Novidades

Viagem Rússia Março

ClaraVieira

Membro Ativo
Olá a todos,

Existe a possibilidade de fazer uma viagem à Rússia em Março deste ano, mas ainda não tenho a certeza nem das datas, nem se vai mesmo ser possível ir. Vou tentar aproveitar o facto de o meu namorado ir lá a trabalho e poupar o preço da viagem dele, mas como ele ainda não sabe as datas e pode só ficar a saber muito em cima da hora, está complicado.

Ando agora a investigar preços de viagens, e o que preciso para o visto, seguro... essas coisas. Como não tenho muito tempo para preparar estas coisas uma ajudinha era bem vinda.

Gosto e costumo fazer tudo sem recorrer a agências mas dadas as circunstancias, e visto que vivo no Porto, resolvi ligar hoje para uma agência www.porturusso.pt a ver se era mais simples para tratar pelo menos do visto.

Tenho o valor de 145€ para me tratarem do visto, inclui o seguro, sem eu precisar fazer nada, só tenho que dar as datas de entrada e saída do país e passaporte e uma foto. Alguém me sabe dizer quanto ficaria se fosse eu à embaixada + pagar visa invitation +seguro?

Outra dúvida que tenho é a seguinte: Gostava de visitar São Petersburgo e Moscovo, tinha pensado fazer a viagem de comboio "flecha vermelha" entre os dois locais, mas afinal o preço é mais elevado do que pensei, preço dado pela agência à volta de 150€ por pessoa por viagem,começo a pensar ver o preço de uma viagem de avião. Alguém sabe mais informações sobre este assunto?
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá Clara.

Eu também ando à volta do mesmo planeamento e foi-me dito por um viajante que já foi no ano passado e que está a ir novamente por estes dias que os valores são os seguintes:
- Convite 20€ ( e sem convite não podes pedir visto; normalmente é feito pelo hotel, por ex.)
- Visto 35€
- seguro 33€
Não é fácil tratar da burocracia, segundo parece. Acho o valor que te pediram um bocado puxado, dado que têm uma comissão elevada só para tratar da burocracia de uma pessoa.
Estou a aguardar resposta de uma agência, que ficou de me enviar valores.

Quanto a viagens de comboio, sugiro este site:
www.russiantrains.com
Para as datas que eu pesquisei custava cerca de 116$ por trajeto (+- 85€), por pessoa, a viagem de 4h15.

Atenção que comunicar com a embaixada não é fácil. Descobri dois endereços de e-mail, enviei mail e ninguém me respondeu. Liguei para lá e atendeu-me um funcionário que não falava português, com um inglês muito manhoso, a dizer-me que já não havia ninguém para falar comigo nesse dia e que a embaixada fechava às 6h. Eu liguei às 5h e mais não digo...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

se não mudou a embaixada não está aberta todos os dias... antes só as 2ª 4ª e 6ª feiras....

Clara ... não tenho presente o custo de 1 hotel por agência ou não... mas ao tratar por agência, com a confirmação do hotel vem o "convite" para tratar do visto...

alguma dúvida estou ao dispor...

**
Horários correctos de funcionamento

Horário: Segunda, Quarta, Quinta e Sexta-feira - 09h15 às 12h45

Preços
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Paulo,

Essa informação estava disponível on-line e eu liguei à 2ª tendo em conta essa limitação. Esse viajante que referi diz que pelo porteiro na entrada o resto fica apresentado. Não é de espantar, dado que aqui no forum já encontrei há meses um tópico que referia precisamente a falta de disponibilidade e simpatia por parte de quem lá trabalha.
O que me parece é que fazem de tudo para dificultar a vida a quem quer entrar na Rússia e dar dinheiro às agências para tratarem do assunto.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Inês,

não acredito que seja para dar €€ as agências... eles são mesmo assim...

em tempos passados conheci 1 operador que tratava disso e para ser atendido o estafeta tinha que ir para lá as 07h00 da manhã... o que o operador cobrava não era nada de especial e só tratava para facilitar a vida ao cliente...

eu recomendo que o visto seja tratado por alguém que esteja habituado a isso...

se há casos em que não se deve facilitar este é 1 deles... muito cuidado...

**
off topic... o mesmo operador que mencionei acima teve 1 vez 1 caso em que o cliente disse que tratava e não tratou ou tratou mal... e a meio de 1 cruzeiro fluvial foi la a policia busca-lo e repatria-lo para Portugal....
 

ClaraVieira

Membro Ativo
Para mim existe também a questão de que vivo no Porto e não em Lisboa, logo para ir à embaixada tenho que tirar férias e fazer a deslocação e pagar a viagem daqui até Lisboa. Penso que assim talvez me compense pagar para me tratarem disso, mas ainda vou tentar investigar bem , se souber de mais alguma coisa coloco aqui :)

Em relação ao custo do comboio, este era o preço para o "flecha vermelha" que não é um comboio qualquer, é lento e com camas, ou seja, era outro ambiente, mas como achei muito caro perguntei o preço de outros comboios , sendo um a 103€ por pessoa por trajecto e outro a 90€ por pessoa por trajecto.

Resolvi também pesquisar também no skyscanner o preço das viagens de avião e para as datas que queria encontrei preços de 45€ por pessoa por trajecto, bem mais barato do que o comboio e bem mais rápido, e com disponibilidades desde manha bem cedo, até ao final do dia / inicio da noite.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Clara,

O valor do preço de comboio que indiquei é em dólares. Vou corrigir o que tinha indicado. Assim sendo, é à volta de 85 euros e é o comboio que faz a viagem mais rápida - Sapsan. Nós nem consideramos outra opção. Há, ainda, a opção de um comboio de 8 horas que tem cabines com camas e tens de pagar o aluguer dos lençóis (obrigatoriamente) e o valor inclui o jantar, mas além de demorar mais acaba por ter um custo de bilhete bem mais caro que a opção que referi anteriormente. Depois existe ainda uma 3ª opção que é esta: https://www.google.pt/search?q=comboio+r%C3%BAssia&client=firefox-a&hs=y6p&rls=org.mozilla:pt-PT:eek:fficial&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=X2HaUqHEKeXY7AbZsYHIAw&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1366&bih=612#q=comboio+r%C3%BAssia+moscovo+s%C3%A3o+petersburgo&rls=org.mozilla:pt-PT:eek:fficial&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=aXadujL6ID_nCM%253A%3BRMFT64-ZQl7b7M%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-L5PqkUDlZPQ%252FTduUYDPOInI%252FAAAAAAAACro%252FixtzlZZQVuM%252Fs640%252FCopy%25252Bof%25252BDSCN0688.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Ffelipeopequenoviajante.blogspot.com%252F2011%252F05%252Fpensamento-do-dia_26.html%3B300%3B400
Segundo consta, acho que é uma espécie de 3ª classe. Será esse o flecha vermelha?
Seja como for acho o preço que indicas bastante caro. Possivelmente a Aeroflot tem preços de voos mais baixos que esse dependendo das datas. Eu estou a planear para a 2ª quinzena de setembro, por isso é diferente de planear já para Março que por estar mais próximo, pode estar mais concorrido. Mas no caso de fazeres mesmo questão da experiência de dormir no comboio, pode ser uma opção interessante. A nossa ideia é mesmo chegar o quanto antes de São Petersburgo a Moscovo (isto que dado que planeamos viajar para uma cidade e partir de outra e assim poupa-se um trajeto de comboio e tempo, que é precioso) e gastar o menos possível no bilhete, daí a escolha do Sapsan para um trajeto de 4h15.
Relativamente a tratar da burocracia, segundo li neste site - http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/RS - ou em qualquer posto de consulado. Dado que tens um no Porto, não é necessário vires a Lisboa para tratar disso. Deixo os contatos: http://www.consul.embrussia.ru/pt/content/21

Paulo,

Eu não tenho dúvida alguma que as agências fazem um excelente trabalho e facilitam imenso a vida a quem as contrata, mas eu sempre fui da opinião de que temos o direito enquanto cidadãos, ou pelo menos devemos lutar por isso, de poder e ser acessível tratar destes processos burocráticos por nossa conta, sem ter de recorrer a outros para o fazer. Depois, foi-me dito que a Lusitânia fica em frente à embaixada (não sei se é verdade ou não, pois ainda não fui lá) e que há uma tendência para empurrarem o assunto para eles, a pagar como é óbvio. E além disto tudo, eu acho estes valores de convite (convite para quê?), visto e seguro um esquema vergonhoso para levar dinheiro aos turistas, que por sua vez já lá vão deixar o seu dinheiro nas férias que vão fazer, seja isto praticado pela Rússia ou porque país for. Fazendo as contas, na melhor das hipóteses 88 euros/pax têm de ser gastos no processo de entrada no país e esse valor por si só é exageradíssimo.
 

ClaraVieira

Membro Ativo
inesaldeia disse:
Clara,

O valor do preço de comboio que indiquei é em dólares. Vou corrigir o que tinha indicado. Assim sendo, é à volta de 85 euros e é o comboio que faz a viagem mais rápida - Sapsan. Nós nem consideramos outra opção. Há, ainda, a opção de um comboio de 8 horas que tem cabines com camas e tens de pagar o aluguer dos lençóis (obrigatoriamente) e o valor inclui o jantar, mas além de demorar mais acaba por ter um custo de bilhete bem mais caro que a opção que referi anteriormente. Depois existe ainda uma 3ª opção que é esta: https://www.google.pt/search?q=comboio+r%C3%BAssia&client=firefox-a&hs=y6p&rls=org.mozilla:pt-PT:eek:fficial&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=X2HaUqHEKeXY7AbZsYHIAw&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1366&bih=612#q=comboio+r%C3%BAssia+moscovo+s%C3%A3o+petersburgo&rls=org.mozilla:pt-PT:eek:fficial&tbm=isch&facrc=_&imgdii=_&imgrc=aXadujL6ID_nCM%253A%3BRMFT64-ZQl7b7M%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-L5PqkUDlZPQ%252FTduUYDPOInI%252FAAAAAAAACro%252FixtzlZZQVuM%252Fs640%252FCopy%25252Bof%25252BDSCN0688.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Ffelipeopequenoviajante.blogspot.com%252F2011%252F05%252Fpensamento-do-dia_26.html%3B300%3B400
Segundo consta, acho que é uma espécie de 3ª classe. Será esse o flecha vermelha?
Seja como for acho o preço que indicas bastante caro. Possivelmente a Aeroflot tem preços de voos mais baixos que esse dependendo das datas. Eu estou a planear para a 2ª quinzena de setembro, por isso é diferente de planear já para Março que por estar mais próximo, pode estar mais concorrido. Mas no caso de fazeres mesmo questão da experiência de dormir no comboio, pode ser uma opção interessante. A nossa ideia é mesmo chegar o quanto antes de São Petersburgo a Moscovo (isto que dado que planeamos viajar para uma cidade e partir de outra e assim poupa-se um trajeto de comboio e tempo, que é precioso) e gastar o menos possível no bilhete, daí a escolha do Sapsan para um trajeto de 4h15.
Relativamente a tratar da burocracia, segundo li neste site - http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/RS - ou em qualquer posto de consulado. Dado que tens um no Porto, não é necessário vires a Lisboa para tratar disso. Deixo os contatos: http://www.consul.embrussia.ru/pt/content/21

Paulo,

Eu não tenho dúvida alguma que as agências fazem um excelente trabalho e facilitam imenso a vida a quem as contrata, mas eu sempre fui da opinião de que temos o direito enquanto cidadãos, ou pelo menos devemos lutar por isso, de poder e ser acessível tratar destes processos burocráticos por nossa conta, sem ter de recorrer a outros para o fazer. Depois, foi-me dito que a Lusitânia fica em frente à embaixada (não sei se é verdade ou não, pois ainda não fui lá) e que há uma tendência para empurrarem o assunto para eles, a pagar como é óbvio. E além disto tudo, eu acho estes valores de convite (convite para quê?), visto e seguro um esquema vergonhoso para levar dinheiro aos turistas, que por sua vez já lá vão deixar o seu dinheiro nas férias que vão fazer, seja isto praticado pela Rússia ou porque país for. Fazendo as contas, na melhor das hipóteses 88 euros/pax têm de ser gastos no processo de entrada no país e esse valor por si só é exageradíssimo.
Inês,

Liguei hoje para o consulado honorário aqui no Porto, embora já tivesse enviado um e-mail ontem.
A resposta por e-mail e por telefone foi exactamente a mesma: para tratar de um visto de entrada na Rússia tem que ser ou directamente na embaixada em Lisboa, ou no centro de visto que também fica em Lisboa , ou então numa qualquer agência creditada para tratar disso.
Ou seja, cá no Porto só recorrendo mesmo a uma agência, ou de cá, que não sei se existe(uma que trate só do visto), ou de Lisboa e lá sei que existem só para tratar do visto.
O centro de vistos www.vhs-portugal.com cobra uma taxa julgo de 25€ e tem que ser o cliente a ter os papeis todos direitinhos.
Por e-mail do consulado enviaram-me também o link de uma agência creditada http://www.lusitanasol.com/ a titulo de exemplo, mas ainda não analisei nada.
Deslocar-me a Lisboa está fora de questão, pois o que gasto em viagens + tempo perdido, não me compensa. Tenho agora que investigar bem como posso tratar disto da forma mais rentável possível.

Nunca tive que tratar de nenhum visto, como faço para pedir uma carta convite ao hotel? é simples?

Outra questão, também já coloquei a hipótese de ir para uma cidade e regressar por outra, mas não sei onde pesquisar a viagem assim, costumo ver no www.skyscanner.pt e lá não dá para colocar dessa forma, onde costumam ver isso?
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
inesaldeia disse:
E além disto tudo, eu acho estes valores de convite (convite para quê?),
Inês vou falar do que sei....

O convite tanto quanto sei é enviado pelo o hotel ou por 1 operador local a quando da confirmação do hotel/serviços sem custo nenhum...

concordo com o que diz mas repare que quem está fora de Lisboa (neste caso) tem que fazer contas a todos os custos....

***

Clara,

A nível de visto não há problema nenhum o entrar por 1 lado e sair por outro... a única coisa que tem que ter atenção é se vai sair ou não do País e pedir 1 visto de entradas múltiplas (caso haja)

uma dica para procurar voos:

Veja quais são as companhias aéreas que voam para lá e que cidades... depois é fazer a simulação entrando por 1 lado e sair por outro...

Lufhtansa tem voos para Moscovo e S. Petersburg

Air France tem voos para as 2 cidades também... aqui com partida e Lisboa
 

ClaraVieira

Membro Ativo
Paulo Leite disse:
Inês vou falar do que sei....

O convite tanto quanto sei é enviado pelo o hotel ou por 1 operador local a quando da confirmação do hotel/serviços sem custo nenhum...

concordo com o que diz mas repare que quem está fora de Lisboa (neste caso) tem que fazer contas a todos os custos....

***

Clara,

A nível de visto não há problema nenhum o entrar por 1 lado e sair por outro... a única coisa que tem que ter atenção é se vai sair ou não do País e pedir 1 visto de entradas múltiplas (caso haja)

uma dica para procurar voos:

Veja quais são as companhias aéreas que voam para lá e que cidades... depois é fazer a simulação entrando por 1 lado e sair por outro...

Lufhtansa tem voos para Moscovo e S. Petersburg

Air France tem voos para as 2 cidades também... aqui com partida e Lisboa
Pela informação que tenho tem que se pagar 20€ pelo convite por porte do hotel por exemplo, sendo este pedido ao hotel directamente, embora nunca o tenha feito, não sei bem se é simples ou não.

A viagem deverá ser feita pela Lufhtansa , mas não tem a opção no site de entrar por um lado e sair pelo outro (eu pelo menos não vi), o que significa que tenho que simular viagem só de ida, e depois só de volta, sendo que assim o preço aumenta logo...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Paulo,

Acho vergonhoso o consulado no Porto não tratar do assunto. Afinal os cidadãos de Lisboa são de 1ª e os do resto do país são o quê? Acho impensável ainda existir esse tipo de limitação.

Clara,

O site da Lufthansa é um bocadinho complicado para pesquisar multi-city. Eu devo ter feito no mínimo 50 pesquisas a tentar vários dias e vários voos, para ver como a viagem saía mais barata.
Sendo sócia da Interpass tenho a facilidade do motor de busca deles para o sistema multicity me apresentar a acumulação de todas as opções das várias companhias. O mais barato para as datas que pretendo são voos da Air France, com chegada a S. Petersburgo e saída de Moscovo. Fazendo as contas ficamos a ganhar dado que se poupa uma viagem de comboio entre as duas cidades e tempo.
 

Nika

Membro Conhecido
ClaraVieira disse:
Ou seja, cá no Porto só recorrendo mesmo a uma agência, ou de cá, que não sei se existe(uma que trate só do visto), ou de Lisboa e lá sei que existem só para tratar do visto.
Olá ClaraVieira!

Eu estive em S. Petersburgo em 2009, na altura reservei a viagem na Tui (Porto) porque estava referenciada como acreditada pela embaixada, logo seria mais fácil tratar do visto ( a viagem foi marcada um bocado em cima da hora). Mas nunca questionei se tratavam apenas do visto ...

Cumprimentos
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

@Inês

Isto dos vistos tem muito que se lhe diga ;) .. nunca se esqueça que estão €€€ em jogo(e não são poucos )

Quero acreditar que não seja possível tirar no Porto por ser Consulado e não Embaixada

Entretanto encontrei isto que pode ajudar a quem for de Lisboa Centro de vistos da Russia em Lisboa


@ Clara

Há varias empresas que tratam só de vistos.. esta é 1 delas : Vistos Lobo

Recomendo consultar 1 agência de viagens.. se possível com 1 delegação em Lisboa expl: Ag. Abreu, Geostar, Top Atlântico, Halcon.... (deve haver mais)

o porquê de 1 agência de viagens???
- Algumas delas têm tarifas acordadas para a Rússia logo pode ser + barato do que aparece no site das Comp. Aéreas...
- Não peça 1 pacote já feito mas sim o que quer... avião (entrada por 1 lado e saída por outro) hote(l)eis + visto e compare o preço fazendo tudo por si...

alguma duvida estou ao dispor
 

ClaraVieira

Membro Ativo
Paulo,

Acho vergonhoso o consulado no Porto não tratar do assunto. Afinal os cidadãos de Lisboa são de 1ª e os do resto do país são o quê? Acho impensável ainda existir esse tipo de limitação.

Clara,

O site da Lufthansa é um bocadinho complicado para pesquisar multi-city. Eu devo ter feito no mínimo 50 pesquisas a tentar vários dias e vários voos, para ver como a viagem saía mais barata.
Sendo sócia da Interpass tenho a facilidade do motor de busca deles para o sistema multicity me apresentar a acumulação de todas as opções das várias companhias. O mais barato para as datas que pretendo são voos da Air France, com chegada a S. Petersburgo e saída de Moscovo. Fazendo as contas ficamos a ganhar dado que se poupa uma viagem de comboio entre as duas cidades e tempo.
Eu também não acho bem, só conseguir tratar deste assunto em Lisboa, mas é o que temos e vou ter que ver a melhor forma de o fazer e gastar o menos possível, tendo a certeza de que fica tudo bem tratado.

Quanto a procurar as viagens, ando aqui um pouco perdida, como não sei as datas ainda é complicado.

Mas já pesquisei também num site brasileiro, indicado por um amigo que viveu lá uns anos http://www.decolar.com/ e os preços não me pareceram mal. Sendo que as viagens mais baratas eram na Lufthansa.

Pesquisei as mesmas datas no site da Lufthansa e surpresa, total da viagem 4000€, :eek: certamente um erro.

Olá ClaraVieira!

Eu estive em S. Petersburgo em 2009, na altura reservei a viagem na Tui (Porto) porque estava referenciada como acreditada pela embaixada, logo seria mais fácil tratar do visto ( a viagem foi marcada um bocado em cima da hora). Mas nunca questionei se tratavam apenas do visto ...

Cumprimentos
Já enviei um e-mail para essa agência a pedir mais informações. :) Obrigado
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
ClaraVieira disse:
Pesquisei as mesmas datas no site da Lufthansa e surpresa, total da viagem 4000€, :eek: certamente um erro.
por isso disse para ir a uma agência de viagens pois há tarifas acordadas que elas têm e são garantidamente bem + baratas...
 

ClaraVieira

Membro Ativo
Entretanto vou esperar pelos orçamentos das agências a ver os preços.
Mas alguém me sabe informar se quando se faz o pedido de convite ao hotel, é rápido e fácil de tratar?


Tenho também que começar a planear o que visitar, e qual a melhor localização para o hotel.

Estava a pensar fazer a viagem uma sexta-feira e regressar na sexta-feira seguinte, dividindo o tempo a meio entre as duas cidades. O que vos parece? Ainda não tive grande oportunidade de planear a viagem, foi tudo muito em cima da hora...

por isso disse para ir a uma agência de viagens pois há tarifas acordadas que elas têm e são garantidamente bem + baratas...
Sim, mas se fizer a mesma pesquisa no outro site, e mesmo no skyscanner os valores são muito mais baixos.
 

miguel74

Membro Novo
Olá gostava muito de ir a Rússia. Por quanto ficaria a viagem de avião?

Se poderes manda-me informações sou novo aqui
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Miguel,

Isso depende das datas de partida, companhia aérea e se pretende que a ida e volta seja feita em Moscovo ou uma das hipóteses (ida ou volta) envolva S. Petersburgo. Existem valores a partir dos 200 e poucos euros pela Iberia, por exemplo.
 
Top