Novidades

Dicas para Trás-os-Montes

Angela P

Membro
Olá a todos,

Estou a planear uma viagem de 3 dias à zona de Trás-os-Montes, no final de Fevereiro.
Gostava de passar por Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Miranda do Douro, Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, por aí por essa zona. Incluindo também o Parque Natural de Montesinho e o Parque Natural do Douro Internacional.
A quem já andou por esta parte de Portugal, pedia-vos dicas dos principais locais de interesse a visitar e sugestões de restaurantes.
E também se conhecem percursos pedestres (dependendo das condições meteorológicas, claro).

Obrigado desde já pelas sugestões :)

Ângela
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Ângela!

Deixo o link para um report da Maria Pereira que mostra algumas das localidades que menciona: https://www.portaldasviagens.com/topic/9981-report-passeio-por-terras-transmontanas/?hl=freixo#entry80273


Em relação a Freixo de Espada à Cinta aconselho que conheça:
  • Igreja Matriz com as pinturas de Grão Vasco
  • Torre heptagonal, mais conhecida por Torre do Galo

  • Pelourinho e Câmara Municipal
  • Convento de S. Filipe de Nery

  • Capela de Nossa Senhora dos Montes Ermos, no Cabecinho - com vistas para a vila

  • O Penedo Durão - miradouro

  • Associação para o Estudo, Defesa e Promoção do Artesanato de Freixo de Espada à Cinta (Largo do Outeiro, 6) - onde se pode ver as artesãs a elaborarem trabalhos em seda segundo os moldes tradicionais: desde a criação do bicho da seda, passando pela extracção da matéria prima e concluindo com a elaboração de diversos artefactos.
  • Casa Museu de Guerra Junqueiro:






Em Freixo experimente as Tostas Mistas, não se vai arrepender ...
Se for apreciadora de vinhos, sugiro uma visita à adega, o vinho "Montes Ermos" é muito bom.
Um dos segredos da doçaria de Freixo E. Cinta são os fantásticos docinhos de amêndoa: as cerejinhas, os pêssegos, as castanhas e os famosos CDS de gila da D. Mariazinha
:


Li que pretendia ir em finais de Fevereiro, eu aconselhava a adiar a visita uns dias, assim podia apreciar a Festa das Amendoeiras em Flor (8/9 de Março ou 15/16 de Março) e assim podia apreciar uma outra tradição da vila: os Sete Passos.

Sete Passos:
Procissão pagã que representa a encomendação das almas (cerimónia característica em diversas localidades transmontanas), de origem medieval e que sobreviveu até aos nossos dias, passando de geração em geração. É um ritual inédito praticando-se apenas em Freixo de Espada à Cinta nos moldes que se passam a descrever.
Realiza-se nas sete sextas-feiras que vão do Carnaval à Páscoa (Quaresma), a partir da meia noite com a total ausência de luz eléctrica nas ruas. A encenação tem início na Praça Jorge Álvares em frente á Igreja Matriz, e segue um percurso em jeito de procissão pelas ruas da vila. Inicialmente, dois homens irreconhecíveis porque encapuchados de negro, ao soar da meia noite lançam com força nas lajes da granito umas lares (diversos ferros unidos a uma corrente) arrastando-os em seguida a compasso certo sete vezes, provocando desta forma um barulho estridente e medonho.
De seguida um outro igualmente vestido de preto e também irreconhecível caminha muito lentamente vergado sobre si mesmo, é a chamada «Velhinha». Numa mão transporta uma lamparina acesa e na outra uma vara em que se apoia, trazendo também consigo uma bota de vinho que serve para dar de beber aos populares que se ajoelhem perante ele e solicitem respeitosamente o sangue de Cristo.
Por último em todos os cruzeiros da vila, um grupo de cantadores entoa cânticos em latim e português alusivos à morte de Cristo onde algumas vozes mais graves rasgam a noite e unidas à fria escuridão completam um cenário de cólera deveras bizarro e sombrio, característico dos ambientes medievais que provavelmente se viviam em Freixo de Espada à Cinta em tempos idos.”

Fonte: Site da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta.

Deixo um video com mais de 30 anos sobre isso:

É uma tradição bastante interessante. :)

Cumprimentos
 
Última edição:

Angela P

Membro
Olá Nika,

Muito obrigada pelas sugestões, vão ser muito úteis.
Não conhecia esta tradição de Freixo de Espada à Cinta, mas a data da viagem vai ter mesmo k ser na última semana de Fevereiro. Também há outra tradição transmontana muito conhecida, que são os caretos de Podence, que também gostava muito de ver, mas por uma semana, também não vou conseguir ver. Paciência, não se pode ter tudo :)
Mais uma vez, obrigada.

Cumprimentos
 
Top