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Avião da Pullmantur regressa a Madrid após 3 horas de voo

farokinha

Membro
Estive em março no México e fui pela pullmantur. Na vinda para Madrid estivemos mais de 4h à espera na porta de embarque devido a "problemas técnicos".

Quem conhece o aeroporto de cancun sabe que vemos o avião da porta de embarque, e no meu caso mal saíram os passageiros veio logo uma equipa de manutenção abrir a protecção de um dos motores.. Escusado será dizer que o voo para Madrid foi com as mãos no coração, principalmente depois de a meio da viagem ter disparado o alarme de incêndio no avião, embora tivesse sido falso alarme.

Não é a primeira vez que viajo com a pullmantur, mas deverá ter sido a última, pois os 747 deles são bastante velhos (o último que andei tem mais de 20 anos, e era da Japan Airlines), e com bastantes problemas mecânicos e de conforto. Não ganhei para o susto..
 

roller

Membro Conhecido
Qualquer avião de companhia charter é por sinal super velho e ja voou muitas horas ao serviço de companhias regulares... mas nao é por isso que tenho medo de voar nesses aviões

A TAP também a pouco tempo mandou um A330 que ia para o Brasil regressar a Lisboa depois de 3h de voo.
 

Septuni

Membro Conhecido
farokinha disse:
Estive em março no México e fui pela pullmantur. Na vinda para Madrid estivemos mais de 4h à espera na porta de embarque devido a "problemas técnicos".

Quem conhece o aeroporto de cancun sabe que vemos o avião da porta de embarque, e no meu caso mal saíram os passageiros veio logo uma equipa de manutenção abrir a protecção de um dos motores.. Escusado será dizer que o voo para Madrid foi com as mãos no coração, principalmente depois de a meio da viagem ter disparado o alarme de incêndio no avião, embora tivesse sido falso alarme.

Não é a primeira vez que viajo com a pullmantur, mas deverá ter sido a última, pois os 747 deles são bastante velhos (o último que andei tem mais de 20 anos, e era da Japan Airlines), e com bastantes problemas mecânicos e de conforto. Não ganhei para o susto..
Isso não é bem verdade. Os aviões mais antigos como os da Pullmantur são alvo de 'checks' para conferir que tudo está a funcionar bem no avião. Nenhum desses B747 (da Pullmantur ou outra companhia qualquer) estaria hoje a voar se um desses checks tivesse dado algum problema. Além do mais, como são aviões com uma certa idade, são feitas essas verificações muito mais regularmente que num avião que acabou de saír da fábrica. Talvez até seja mais seguro voar num avião mais antigo que num mais recente, pois esses mais recentes apenas vão à "inspeção" passado um bom período de tempo, e consoante a idade vai aumentando, o número de checks aumenta também.
 

lfdm

Membro Conhecido
Septuni disse:
Isso não é bem verdade. Os aviões mais antigos como os da Pullmantur são alvo de 'checks' para conferir que tudo está a funcionar bem no avião. Nenhum desses B747 (da Pullmantur ou outra companhia qualquer) estaria hoje a voar se um desses checks tivesse dado algum problema. Além do mais, como são aviões com uma certa idade, são feitas essas verificações muito mais regularmente que num avião que acabou de saír da fábrica. Talvez até seja mais seguro voar num avião mais antigo que num mais recente, pois esses mais recentes apenas vão à "inspeção" passado um bom período de tempo, e consoante a idade vai aumentando, o número de checks aumenta também.
Boa tarde,

Sou um pouco leigo nestes assuntos, mas penso que a informação dada não será a mais correcta, isto é, a manutenção é programada não pela idade do avião, mas pelos ciclos de cada um, horas de voo, etc…..

Uma coisa é certa, não acredito que existam aviões de companhias europeias que voem em condições deficientes. O controlo ao que conheço é extremamente rigoroso.

A grande diferença que haverá de um avião novo para um mais antigo será normalmente ao nível de conforto e “mordomias”.

lfdm
 

Flecha

Membro Conhecido
sim...sim... vao viajar nos A340 da TAP... se calhar são mais velhos que esses 747...
Os A340 da tap já têm em media 20 anos...a caminho dos 25!!!! e olhe que problemas contam-se pelos dedos, ao contrario dos primos A330...

edit: por acaso são da mesma idade... os 2 747 espanhois tem medias de 20.5anos..e os da tap estão nos 19.6.
 

farokinha

Membro
Septuni disse:
Isso não é bem verdade. Os aviões mais antigos como os da Pullmantur são alvo de 'checks' para conferir que tudo está a funcionar bem no avião. Nenhum desses B747 (da Pullmantur ou outra companhia qualquer) estaria hoje a voar se um desses checks tivesse dado algum problema. Além do mais, como são aviões com uma certa idade, são feitas essas verificações muito mais regularmente que num avião que acabou de saír da fábrica. Talvez até seja mais seguro voar num avião mais antigo que num mais recente, pois esses mais recentes apenas vão à "inspeção" passado um bom período de tempo, e consoante a idade vai aumentando, o número de checks aumenta também.
Sinceramente não é a primeira vez que ouço falar em problemas de motores nos aviões da Pullmantur..e uma dessas vezes aconteceu comigo. Num vôo tão longo e no meio do atlântico pede-se o mínimo de segurança. Não tenho dúvidas que cumpram com as manutenções programadas, mas a idade dos aviões pesa e nota-se (bancos,monitores dos bancos avariados ou em muito mau estado, mau cheiro do próprio avião, etc).

Já viajei para muito lado, e viajo todas as semanas em trabalho, e acreditem que a Pullmantur tem os aviões mais velhos que já andei até ao dia de hoje. De madrid e para as caraíbas, sempre que possível prefiro Air Europa.

Quanto à White, cheguei a voar com eles de Lisboa para Punta Cana, e tive um atraso de 1h dentro do avião para reabastecimento (???).De resto, nada a dizer.
 

lfdm

Membro Conhecido
farokinha disse:
Sinceramente não é a primeira vez que ouço falar em problemas de motores nos aviões da Pullmantur..e uma dessas vezes aconteceu comigo. Num vôo tão longo e no meio do atlântico pede-se o mínimo de segurança. Não tenho dúvidas que cumpram com as manutenções programadas, mas a idade dos aviões pesa e nota-se (bancos,monitores dos bancos avariados ou em muito mau estado, mau cheiro do próprio avião, etc).

Já viajei para muito lado, e viajo todas as semanas em trabalho, e acreditem que a Pullmantur tem os aviões mais velhos que já andei até ao dia de hoje. De madrid e para as caraíbas, sempre que possível prefiro Air Europa.

Quanto à White, cheguei a voar com eles de Lisboa para Punta Cana, e tive um atraso de 1h dentro do avião para reabastecimento (???).De resto, nada a dizer.
O avião da white é de 1988 (26 anos), em linha com os da Pullmantur....

Em seguida o historial do mesmo:



Delivery date

Airline

Registration

Remark



29/03/1988

Wardair Canada

C-GDWD



Correct

15/01/1990

Canadian Airlines

C-GDWD



Correct

21/08/1991

Kuwait Airways

A6-KUB



Correct

01/08/1993

Eurowings

D-APOM



Correct

01/11/1995

Hapag Lloyd

D-APOM



Correct

01/05/1998

Royal Airlines

C-GRYA



Correct

29/01/2001

Canada 3000

C-GRYA



Correct

01/04/2003

SATA International

CS-TKI

lsd Airbus

Correct

06/06/2005

White

CS-TKI



Correct

04/10/2011

Air Niugini

CS-TKI

lsd from White

Correct

17/12/2011

White

CS-TKI

Returned to lessor
Std Since 05/2012 as N627SC (GECAS)

Correct

http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a310-448.htm
 

Septuni

Membro Conhecido
lfdm disse:
Boa tarde,

Sou um pouco leigo nestes assuntos, mas penso que a informação dada não será a mais correcta, isto é, a manutenção é programada não pela idade do avião, mas pelos ciclos de cada um, horas de voo, etc…..

Uma coisa é certa, não acredito que existam aviões de companhias europeias que voem em condições deficientes. O controlo ao que conheço é extremamente rigoroso.

A grande diferença que haverá de um avião novo para um mais antigo será normalmente ao nível de conforto e “mordomias”.

lfdm
Ifdm, os checks de manutenção de aviões são realizados depois de X tempo ou então de acordo com o uso. Mas os aviões da Pullmantur, como já têm tanto uma boa idade como umas boas horas voadas, já realizaram alguns "D check" que é o teste mais rígido existente, onde são verificadas todas as peças do avião. Os aviões mais recentes não realizam este check, apenas passado um tempo de 5-7 anos é que o começam a fazer. Mas claro que estes aviões só não realizam este check porque não é necessário, uma vez que foram construídos com peças novas que não necessitam de um check tão aprofundado como um avião mais antigo que apresentará um maior desgaste. Realizam assim apenas os checks primários: A, B e C.

O que eu queria transmitir aqui é que não importa a idade do avião: todos eles realizam testes rigorosos para garantir que tudo corre bem e não é por um avião ser mais velho que tem piores condições de segurança.

farokinha disse:
(...) mas a idade dos aviões pesa e nota-se (bancos,monitores dos bancos avariados ou em muito mau estado, mau cheiro do próprio avião, etc).

Já viajei para muito lado, e viajo todas as semanas em trabalho, e acreditem que a Pullmantur tem os aviões mais velhos que já andei até ao dia de hoje. De madrid e para as caraíbas, sempre que possível prefiro Air Europa.

Quanto à White, cheguei a voar com eles de Lisboa para Punta Cana, e tive um atraso de 1h dentro do avião para reabastecimento (???).De resto, nada a dizer.
Esses aspetos que dizes, bancos, monitores, mau cheiro,... isso já depende da companhia aérea. Existem 747's a voar atualmente que estão totalmente modernizados e apresentam um nível de conforto tão ou melhor que alguns aviões recentes.

lfdm disse:
O avião da white é de 1988 (26 anos), em linha com os da Pullmantur....

Em seguida o historial do mesmo:


Delivery date Airline Registration Remark 29/03/1988 Wardair Canada C-GDWD Correct 15/01/1990 Canadian Airlines C-GDWD Correct 21/08/1991 Kuwait Airways A6-KUB Correct 01/08/1993 Eurowings D-APOM Correct 01/11/1995 Hapag Lloyd D-APOM Correct 01/05/1998 Royal Airlines C-GRYA Correct 29/01/2001 Canada 3000 C-GRYA Correct 01/04/2003 SATA International CS-TKI lsd Airbus Correct 06/06/2005 White CS-TKI Correct 04/10/2011 Air Niugini CS-TKI lsd from White Correct 17/12/2011 White CS-TKI Returned to lessor
Std Since 05/2012 as N627SC (GECAS) Correct

http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-a310-448.htm
Essa informação é do antigo CS-TKI que atualmente já não voa para nenhuma companhia desde 2012.

O A310 atual da White é o CS-TQV, http://www.planespotters.net/Production_List/Airbus/A310/494,CS-TQV-White.php .
 

Marco ferrão

Membro Novo
Já me bestava a preocupação pelo simples facto de saber que vou fazer uma viagem de pelo memos 9h de avião até cancun só com mar por baixo... agora depois desta noticia então!
 

rum

Membro Conhecido
Marco ferrão disse:
Já me bestava a preocupação pelo simples facto de saber que vou fazer uma viagem de pelo memos 9h de avião até cancun só com mar por baixo... agora depois desta noticia então!
Então??

O facto de ele ter regressado é bom sinal...
 

rum

Membro Conhecido
Vais ver que não dói nada... e fato de ter voltado quer dizer a alarmística que deteta problemas funciona bem. Mau era se não tivesse funcionado.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Vim de Punta Cana na passada quarta feira num "Jumbo" da Pullmantur, e realmente nota-se que é um avião já com uns bons anos em cima, achei que os assentos eram um pouco mais apertados,que por exemplo os dos airbus A330 (Evelop/Tap/Air Europa) mas a viagem decorreu sem qualquer problema ou contratempo, quando falo que se nota a idade do aparelho é no interior.
 

Marco ferrão

Membro Novo
André Gomes disse:
Vocês já me querem dar cabo do coração ! Já vou ter de tomar um calmante. Todos os anos antes de viajar acontece sempre alguma coia.
E a mim! Quer-me parecer que também tenho de recorrer ao calmante. Mas pode ser que a viagem de comboio até Madrid seja cansativa o suficiente para quando me acomodar no avião aterre no sono e só acorde quando tiver a aterrar em Cancun...!
 

André Gomes

Membro Conhecido
Marco ferrão disse:
E a mim! Quer-me parecer que também tenho de recorrer ao calmante. Mas pode ser que a viagem de comboio até Madrid seja cansativa o suficiente para quando me acomodar no avião aterre no sono e só acorde quando tiver a aterrar em Cancun...!
Vais quando?
 
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