Novidades

Viagem a S.Tome +Ilheu das Rolas

Kim

Membro Novo
:no: Caros viajantes gostava que colocassem informaçao sobre viagens recentes relativas a S.Tome e ilheu das Rolas, alojamento, excurssoes, alimentaçao etc.
Existe muito pouca informaçao e reportagens neste forum acerca deste destino.
Obrigado pelo feedbak que me possam dar :bye1:
 

jcc_vieira

Membro
Olá, também estou a pensar visitar São Tomé.
Encontrei este link do programa Portugueses no Mundo, feito em São Tomé. Não é bem informação turística mas é interessante ver:
http://youtu.be/jWxrUTtt2yk
(Se algum moderador encontrar local mais apropriado... faça favor) :bye1:
 

Indy

Membro
Bom dia,

Estou a pensar em visitar São Tomé este ano. Alguem me sabe informar quais as vacinas obrigatorias/recomendaveis e onde as adquirir?

Obrigado e boas viagens.
 

jcc_vieira

Membro

toly

Membro Ativo
As vacinas recomendáveis/obrigatórias são: febre amarela, febre tifóide e tétano.
A profilaxia da malária é muito discutivel a relação reacções adversas/benefício.
Cada um deve pesar os prós e contras e decidir por si se vale a pena arriscar não tomar a medicação.
Eu fui ao Centro de Saúde de sete rios em Lisboa com a receita, mas acho que no Instituto de higiene e medicina tropical fazem uma consulta do viajante(paga) onde dão todas as vacinas recomendadas.
 

Indy

Membro
Boa tarde,

Muito obrigado pelas informações. A titulo indicativo sabem indicar o preço das vacinas e consulta do viajante?

Muito obrigado.
 

Indy

Membro
Indy disse:
Boa tarde,

Muito obrigado pelas informações. A titulo indicativo sabem indicar o preço das vacinas e consulta do viajante?

Muito obrigado.
Ninguém consegue ajudar? Quais as relações adversas que a profilaxia da Malária pode originar? O destino é adequado para crianças e adolescentes (10 a 14 anos)? É fácil (e seguro) encontrar alimentação alimentação adequada? Qual a melhor forma de visitar os pontos de interesse?

Obrigado e boas viagens.
 

toly

Membro Ativo
Eu não tomei a medicação da malária, mas a minha filha (de19 anos)que a tomou, teve algumas náuseas e tonturas, provavelmente devido a isso.
Por outro lado, a minha mulher não sentiu qualquer efeito adverso.
Não posso garantir cabalmente que os sintomas tenham sido provocados pela medicação.

Quanto ao destino ser adequado para um jovem de 10 a 14 anos, acho que não é o mais indicado.
A diversão é pouca, é complicado arranjar comida fora dos hotéis e da cidade de S.Tomé(às vezes só encomendando antes) e a realidade social é bastante diferente da nossa, podendo ser a pobreza um pouco chocante para um jovem.
Quanto a segurança, em poucos sítios me senti tão seguro como em S. Tomé.
As pessoas são excelentes.

A melhor forma de se visitar a ilha, tirando o ilhéu das rolas, será contratar um guia local que tratará do transporte e dos pormenores da alimentação(alguns estão referenciados nos reports de S.Tomé aqui no portal).
Ires por tua conta e risco, ainda para mais com um jovem a cargo, é uma aventura, por poderes chegar à hora da refeição e não haver sítio para comer.
 

Indy

Membro
Ola Toly,

Muito obrigado pela ajuda e toda a informação adicional. Não consegui "descobrir" contactos de guias locais (apenas encontrei o report da Tinocas que tratou pela agência)?! Proporam-me 2 noites em S.Tome + 5 no ilhéu das Rolas, será uma boa distribuição?

A alimentação é, de facto, outra das preocupações. É fácil e seguro (higiene, etc...) encontrar locais? E no ilhéu (aconselharam-me meia pensão)?

Boas viagens.
 

toly

Membro Ativo
A distribuição dos dias não me parece má.
Noutro fórum respondi a um utilizador o seguinte:
"O melhor é ir logo ao princípio para o ilhéu.
Depende da hora de chegada, mas deve ser possível ir para o ilhéu no próprio dia, sem perder esse dia na cidade.
Vais dormir e jantar ao ilhéu e ficas com os dias seguintes livres para o conhecer bem.
3 ou 4 dias devem ser suficientes para o ver todo e tomar umas banhocas(a melhor praia é a praia café, logo a seguir à aldeia dos habitantes locais).
Na volta à cidade, que é feita logo pela manhã, prescinde do transfer e contrata um guia local.
Fazes a volta pelas praias do sul e podes almoçar na roça do cozinheiro Silva.
A comida não é nada de especial, mas a paisagem e o local são magníficos.
Aproveitas assim um dia que em condições normais seria perdido.
Ficas com 2 ou 3 dias(depende do tempo que ficares nas rolas) inteiramente livres na cidade de S. Tomé para poderes organizar passeios ao norte da ilha.
Nesta parte não te posso ajudar, porque só fiz a parte sul e ilhéu das rolas.
O melhor é contratar um guia local antecipadamente, com o respectivo jipe, e combinar todos os percursos e locais de refeições para os dias em que ficas na cidade.
Convém ter cuidado porque os restaurantes não abundam e alguns quase só trabalham por encomenda.
Se o cliente aparecer sem avisar às vezes é complicado arranjar comida."

Vê este blog para teres o contacto de alguns potenciais guias http://saotomeaminhahistoria.blogspot.pt/

Procura também por "Luís Noronha" no Google.
É o nome do guia mais referenciado nos fóruns de viagens

Para alimentação, nas rolas, não tens grandes alternativas.
Ou almoças e jantas no restaurante do hotel ou no snack-bar.
Não há lá mais nada.
Podes, por graça, almoçar um dia ou outro na praia da povoação, sendo a refeição preparada pelos pescadores e habitantes locais.
O menú é sempre o mesmo: peixe e banana assados, caranguejos e cerveja.
Fica por cerca de 12€ a 15€.
O mais avisado é contratar a pensão completa mas as bebidas são pagas à parte.
Em S.Tomé-cidade só jantei no Pestana S.Tome e foi horrível.
Um restaurante que me tinham recomendado(o Pirata) tinha fechado e devido ao adiantado da hora tive que jantar no hotel.
 

Indy

Membro
toly disse:
A distribuição dos dias não me parece má.
Noutro fórum respondi a um utilizador o seguinte:
"O melhor é ir logo ao princípio para o ilhéu.
Depende da hora de chegada, mas deve ser possível ir para o ilhéu no próprio dia, sem perder esse dia na cidade.
Vais dormir e jantar ao ilhéu e ficas com os dias seguintes livres para o conhecer bem.
3 ou 4 dias devem ser suficientes para o ver todo e tomar umas banhocas(a melhor praia é a praia café, logo a seguir à aldeia dos habitantes locais).
Na volta à cidade, que é feita logo pela manhã, prescinde do transfer e contrata um guia local.
Fazes a volta pelas praias do sul e podes almoçar na roça do cozinheiro Silva.
A comida não é nada de especial, mas a paisagem e o local são magníficos.
Aproveitas assim um dia que em condições normais seria perdido.
Ficas com 2 ou 3 dias(depende do tempo que ficares nas rolas) inteiramente livres na cidade de S. Tomé para poderes organizar passeios ao norte da ilha.
Nesta parte não te posso ajudar, porque só fiz a parte sul e ilhéu das rolas.
O melhor é contratar um guia local antecipadamente, com o respectivo jipe, e combinar todos os percursos e locais de refeições para os dias em que ficas na cidade.
Convém ter cuidado porque os restaurantes não abundam e alguns quase só trabalham por encomenda.
Se o cliente aparecer sem avisar às vezes é complicado arranjar comida."

Vê este blog para teres o contacto de alguns potenciais guias http://saotomeaminhahistoria.blogspot.pt/

Procura também por "Luís Noronha" no Google.
É o nome do guia mais referenciado nos fóruns de viagens

Para alimentação, nas rolas, não tens grandes alternativas.
Ou almoças e jantas no restaurante do hotel ou no snack-bar.
Não há lá mais nada.
Podes, por graça, almoçar um dia ou outro na praia da povoação, sendo a refeição preparada pelos pescadores e habitantes locais.
O menú é sempre o mesmo: peixe e banana assados, caranguejos e cerveja.
Fica por cerca de 12€ a 15€.
O mais avisado é contratar a pensão completa mas as bebidas são pagas à parte.
Em S.Tomé-cidade só jantei no Pestana S.Tome e foi horrível.
Um restaurante que me tinham recomendado(o Pirata) tinha fechado e devido ao adiantado da hora tive que jantar no hotel.
O voo está previsto chegar a S.Tomé pelas 06:30 (bela noite de sono que vai ser)! Pelo que deveremos seguir de imediato para o ilhéu (5 noites)...No 6º dia regressamos a S.Tomé (não sei hora), como no 8º dia o voo de regresso será às 08:00, diria que nós resta cerca de 1,5 dias para visitar S.Tomé. Serve? Ou será preferível fazer 4 noites Ilhéu + 3 S.Tomé? Quais os locais imperdiveis na ilha principal (no ilhéu parece-me mais fácil :))?

Mais uma vez muito obrigado.
 

Trescool

Membro
Indy disse:
O voo está previsto chegar a S.Tomé pelas 06:30 (bela noite de sono que vai ser)! Pelo que deveremos seguir de imediato para o ilhéu (5 noites)...No 6º dia regressamos a S.Tomé (não sei hora), como no 8º dia o voo de regresso será às 08:00, diria que nós resta cerca de 1,5 dias para visitar S.Tomé. Serve? Ou será preferível fazer 4 noites Ilhéu + 3 S.Tomé? Quais os locais imperdiveis na ilha principal (no ilhéu parece-me mais fácil :))?

Mais uma vez muito obrigado.
Boas eu ja estive em Sao Tome e o Luis Noronha e meu amigo por isso posso te ajudar com o que precisares, falar com ele dar te contactos etc! Apenas tive na ilha (nao no ilheu das rolas)! A unica vacina recomendada (e nao obrigatoria) e a da febre amarela, aconselho a da hepatite A para quem nao tiver ainda, quanto a Malaria ja ha mais de 10 anos que nao ha casos significativos pelo que acho desnecessario tomar essas bombas.....levar repelente tabarde para colocar ao fim do dia e suficiente (roll on plus spray)!
Eu aluguei um jipe e viajei sozinho pela ilha sem qualquer problema! A ilha e lindissima as praias a Norte sao qualquer coisa, praia dos Tamarindos e outras em redor, ir a Bombaim ver a cascata de Sao Nicolau e dp fazer a costa ate Sao Joao dos Angolares, parando a medida que se tem fome e tirar fruta diretamente da arvore, ou comprar uma fatia de jaca a um simples vendedor na estrada, entrar pela selva a dentro sempre que se vir areia e dar o respetivo mergulho na praia deserta, visitar uma roça de Cafe e Cacau (fui a de Bombaim e de Sao joao dos Angolares), almocar no restaurante do Joao Carlos Silva com uma vista incrivel para a costa! Comprar la umas compotas e nao esquecer de comprar chocolate e cafe no Claudio Corallo (se alguem la for e tiver uma alma caridosa e um pouquinho de espaco para mim eu envio dinheiro para um saco de cafe e chocolate 100% cacau de la!)
http://www.claudiocoralloshop.com/

Quem quiser e tiver duvidades eu posso ajudar :)
 

Indy

Membro
Boas,

Já vi que S.Tomé é mesmo um excelente destino (tenho adiado a viagem a alguns anos). De momento as minhas preocupações são:

- Saude (acho que vou mesmo fazer a consulta do viajante. Alguem sabe indicar custos com os respetivos medicamentos?).
- Alimentação (onde e quanto €€€?).
- Gestão dos dias (8 dias não dão para tudo e o 8º dia simplesmente não existe! 5+2 ou 4+3 noites?) e o que visitar.

Assim agradeço todas as dicas, contactos e afins, dos mais experientes neste destino, de forma a aproveitar ao maximo a viagem.


Muito obrigado.
 

roller

Membro Conhecido
A consulta do viajante tens no SNS por salvo erro 7,5€ tens que marcar com antecedencia, ou no instituto de medicina tropical por 50€, ai consegues marcar em 48h (foi o meu caso).

As vacinas eu tomei a da febre amarela por 20€ e a profilaxia da malaria com o mephoquin que por sinal, nao recomendo de todo, recuso-me a sofrer 5 semanas e a estragar as férias.

Em caso de fazeres profilaxia faz com o malaron, mais caro, mas aparentemente sem efeitos secundários
 

Trescool

Membro
Indy disse:
Boas,

Já vi que S.Tomé é mesmo um excelente destino (tenho adiado a viagem a alguns anos). De momento as minhas preocupações são:

- Saude (acho que vou mesmo fazer a consulta do viajante. Alguem sabe indicar custos com os respetivos medicamentos?).
- Alimentação (onde e quanto €€€?).
- Gestão dos dias (8 dias não dão para tudo e o 8º dia simplesmente não existe! 5+2 ou 4+3 noites?) e o que visitar.

Assim agradeço todas as dicas, contactos e afins, dos mais experientes neste destino, de forma a aproveitar ao maximo a viagem.


Muito obrigado.
Logo a noite envio te uma resposta completa :D
Sou fa de Sao Tome, um verdadeiro paraiso .....a ilha e lindissima e "virgem", mas e Africa.....e nao Caraibas!
Faz a consulta do viajante eu aconselho ja a Hepatite A e Febre Amarela, Malaria eu pessoalmente nao tomava nem dava a nenhuma crianca a nao ser que fosse um pais mesmo critico (nao e o caso, nem nada que se pareca).
Leva repelente Tabarde em roll-on e Spray.....para colocar ao final da tarde e noite bem como no interior da ilha (fui picado por mosquitos algumas vezes). Nao sei a diferenca de precos mas talvez meia pensao em Sao Tome, almocos em restaurantes "decentes" aproximadamente 15e/pessoa, depois deixo te aqui alguns!
O aluguer de um carro/jipe andara a volta de 40e/50e dia (dependendo do carro),
Sao tome so tem uma estrada de alcatrao logo alguem se perder e dificil dai facil explorar sozinho....mas se preferires ir com alguem/guia eu falo com Joao Noronha e posso te dar orcamentos com o que quiseres. A populacao e amistosa eu ate fiz algumas refeicoes em casa de locais (barracos)....mas isso depende um pouco do que procuras.....se queres conhecer Sao Tome a serio 4-3.....senao 5-2 e se fizeres 2 dias mais intensivos talvez vejas o necessario! :)
 

Indy

Membro
Mais uma vez muito obrigado a todos.

Então é possível realizar a consulta do viajante no SNS?! No centro de saúde da minha área disseram que tinha mesmo que ir ao instituto de medicina tropical... uma consulta (50€) dá para toda a família :)? Pelo que descrevem a profilaxia da Malária é mesmo de evitar... Não fazia ideia!

@Trescool, na realidade, com a opção 5 + 2 acabo por, na pratica, ficar apenas 1,5 dias em S.Tome, isto porque no 6º dia vamos do Ilhéu para S.Tomé. Se a travessia for cedo talvez seja possível explorar o sul neste dia e o Norte no 7º dia. No 8º dia o voo é às 08:00 :-(... Relativamente à comida tenho meia pensão no Ilhéu e APA em S.Tomé... Chega? Fico então a aguardar a resposta completa :).

Boas Viagens.
 

Kim

Membro Novo
Obrigado a todos pela informação ja disponibilizada.



Tenho mais algumas perguntas

Mais ou menos qual o valor que se paga por dia ao motorista/guia com o jeep e conhecimento dos locais onde se pode fazer as refeições contratado no local (hotel) .

Qual a vossa opiniao sobre viajar sem vacina da febre amarela e profilaxia da malaria (fiz a reserva hoje para viajar em meados de Maio
o tempo e muito curto).

Obrigado :bye1:
 

roller

Membro Conhecido
Eu para Angola era obrigatorio logo tive que levar no momento. Para s. tome nao sei se opcional ou nao. mas no dia da consulta levas logo a vacina caso seja receitada
 
Top