; o quarto cheirava a mofo, não havia um estendal para secar as toalhas ou o que quer que fosse (visto que ficamos no r/ch nem as grades da varanda nos valeram) as cortinas tinham buracos :p a pequena área exterior não tinha aspecto de ser limpa à séculos (as divisórias de alumínio entre os apartamentos estavam cheias (mas mesmo cheias) de teias de aranha.

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_luamar_zpsdc3a3040.jpg


O Aparthotel: Dizia que tinha spa, mas não havia. Não há restaurante no empreendimento (os hóspedes em meia/pensão eram transportados até ao restaurante no centro da vila, em horário pre definido)
O shuttle disponibilizado para ir até ao centro tinha um horário ridículo (não havia nenhum perto da hora de almoço, ou seja o último da manhã era as 10h30) Ou seja se não quiséssemos pagar um táxi para nos deslocarmos, tínhamos de ir para o centro a essa hora.
A alternativa que arranjamos foi apanhar o autocarro local que passava perto do hotel as 11h55 (preço 1€40) almoçar rápido para apanhar o shuttle gratuito do hotel ás 14h.
O shutlle era apenas uma carrinha de 9 lugares, se houvesse muitos hóspedes era uma confusão e muito tempo de espera.
Não tinha aluguer de bicicletas. Ir a pé com uma criança de 2 anos era para esquecer. A única alternativa foi perder o amor ao € e conhecer grande parte dos taxistas de Porto Santo.
O pequeno-almoço era fraco e a sala de refeições era minúscula.
Vale pela excelente localização, fica dentro da praia, o espaço exterior era bastante bonito. Os funcionários eram todos bastante simpáticos e prestáveis.
ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_PANO_20140721_185737_zps37d5b6dd.jpg

ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_portsanto_zpsf3563617.jpg


ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_mirilinda_zps1a65f0ce.jpg


ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_PANO_20140721_204117_zps5f25a911.jpg


Em relação a Porto Santo, não há muito a dizer. A praia é fantástica (das melhores onde já estive) tivemos muita sorte com o tempo, e apesar de termos ficado apenas 3 dias ainda deu para relaxar e bronzear um bocadinho.
A nível de restauração também não há muito a dizer. Pouca oferta e tudo muito caro. Destaco pela positiva o Snack bar João d´Roque onde almoçamos por 2 vezes, e o restaurante Marraquexe, onde nos deliciamos com excelente comida marroquina, pena só o termos descoberto já no último dia. Também jantamos no restaurante baiana, mas não achamos nada de especial, demasiado caro para a qualidade das refeições.
As famosas lambecas foram de comer e chorar por mais!!
ai1283.photobucket.com_albums_a545_nairzen_portosanto1_zpsd50cd8c6.jpg


E assim se passou o tempo, depressa estávamos de volta ao Funchal e do Funchal para Lisboa.

Espero que o report possa ser de alguma utilidade, qualquer dúvida estou ao dispor
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pelo excelente report aqui feito! Grande trabalho, e as fotos... ai as fotos :D

Boas Viagens :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha !
Não está nas minha lista de preferencias mas a Madeira é daqueles destinos que mais ano, menos ano tenho de dar uma saltada até lá. Gostei do report.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Carla08!

Obrigada pela partilha e parabéns pelo report. :)
A Madeira também está na minha "lista". ;)

Cumprimentos
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Parabéns pelo report, pelas fotos e pelas ideias para quando voltar à Madeira, pois fica sempre algo por visitar.

Só para realçar que o restaurante A Bica, mesmo ao lado do Mercado dos Lavradores, é mesmo muito bom, e com funcionários simpáticos. Na altura foi-me aconselhado por um vendedor de peixe-espada preto do Mercado.
 
Top