Novidades

[Report] 1 dia em Aveiro

deli

Membro Novo
Todas as desculpas são boas para passear... Por isso, no meu aniversário arrastei o meu namorado para um belo passeio pela cidade de Aveiro! Na verdade ele não foi arrastado... Foi de bom grado e tal como eu adorou!

Chegamos a Aveiro depois de uma bela viagem de comboio e, preparados para a descoberta, seguimos pela Av. Dr. Lourenço Peixinho em direcção à Igreja da Vera Cruz. Pelo Caminho chamou-nos à atenção a fachada de um edifício do Banco de Portugal.




Pormenor da fachada




Igreja da Apresentação Paroquial da Vera-Cruz


Com um interior rico em talha dourada





Coro e órgão



E a pia baptismal





Obrigatório em Aveiro é fazer o passeio de moliceiro pela ria... Para além de se conseguir ter uma perspectiva diferente da cidade é possível aprender um pouco da História da ria, dos canais, dos moliceiros e da prórpia cidade de Aveiro.








É divertido descobrir o humor dos diferentes painéis dos moliceiros



Depois de almoçarmos no Shopping Forum Aveiro tentamos fazer uma visita à Oficina do Doce, mas é necessário marcação prévia e embora tivessem vaga às 15h não justificava fazer a visita só para duas pessoas. Por isso, fica aqui a dica, se quiserem fazer esta visita o melhor será contacta-los com alguma antecedência (ou ir com um grupo maior).
Em todas as viagens tem que ficar alguma coisa por ver ou fazer para justificar uma nova visita, não é verdade? ;)


Depois desta pequena desilusão continuamos a explorar a cidade e fomos até ao Mercado do Peixe, obra de Gustave Eiffel.



Seguimos em direcção à Câmara Municipal...






que fica junto à Igreja da Misericórdia.





Pelo caminho ainda tiramos mais algumas fotos a casas típicas da região.
Esta é uma casa, segundo o guia do moliceiro, pertencente a famílias abastadas e onde o Salazar chegou a passar férias.



E aqui, exemplos de Arte Nova (ou Art Nouveau) tão presente em Aveiro!




Uma das últimas paragens foi na Sé Catedral de Aveiro ou Igreja de São Domingos.




Neste passeio descobri que o meu dia de aniversário coincide com o feriado municipal de Aveiro, dia da Princesa Santa Joana. Ia haver uma missa e procissão, daí estar tanta gente à porta da Sé, mas ainda fomos a tempo de conhecer o seu interior.











A última paragem foi mesmo o Parque Infante Dom Pedro (Parque da Cidade) onde foi possível descontrair e descansar das caminhadas.




Resumindo, um dia parece-me suficiente para conhecer esta cidade com um encanto tão particular! Aveiro é diferente de todas as outras cidades que já conheci... Muito bela e muito pura, de gente de trabalho, mas com gosto pela arte! Fiquei mesmo encantada! Sem dúvida é para lá voltar!
 
Última edição por um moderador:

Subbuteiro

Membro Ativo
Snider,

foi o que eu disse... É daquelas mentiras ditas tantas vezes, que passa a "verdade". Mas já ouvi o mesmo do Elevador de Santa Justa - Lisboa, Ponte Luís I no Porto, etc, etc...
 

Kryptontuga

Membro
A ponte Luis I não foi obra de Eifel... o projecto não foi aceite (só tinha um tabuleiro), quem projectou a ponte foi a Société de Willebroeck (Belgas), com projecto do engenheiro Teófilo Seyrig....
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Eu sei, e grande parte da pessoas sabe. Mas também já ouvi muito boa a gente a "acreditar" que era do Eiffel...

É como o Mercado em Aveiro...
 

Aladino

Membro
Um belo report da cidade de Aveiro. Quanto ao Eiffel acho que nunca passou por nada disto nem nunca ouvi falar do homem com referência a Aveiro,,,mas não sei que verdade haverá nisso. Ah! Mas vou informar-me!!!
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Bom report. :D

Este fim de semana irá ser passado em Aveiro, vou também seguir alguns locais através do teu report. :)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Obrigado pelo relatório.

Em frente ao parque Infante Dom Pedro, está o parque de Santo António, com um "monumento" de homenagem a Zeca Afonso, constituído por um bloco de pedra irregular que, numa das faces, tem um painel de azulejos. Zeca Afonso nasceu em Aveiro a 2 de Agosto de 1929.

monu12g.jpg
 
Top