Novidades

Como a nossa bagagem é tratada

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Imagens captadas no aeroporto de Milão - Bérgamo. A responsabilidade é da empresa de handling e não da Ryanair...

http://youtu.be/gWK1M2Ip-Cw
 

Loulou

Membro Ativo
Infelizmente é a realidade, por isso é que considero importante ter uma boa mala de viagem, sempre ajuda a proteger as nossas coisas.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Não me surpreendeu... :no:
É mesmo a realidade, alias considero mesmo um cliché esta situação. :thumbdown:
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Infelizmente acontece, mas vamos pensar que não muitas vezes... (se não, qualquer dia damos em doidos com tantos pensamentos ao viajar :s )

Boas Viagens :)
 

Loulou

Membro Ativo
Se a mala aparecer estragada solicita-se o dinheiro ou uma mala nova no mesmo valor ou superior, eles tem de se responsabilizar.
Sendo uma mala de maior qualidade, a possibilidade de se estragar, por exemplo romper e espalhar o conteúdo é menor.
Por isso prefiro uma mala de qualidade superior.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Acidentes acontecem, mas neste caso é mesmo estupidez pura e falta de profissionalismo.

Por norma quando viajo sobretudo para fora da Europa protejo sempre a mala com o filme protector no aeroporto, são cerca de 8€ que ajudam a proteger das quedas acidentais.

A única vez que me estragaram uma mala foi no Egipto preenchi uma reclamação no aeroporto e entreguei o caso à agência já em Portugal, em menos de duas semanas tinha o dinheiro da mala na minha conta.
 

MarianaRamosSilva

Membro Ativo
A minha mala veio rasgada da República Dominicana, a WHITE vai-me dar uma mala de substituição mas óbvio que é inferior à que me estragaram...
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Devido a realidades como a da Mary_Mary é que eu não gasto dinheiro em malas caras :nono:
Se em caso de ficar danificada nos dão uma mala inferior á que temos, ficamos a perder...

Eles não devolvem o dinheiro? Se sim, é necessário a fatura da mala, certo?
 

TREPADOR

Membro Conhecido
[SIZE=10.5pt]No que toca a malas e forma como são tratadas, o problema é generalizado e não apenas num ou outro aeroporto.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Já levo um longo historial de reclamações que tenho vindo a partilhar neste fórum.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Sempre que fazemos reclamação junto dos serviços do aeroporto, após análise da mala, afirmam de imediato que só há direito a reclamação se os danos forem de tal forma, que impeçam a utilização da mala durante a viagem, ou se forem estruturais, ou seja, a mala fique inutilizada.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Se reclamarem para uma seguradora ou transportadora eles vão exigir uma data de documentação, inclusive alguns documentos que só estão disponíveis no aeroporto, no caso de aeroportos Espanhóis, tem de se exigir um documento denominado PIR, que é fornecido pelo aeroporto e não pela companhia aérea, (não enviam por email ou carta, só mesmo presencialmente no aeroporto e num espaço de tempo curto após a viagem) declaração de casa da especialidade em como a mala não pode ser reparada (eu não conheço nenhuma casa que se dedique à reparação de malas e que se disponibilize a passar essas declarações) orçamento para substituição de malas e mais o que se lembrarem...[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Depois de preenchidos todos os requisitos, pode a companhia aérea enviar uma mala equivalente (mas só no tamanho), como foi o meu caso em que a Ryanair entregou em minha casa uma mala como compensação pelos danos na minha, mas que é tão frágil, que mesmo para usar nas férias em que vou de carro, tento não colocar muito peso, pois tenho medo que a roupa saia pelo fundo da nala ou que fique com a pega na mão, pelo que usar num voo está fora de questão.[/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Resumindo, rodas danificadas, fechos partidos, forro rasgado, não dá direito a nada, a menos que estejamos na disposição de perder muito tempo e ter muito trabalho, mas só nas seguradoras, pois as transportadoras colocam-se logo de lado. [/SIZE]

[SIZE=10.5pt]Sou apologista de não gastar muito dinheiro numa mala, apenas o indispensável para garantir que a mesma cumpre o exigível, e colocar umas cintas de segurança em volta das mesmas, pois dá dó ficar a olhar pelos vitrais do aeroporto e ver as malas a serem literalmente a serem atiradas para cima dos carrinhos e aos tombos no chão...[/SIZE]
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
A minha unica experiencia neste genero de situação correu as mil maravilhas, voo da Easyjet de Madrid para Lisboa, ao retirarmos a mala do tapete a mesma tinha o fecho(zona do codigo) partido, fomos apresentar a reclamação a Portway (empresa de handling) e na hora tivemos o ok para receber uma mala nova,escolhemos a mesma de um catalogo, preenchemos um formulário em papel,e quando chegamos a casa tivemos que preencher um igual na internet, passado um mês tinhamos a mala nova em casa.
 

Loulou

Membro Ativo
Felizmente nunca tive problemas com a bagagem mas desde que comprei as malas que ando com as cópias das facturas da compra das malas, tal como foi recomendado pela vendedora.
Se existir algum problema, apresento a reclamação e a factura e exijo uma mala similar ou o valor da mesma.
 

roller

Membro Conhecido
Eu só uso mala de porão em questões profissionais e só para voos europeu. Felizmente nunca tive danos por demais pois nunca levo 20kg... depois de muitos voos apresenta apenas gastos de uso é uma VAGG.

Para voos longos esqueçam as malas bem tratadas... usem mochilas (quem quiser e não tiver o preconceito que amarrota a roupa, que é só para jovens bla bla bla).

As mochilas tem um tratamento de "luxo" nos aeroportos... por causa das fitas de ajuste as costas são sempre postas em caixas para essa fitas não se entalarem nos tapetes rolantes. Logo andam sempre com muito mais cuidado. Pois a ultima coisa que um operador de handling quer é que fique com tapetes rolantes parados

Deixo aqui o meu "segredo"...
 

roller

Membro Conhecido
Se não usarem mandas usar e eles não se recusam... já o fiz duas vezes uma em Budapeste e outra em Bangkok!
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá pessoal

É uma tristeza!!
É por estas e por outras, que já me conseguiram arrancar literalmente uma roda de uma mala!! Provavelmente foi só a melhor mala que tive até hoje!!! É preciso muita força para fazer o que fizeram, porque quando cheguei a casa, tentei fazer o mesmo a uma das outras rodas e devo ser mesmo muito fraquinho porque vi-me aflito para o conseguir!
Resultado, só compro malas baratas, já que é para destruir..

Cumprimentos
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Também tenho uma mala de porão que para já tem aguentado bem, visto o tratamento que elas levam

Comprei na Primark, foi a mala maior que encontrei, rígida para poder aguentar mais, e custou apenas 40 euros!!

Sou da opinião que não vale a pena gastar balúrdios em malas, visto que é para levarem pancada e é ;)

roller, vou fazer a minha 1º grande viagem de mochila ás costas, e vai ter que ir para o porão, espero não chegar ao destino só com meia mochila :cool:
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Comprei a minha mala nos chineses por 20€ para além de ser grande, aguenta com tombos e afins, pois na minha 1º viagem para Barcelona alguém andou com pés em cima dela (tinha marcas do pó...) e aguentou-se perfeitamente.

Também sou da opinião de não gastar muito em malas ;)

Boas Viagens
 
Top