Novidades

[Report] Suazilândia - Hlane Royal National Park

ploferreira

Administrador
Staff
A Suazilândia era um País que não fazia parte do meus planos de viagem, no entanto depois de visitar o kruger park e aproveitando a proximidade a Maputo resolvi fazer uma visita ao Hlane Royal National Park.

O seu nome "Hlane" foi dado pelo rei Sobhuza II e significa deserto, antes de ser uma área protegida era um terreno de caça real.

Sendo a maior área protegida da Suazilândia abrange cerca de 30.000 Hectares onde habitam leões, elefantes, rinocerontes brancos, girafas, zebras, impalas entre outros.

Partimos de Maputo bem cedo para uma viagem de pouco mais de 120 KM que se faz em cerca de duas horas, depois da atravessar a fronteira em pouco tempo chegamos ao parque.

A entrada no parque é paga, cerca de 100 lilangeni (aproximadamente 7€) moeda da Swazilandia cujo valor é igual ao do Rand Sul Africano. Esta entrada permite explorar o parque no próprio veiculo.

Para minha surpresa verifiquei que o parque está bastante organizado e dividido por secções delimitadas por cercas (bastante diferente do Kruger) pelo que para ver os leões apenas é possível contratando o game drive de 3 Horas que custa cerca de 300 lilangemi ou Rands (aproximadamente 23€).

Decidimos explorar o parque de manha por conta própria e tentar a nossa sorte no sunset drive para ver os leões.

Vamos às fotos :)


Primeiros habitantes do parque e mais comuns, as impalas






Após algum tempo sem nenhum avistamento, surgem os rinocerontes





e as simpáticas girafas


















 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Por volta das 13:00 regressamos ao acampamento principal para almoçar, o Almoço tinha sido previamente reservado de manhã e consistia num buffet de frango grelhado e as típicas salsichas da Swazilandia com sobremesa bebidas e café, tudo por menos de 10€ e com vista para um lago onde um ou dois elefantes se refrescavam, nada mau :)

A seguir ao Almoço, seguimos para o Sunset Drive, um safari com guia que inclui duas bebidas ao por do Sol e a possibilidade de ver leões.


Instalados no jipe seguimos viagem, o nosso guia, muito simpático explicou-nos algumas particularidades do Parque e advertiu-nos que poderíamos não conseguir ver leões, ainda assim como estávamos la para isso (já tínhamos ido ao Kriuger e não os conseguimos ver) fomos de imediato para a secção dos leões tentar a nossa sorte.

a caminho... mais impalas :)



Chegamos à secção dos leões


Parece que tivemos sorte pois 15 minutos depois o guia parou o jipe, não tinha visto nada, mas olhando com atenção para a vegetação conseguimos ver algo



















Paramos para apreciar o por do sol enquanto bebíamos uma cidra, sem dúvida uma experiência fantástica.





Por fim ainda encontramos mais um elefante antes do anoitecer



Regressamos ao acampamento perto das 18:00, a Hora a que fecham os portões do parque.

Sem dúvida um dia bem passado e que recomendo vivamente a quem aprecia a observação da vida animal

Qualquer duvida disponham :)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Quando fui ao Kruger ainda pensei passar primeiro pela Suazilândia mas tinha muito poucos dias e preferi concentrar tudo no Kruger.

Boas fotos, deve ter sido um dia mesmo bem passado.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado :)

Ainda estou a seleccionar as fotos do Kruger para fazer o Report, mais novidades para breve :)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá ploferreira

Muito bom o teu Report :).
A Cidra ao por do sol, deve ter sido daqueles momentos que marcam... :).

Cumprimentos
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha! :D

Como eu adoro estas coisas, este são momentos que guardamos para a vida, eu fiquei todo feliz quando fui ao Badoca Park, se fosse a um destes parques, não conseguia tirar o 'sorriso estúpido' da cara :)

Boas Viagens :)
 

calu

Membro Conhecido
Obrigado, também vou dar lá um pulo daqui a 2 meses. Lembra-se quanto custou o safari por pessoa ?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que maravilha!!!! :)
Andava distraída :oops:, não tinha visto esta pérola.
É muito bom ver reports de locais diferentes, não tão acessíveis e conhecidos, bem diferentes do turismo de massas de sol e praia, adorei. :cool:
Os leões, os elefantes e as girafas ao vivo e a cores devem ser outra coisa. :D
Obrigada pela partilha! ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Verdade Cristina, incrível como este pequeno pais do qual desconhecia a sua existência há 3 anos atrás nos deixa memorias fantásticas.

As fotos por muito boas que sejam não se comparam a 1/10 da experiência de estar a 3 metros de um leão, girafa ou hipopótamos é uma experiência que recomendo a todos, fazer um safari é uma experiência única.

@calu uma dica de ultima hora, se fores fazer um safari nocturno ou final de tarde leva roupa quente, eu apesar de ouvir esse conselho varias vezes ignorei pois durante o dia estavam temperaturas de 32 graus, mas acredita que assim que o sol se põem fica um frio terrível, quase que entrei em hipotermia :eek:
 
Top