Novidades

Opiniões Cayos de Cuba pela Sonhando

RBB

Membro Novo
Acabadinha de chegar do Melia Cayo Coco, permite-me dizer que não tem motivo para estar preocupada. É verdade que estamos em Cuba e isso implica “algumas” limitações, mas desde a alimentação à limpeza não tive razão de queixa. Relativamente aos empregados devo dizer que são muito simpáticos sempre com um sorriso na cara e super disponíveis para satisfazerem os clientes. Nunca ouvi referir a palavra “propina” ou fazerem-se a ela. Claro que se lhes quiser dar um CUC, eles agradecem. Também lhe agradecem se disser um simples obrigada (mostram muita vontade de aprender algumas palavras de Português).
No voo de hoje alguns turistas referiam queixas dos hotéis, mas não ouvi nenhum dizer mal das praias. As praias são fantásticas. A do Melia Guillermo tem caraterísticas especiais; a altura da água é muito baixa, durante uma extensão enorme o que lhe dá uma tonalidade lindíssima e permite ter as “cabaninhas” dentro de água.
Como hóspede do Melia Cayo Coco pode frequentar o Melia Cayo Guillerme. Basta pedir na receção um documento para comprovar que está no hotel (não há pulseira).
Boas férias e disfrute. Por mim, já regressava.

Nem se fizeram à propina para o motorista no transfer para o hotel ??!!!!?? As reclamações já devem estar a surtir efeito lol
 

toly

Membro Ativo
Quando lá estive -fui estrear a rota- até latas de cerveja venderam no autocarro...
E a 2€ cada uma!!!
Iguaizinhas às que havia no mini-bar do hotel.
...mas faziam desconto de 1€ se comprassem um lote de 3.
No percurso até ao mélia cayo-coco ainda conseguiram impingir umas 4 ou 5.
E a lenga-lenga da propina ser muito apreciada por lá, deve ser uma gravação.
Passa em todas as viagens.
 

ANOBRE

Membro Ativo
Cristina Sousa disse:
Ouvi dizer muito bem do Melia Cayo Coco (a praia é boa) e bem dos Memories.
O Pestana parece que deixou muito a desejar...
Olá
Regressei hoje do Pestana Cayo Coco e a minha opinião é favorável em relação a tudo, embora no 1 dia achasse que havia pouca variedade no buffet, pois a tendência é comparar com oMéxico , passada a 1impressão e analisando que escolhi um hotel 4* em Cuba , não podia exigir mais do que me foi apresentado, a praia é muito boa e os quartos também com muita pressão de água no WC coisa que ouvi reclamarem do Meliã Guillermo que a pressão da água era muito fraca levavam imenso tempo para tomarem banho.Esta é a minha opinião que provavelmente será diferente de outras.O Memories Flaminco de 5* ficava ao lado do Pestana e no que respeita à praia para entrar na água só com sapatilhas de borracha.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

O que vou escrever é o que chegou ao meu conhecimento.

Quem organiza sabe o que está mal, contudo não é fácil mudar alguma coisa num país onde tudo mas mesmo tudo funciona mal ( ou menos bem) e com "propina".

Quem organiza está atento a tudo o que se está a passar e inclusive está la a (tentar) coordenar as tropas... se vai correr tudo bem?? duvido... pelo menos vai correr melhor do que tem estado a correr.

Há falhas gritantes (a nível organizativo, lá) que estão a ser ou a tentar que sejam minimizadas.

Sei que a viagem não é "barata".. mas tentem ir de espirito aberto e usufruam da fantástica praia que o destino tem ;).

Não tentem fazer comparações com outro destino das Caraíbas pois vão ficar deprimidos...

Simplesmente desfrutem daquele bocadinho de terra maravilhoso ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
ANOBRE disse:
Olá
Regressei hoje do Pestana Cayo Coco e a minha opinião é favorável em relação a tudo, embora no 1 dia achasse que havia pouca variedade no buffet, pois a tendência é comparar com oMéxico , passada a 1impressão e analisando que escolhi um hotel 4* em Cuba , não podia exigir mais do que me foi apresentado, a praia é muito boa e os quartos também com muita pressão de água no WC coisa que ouvi reclamarem do Meliã Guillermo que a pressão da água era muito fraca levavam imenso tempo para tomarem banho.Esta é a minha opinião que provavelmente será diferente de outras.O Memories Flaminco de 5* ficava ao lado do Pestana e no que respeita à praia para entrar na água só com sapatilhas de borracha.
Só para ficar esclarecida, a praia e a água do Memories não é boa? entrada na água tem pedras??? :(
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Quando leio as partes negativas acerca de Cuba, revejo-me no hotel que me foi sugerido na altura.
Coralia Club Playa de Oro Varadero, horrível em todos os aspectos (tirando a praia), instalações muito degradadas, comida intragável, 'propina 1º que faço depois'...

No dia a seguir à minha chegada mudei para o Sirenis la Salina, autentico hotel das caraíbas... ;)
Agora acho que se chama Memories Varadero.
 

pabecada

Membro Ativo
Cristina Sousa temos que duvidar sempre das opiniões das pessoas...com isto não estou a dizer que o melia cayo coco não é o melhor, mas eu voltei ontem do pestana e ouvi maravilhas do melia cayo guilhermo e péssimas opiniões sobre o mesmo.

A praia no Memories é só pedras, é ao lado do pestana.

Vou fazer uma breve descrição do pestana, vou aguardar que os meus companheiros membros do portal façam o report. ;)


Segui os conselhos do Paulo leite e fui de mente aberta.

Hotel

Instalações boas, o hotel é novo ainda não revela necessidade de manutenção na generalidade. A ponte em madeira na piscina já tem tábuas partidas que põe em causa a segurança dos utentes, mas depois de reclamação dos portugueses foi interdita. No entanto se precisam de alguma manutenção no quarto mais complicada, esqueçam. Ainda estou à espera que vão tratar da tomada para a máquina de barbear. O meu marido acabou por desmontá-la e arranjá-la, senão tinha estado uma semana sem fazer a barba :). As toalhas são mudadas diariamente mas de brancas já não têm nada. O serviço no restaurante é muito muito lento. Qd falta a comida a reposição demora...e tudo à base da gorjeta.

Comida

Ia preparada para não ter variedade de comida, andar uma semana a comer frango e pouco mais. Mas a verdade é que isso não aconteceu, até havia mais do que frango. O problema é que se olhava para a comida e não se sabia bem como é que estava cozinhado. No 2º dia melhorou ligeiramente, após reclamação. Mas posso dizer que comi lá um bom borrego, ervilhas com ovos escalfados e até fígado grelhado bem saboroso. Mas a comida é bem fraquinha. Normalmente os pequenos almoços são as melhores refeições, mas até esta era bem fraquinha. Não conseguiria ficar mais uma semana, mesmo com aquela praia. Ah e comi das MELHORES mangas que já comi nas Caraíbas.
Nota: ligeiramente pior que em el portillo, que eu achei muito fraca, mas parece que tive azar, porque esta semana, quem foi a samaná depois de mim disse muito bem.

Praia

O melhor do destino. Água quentíssima, mais de 30º com toda a certeza. Sentíamos que estávamos a entrar numa banheira com água quente, não tínhamos a sensação refrescante. Cuidado com os escaldões. Horas e horas de molho.


As pessoas que iam para o Pestana, e que não tinham informação complementar sobre Cuba, ficaram completamente desiludidas. Esperavam um serviço Pestana e não foi claramente o que encontraram.

A sonhando vai ter que rever este programa, senão para o ano não vai ter charters cheio, como este ano.

ATENÇÃO

TRYP CAYO COCO

A evitar. Tem um pântano que não é mais que um pântano com dejetos dos quartos do hotel. Os quartos estão completamente degradados.

Conclusão
No aviao a maioria vinha completamente desiludida com os hotéis e maravilhados com a praia. Mas nós, do Pestana, ficamos com a sensação de que éramos uns sortudos :).

Só mais uma coisinha...

E o que é que ajudou a melhorar a semana de férias?!

A companhia dos nossos conterrâneos com quem nos reuníamos horas e horas naquelas águas cristalinas.
 

toly

Membro Ativo
pabecada disse:
Só mais uma coisinha...

E o que é que ajudou a melhorar a semana de férias?!

A companhia dos nossos conterrâneos com quem nos reuníamos horas e horas naquelas águas cristalinas.
Tiveste sorte com a companhia.
Para além das falhas do hotel, assisti a comportamentos vergonhosos e inqualificáveis, maioritariamente por parte dos compatriotas.
A isto, não há agência de viagens que nos valha.
 
Também tenho assistido a comportamentos menos próprios de Portugueses, o problema é que como são cada vez mais frequentes, isso "rotula-nos" a todos...
 

pabecada

Membro Ativo
Estavam mais de 50 portugueses no Pestana. Apesar de passar quase todo o tempo na praia e de ouvir muitas reclamações não vi qualquer comportamento menos próprio ou mal educado de portugueses...nem de outros.

O que vi foi gente porca, (não sei se portugueses ou outros) porque só estava a sujidade, que deixava os pratos e toda a sujidade de comer na piscina, quando haviam lugares próprios para depositar.

Os empregados estão lá para "servir", não para serem criados. Não tem que haver criados para apanhar o lixo que os porcos deixam no chão ou em cima das espreguiçadeiras. Se calhar sou eu que estou a pensar mal.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Isto..

pabecada disse:
Os empregados estão lá para "servir", não para serem criados. Não tem que haver criados para apanhar o lixo que os porcos deixam no chão ou em cima das espreguiçadeiras. Se calhar sou eu que estou a pensar mal.
Como o toly diz e bem... não há agência nenhuma que nos valha... mas vou 1 pouco mais longe.... não há €€€€ suficientes no mundo para comprar educação.
 

Flecha

Membro Conhecido
não me arrependo nada de ter evitado cayo coco este ano ..... e mudado para a direção oposta
 

RBB

Membro Novo
Paulo Leite disse:
Boas,

O que vou escrever é o que chegou ao meu conhecimento.

Quem organiza sabe o que está mal, contudo não é fácil mudar alguma coisa num país onde tudo mas mesmo tudo funciona mal ( ou menos bem) e com "propina".
Então se quem organiza sabe o que está mal (certamente não é só de agora, há muito que recebem turistas de outros países, ou só os Portugueses é que reclamam ) e se não tem capacidade, não sabe ou não pode garantir o nível de eficiência expectável para um serviço de 5* informa os seus potenciais clientes ou baixa o preço do serviço prestado. E depois as pessoas decidem se querem ir ou não. É certo que nunca devemos fazer comparações com outros destinos nas Caraíbas, mas conhecendo eu grande parte das ilhas das Caraíbas, umas com melhor serviço que outras, e sem fazer comparação entre elas não posso deixar de me sentir enganado pelo péssimo serviço prestado no Hotel e na excursão que fiz. A praia é mesmo mt mt boa, mas não é tudo...... e espírito aberto sim .... mas sem me irem à carteira. :no:
 

pabecada

Membro Ativo
RBB

Pelo que percebi os portugueses são mais exigentes que os canadianos (maior parte dos turistas em cayo coco), ainda por cima eles estão sempre com os cuc's a acenar.

Para além disso, uma semana em cayo coco para os canadianos é baratíssima. Devem ficar satisfeitos pelo que pagam.
Eu apanhei uma boa promoção, mas se tivesse pago 1200€ por pessoa ainda vinha mais insatisfeita.
 
  • Gostar
Reações: RBB

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde RBB,

Quando escrevi que quem manda está la a tentar comandar as tropas quis dizer no aspecto técnico da viagem, nunca por nunca pode ir para lá "mandar" nos hotéis.. isso nem os directores europeus o fazem (no que respeita aos funcionários).

Quanto ao preço... :) pois... tudo tem 1 custo... e se no que diz respeito ao avião ele pode ser "negociado", no que diz respeito aos serviços em terra (transfers + hotéis) quem manda é o governo...

Os hotéis serem classificados de x**** tem a ver com os serviços disponíveis (ex. piscinas, restaurantes, spa , etc) e nunca pelo serviço prestado pelo o hotel ;)

Pois.. por muito que digamos que não, acabamos sempre por comparar com uma experiência anterior.. Pessoalmente se estivesse a vender viagens teria sempre muito cuidado de informar ao possível cliente o que iria encontrar o destino... Vender porque é o destino da moda as vezes dá asneira...

Em massa acho que é a 1ª vez que há 1 charter para os Cayos de Portugal (ok não é a 1ª vez mas faz de conta, o outro já ninguém se lembra quando foi).

Acredito (pois isto é 1 negócio) que quando existiram conversações para fazer o charter para la.. foi garantido que tudo ía correr bem...
 

RBB

Membro Novo
pabecada disse:
RBB

Pelo que percebi os portugueses são mais exigentes que os canadianos (maior parte dos turistas em cayo coco), ainda por cima eles estão sempre com os cuc's a acenar.

Para além disso, uma semana em cayo coco para os canadianos é baratíssima. Devem ficar satisfeitos pelo que pagam.
Eu apanhei uma boa promoção, mas se tivesse pago 1200€ por pessoa ainda vinha mais insatisfeita.
Conheço vários sítios das caraíbas e nunca reclamei o que quer que fosse, apesar de as vezes pensar que o devia ter feito, mas nunca o fiz porque sempre encarei isso como uma experiência nova. Já esperava que o serviço fosse fraco....mas tanto também não.
 

Pena

Membro Ativo
Deixo aqui a minha opinião mesmo sendo ou pouco "lateral ao topico"...

Aqui há uns anitos estive em Cuba e fiquei maravilhado, tendo planeado voltar um dia.
Já na altura optei por realizar as excurssões sem portugueses, não porque me incomodem, mas porque se tiver opção prefiro assim.
Prefiro por exemplo grupos de canadianos que geralmente corre sempre bem .

Desde ha algum tempo que tenho o desejo de voltar, mas procurando na web, verifica-se que se calhar a opção dos operadores não terem optado por este destino nos ultimos tempos se deve a outros factores que têm contibuido para a degradação tanto das instalações como das condições de vida. Por exemplo os hoteis em Varadero estão a "cair"...


O novo operador arriscou pouco, pois sabiam perfeitamente, melhor que nós pelo menos, as condições no terreno. Talvez tenham jogado com o factor de nos ultimos anos não ter existido este destino.. e então combinou novidade com galinha dos ovos de ouro..

Na minha opinião julgo que para fazer praia existem alternativas pelo mesmo valor muito superiores, para turismo cultural ai a coisa muda de figura.
 

RBB

Membro Novo
Paulo Leite disse:
Boa tarde RBB,

Quando escrevi que quem manda está la a tentar comandar as tropas quis dizer no aspecto técnico da viagem, nunca por nunca pode ir para lá "mandar" nos hotéis.. isso nem os directores europeus o fazem (no que respeita aos funcionários).
Boa tarde Paulo,
É expectável aqui e na china que um hotel com mais estrelas tenha melhor serviço, o que, em Cuba claramente não é verdade. Tive oportunidade de visitar mais 3 hoteis na viagem que fiz de taxi até cayo coco (ser o 1º charter tb teve as suas vantagens ) e pude verificar que isso é verdade. E mais, tive oportunidade de mostrar o meu desagrado ao responsável do hotel (que tinha uma ocupação de 60%) e pude constatar que os "recursos" são poucos, por isso é que digo que os potencias clientes devem ser informados antes de adquirirem as viagens. Abraço
 

pabecada

Membro Ativo
RBB, esteve no melia cayo guilhermo não esteve?
No aeroporto, na vinda, fiz conversa com uma senhora que esteve nesse hotel e perguntei-lhe o que achou. A resposta foi: - o quarto já precisava de manutenção, faltavam bocados à porta da casa de banho, mas passo pouco tempo no quarto. A comida era fraca, mas ainda bem que fomos para lá porque é o hotel mais bem cotado dos cayos, no tripadvisor. Adorámos. Ainda bem que não fomos para o Pestana porque está menos cotado.

5 minutos depois ouvi um senhor que esteve tb no mélia com opiniões contrárias.

Fiquei estupefacta porque o melia era o mais caro, era de 5 estrelas e acharam normal faltar bocados à porta da casa de banho?!
Ao menos no Pestana o mobiliário estava completo. Claro que está menos cotado no tripadvisor, é um hotel novo, as más cotações influenciam bastante a média. Já o melia que provavelmente era de 5 estrelas no princípio tem tantas cotações boas que as más se diluem.

Mas continuo a dizer a sonhando arrisca muito em alargar o charter para Havana e varadero.

Eu sei que cada um tem as suas opiniões, mas a ideia com que fiquei é que os hotéis nos cayos são todos fracos. As instalações do Pestana ainda estão novas e justificam as estrelas, pelos vistos até mais que alguns 5 estrelas.
 
Top