Novidades

[Report] Góis

SLPereira

Membro Ativo
Aqui fica a info de um local que é muito querido para mim. A vila de Góis, no distrito de Coimbra.
Góis é a minha segunda terra, os meus pais são de lá, tenho lá casa e desde pequena que passo lá férias. Para mim (talvez por razões sentimentais) um dos locais mais bonitos de Portugal.
É sede de um município subdividido em 4 freguesias: Colmeal/Cadafaz, Góis, Vila Nova do Ceira e Alvares. O município é limitado a norte pelo município de Arganil, a leste por Pampilhosa da Serra, a sudoeste por Pedrógão Grande e por Castanheira de Pera, a oeste pela Lousã e a noroeste por Vila Nova de Poiares.






Feriado municipal: 15 agosto


Eventos:

Góis-Oroso Arte (2º quinzena de julho)
FACIG (Feira Agrícola Comercial e Industrial de Góis) e festas municipais (15 de agosto)
Concentração mototurística de Góis (2º quinzena de agosto)





Alojamento:

http://www.quintinhadocarvalhal.com/
http://www.cm-gois.pt/content/index.php?action=detailfo&rec=741&t=Parque-Campismo
http://www.goisproperty.com/portugues/property-p/hotel-Gois.html


Restauração:

Café Restaurante “Beira Rio”

Restaurante self-service e take away “Dom Garfo”

Restaurante Pizzaria Grill “Encosta da Seara”

Esplanada “Fazenda da Avó Thomázia” (Só no verão) - Praia Fluvial da Peneda

Café Restaurante “Goiense” (O careca)

Padaria Pastelaria e Pizzaria “Ideal de Góis”

Bar May Tay

Croissanteria e gelataria “O Broas”

Bar/ Discoteca "Pé Escuro" (só no verão)

Café, Cervejaria e Bar “Pombalinho”

Snack-Bar “Ténis”

Chill Out Bar
https://www.facebook.com/ChillOut.Gois?fref=ts


O que visitar:

- Igreja Matriz de Góis e Túmulo de D. Luís da Silveira
Edifício de arquitetura religiosa, localizado no extremo sul da vila, classificado como Monumento Nacional, desde 1910. Templo dedicado a Santa Maria Maior, padroeira da freguesia de Góis, cuja construção corresponde a diferentes momentos, nomeadamente aos séculos XV, XVI e XIX. De planta longitudinal composta por nave, capela-mor, duas capelas laterais (do lado esquerdo temos a Capela de S. José; do lado direito a Capela das Almas), sacristia e antiga tumulo sacristia.
No interior, destaca-se, entre outras obras de arte de grande relevância, o imponente túmulo de D. Luís da Silveira. Esta obra atribui-se a Diogo de Castilho e Diogo de Torralva. A torre sineira da igreja, de planta quadrada, encontra-se à esquerda do templo, separada do seu corpo principal.






- Capela do Mártir S. Sebastião e Ponte Real
A Ponte Real da vila de Góis foi mandada edificar por D. João III em 1533, como atesta o alvará editado pelo monarca a 20 de abril desse ano. À entrada da ponte, na base do morro do Castelo, levanta-se a Capela do Mártir S. Sebastião, do séc. XVIII, vincada de cantarias nas esquinas, entablamento e fogaréus, pequeno campanário à direita, portal armado, cúpula com fecho de pedra.





- Capela do Castelo
Ermida a Nossa Senhora da Assunção construída no século XVI, por vontade de D. Luís da Silveira, 17º Senhor de Góis e 1º Conde de Sortelha. De estilo manuelino, a capela sofreu, no entanto, uma série de transformações aquando da sua recuperação, na primeira metade de novecentos. Assume posição de destaque do alto do morro do Castelo, de onde pode apreciar-se bela vista sobre a Vila de Góis e as montanhas que a rodeiam. No seu interior, encontra-se a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que é usada todos os anos na Procissão das Velas, que se realiza nos dias 1 e 31 de maio: no dia 1 a imagem é transportada até à Igreja Matriz, no dia 31 a imagem regressa ao local de origem.
Diz-se que a Capela foi construída com os antigos materiais de uma fortaleza que ali existiu.


- Tetos dos Paços do Concelho (antiga Casa da Quinta)
Edifício classificado como Imóvel de Interesse Público. É uma das casas nobres edificadas na vila beirã durante o século XVII. A casa pertenceu à família Barreto Chichorro, uma das mais importantes da Vila de Góis no século XVII, instituidora de uma capela na Igreja Matriz, onde estão sepultados alguns dos seus membros. No interior, destacam-se as decorações das aberturas do alçado principal e os quatro notáveis tetos de masseira, com caixotões pintados, provavelmente, na mesma época da construção, de autor desconhecido. O edifício seiscentista tem adossadas, de ambos os lados, duas construções recentes, sem valor arquitetónico.




- Igreja da Misericórdia
Igreja de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor semicircular. No alçado lateral direito tem adossadas a Casa do Despacho e a sacristia. De construção quinhentista, mas profundamente alterada por vários restauros no século XIX, apresenta tipologia original adulterada.
Segundo documentos da época, o processo para a construção da Misericórdia de Góis foi iniciado em 1596 e, com o contributo e ajuda do povo, é criada em 1598. Segundo o Arquivo Histórico de Góis, a construção original sofreu alterações, no entanto, as datas e o tipo de modificações são difíceis de precisar.
Sabe-se que em 1867 se procedeu ao início das obras para lá se colocar o relógio, onde ainda hoje se encontra, obras essas que se prolongaram até 1887.
Hoje podemos encontrar, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, um edifício do século XIX com uma tribuna lateral, cujas imagens são Santa Rita talhada em madeira, que remonta ao século XVI, e ainda Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII.



- Fonte do Pombal
A construção atual, de meados do século XIX, encontra-se por cima do que resta da antiga fonte. Esta fonte de duas bicas é também denominada de Fonte do Jogo por nesse largo se ter jogado o Jogo da Bola.
Há quem diga que se estiverem a beber água, em cada uma das bicas, um homem e uma mulher, se estes olharem um para o outro ao mesmo tempo, ficam apaixonados para sempre.



- Cisterna do Pombal
Cisterna de planta quadrangular simples, com cobertura piramidal, apresentando abertura em arco com porta envidraçada. No interior, as paredes estão totalmente revestidas de azulejos hispano-árabes de aresta, policromos (verde, azul, amarelo e manganés), com cercadura e diferentes padrões de tema geométrico, destacando-se o círculo, a formar uma rosácea na parede do fundo.
No século XVI, Sevilha era o grande produtor de cerâmica e de lá vinham as grandes encomendas para o distrito de Coimbra.



- Capela de Santo António
Situada junto ao Parque do Cerejal, a capela constitui um exemplo manuelino popular com o seu arco cruzeiro e esquina externa lavrada em corda. O pequeno retábulo deverá remontar à segunda metade do século XVIII.
O solo é revestido de tijolo e azulejo sevilhano do séc. XVI.



- Aldeias do Xisto:
Pena
Aigra Nova
Aigra Velha
Comareira

As gentes destas povoações cultivam as terras, dedicam-se à criação de cabras e, em tempos passados, também à criação de bois. Viviam de uma agricultura de subsistência, cultivando principalmente milho, batatas e feijões. Os habitantes destas aldeias, por vezes, vinham a Góis a pé para fazer compras ou vender os produtos da sua horta, como o milho.
No verão, estas aldeias enchem-se de vida: os que delas saíram há muitos anos à procura de melhores condições de vida regressam agora para matar saudades.
http://www.aldeiasdoxisto.pt


- Praia Fluvial da Peneda







- Parque de merendas e praia fluvial do Cerejal





- Praia fluvial do Pêgo Escuro





- Fragas (Aldeia de Carcavelos)



http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13930671/1
Outros pontos de interesse:

- Aldeia da Cabreira




- Cortada





- Central hidroelétrica de Carcavelos


- Minas de volfrâmio


- Praia fluvial das Canaveias (com acesso para cadeiras de rodas).


Como chegar:
Seguir em direção a Coimbra.
Em Coimbra seguir pela N17 (Estrada da Beira) até Vila Nova de Poiares.
Em Vila Nova de Poiares virar à direita, para a N2, em direção a Góis.
 
Última edição por um moderador:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá :)

Gostei muito do report e de "conhecer" com pormenor mais um encantador destino nacional. Já estive muitas vezes por perto mas não conheço. Pelo que mostras, tanto Góis como os arredores bem merecem uma visita.
Obrigada pela partilha!
Cps,
 

SLPereira

Membro Ativo
Tonia disse:
Olá :)

Gostei muito do report e de "conhecer" com pormenor mais um encantador destino nacional. Já estive muitas vezes por perto mas não conheço. Pelo que mostras, tanto Góis como os arredores bem merecem uma visita.
Obrigada pela partilha!
Cps,
Obrigada!

Góis é uma vila pequena, mas com muitos encantos, paisagens belíssimas, boa comida e gente simpática.

A concentração motard (depois de faro) é a 2ª maior do país. São 4 dias de pura festa, sem grandes excessos e há quem considere uma concentração orientada para as famílias.

:)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia SL Pereira,

Obrigado pela partilha e por nos dar a conhecer ao pormenor mais um belo "cantinho" do nosso Portugal.

Góis conhecia só de ver na tv, precisamente pela concentração motard. Se já tinha vontade de conhecer agora ainda mais :)
 

SLPereira

Membro Ativo
Paulo Leite disse:
Bom dia SL Pereira,

Obrigado pela partilha e por nos dar a conhecer ao pormenor mais um belo "cantinho" do nosso Portugal.

Góis conhecia só de ver na tv, precisamente pela concentração motard. Se já tinha vontade de conhecer agora ainda mais :)
Góis é um local muito querido para mim e achei que devia partilhá-lo com todos. :D
 

Nika

Membro Conhecido
Olá SL Pereira!

Obrigada por ter partilhado connosco estas paisagens. :)
Só conheço Góis de passagem, ficou em caminho quando fui passar uns dias na Derreada Cimeira. Na altura, conheci algumas localidades próximas mas Góis não. Fiquei com ideia de regressar porque me pareceu um local muito agradável, este report só vem confirmar a minha ideia que tenho que conhecer mais daquela zona.

Cumprimentos
 

SLPereira

Membro Ativo
Nika. disse:
Olá SL Pereira!

Obrigada por ter partilhado connosco estas paisagens. :)
Só conheço Góis de passagem, ficou em caminho quando fui passar uns dias na Derreada Cimeira. Na altura, conheci algumas localidades próximas mas Góis não. Fiquei com ideia de regressar porque me pareceu um local muito agradável, este report só vem confirmar a minha ideia que tenho que conhecer mais daquela zona.

Cumprimentos
É um local muito bonito e com gente muito simpática.

Vale a pena ficar uns dias, qualquer altura é bom para visitar a vila, mas é melhor na primavera e no verão para se disfrutar das praias fluviais. É possível tomar banho em qualquer um dos locais mostrados nas fotos.

:)
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Olá.

Obrigado por nos dares a conhecer mais um belo local do nosso Portugal.

Essas praias fluviais têm imenso bom aspeto bem como toda a paisagem envolvente :)
 

SLPereira

Membro Ativo
Manjão Vale de Moreiro disse:
Olha a minha terra!!!!!

Gostei de ler!
Obrigada.
Obrigada!
:)

Tiquiss disse:
Olá.

Obrigado por nos dares a conhecer mais um belo local do nosso Portugal.

Essas praias fluviais têm imenso bom aspeto bem como toda a paisagem envolvente :)
Obrigada!
As praias, para além do bom aspeto, são de ótima qualidade. Têm o equivalente à bandeira azul para as praias fluviais.

Eu estava para colocar mais fotos para o pessoal aqui do portal ficar com uma ideia melhor, mas depois recebi uma msg que dizia que tinha atingido o nº máximo de fotos.
 

Nika

Membro Conhecido
SLPereira disse:
Eu estava para colocar mais fotos para o pessoal aqui do portal ficar com uma ideia melhor, mas depois recebi uma msg que dizia que tinha atingido o nº máximo de fotos.
SL Pereira há um limite de fotos por mensagem, mas podia ter colocado mais, bastava colocar as outras fotos numa nova mensagem (aconselhamos umas 15 fotos por mensagem para o tópico não ficar muito pesado).

Cumprimentos
 

SLPereira

Membro Ativo
Nika. disse:
SL Pereira há um limite de fotos por mensagem, mas podia ter colocado mais, bastava colocar as outras fotos numa nova mensagem (aconselhamos umas 15 fotos por mensagem para o tópico não ficar muito pesado).

Cumprimentos
OK.
Obrigada.
 

Titos

Membro Conhecido
Olá SLPereira,
Passei muito tempo em Góis e ainda hoje lá tenho bons amigos, apesar de já lá não ir há muito tempo.

É sempre bom revisitar a "nossa" Beira Serra e relembrar tantos locias conhecidos mas que já vão caindo no meu esquecimento.

Obrigado.
 

SLPereira

Membro Ativo
Titos disse:
Olá SLPereira,
Passei muito tempo em Góis e ainda hoje lá tenho bons amigos, apesar de já lá não ir há muito tempo.

É sempre bom revisitar a "nossa" Beira Serra e relembrar tantos locias conhecidos mas que já vão caindo no meu esquecimento.

Obrigado.
Eu fujo para lá sempre que posso.
Se calhar temos amigos em comum. :)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
SLPereira disse:
As praias, para além do bom aspeto, são de ótima qualidade. Têm o equivalente à bandeira azul para as praias fluviais.
Gois ainda não conheço, mas tenho pessoal amigo que até à bem pouco tempo tinha tenda o ano todo no parque de campismo e muito me falavam (e bem) dessa praia fluvial.

Obrigado pela partilha ;)
 

SLPereira

Membro Ativo
Oscar Reis disse:
Gois ainda não conheço, mas tenho pessoal amigo que até à bem pouco tempo tinha tenda o ano todo no parque de campismo e muito me falavam (e bem) dessa praia fluvial.

Obrigado pela partilha ;)
Penso que o parque de campismo agora só está aberto na altura da primavera e do verão.
É a Câmara Municipal que está a tomar conta do parque.
A praia é muito boa, sim. :)
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Adorei este report!! Fez-me voltar atrás algumas décadas....

O meu pai era de uma aldeia mt perto de Gois, e eu passei lá dois ou três Verões.
Na altura não havia as praias fluviais que há agora, e nós tomávamos banho no rio Ceira.
E o que eu, na altura uma adolescente "menina da cidade" me diverti nas festas da padroeira em Agosto, que para mim eram uma novidade.

Foi com agrado que vi que Góis se tem desenvolvido, mas que mantém aquelas paisagens maravilhosas.

Obrigada por me despertar memórias esquecidas...

Ana
 

SLPereira

Membro Ativo
AnaMariaViajante disse:
Adorei este report!! Fez-me voltar atrás algumas décadas....

O meu pai era de uma aldeia mt perto de Gois, e eu passei lá dois ou três Verões.
Na altura não havia as praias fluviais que há agora, e nós tomávamos banho no rio Ceira.
E o que eu, na altura uma adolescente "menina da cidade" me diverti nas festas da padroeira em Agosto, que para mim eram uma novidade.

Foi com agrado que vi que Góis se tem desenvolvido, mas que mantém aquelas paisagens maravilhosas.

Obrigada por me despertar memórias esquecidas...

Ana
Góis continua maravilhoso!

Tb me diverti muito nas festas da vila e nos bailaricos de aldeia. E tb me lembro do rio Ceira num estado mais selvagem, mas já se ia a banhos.

:)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá SLPereira

Gostei do Report :).
Conheço alguma coisa para os teus lados, nomeadamente, Castanheira de Pêra, V.N. Poiares...:).

Cumprimentos
 
Top