Novidades

Saídia e passaportes

Anae

Membro Novo
Sr Tiago Oliveira, se os cidadãos portugueses não necessitam visto: "Não é necessário visto para os cidadãos portugueses, a validade do passaporte é exigida." , como é que o sr. quando foi a Marrocos: " tive que dar o passaporte para levar o visto de entrada no pais." ?????

Façam como entenderem, mas os operadores portugueses que tem viagens organizadas para Marrocos-Saidia (Soltropico, Viajar, etc) garantem (e como já referi aqui, fui com pessoas que não tinham passaporte, o ano passado e entraram com o Cartão de Cidadão) que não é necessário o passaporte para cidadãos portugueses. È claro que nas Embaixadas tem que estar a informação correcta, senão seria um "regabofe".
Confirmem com as agencias de viagem onde compraram.
 

VeraNog

Membro Novo
susana vou dia 12 e vou pela soltropico :)
a agencia confirmou novamente com o operador... Mail abaixo

> Confirma-se que não irão necessitar de passaportes para esta viagem a Marrocos.
>
>
>
> Acabei de reconfirmar com o Operador que basta que nos enviem cópias dos vossos cartões do cidadão para serem informadas as autoridades.
>
 

Susana Nunes

Membro Novo
Olá Vera

Falei hoje novamente com a embaixada, o Cartão de Cidadão só dá para reservar se a viagem fosse reservada por uma operadora marroquina...
Mas que no meu caso, bastava ter passaporte valido para a estadia.
Bem ninguém se entende...
 

VeraNog

Membro Novo
bem... o senhor da agencia vai dia 10 e nao ia fazer o passaporte eu so vou dia 12 vamos la ver! e a Anae diz que havia pessoas q nao tinham
qd ela foi... vamos ver... la nos encontramos!
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Anae disse:
Sr Tiago Oliveira, se os cidadãos portugueses não necessitam visto: "Não é necessário visto para os cidadãos portugueses, a validade do passaporte é exigida." , como é que o sr. quando foi a Marrocos: " tive que dar o passaporte para levar o visto de entrada no pais." ?????

Façam como entenderem, mas os operadores portugueses que tem viagens organizadas para Marrocos-Saidia (Soltropico, Viajar, etc) garantem (e como já referi aqui, fui com pessoas que não tinham passaporte, o ano passado e entraram com o Cartão de Cidadão) que não é necessário o passaporte para cidadãos portugueses. È claro que nas Embaixadas tem que estar a informação correcta, senão seria um "regabofe".
Confirmem com as agencias de viagem onde compraram.
Nunca vi ninguém a ir para o continente africano e não precisar de levar passaporte... Nem sei como os deixam embarcar num voo para fora da Europa sem passaporte...
Onde levam os carimbos se não apresentar passaporte??
Então se nas Embaixadas tem que estar a informação correcta é porque é mesmo correcta certo?
Estamos sempre a aprender, e ainda bem...

 
Última edição por um moderador:

Anae

Membro Novo
Isto não é um visto. É simplesmente o registo de entrada e saída no país. O visto é tipo um selo autocolante que se cola no passaporte. E posso garantir a todos que sei o que digo, mais não posso dizer, pelas regras deste fórum. Fui...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa Tarde,

@ Anea, gostaria que fizesse o favor de informar o que sabe... isto é um forum para partilha ideias e informações que ajudem os membros

@ Tiago... o que tens no Passaporte é 1 carimbo de entrada no País.... não é visto.... sim é possível viajar para África(Marrocos e Tunisia) com o Cartão de Cidadão em viagens organizadas...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Estive a acompanhar o desenrolar deste tópico e surgiram-me dúvidas, dado que já estive em Marrocos 2 vezes mas sempre fora de programas de operadores turísticos e a informação que sempre tive foi que o passaporte era obrigatório e com validade mínima de 3 meses.
Tenho um casal amigo que comprou um pacote de um operador turístico para Agadir em 2010 e alugou carro para ir à descoberta de Marraquexe e Essaouira. Sei que levaram passaporte. Se não levassem e fossem com o CC/BI, dado o tal pretexto de irem no âmbito de programação turística do operador, como poderiam alugar carro?
Outra situação que equacionei foi para entrar em espaços como o Palácio Real de Rabat, no qual eu e todos os estrangeiros que por lá passámos tivemos obrigatoriamente de entregar o passaporte aos militares na entrada (documento nacional só servia para quem era mesmo marroquino), qual seria o procedimento? Bloquear a entrada a esses visitantes? Esta é uma situação perfeitamente possível para quem viaja, por exemplo, na programação turística do circuito das cidades imperiais.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
inesaldeia disse:
Estive a acompanhar o desenrolar deste tópico e surgiram-me dúvidas, dado que já estive em Marrocos 2 vezes mas sempre fora de programas de operadores turísticos e a informação que sempre tive foi que o passaporte era obrigatório e com validade mínima de 3 meses.
Tenho um casal amigo que comprou um pacote de um operador turístico para Agadir em 2010 e alugaram carro para ir à descoberta de Marraquexe e Essaouira. Sei que levaram passaporte. Se não levassem e fossem com o CC/BI, dado o tal pretexto de irem no âmbito de programação turística do operador, como poderiam alugar carro?
Outra situação que equacionei foi para entrar em espaços como o Palácio Real de Rabat, no qual eu e todos os estrangeiros que por lá passámos tivemos obrigatoriamente de entregar o passaporte aos militares na entrada (documento nacional só servia para quem era mesmo marroquino), qual seria o procedimento? Bloquear a entrada a esses visitantes? Esta é uma situação perfeitamente possível para quem viaja, por exemplo, na programação turística do circuito das cidades imperiais.
Boa tarde Inês...

As perguntas são pertinentes sem duvida.. Aqui a questão para mim é... a Inês nas vésperas ou no dia da viagem vê que "perdeu ou tem o passaporte" caducado... e vai entrar em pânico.... não há problema pois pode entrar com o CC...

Agora lá poderá não conseguir fazer tudo o que quer por limitações e só ter o CC.... mas antes não visitar o Palácio Real do que não viajar ;)

Contudo (quase que garanto a 100%) que se estiver a fazer a Excursão com guia local por 1 Operador... não vai deixar de ver o Palácio por não ter o passaporte...

O Caso do carro efectivamente pode ser mais complicado.. não conheço as leis de Marrocos ....

****

Fica aqui como complemento a informação do que é preciso para viajar para os 2 Países...

NATIONAL PORTUGAL (PT) /DESTINATION TUNISIA (TN)
VISA DESTINATION TUNISIA (TN)
...... NORMAL PASSPORTS ONLY ......
PASSPORT REQUIRED.
- PASSPORT AND/OR PASSPORT REPLACING DOCUMENTS MUST BE VALID
FOR THE PERIOD OF INTENDED STAY.
PASSPORT EXEMPTIONS:
- HOLDERS OF A NATIONAL ID CARD ISSUED TO NATIONALS OF
PORTUGAL, TOGETHER WITH A HOTEL RESERVATION CONFIRMATION.


NATIONAL PORTUGAL (PT) /DESTINATION MOROCCO (MA)
VISA DESTINATION MOROCCO (MA)
...... NORMAL PASSPORTS ONLY ......
PASSPORT REQUIRED.
- PASSPORT AND/OR PASSPORT REPLACING DOCUMENTS MUST BE VALID
FOR THE PERIOD OF INTENDED STAY.
PASSPORT EXEMPTIONS:
- HOLDERS OF A NATIONAL IDENTITY CARD ISSUED BY
PORTUGALPROVIDED TRAVELLING ON A TOUR ORGANIZED BY A TRAVEL
AGENCY AND HOLDING HOTEL VOUCHER.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Boa Tarde,

@ Anea, gostaria que fizesse o favor de informar o que sabe... isto é um forum para partilha ideias e informações que ajudem os membros

@ Tiago... o que tens no Passaporte é 1 carimbo de entrada no País.... não é visto.... sim é possível viajar para África(Marrocos e Tunisia) com o Cartão de Cidadão em viagens organizadas...
Boas Paulo... Sim eu sei que é um carimbo, mas desconhecia por completo que não era preciso passaporte para entrar em África (Marrocos e Tunísia).
 

Anae

Membro Novo
Sr Paulo Leite, o que sei é exactamente aquilo que diz: pode-se entrar em Marrocos e Tunísia com cartão de cidadão. Sei com conhecimento em ambas as situações (Marrocos, de uma pessoa que ia comigo, inclusive entrou no Palácio Real, pois tínhamos guia oficial. E na Tunísia a minha colega foi o ano passado com o marido e os dois filhos, todos com CC). Tenho também confirmação por parte dos operadores. Só estava a tentar esclarecer as dúvidas, tal como se pretende aqui, e tranquilizar as pessoas que vão viajar.
 

VeraNog

Membro Novo
Estou bem mais aliviada :) e ja decidi nao vou fazer os passaportes :) obrigada a todos pela ajuda e desculpem pela polemica causada, mas se assim nal fosse nao ficariamos esclarecidos :)
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Boa tarde Inês...

As perguntas são pertinentes sem duvida.. Aqui a questão para mim é... a Inês nas vésperas ou no dia da viagem vê que "perdeu ou tem o passaporte" caducado... e vai entrar em pânico.... não há problema pois pode entrar com o CC...

Agora lá poderá não conseguir fazer tudo o que quer por limitações e só ter o CC.... mas antes não visitar o Palácio Real do que não viajar ;)

Contudo (quase que garanto a 100%) que se estiver a fazer a Excursão com guia local por 1 Operador... não vai deixar de ver o Palácio por não ter o passaporte...

O Caso do carro efectivamente pode ser mais complicado.. não conheço as leis de Marrocos ....

****
Paulo,

Não estou a pôr de todo em causa essa facilidade, dado que até já tinha reparado naqueles folhetos de viagem que nos colocam na caixa do correio, que nas viagens a Marrocos de autocarro com a travessia do Estreito de Gibraltar de ferry boat só é solicitado o BI/CC.
O que acho importante ter em mente é que a ausência de passaporte pode limitar algumas situações fora da programação turística, mesmo para quem compra um pacote do operador turístico. O casal que referi que tinha comprado a viagem a Agadir em 2010 não compra excursões a operadores turísticos e gosta de explorar os locais pelos seus próprios meios, dado que até estão muito habituados a viajar de carro pela Europa. Quem gostar de fazer o mesmo género de coisa, pode ficar com as "pernas cortadas" nos planos caso não seja portador de passaporte, além de que isso pode não ser apenas necessário para as formalidades do rent a car, mas também absolutamente essencial para operações STOP.
Quanto ao caso tunisino, país onde entrei também outra 2 vezes mas com programação turística, a informação que recebi da agência de viagens em 2008 foi que teríamos de ter passaporte e eu na altura fui fazer um novo dado que o meu anterior estava caducado há anos. Em 2010, quando regressei usei o mesmo passaporte.
Tanto em Marrocos como na Tunísia, nunca me dei conta de ninguém a fazer a entrada com identificação nacional. Como tal, nunca tinha ponderado sequer essa possibilidade em situação porque nunca vi ninguém a fazê-lo.
 

VeraNog

Membro Novo
Concordo com a ines! contudo no meu casa vou para saidia com o marido e filha e outro casal tambem com uma criança, sao as duas pequenas e o maximo que vamos sair é para ir à medina mais proxima para algumas compras e de resto é resort e muita praia!
 

Joana.Gomes

Membro Ativo
Parou tudo.. :angel:

Quando fui a Saidia como já tinha passaporte nem liguei á situação e claro que o levei. Este ano como já tinham passado do prazo e marquei ferias para djerba fui renovar os nossos 2 e fazer o da minha filha de 15 meses. Quer dizer que para a tunisia não era preciso ou eu percebi mal?

195€ e o da minha filha só tem validade 2 anos
 

dragao

Membro
Bom dia a todos.

Eu também vou para Saidia a 12 de junho o meu passaporte está sempre valido, mas este ano vou levar a minha filha que tem 3 anos, até estava a pensar ir na próxima semana tirar o passaporte para ela, mas sendo assim vou pensar melhor......ou seja ligar À agencia e esclarecer estas duvidas, mas se levantarem muito problemas penso que não vou arriscar.

Já agora sei que não é o tópico correto para este assunto, mas quem lá esteve ou vai agora como está a pensar fazer com o guito?? ( dinheiro)

Para Africa é a primeira vez e como a moeda não é aceite fora fico com duvidas.

cps
 

Anae

Membro Novo
dragao disse:
Bom dia a todos.

Eu também vou para Saidia a 12 de junho o meu passaporte está sempre valido, mas este ano vou levar a minha filha que tem 3 anos, até estava a pensar ir na próxima semana tirar o passaporte para ela, mas sendo assim vou pensar melhor......ou seja ligar À agencia e esclarecer estas duvidas, mas se levantarem muito problemas penso que não vou arriscar.

Já agora sei que não é o tópico correto para este assunto, mas quem lá esteve ou vai agora como está a pensar fazer com o guito?? ( dinheiro)

Para Africa é a primeira vez e como a moeda não é aceite fora fico com duvidas.

cps
Em Marrocos-Saïdia o Euro é aceite, mas atenção aos trocos, que eles fazem em dihram, também pode trocar logo no aeroporto à chegada ou nos bancos, também pode levantar nos multibancos. 1 dihram = 0,10€ ou para facilitar as contas de cabeça: 10 dihram = 1 €... e negociar sempre os preços apresentados.
 

dragao

Membro
Obrigado Anae em principio não irei fazer nenhuma viagem, pois com a minha filha de 3 anos e sempre muito ativa não devo sair do resort
a não ser que haja alguma coisa que valha bem a pena, o que me aconselham???

Relativamente ao dinheiro a trocar o que acham???comprar 2 ou 3 lembrancinhas vale a pena trocar 50 euritos??

Se não os gastar, troco no aeroporto novamente??

cps
 
Top