Novidades

[Report] "Grand Canyon" da Península Ibérica

PEQUENA SEREIA

Membro Novo
"Grand Canyon" da Península Ibérica - Parque Natural do Douro Internacional

"O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) inclui os troços fronteiriços dos rio Douro e Águeda, bem como as superfícies planálticas confinantes pertencentes aos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro. O Parque Natural do Douro Internacional abrange os 122 quilómetros de troço fronteiriço do Rio Douro e do seu afluente, o Rio Águeda.

O PNDI recebeu a Classificação de Parque Natural do Douro Internacional na margem portuguesa, em Maio de 1998, e de Parque Natural Arribes del Duero, em 2002, na margem espanhola.
O PNDI localiza-se numa região pouco conhecida, mas com grandes motivos de interesse, desde a paisagem ao património cultural, passando pelas aves rupícolas (que habitam em zonas rochosas) e pelas raças autóctones.

As alturas mais propícias para visitar o Douro internacional são a primavera e o outono. É nestas épocas do ano que as temperaturas são mais amenas, já que, no inverno, é usual haver temperaturas negativas e, no verão, não é raro atingirem os 40º C.
Na primavera a avifauna desta região está no seu auge, e podemos encontar espécies que apenas passam aqui a época de nidificação, como é o caso do abutre do Egitohttp://www.icnf.pt/portal/naturaclas/rn2000/resource/rn-plan-set/aves/neo-percnopterus e da cegonha-preta, entre outras. Também os campos se revestem de cores, com a floração das giestas e do rosmaninho entre outras espécies da flora.

Já no outono, são as cores dos carvalhos, dos castanheiros e das vinhas que dão a esta zona um encanto particular. É também a época dos cogumelos, que assumem uma importância gastronómica crescente e que podem ser degustados nos restaurantes da região.
Também em fevereiro acorrem a esta região milhares de pessoas para contemplarem o espetáculo das amendoeiras em flor, que mantêm ainda uma grande expressão nos concelhos de Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta." (fonte: ICNF).

Terminada a pequena descrição, deve acrescentar que visitamos esta beleza natural em Maio, por isso a Natureza estava no seu máximo esplendor.
Fizemos um roteiro que passou por vários lugares e neste report vou apenas destacar alguns Miradouros do "Grand Canyon".

Miradouro da Sé de Miranda do Douro




Vista do Cruzeiro efetuado

Miradouro do Castro da Cigaduelha

Miradouro da Fraga Amarela

Miradouro da Fraga do Puio

Miradouro do Castro do Vale da Águia




Miradouro de S. João das Arribas



Junto ao Miradouro de S. João das Arribas

Miradouro da Freixiosa

Miradouro da Penha das Torres

Espero que tenham apreciado.
Não percorremos todos os Miradouros do PNDI, mas ficou a vontade de voltar! As fotos são muitas, selecionei apenas algumas.
Deixo um mapa desta área do PNDI.
Obrigada.

P.S.

 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá Pequena Sereia!

Obrigada por partilhares connosco essas lindas paisagens e parabéns pelas fotos. :)
Que pena não teres ido ao Penedo Durão, eu gosto muito de apreciar a vista sobre o Douro e Espanha desse miradouro .
Cumprimentos
 

PEQUENA SEREIA

Membro Novo
Nika. disse:
Olá Pequena Sereia!

Obrigada por partilhares connosco essas lindas paisagens e parabéns pelas fotos. :)
Que pena não teres ido ao Penedo Durão, eu gosto muito de apreciar a vista sobre o Douro e Espanha desse miradouro .
Cumprimentos
Obrigada.
Fica para a próxima :) O PNDI tem vários miradouros e por isso ainda me faltam alguns.
Cps.
 

Jorge Esteves

Membro Ativo
Belo report e belas paisagens, já fiz o cruzeiro do Douro internacional há alguns anos e realmente as paisagens são de cortar a respiração. Só achei estranho é que num cruzeiro que sai da margem portuguesa do Douro, todos os funcionários eram espanhois e mais frustante, em Miranda do Douro não havia qualquer informação do cruzeiro, apenas dei com ele porque por brincadeira com a minha familia fui á barragem para dizer que tinhamos ido a Espanha.

Boas viagens
 
Top