Novidades

[Report] BeLive Grand Saidia 2014

outsiders

Membro
Bom dia

Depois de uma semana de ferias (bem merecidas) aqui fica o report.
A importancia deste report parece ser grande para a comunidade visto ser (pelo que parece) o primeiro de 2014.
Vou fazer um report facil e tentar não ser muito extenso...

Pontos positivos:

Hotel - Bonito a fazer lembrar as caraibas
- Quartos grandes, camas muito confortaveis e casas de banho muito boas (chuveiro com muita pressão de agua).
Envolvencia - Jardins bonitos e bem cuidados.
- Piscinas boas para o relax e sempre vigiadas.
- Praia sempre muito limpa.

Pontos menos positivos:

Organização - Nota-se a falta de "estaleca" dos empregados , bem como em certas zonas de trabalho a falta deles.
- O horario de encerramento dos bares de piscina (fecham muito cedo).
- Falta de apoio de praia (barraca com bebidas e alguma coisa para beber ou comer).
- Nunca se sabe em que lingua podemos falar com eles...

Bom mas vamos desenvolver isto um bocadinho...

Partida de Lisboa (14:00) rumo ao descanso e passada 1:30 minutos la estavamos nós num aeroporto deserto (o nosso era o unico avião) em Oujda (atenção que o voo proveniente do Porto chega mais tarde... bem mais tarde e quando regressa regressa bem mais cedo).
Em Oujda, tempo para preencher papelada para entrada no país e passagem no controlo de entradas (lentinho, lentinho) a fazer lembrar as nossas finanças para pior.
Chegada ao transfer Oujda-Saidia com viagem de +/-45 minutos com passagem em algumas aldeias bem tipicas (não vou dizer mais, pois a surpresa do que se vê é muito interessante... ).

Chegada ao Hotel, alguma confusão com paridas e chegadas, mas o Check-in é feito com alguma rapidez.
Caminho até ao quarto muito agradavel, bem perto da tão apetecida piscina e.... cum raio o meu quarto fica no 2º andar e elevador não tem.... toca a carregar as malas.
Já que estou a falar das malas devo dizer que a SATA até aos 23Kg não chateia (nos dois percursos).

Buffet - Para quem conhece a quantidade e diversidade das caraíbas fica desiludido... mas comer Lagosta por 500 paus não existe . Achei os empregados muito lentos e pouco interessados em servir leite, cafe, levantar mesas, repor copos ou pratos e mesmo as coisas que iam acabando neste ponto levam um ponto muito negativo.
Quanto a comida não choca... pão tipico e baguette, pão forma para torradas, manteiga, doces e Nutella (muita...). Para quem gosta de fiambre ou salames com azeitonas e outros estão bem...
A secção de frutas é pobre, mas as mini panquecas são muito boas.
Almoço e jantar - A variedade não é muita mas temos sempre alguma coisa que gostamos, saladas, peixe e carne. Nos doces quadradinho de semi frio(as vezes semi quente), fruta e gelado (as vezes pouco gelado).

Na piscina com animação - Diversificado, com pratos quentes, pizzas, paella etc.
Na piscina sem animação - ao estilo americano, hambúrgueres, salsichas, batatas fritas e saladas.

Restaurantes temáticos -

Marroquino - Não gostei! Não me vou alongar porque gostos são gostos e posso dizer que já comi muito melhor em Lisboa.
Mediterrânico - Foi melhor mas o camarão grelhado vinha quase cru.
O restaurante da piscina (com animação) - Comi umas boas ameijoas e peixe frito (faz tantos anos que não me passava pelas guelas peixe frito) linguado, salmonete e um outro peixe que não me lembro o nome.

Praia - Areia fina, com chapéus e espreguiçadeiras.
- a temperatura da agua é muito boa, mas vai variando ao longo do dia.
- a animação é fraca e só esta por lá de manha, a parte da tarde é para o relax.
MUITO CUIDADO COM O SOL, ESCALDÕES SÃO O PRATO DO DIA...

Passeios existem 3 eu só fiz dois pois estava mais interessado em absorver a cultura usos e costumes daquela comunidade que andar nas compras ( o que se revelou acertado pois pelo que me disseram que foi uma manha perdida a ida a Nador - feira de contrafacção 25€)

Visita a Oujda: visita a Medina e tempo para compras, tem o custo de 32€ e demora uma manhã até 14:00 mais ou menos. Vale a pena se o objectivo é descansar.

Visita a FES: A mais espectacular! Brutal! ainda estou doido com o que vi.
Tem um custo de 80€ mas para quem que sentir o que é a verdadeira vida numa Medina (só a maior do mundo árabe) tem de fazer esta visita. Aviso já que é muito cansativa saida pelas 05:30 do hotel, 4 horas de viagem em carrinhas de 15 lugares. Depois da visita de +/- 8 horas o regresso, mais 4 horas e chegada pelas 23:00 ao hotel.
Esta visita valeu todos os euros pagos... mas não façam com crianças :no: , as ruas da Medina são labirinticas, é uma confusão de pessoas e animais e anda-se muito... visita para adultos!
Não vou desvendar muito pois o fixe é ver e ser apanhado de surpresa, aviso levem as maquinas com cartões de grande capacidade e bateria . A ter em conta, perguntem sempre se podem tirar fotos as bancas ou ao locais, alguns não gostam e ficam zangados (vi coisas que acho nunca mais ter oportunidade de ver na minha vida... coisas inacreditáveis). Fazem varias visitas as o objectivo deles é vender. Cuidado com os chatos dos vendedores de rua, não largam ( e começam a pedir 100 dirhams por uma pulseira e depois vendem 7 pulseiras pelos mesmos 100 dirhams, lolol).

So como nota, a marina de Saidia fica muito perto e podem ir a pé pela cicovia sem problema de segurança.
Tem lojas (mais barato que no hotel), supermercado, farmacia e bancos onde podem levantar dinheiro (uma das caixas-a que esta virada para a marina se não der dinheiro dando mensagem de ter expirado o tempo, não escolham a lingua inglesa, escolham francês. Podem sempre ir a outra e escolhem o que quiserem e da sempre dinheiro.

Algumas Fotos, não vou meter mais pois a descoberta é um ponto tão aliciante numa cultura tão mas tão diferente da nossa que quanto mais virem ou conhecerem tira muita da magia da visita.


















Posso dizer que venho "de papo cheio" com estas ferias, principalmente com a visita a FES (o ponto alto da semana), Ali podemos ver, cheirar, tocar os usos e costumes deste povo quase que parado no tempo. A Medina (maior do mundo árabe tem a primeira universisade do mundo) tem cerca de 5000 ruas 1500 delas sem saida, um autentico labirinto.


Bom mas já me estou a alongar e o objectivo não era esse...

Mais perguntas já sabem... façam!
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha.
Apesar de nunca lá ter ido, mas com base no que me dizem e naquilo que leio em reports etc, acredito mesmo que é um destino a ir pelo menos uma vez.
Claro que está nos meus planos ir até lá um dia.
Obrigado
 

outsiders

Membro
Gustavo Azevedo já não é novidade para mim ler os comentarios depreciativos dos turistas tugas e depois não ser bem assim.
No Mexico foi assim, para a Madeira o mesmo (a qualidade da residencial sem os votos dos portugueses era de cerca 8,4 em 10... com os votos dos tugas dava 6,4 pontos - só porque não tinha televisão no quarto :nono: ) e agora Marrocos idem idem....
Não podemos comparar Marrocos com o México pois a experiencia hoteleira é completamente diferente, quero ver daqui a 5 ou 10 anos como vai ser, quando os marroquinos tiverem alguma experiencia...
 

outsiders

Membro
Bom a pedido do Flecha aqui vai ...

Saida do hotel pelas 5:30, passada 1:30 de viagem paragem numa area de serviço na auto estrada.
Chegada a Fes pelas 10:30 +/-.
Chegados a Fes paragem para ir ao encontro do nosso guia a porta do Palacio Real, tendo sido feito o Briefing do dia e seguimos a um monte com vista panoramica para Fes (da umas fotos muito interessantes) e seguimos para um restaurante tipico para almoçar.
Apos o almoço começa a aventura
Chegados as ruas da medina, lojas e mais lojas tipicas com tudo o que se pode imaginar (e coisas que nem nos meus melhores dias imaginaria) como cabeças de cabra, patas de vaca ou frangos vivos a serem mortos em frente dos clientes.
Primeira paragem para explicação da mão de Fátima na porta de uma casa particular, seguimos por ruas e ruelas labirinticas onde se sente a energia do local.
Depois passamos por zonas de fabrico artesanal de tapetes, Cobre, tecidos e tinturaria de peles onde foi filmada a telenovela "O CLONE" (espero não me estar a esquecer de nada)...
Este dia vale não só por aquilo que o guia vai dizendo, mas vale pelo clima envolvente que se vive, o fervilhar de vida que uma medina pode ter.
As ruas muito estreitas, as mulas e os burros a transportar mercadorias, os cheiros (a maior parte do tempo mau...) os sons dos trabalhadores, tudo isto é marcante, parece que estamos numa outra realidade...
Os vendedores de souvenirs são muito chatos mas conseguem comprar coisas para oferecer muito barato.
NOTA: Não têm tempo para fazer compras em lojas, para fazer compras o melhor é fazer em Oujda ou ir ao mercado de contrafacção em Nador.
O preço desta viagem é 80€
 

outsiders

Membro
As fotos ficam todas de pernas para o ar..... Lolololol
Mas digo que se vires muitas fotos vais preparado e não vais ter o efeito surpresa que eu tive.... A descoberta dentro da medina e fantástica.
Vou tentar meter mais algumas.

No meu 1 post da foto 5-10 são em FES e a ultima também
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá outsiders

Bom Report :).
Houve alguma situação menos boa entre turistas e vendedores na Medina que queiras partilhar.

Cumprimentos
 

outsiders

Membro
Tanto em Oujda como em Fés nada de especial... tirando um Apalpão que a minha irmã levou.
Só os vendedores de rua são um bocadinho chatos...
De resto tudo tranquilo e seguro.
 

Qahhar

Membro Novo
outsiders obrigado pelo report esta 5*

Diz me apenas uma coisa, tenho lido em alguns lados que a comida é o ponto fraco do hotel e vi que ao pequeno almoço nao tem nada de hotel ou seja falta o bacon, ovos mexidos etc..... confirma-se isso?

No jantar e almoço dizem que tem pouca comida e variedade confirma-se?

Obrigado
 

outsiders

Membro
Bom em relação a comida é mito, tem ovos mexidos, cozidos e estrelados... Realmente bacon não vi, mas porco eles não comem, logo não tem.
O bufet tem 2 zonas (iguais)... Fiambres e queijos, saladas, croissant, bolos (de alperce, banana e maçã hummm tao bons) pão típico e baguet, fruta, cereais, iogurtes, compotas, panquecas feitas na hora e uma massa tipo mil folhas e potes de Nutella.
Ao almoço havia sempre frango e salmonetes. Carne ou peixe na chapa (bife de atum, frango etc) saladas etc.
Ao longo da tarde tem dois bufet junto de cada piscina um com fruta estilo o bufet principal e o outro c comida americana.
Não é como as caraíbas mas também não choca nada. O normal e termos de quantidade ca em portugal.

Scnb respondendo a tua pergunta... Nunca vi tanta criança num resort... A comida não será problema e as piscinas são fantásticas para eles. Qualquer piscina e uma rampa pois podem brincar na agua sem ter fundões. A praia como não tem ondulação praticamente também não e perigosa.
Outro ponto forte e a curta viagem que têm de fazer.
Se tivesse filho levava sem duvida ( não faria era a visita a FES).
 

outsiders

Membro
Só existem 3 visitas disponíveis: FES (a maior medina, muita confusão e muitas horas de carro e a andar), Oujda (uma medina mais pequena e próxima do resort, +/-45 min carro) e Nadir (mercado de contrafacção - esta não fiz).
Para umas fotos na medina com uma criança sem duvida Oujda.
 

scnb

Membro
Obrigada uma vez mais pelas respostas esclarecedoras...
Quem sabe se nao e um destino a considerar? :)
 
Estou encantada com o report e a descrição entusiástica :rolleyes:
Obrigada por toda a informação.
O passeio a Oujda, achou interessante?
Seria o único que poderei fazer, porque a Fes é muita hora e a minha filha, apesar de já ser crescidinha, não iria gostar.
Qual o preço de Oujda, o que se vai visitar? Ao chegar ao hotel ainda deu para almoçar?
 
Top