Novidades

Férias Europa Central

Luis Alves

Membro Novo
Olá boa noite.

Estou a pensar no próximo mês de junho fazer férias pela Europa Central (+/- 13 dias).

Embora tenha um itinerário mais ou menos pensado - que à primeira vista parece-me um pouco extenso para os poucos dias que tenho :unsure: - gostaria, no entanto, de saber a vossa opinião, nomeadamente quanto ao número de dias/noites a permanecer em cada local, qual o meio de transporte mais adequado para chegar a cada uma das cidades e ainda hoteis/hostels/etc... para ficar e locais a visitar.

Então o itinerário seria:
Londres (saída) - Dubrovnik - Zagreb - Liubliana - Viena - Budapeste - Bratislava - Praga - Lisboa

Quanto à forma de chegar a cada uma das cidade havia pensado:
1. Londres - Dubrovnik -> avião
2. Dubrovnik - Zagreb -> avião
3. Zagreb - Liubliana -> comboio
4. Liubliana - Viena -> comboio
5. Viena - Budapeste -> comboio
6. Budapeste - Bratislava -> comboio
7. Bratislava - Praga -> avião

Convém referir que em Zagreb gostaria de aproveitar para visitar o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice e em Liubliana visitar o Lago Bled.

Relembro que este itinerário é passível de alterações pelo que as vossas sugestões e conselhos serão bem-vindos

Cumprimentos,
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Luis Alves! :)

Considerando que vais a Dubrovnik e pretendes ir aos Parque Nacional dos Lagos de Plitvice (vais adorar :D) se voares para Zagreb depois tens que voltar para trás para visitar os lagos e depois regressar a Zagreb. A minha sugestão é veres um bocadinho mais da Croácia que é um país lindo (podes espreitar o meu report, o link está na assinatura). Consegues ver Dubrovnik num dia, depois no dia seguinte podias ir de bus para Split (a paisagem pelo caminho é fantástica), nesse dia consegues ver Split e se sobrar tempo podes ir a Trogir: 30 minutos em bus (infelizmente eu não fui a Trogir). Depois no dia seguinte sugiro um bus de Split para o Parque Nacional dos lagos Plitvice. Atenção que eu estive lá mais de 3 horas e com guia e não conseguimos ver tudo. Depois tens outro bus que vai para Zagreb, seja nesse dia ou no seguinte. Como o tempo é escasso deves conseguir ver o centro de Zagreb em 1/2 dia e depois seguir para Ljubljana seja por bus ou comboio. Depois na ida a Bled não aconselho que regresses a Ljubljana, mas sim que apanhes o comboio em Kranj para ir para Viena (parte desse percurso já fiz quando fui de Ljubljana para Klagenfurt). Aconselho 2 dias em Viena, 2 em Budapeste e 2 em Praga porque não tens muito tempo. Eu dispensaria Bratislava para passar mais tempo em qualquer um dos locais mencionados. Zagreb é outra cidade que eu também não achei muito interessante.
Qualquer dúvida estou ao dispor. :)
Cumprimentos
 

roller

Membro Conhecido
Assino por baixo o que a nika disse acerca da croacia.

Zagreb e Split sao cidades bonitas mas que vêem num só dias sem grandes pressas. As outras que referes também não são grandes metrópoles pelo que em 2 dias tens a cidade visitada.

Espero que ajude
 

Luis Alves

Membro Novo
Muito obrigado pelas vossas sugestões.

Nika, vou ver os teus reports e se tiver alguma dúvida irei certamente perguntar-te. ;)

Cumprimentos,
 

Luis Alves

Membro Novo
Olá Nika.

Estive a ver o teu report e fiquei maravilhado com a Croácia.

Esqueci-me de referir que vou nesta viagem sozinho (pela primeira vez) pelo que tenho que ter as coisas mais ou menos programadas.

Efetivamente posso de Dubrovnik ir para Split e então depois para o Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Mas pelo que estive a ver a viagem de Split para Plitvice dura aproximadamente 4 horas. O primeiro autocarro sai às 8h30 e chega lá às 12:50. Se nesse mesmo dia apanhar o autocarro de Plitvice para Zagreb às 17:20 fico com pouco tempo para apreciar o parque. E, claro, nesse dia já não consigo ver quase nada de Zagreb. :(

É tão difícil organizar uma viagem!
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Luis!

A Croácia é mesmo linda. :D
Por acaso já tinha visto que o horário era apertado, mas em Plitvicka Jezera há alojamentos ... lembro-me de na altura ver isso, podes ficar a dormir lá. Eu no teu caso fazia isso e ia só no dia seguinte para Zagreb.
Já decidiste como vais de Ljubljana para Bled?
Cumprimentos
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Luís,

Parece-me um plano deveras ambicioso...
Das cidades que referes só conheço 3 - Londres, Budapeste e Praga - e se somasse o nº de noites que passei nas 3 (4 Londres, 5 Budapeste, 7 Praga) já ultrapassaria o tempo limite do roteiro que tens previsto. E atenção que foi sempre non-stop.
Aquilo que sinto quanto não tenho tempo para visitar como queria determinado local é frustração absoluta. Penso que é melhor visitar menos países em pouco tempo e ter o sentido de "objetivo alcançado" em cada lugar do que se visita, do que ver tudo a correr e perder a essência de cada local.
Há um artigo que li há uns tempos, que retrata muito bem esta sensação:
http://www.fmgomes.com/vantagens-de-viajar-devagar/
 

Nika

Membro Conhecido
Inês, na minha opinião todos nós gostamos de concretizar os objectivos que delineamos para cada local mas é óbvio que isso difere de pessoa para pessoa consoante as nossas preferências, interesses, ritmo e capacidade monetária.
Por exemplo, se me perguntares se acho que eu deveria ter estado mais tempo em Plitvice ... respondo-te que sim. Mas se me perguntares se fiquei frustrada pelo tempo ser excasso ... digo-te que não, muito pelo contrário, adorei cada momento e não prescindia da visita ao parque para ter passar mais tempo noutra cidade. :)
A mim o que me pode deixar aborrecida é depois de ter "cumprido os objectivos" ainda me restar tempo livre e eu não ter nada que me interesse para apreciar. Claro que quando regresso de férias o cansaço físico acusa, mas para mim viajar é um prazer e aproveito-o ao máximo (segundo as minhas preferências). ;)
Eu penso que o plano do Luís poderá ser demasiado ambicioso apenas se ele partilhar da tua opinião em relação a viajar em "slow travel", caso contrário e a meu ver parece-me perfeitamente exequível.


Luis, uma observação: como mencionaste Londres como sendo o local de partida não estou a incluir visita a essa cidade na rota que considero como exequível ... nem posso opinar em relação a Londres porque de todos os locais do percurso é o único que não conheço.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Nika,

Sem dúvida que todos temos objetivos para as nossas viagens e isso reflete-se de forma muito pessoal. Eu própria levo sempre roteiro delineado e depois adapto, caso seja necessário ou caso assim se considere melhor.
Contudo, sinto (como certamente outros viajantes sentirão) que à medida que o tempo passa a forma de viajar também amadurece e tudo se torna menos fugaz.
Viajar tornou-se mais do que fazer vistos numa check list de museus, monumentos e outras atrações, sem desmerecimento algum por este tipo de visita, até porque são coisas que eu gosto imenso e tenho sempre uma lista extensa de objetivos. Viajar agora, para mim é claro, é muito mais aproximar-me da cultura e entender o modo de vida. Como não considero em hipótese alguma que isso se faça num curto espaço de tempo como 1 dia, não consideraria sequer a hipótese a não ser numa escala prolongada, numa road trip ou algo semelhante. Noto, impreterivelmente, que consegui entender muito mais as mentalidades, opções e tradições em locais onde estive mais tempo e em contacto com a realidade (isto porque as experiências in door resorts que tive não considero como contacto com a realidade, apesar da duração ser algo alargada), do que em locais onde já estive numa duração de tempo menor.
São opções, como tudo na vida, mas esta é a minha perspetiva baseada na minha experiência pessoal. Não quero ser de todo fundamentalista, até porque os ritmos de cada um são diferentes e o facto de ter sugerido o texto do Filipe Morato Gomes não significa que o meu ritmo de viagem ou a minha perspetiva de viajante seja semelhante ao que ele refere. Mas sem dúvida que o texto dá um alerta muito importante e, que eu sinto como muito verdadeiro, para a fugacidade das experiências em viagem. É interessante refletir sobre isso.
 

Luis Alves

Membro Novo
Olá a todos.

Houve alguns aspetos que me esqueci de referir:
  1. Eu vou sair da Madeira, onde vivo, uns dias antes do ínicio da viagem propriamente dita, com destino a Londres. Vou lá passar 4 dias mas isso não vou contabilizar para este efeito.
  2. Eu já estive em Budapeste há 2 anos atrás, durante 8 dias, e simplesmente amei a cidade pelo que gostaria de voltar. Se calhar em vez de lá ficar 3 dias ficaria apenas 2. É mesmo só para "matar as saudades" da inesquecível cidade e voltar aos banhos Szechenyi e/ou Gellert.

Nika, quanto à possibilidade de ficar em Plitvicka Jezera já havia pensado nisso e só no dia seguinte seguir viagem para Zagreb. Passaria, então, o dia em Zagreb e ao final do dia seguiria destino para Liubliana (terei de verificar o horário dos comboios). Em Liubliana aproveitaria o primeiro dia para visitar a cidade e então no segundo dia iria ao lago Bled. Infelizmente ainda não consegui verificar as opções para lá chegar (Estes últimos dias têm sido um inferno em termos de trabalho e não tenho tido tempo para o fazer, mas prometi a mim mesmo que este fim de semana trataria disso, sem falta!) De Bled poderia voltar a Liubliana ou então seguir viagem diretamente para Viena (terei de verificar esta possibilidade e como o fazer).

Estou ainda a considerar a possibilidade de viajar de Londres para Zagreb, logo de manhã, aproveitar e visitar a cidade durante o dia e ao final da tarde apanhar o avião para Dubrovnik. Mas como para ir para Liubliana terei que passar por Zagreb, uma vez que não existe nenhum comboio diretamente de Plitvicka Jezera para Liubliana, não sei muito bem o que fazer. :unsure:

Neste momento a única coisa que tenho certo é a viagem para Londres.

Inesaldeia, eu adoro viajar, e percebo perfeitamente os teus comentários. Adoro a sensação de não ter preocupações com o cumprimentos de horários. Gosto de poder desfrutar o máximo dos locais por onde passo. Mas tratando-se esta viagem da primeira em que vou só tenho que me sentir ocupado para não sentir aquela sensação de vazio, de não ter ninguém com quem partilhar aqueles momentos, pelo que estar constantemente "em trânsito" será um forma de ultrapassar (pelo menos parece-me à primeira vista) essa situação.

Certamente será uma experiência que nunca mais me vou esquecer, por quaisquer que sejam os motivos. :lol:
 

Nika

Membro Conhecido
Luis Alves disse:
Nika, quanto à possibilidade de ficar em Plitvicka Jezera já havia pensado nisso e só no dia seguinte seguir viagem para Zagreb. Passaria, então, o dia em Zagreb e ao final do dia seguiria destino para Liubliana (terei de verificar o horário dos comboios). Em Liubliana aproveitaria o primeiro dia para visitar a cidade e então no segundo dia iria ao lago Bled. Infelizmente ainda não consegui verificar as opções para lá chegar (Estes últimos dias têm sido um inferno em termos de trabalho e não tenho tido tempo para o fazer, mas prometi a mim mesmo que este fim de semana trataria disso, sem falta!) De Bled poderia voltar a Liubliana ou então seguir viagem diretamente para Viena (terei de verificar esta possibilidade e como o fazer).

De Ljubljana para Bled há bus (1h15m) http://www.ap-ljubljana.si/eng/
Na ida para Viena aconselhava apanhares o comboio logo em Kranj ( visto que tens ligação para Viena em Villach). De Bled para Kranj tens o bus. http://www.slo-zeleznice.si/en/passengers/abroad/destinations/austria

Mas tratando-se esta viagem da primeira em que vou só tenho que me sentir ocupado para não sentir aquela sensação de vazio, de não ter ninguém com quem partilhar aqueles momentos, pelo que estar constantemente "em trânsito" será um forma de ultrapassar (pelo menos parece-me à primeira vista) essa situação.

As poucas vezes que viajei completamente sozinha (Budapeste, Klagenfurt e Graz) como não havia "distracções" as paragens para refeições eram mais curtas e vi as cidades a um ritmo diferente.

Estou ainda a considerar a possibilidade de viajar de Londres para Zagreb, logo de manhã, aproveitar e visitar a cidade durante o dia e ao final da tarde apanhar o avião para Dubrovnik. Mas como para ir para Liubliana terei que passar por Zagreb, uma vez que não existe nenhum comboio diretamente de Plitvicka Jezera para Liubliana, não sei muito bem o que fazer. :unsure:

Pois, obriga-te a regressar a Zagreb ... :wacko:
Por exemplo:
1- Se conseguires um voo bem cedinho para Dubrovnik, consegues ver Dubrovnik nesse dia.
2- tens o bus para Split (4h30m) ... visitas Split
3- bus para Plitvice - 8.30/12.45 ... visitas Plitvice
4- bus para Zagreb - 2h10m +- ... visitas Zagreb
5- comboio para Ljubljana - 2h20m +- - visitas Ljubljana
6- bus para Bled ... visitas Bled e ida para Viena (comboio) - 6h30m
7/8 - Viena
9 - bus/comboio para Budapeste ... 3/4 horas ... visita Budapeste
10 - Budapeste
11 - Bus para Praga - 7h30+- ou comboio
12/13 - Praga
OBS: em relação ao bus é melhor confirmares se são diários.

Também podes iniciar o percurso em Praga e terminar em Dubrovnik ...
Budapeste complica um bocado o percurso, porque se fosses de Viena directo para Praga ou via Bratislava ficavas com mais tempo para as outras cidades. Se fores a Budapeste como não fica em caminho, parece-me que acabas por repetir o percurso até Bratislava no regresso.
A outra alternativa seria talvez ires de Ljubljana para Budapeste, dai para Viena e desta para Praga.
 

Petrov021

Membro
Boas Luis Alves,

também estou a pensar num roteiro idêntico ao teu.

já tens mais pormenores sobre o teu roteiro? qual a ordem de visita que vais optar e quantos dias em cada cidade?

cumps
 

Luis Alves

Membro Novo
Olá Petrov021.

Neste momento ainda não me consegui decidir. :(

Estou a ver a melhor maneira de aproveitar ao máximo. E tu, já tens alguma ideia?

Abraço
 

Petrov021

Membro
Boas.
Eu ainda nao tenho ideia fixa. Esta viagem é uma das que estao em cima da mesa para finais de setembro, no entanto ainda nao está decidido..
Por agora qual o itinerario que estas a pensar fazer? Qual o mais vantajoso?
 

Luis Alves

Membro Novo
Boas.

A maior parte dos trajectos quero fazer de avião para poupar tempo.

Então estava a pensar Londres - Split - Dubrovnik - Zagreb - Lubliana - Viena - Budapeste (que em princípio vou deixar de fora) - Praga - Funchal.

Há um voo direto no dia 30 de Praga para o Funchal por isso queria aproveitar esse voo.

Neste momento estou apenas com problema no alojamento porque em termos de viagens já tenho mais ou menos uma estimativa.

Quanto ao alojamento estou à procura de locais mesmo nos centros das cidades para poder aproveitar melhor o tempo mas isso torna a diária mais cara.

E como podes imaginar 15 dias a viajar tenho que poupar em algum lado. :wacko:
 

Petrov021

Membro
Nika. disse:
Por exemplo:
1- Se conseguires um voo bem cedinho para Dubrovnik, consegues ver Dubrovnik nessoe dia.
2- tens o bus para Split (4h30m) ... visitas Split
3- bus para Plitvice - 8.30/12.45 ... visitas Plitvice
4- bus para Zagreb - 2h10m +- ... visitas Zagreb
5- comboio para Ljubljana - 2h20m +- - visitas Ljubljana
6- bus para Bled ... visitas Bled e ida para Viena (comboio) - 6h30m
7/8 - Viena
9 - bus/comboio para Budapeste ... 3/4 horas ... visita Budapeste
10 - Budapeste
11 - Bus para Praga - 7h30+- ou comboio
12/13 - Praga
OBS: em relação ao bus é melhor confirmares se são diários.

Também podes iniciar o percurso em Praga e terminar em Dubrovnik ...
Budapeste complica um bocado o percurso, porque se fosses de Viena directo para Praga ou via Bratislava ficavas com mais tempo para as outras cidades. Se fores a Budapeste como não fica em caminho, parece-me que acabas por repetir o percurso até Bratislava no regresso.
A outra alternativa seria talvez ires de Ljubljana para Budapeste, dai para Viena e desta para Praga.
Boas Nika.

Pela tua experiencia achas que em 12 dias é realmente possivel fazer este trajeto? Ou é muito apertado em termos de tempo? Pelo que me da a entender croacia fica um pouco fora de rota do trio imperial: praga, viena e budapeste. Tambem me interessa ljubljana e bled mas ja nao serao muitas paragens? Por outro lado teria pena nao visitar uma vez estando em viagem por aqueles lados.

As viagens de ligaçao de comboio sao compradas online? Em que sites?

Li que foste pir um operador turistico. Qual? Onde compraste a viagem? Nao ficará muito mais caro? Desculpa tantas perguntas mas como é a primeira vez que tenciono ir para estes paises surgem muitas duvidas.

Obrigado pelas dicas.
 

Nika

Membro Conhecido
Petrov021 disse:
Pela tua experiencia achas que em 12 dias é realmente possivel fazer este trajeto?
Ou é muito apertado em termos de tempo? Pelo que me da a entender croacia fica um pouco fora de rota do trio imperial: praga, viena e budapeste.

Tambem me interessa ljubljana e bled mas ja nao serao muitas paragens? Por outro lado teria pena nao visitar uma vez estando em viagem por aqueles lados.

As viagens de ligaçao de comboio sao compradas online? Em que sites?

Obrigado pelas dicas.
Este trajecto que sugeri ao Luis (face ao que ele pretendia visitar) tem no mínimo 13 dias e meio.
Com um roteiro assim tens pouco tempo para descansar. E sim, a Croácia fica um bocado afastada. Se te interessa visitar também a Eslovénia e só tens 12 dias talvez fosse melhor repensares o itinerário.
Eu visitei essas cidades todas em circuitos exceptuando Budapeste. Quando fui à Croácia, o circuito englobava também Bósnia e Eslovénia e daí segui para a Áustria (klagenfurt e Graz). A Bósnia também é um país muito bonito, Sarajevo é uma cidade bem mais interessante que Zagreb e Mostar é linda. :D (Se quiseres espreita os meus reports, os links estão na assinatura)
Uma das vezes que estive em Praga e Viena, o circuito teve inicio na Alemanha: Berlim, Potsdam, Dresden, Bamberg, Nuremberga, Munique depois Salzburgo, seguiu-se a Rep. Checa: Cesky Krumlov e ainda fomos a Bratislava.
O que te sugeria era aproveitar os países próximos. Se por exemplo optasses apenas pelas cidades imperiais sugeria acrescentares outras cidades austríacas e alemãs ao percurso. Se optasses por Croácia e Eslovénia eu acrescentava mais localidades croatas e talvez Bósnia. Isto são apenas sugestões porque eu não sei que tipo de locais te interessam.
A única ligação de comboio que fiz foi a da Eslovénia para a Aústria (já coloquei o link numa resposta ao Luis), mas só comprei o bilhete na estação.
Deixo-te mais alguns links dos comboios para veres os horários:
http://www.cd.cz/en/default.htm - Rep. Checa
http://www.oebb.at/en/index.jsp - Áustria
http://www.mav.hu/english/index.php - Hungria

Mas é melhor 1º definires o que queres visitar concretamente. Se ficares mais tempo pela Croácia tem outras cidades e ilhas interessantes para conhecer. ;)
Cumprimentos
 

Petrov021

Membro
Obrigado pelas dicas.

Tenho visto pacotes em operadores, com tudo organizado, desde viagens, transfers, visitas com guia, hoteis, etc. é uma vantagem, e poupa-nos algumas "dores de cabeça" na organização do roteiro.

E a nivel de preço, será que fica muito mais caro do que ser organizado por nós?

A vantagem de sermos nos a organizar, são os nossos horarios, as nossas visitas à hora que quisermos... nao estamos dependentes de ninguém, etc

as viagens organizadas por operadores são completas em termos de visitas/rotas? ou ficam aquém das organizadas pessoalmente? tens alguma ideia?
 

roller

Membro Conhecido
qualquer viagem organizada fica bem mais de 1100€ e é apenas 7/8 dias. Nao inclui mto mais que o pequeno almoço... Logo nunca vai compensar...

Europa é by yourself
 

Nika

Membro Conhecido
Petrov021 disse:
Obrigado pelas dicas.
Tenho visto pacotes em operadores, com tudo organizado, desde viagens, transfers, visitas com guia, hoteis, etc. é uma vantagem, e poupa-nos algumas "dores de cabeça" na organização do roteiro.
E a nivel de preço, será que fica muito mais caro do que ser organizado por nós?
A vantagem de sermos nos a organizar, são os nossos horarios, as nossas visitas à hora que quisermos... nao estamos dependentes de ninguém, etc
as viagens organizadas por operadores são completas em termos de visitas/rotas? ou ficam aquém das organizadas pessoalmente? tens alguma ideia?
Olá Petrov021! :)
Viajar com circuitos organizados por operador tem coisas favoráveis, não te preocupas com a logística e durante a viagem não tens que te preocupar em andar a passear as malas até aos transportes públicos, os guias levam-te aos locais com interesse turístico e dão-te dicas para utilizares no tempo livre, a meu ver poupa-se tempo. A nível de preço costuma ficar mais caro do que reservares por ti, mas por exemplo eu em Dubrovnik fiquei num hotel que adorei e era bem caro, se fosse eu a reservar nunca o escolhia por esse motivo. Com isto quero dizer que com os operadores que já viajei os hóteis por norma são bons e claro que isso paga-se. Se for eu a reservar até numa guesthouse posso ficar ... :) Cada operador define as regras, ja fiz circuitos de 8,10,11,12 dias, por exemplo na Croácia, Bósnia e Eslovénia estive em regime de meia pensão (base, não era opcional) e as visitas programadas estavam incluidas no preço, há outros que apenas disponibilizam o peq. almoço e a meia pensão ou pensão completa tens que pagar como extra e o mesmo pode suceder com as visitas programadas.
Uma coisa que aprecio durante os circuitos é que conheces muita gente, partilhas informação sobre países ... esse operador com quem fui para a Croácia é o mesmo com que fui para Alemanha, Rep. Checa e Austria, a maioria dos passageiros era da América latina: conheci argentinos, mexicanos, equatorianos, chilenos, colombianos, brasileiros, etc.
A desvantagem dos circuitos é não teres grande margem de manobra, se estiver programado sair para outra cidade às 8.00 ... é mesmo a essa hora, tens que estar pronto, ficas dependente destes pormenores.
Eu gosto de viajar em circuitos porque vejo sempre mais localidades do que sendo eu a programar e a utilizar transportes públicos, mas também gosto de programar eu as viagens porque escolho o tempo que quero estar em cada uma. :)
Decidir reservar pelo próprio ou comprar numa agência é sempre algo muito pessoal.
 
Top