Novidades

[Report] FEZ (excursão)

Não chorem mais.... O report sobre Fez chegou .

Excursão adquirida ao representante da Soltrópico, promovida pela Morocco Holidays.
80€ por pessoa, crianças até aos 12 anos só pagam metade.
Saida do hotel, em Saidia pelas 06:00 da manhã, em mini-bus de 15 lugares.
Após sair do hotel, passamos por BERKRANE, que mostra o que realmente é uma cidade marroquina. Construção desordenada, estradas sem pavimento, muito comércio "a balda". A ASAE se ali fosse não tinha mãos a medir.. LOL
Trajeto escolhido, pelos motoristas foi uma estrada de montanha durante cerca de 50 kms. Paisagens fantásticas, que com o nascer do sol ganham outra dimensão. Apanhamos a auto-estrada, proveniente de Oujda com destino a Fez e a partir daí foi sempre a rolar. Achei curioso o fato de se poder estacionar na auto-estrada e existirem pessoas a pedir boleia calmamente nas bermas. Apenas uma paragem na área de serviço para necessidades básicas e alguma alimentação (excepção para os motoristas que estavamos no ramadão).
Chegados a Fez, cerca das 10:00, conhecemos o nosso guia, o Sr. Ab El Magid (pelo menos foi assim que percebi). Iniciamos a visita pelo Palacio do Rei, apenas pelo exterior já que o mesmo é fortemente guardado. Depois seguimos para o interior da Medina, e passar os portões é viajar no tempo. O meu relógio recuou uns 5 séculos seguramente.O aspecto das pessoas, as sua vestes, o fato de não existirem veiculos motorizados, tudo era um nitido sinal da falta de evolução. Começamos a percorrer os esguios corredores por entre as bancas dos vendedores, e volta e meia ouvi-se "BALAK". Lá nos encostavamos onde conseguiamos para passar um burro de carga, um cavalo ou simplesmente um comerciante com "as trouxas as costas".
O comércio é muito rudimentar, talhos que de talho apenas tem a carne pendurada, para que se possa ver, tocar, as moscas pousar, e os interessados comprarem. Lojas de galinhas, sim galinhas, vivas que se escolhem na hora, e que o vendedor mata, depena e estripa ali mesmo... Os cheiros sentidos nas ruas é algo que nunca vou esquecer.
Fomos visitando algumas Mesquitas, a 1ª Universidade do mundo, e ouvindo as explicações do guia, que ia explicando os habitos culturais e religiosos. Fomos conduzidos ao interior de diversas lojas, nas quais penso que o guia deve ganhar comissão, mas ninguem foi forçado a adquirir seja o que for. Estivemos numa tapeçaria, numa ervanária e numa loja de peles. Logo na entrada, estavam a "oferecer" uns ramos de hortelã, e faziam sinal para irmos cheirando. Ao subir as escadas senti a importancia da hortelã, na ilusão que provoca no nariz, distraindo-o dos cheiros intensos a "podre" que se fazem sentir. No alto do edificio uma varanda, com vista para os tanques de tratamento das peles. A salientar dois aspectos: em primeiro as condições sub-humanas em que os trabalhadores desenvolvem o trabalho de curtir e tratar as peles. Em segundo os cheiros das peles, submersas em cal viva para que o pelo saia. Tirando isto, é fantástico. Um regalo para os olhos, uma vista de luz e cor que fascina o olhar. A vistas sobre as casas da medina é algo surreal. Só por este momento faz valer a pena todo o trajecto de autocarro.
Almoçamos num restaurante palácio, muito agradável, mas vazio por estar no ramadão. Comida humilde mas saborosa, tipica marroquina, mas completamente diferente do que se come no hotel. Os empregados são muito simpáticos e prestaveis e fazem um esforço por entenderem e fazerem-se entender. O resto do tarde foi passada as compras, e em mais uma ou duas explicações. Saimos da Medina com destino ao topo de um monte, de onde se via FEZ, a cidade dividida em três partes perfeitamente distintas, e onde se percebe ao entrar que é possivel existirem mundos completamente diferentes, dentro da mesma cidade.
O regresso foi feito, cansado, mas satisfeito por ter conhecido um mundo surreal e impar. Algo impossivel de conseguir transmitir em palavras ou imagens, por mais que escreva ou mostre. Quem tiver curiosidade, não fica desiludido... Boas viagens.















 
Última edição por um moderador:
Top