Novidades

[Report] Ilha da Boavista, Hotel Royal Decameron- Julho 2014

Olá a todos,
Como todos os anos venho aqui ao Portal das Viagens ler e reler tudo o que se diz sobre o destino para onde pretendo passar férias, este ano resolvi dar o meu contributo, e fazer um report sobre as minhas últimas férias, pois pode interessar a alguém, que porventura esteja a pensar ir para o mesmo sitio...

Eu, o meu marido e o meu filho, estivemos de 13 a 20 de Julho deste ano, na ilha da Boavista em Cabo Verde, no Hotel Royal Decameron.
A viagem foi comprada na agência Travelwings, tudo tratado pela internet, sendo o operador a Soltrópico.

A viagem foi tranquila, um voo com cerca de 3h40m, e chegados à Boavista são 2 horas mais cedo que em Portugal. Um calor abrasador ao jeito tropical, mas com muito vento à mistura.
À nossa espera a representante da Soltrópico na ilha, por acaso muito simpática e que nos encaminhou para o respetivo autocarro que nos levaria ao hotel.

Aeroporto

A viagem até ao hotel é muito curta, pouco mais de 5 minutos, pois o aeroporto fica muito próximo da praia de Chave, onde estão o Hotel Royal Decameron e o Hotel Iberostar, que ficam encostados um ao outro.

Chegados ao hotel, de todas as pessoas que vinham no autocarro ( que estava cheio ), só nós os três ficamos no Royal Decameron... o resto foi tudo para o Iberostar... confesso que fiquei um pouco apreensiva com o que ía encontrar, mas foi uma agradável surpresa.

Entrada do Hotel

Recepção


Depois de todas as formalidades do check in no Hotel, e do pagamento das taxas turísticas, que são 2 € por pessoa com mais de 16 anos, e por noite, fomos encaminhados para o nosso quarto...

O hotel todo ele fica numa encosta, onde o ponto mais alto, é mesmo a recepção, bar, esplanada, restaurante buffet, e restaurante à la carte Cabo Verdiano.
Depois descemos até à piscina, bar, ginásio, Spa, sala de jogos, clube para as crianças, loja, discoteca, sendo que dos lados de todo este centro de atividades se encontram muitas habitações.
Daí para baixo são mais habitações que vão pela encosta abaixo até à praia, onde existe um bar de praia, e andando para o lado direito do complexo, um outro restaurante à la carte, italiano, o "La Tortuga".

As habitações são todas do tipo casinhas, algumas só com rés do chão, e outras com 1º andar, e penso que à imagem daquela onde ficamos, são todas um pequeno T1, com quarto, casa de banho, sala/cozinha equipada com mini frigorifico, fogão com placas elétricas, micro-ondas, e um sofá que se abre e faz cama para uma terceira pessoa, como foi no nosso caso.
Todas têm uma pequena varanda com mesa e cadeiras, e têm vista para o mar
Esta foi onde ficamos



Quarto


À chegada, o quarto que nos deram tinha o ar condicionado avariado, o que não foi problema nenhum, pois fomos logo trocados para o quarto do lado, que tinha um aparelho novo. Os quartos são espaçosos, todos virados para o mar, com televisão plasma na parede, e o nossa cama era " King Size".

Isto que vou falar de seguida é muito importante: em cada quarto à chegada, existe na casa de banho um garrafa de água de 1,5L que é oferta... mas é a única. Não existe reposição, e apesar de podermos beber o que quisermos nos restaurantes e bares, se quisermos uma garrafa de água, para levar para a praia, ou para ter no quarto, cada uma custa 2€. Existe no entanto uma forma de evitar esta despesa, que é guardar religiosamente a garrafa que está no quarto e sempre que vamos ao buffet, enche-la lá nas torneiras onde nos servimos de água. Nós ficamos com 2 garrafas porque quando trocamos de quarto, já tínhamos aberto a do 1º quarto, logo levámo-la.

Esta situação não é pacífica, pois existe informação colada na parede junto das torneiras no buffet, a proibir o enchimento de garrafas, no entanto vi muitas pessoas a faze-lo e nós todos os dias ao pequeno almoço e ao almoço também o fazíamos. Alguns funcionários reclamam, mas não impedem, e com jeitinho conseguimos dar-lhes a volta, outros ajudam... enfim, sem stress.

Depois de instalados, vamos então conhecer o hotel...

Piscina



Esplanada do bar da recepção

mais habitações



O hotel é muito bom, mas sem luxos, tem sim uma relação qualidade/ preço muito boa.
É um hotel muito bem frequentado, muito sossegado, muito calmo, sem barulhos incomodativos, e na sua maioria os hospedes são franceses e belgas. Pelo meio vamos encontrando uma ou outra nacionalidade. Quando lá chegamos, não eramos sequer 10 portugueses, nas no dia antes de virmos embora, chegou um voo de Portugal, e começamos a ver muitos mais.

Os funcionários são de amabilidade inquestionável, e quando ouvem falar português, ficam todos derretidos, metem-se connosco, dizem que adoram os portugueses, vê-se nitidamente que estão pouco habituados a ver-nos por lá. Segundo eles os portugueses só vão para o Hotel Iberostar.

Para mim a limpeza de todas as áreas do hotel foi um dos pontos fortes, parece que estão atentos a tudo, para que nada falhe. Os jardins em redor das habitações estão sempre impecavelmente arranjados

As toalhas de praia são trocadas todos os dias no ginásio, mediante a entrega dos cartões que nos deram na recepção aquando do chek in. As toalhas são novinhas, acho mesmo que estão a ser utilizadas pela primeira vez esta época.

Ginásio

Quanto aos restaurantes, estes são 3: o principal onde são servidos os pequenos almoços e o buffet, e 2 à lá carte, um Cabo Verdiano e um Italiano chamado " La Tortuga"., que podemos frequentar uma vez cada um durante a nossa estadia.

Restaurante principal - buffet


Restaurante italiano - La Tortuga

Restaurante Cabo Verdiano


No restaurante Buffet, existe alguma variedade, não tanta como noutras cadeias de hotéis que já tive o prazer de frequentar, apenas achei que era um pouco repetitivo... ao fim de uns dias já existe pouco para variar. Mas pronto, para passar uma semana de férias para mim estava ótimo, até porque não sou de comer muito. Senti falta sim foi de fruta, pois é mesmo muito escassa.

Em relação à praia... esta é simplesmente espetacular




Um areal muito extenso, com areia branquinha e muito limpa. A água muito transparente, azul turquesa, e cuja temperatura é pouco mais quente que a do nosso Algarve.
Nos primeiros dias fazia muito vento, o que fazia também com que o mar estivesse mais agitado, mais frio e com ondas por vezes grandes. Para o meio da semana o vento começou a diminuir e o tempo a melhorar, e o mar acalmou.
Podemos fazer longas caminhadas pela praia fora, muito agradáveis. Se formos para o nosso lado esquerdo encontramos a praia do Hotel Iberostar, uns metros mais à frente, e continuando, umas dunas enormes e muito bonitas.
Para o nosso lado direito, avista-se uma chaminé de uma antiga cerâmica em ruinas, e continuando a andar podemos ir até à praia do Hotel Riu Karamboa, no entanto este fica um pouco longe.. eu não cheguei lá.

Temos o bar da praia, onde se pode também almoçar, e comer qualquer coisa até ás 5 horas da tarde... e chapéus e camas para nos estendermos sempre disponíveis. No entanto nos nossos últimos dias de férias começaram a chegar mais hospedes e começamos a notar mais dificuldade em arranjar camas, porque quase todas erram marcadas logo pela manhã. Até essa altura existiam sempre disponíveis quer junto da piscina quer na praia.

Bar da praia

Para o caso de ser necessário, o hotel tem uma médica que vem de Sal Rei todos os dias à tarde para dar consultas aos hospedes... Como o meu marido teve uma indisposição, foi mesmo necessário recorrer aos seus serviços. Deparamo-nos com uma médica muito profissional e competente, que de certa forma nos salvou o resto das férias. Receitou alguns medicamentos, e lá fomos nós a Sal Rei à farmácia.

Sal Rei,que é a maior vila da ilha, fica a cerca de 6 Kms do hotel, e existem sempre táxis na entrada do hotel, para servir os hospedes... são 10€ para cada lado. Fomos à farmácia, mas combinamos com o taxista para nos dar 1 hora para visitar a vila e tirar algumas fotos, e assim fez.

Vila de Sal Rei





Quanto à equipa de animação, a minha opinião pessoal, é que deveriam trabalhar para animar todos os hospedes e não só os franceses. Existem elementos, das mais variadas nacionalidades incluindo franceses na equipa de animação, e todos trabalham para uma empresa francesa, logo o foco deles são os hospedes franceses. Os elementos africanos e columbianos, são acessíveis, o mesmo não posso dizer dos elementos franceses.
O que eu gostava de fazer todos os dias era a aula de hidroginástica na piscina... era sempre um elemento diferente que fazia esta aula, e que andava em volta da piscina a convidar as pessoas. No dia que calhava a menina francesa a dar a aula, esta só convidava senhoras francesas... achei mal!

Hidroginástica


Todos os dias por volta das 19 horas, existia um pequeno bailarico junto ao bar da piscina, em que a equipa de animação dançava com os hospedes, ou melhor toda a gente podia dançar um pouco, e depois ir jantar. Era divertido.

Para os espetáculos da noite existe um anfiteatro ao ar livre, para o efeito, que não é muito confortável, pois ficamos sentados nos degraus de cimentos, sem qualquer encosto para as costas nem qualquer conforto... Não gostei!!

Visitas ou excursões à ilha
Por motivos de saúde do meu marido fomos adiando a visita à ilha, e por fim resolvemos fazer um pequeno tour de uma manhã, no dia antes de virmos embora. Para o efeito ligamos do hotel para o guia/ taxista mais famoso da ilha, pelo menos entre os portugueses, o Sr. Emitério... como ele estava disponível para o dia seguinte, foi tudo combinado pelo telefone, e no dia seguinte à hora combinada lá estava ele.

É uma pessoa de uma simpatia contagiante, ficamos a perceber porque se fala tanto dele neste portal. É mesmo 5 estrelas.
Conhece todos os recantos da ilha, todos os pontos de interesse, sabe a história toda da ilha, e conhece toda a gente... vamos com ele e toda a gente o cumprimenta... foi muito bom este pequeno passeio.

Levou-nos primeiro ao sul, e daí, ao norte da ilha... começamos por Rabil, uma pequena povoação,onde visitamos uma cerâmica que faz artesanato em barro, e onde se podem comprar lembranças.
Depois fomos andando para sul até ao Deserto de Viana, ver as dunas, e seguimos para Povoação Velha, uma pequena aldeia, onde toda a gente o conhece, e onde paramos e falamos com algumas pessoas.

Deserto de Viana



Daí fomos mesmo até ao sul, à praia de Santa Mónica, uma praia paradisíaca, linda, linda de morrer. Deu-nos tempo para tomar banho, pois a água do mar nesta praia é mais quente. Estivemos por lá um pouco a ver os caranguejos e a beleza natural da zona, e rumamos ao norte para irmos ver o barco encalhado.

Praia de Santa Mónica



Chegados à zona onde está o barco encalhado.

Este é o famoso Emitério

O Emitério falou tudo o que sabia sobre a história do Barco, estivemos por lá um pouco, e próximo da 14 horas voltamos ao hotel, para irmos a tempo do almoço. Foi uma manhã bem passada, mas um pouco cansativa, pois tendo em conta, que na ilha da Boavista as estradas com alcatrão são apenas de uma dúzia de kms, o resto é andar em estradas de terra, de buracos, de areia, enfim tudo o que dá cabo do corpinho todo...



Como conclusão:

Foi uma semana para descansar, muito calma, seguindo mesmo o lema deles " No Stress ".
O hotel é muito bom, limpo, calmo, e tem tudo o que necessitamos para umas férias de descanso.
Os funcionários do hotel são todos muito amáveis, simpáticos e prestáveis.
Não gostei de alguns elementos da equipa de animação, mas isso não interessa porque eu estava lá mesmo era para descansar.
A praia é muito boa, apesar de não se poder comparar com as caraíbas ( para quem conhece)
O tempo, é quente, mas o céu amanhece sempre nebulado, o sol vai abrindo ao longo do dia, e faz sempre vento, o que por vezes é mesmo agradável, por causa do calor.
As noites são sempre um pouco mais frescas, devendo levar-se um leve agasalho, pois pode fazer jeito.
A ilha é mesmo muito árida, vegetação quase nem vê-la, pontos de interesse para visitar não são muitos, mas os guias como o Emitério sabem onde levar as pessoas e o que mostrar. Tivemos pena de não fazer o circuito do dia todo com ele, pois sabemos que existem mais sítios onde ele nos poderia levar, mas dadas as circunstâncias já não foi mau.

O essencial já abordei, pois também não me quero alongar mais, no entanto se alguém quiser saber mais algum detalhe, estejam à vontade para perguntar.

Visitem a Boavista, e não tenham receio de ficar no Hotel Decameron, que é mesmo muito bom. Vamos tirar o reinado aos franceses...
 
Última edição por um moderador:

Tiquiss

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha! :)

Excelente opção para quem vai para a Ilha da Boavista ;)

Ótimas fotos e informação sobre o hotel e o destino!


Obrigado.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Fernanda Frade disse:
Como todos os anos venho aqui ao Portal das Viagens ler e reler tudo o que se diz sobre o destino para onde pretendo passar férias, este ano resolvi dar o meu contributo, e fazer um report sobre as minhas últimas férias, pois pode interessar a alguém, que porventura esteja a pensar ir para o mesmo sitio...
Olá Fernanda,

É o contributo que cada um dá, que faz do Portal o que é.
Assim só me resta agradecer este contributo...

Obrigado pela partilha ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Apesar de Cabo Verde não estar na minha lista de lugares a visitar, gostei bastante de ver este report e da descrição que fez, bastante util a futuros visitantes.
É como diz o Oscár, é com o contributo de todos que este portal é o que é, e com ajuda de todos será cada vez melhor e mais completo.
Obrigado
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha! :)

Quem sabe Boavista pode ser uma das próximas ilhas para próximos anos, gostei do que vi! :)

Este ano Setembro, a Ilha do Sal espera por mim :D

Boas Viagens! :)
 

minhota

Membro Novo
Muito obrigada... Parto para o royal decameron a 16/08...
.
Tire-me uma dúvida:
Para a consulta com a médica teve que activar o seguro? Quanto ficou a consulta?
Só para ter uma ideia e saber como agir.
 
Minhota,
Por falha minha não mencionei isso... a consulta é completamente gratuita, faz parte do serviço do hotel.
Caso seja necessário, é só perguntar na receção a que horas vem a médica... costuma ser entre as 15h30 e as 16h00, e está enquanto tiver doentes para observar.
Não sei se é sempre a mesma, mas a que atendeu o meu marido foi muito melhor do que muitos médicos das nossas urgências em Portugal.
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Muito bom gostei do que vi :) Obrigado pelo report. Dia 6 vou Para a Boavista mas para o riu Karamboa, espero não me decepcionar heheheheh :)
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Em termos de preços, este hotel está mais "apetecível" em comparação com o RIU e o Iberostar?
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Tiquiss disse:
Em termos de preços, este hotel está mais "apetecível" em comparação com o RIU e o Iberostar?
Ola, para o Riu quando fiz a mha reserva era só de 60.00 por isso também não era nada por aí além e optamos pelo Riu já para o iberostar era uma diferença muito significativa. :)
 

Sunset

Inativo
Obrigada pelo report Foi bom recordar o Decameron... :p e a Boavista em geral !
Tb gostei do pessoal e pouco da animação francesa, pensei que tivesse mudado, mas continua na mesma :no:
De qualquer modo se voltar à Boavista irei novamente para o Decameron.
 
Bom dia,
Quando eu comprei a viagem, a diferença deste hotel para o Iberostar, era de 55€ / pessoa, ora como somos 3 adultos, logo 165€), achei que o Iberostar não valia essa diferença ( Já estive em outros Iberostars ), tendo em conta que são colados um ao outro e a praia é a mesma. E por outro lado com esse dinheiro podíamos conhecer a ilha.

Quanto ao Riu, que de facto deve ser muito bom, a diferença era muito grande mesmo, fora do meu orçamento...

Não me arrependo em nada da escolha que fiz, fui sem saber o que ía encontrar, apenas vi algumas fotos, e encontrei no Tripadvisor bons comentários acerca deste hotel. E para mim é melhor que outros Iberostars onde já estive noutros destinos...

Na minha opinião este hotel é pouco divulgado e pouco vendido pelas nossas agências, que dão preferência sempre a cadeias como Iberostar e Riu, mas para os franceses é top...

Tive um episódio engraçado, um dia pela manhã estava na praia junto ao mar a escrever na areia, para tirar uma foto ( Cabo Verde 2014 ), e passou por mim um senhor luxemburguês, que se meteu comigo, e me disse que eu estava a escrever mal, que devia escrever em francês, pensando que eu era francesa... como sei falar francês, disse-lhe que era portuguesa, logo estava correto.
O senhor perguntou-me, sendo eu portuguesa o que estava a fazer no Royal Decâmeron, visto que este é quase só frequentado por franceses, e ele que estava no Iberostar, não estava a gostar muito.
Trocamos algumas ideias sobre os 2 hotéis, e segundo a opinião dele, o Iberostar estava um pouco mal frequentado, não se referindo aos portugueses, que me disse que apesar de serem muitos, eram pacíficos, mas a alemães e ingleses, muito barulhentos, e conflituosos...

Fiquei contente por ter feito esta escolha, pois este hotel era muito sossegado, sem stress mesmo...
 

minhota

Membro Novo
Fernanda, sei que a net no hotel não é gratuita. Sabe-me dizer em que zonas o hotel tem wi-fi e qual o preço?
 
Top