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[Report] India e Sri lanka (sem agência de viagem...)

joseleiria

Membro Conhecido
Locais:
India:
[SIZE=medium]Delhi[/SIZE]
[SIZE=medium]Agra[/SIZE]
[SIZE=medium]Jaipur[/SIZE]
[SIZE=medium]Goa[/SIZE]
[SIZE=medium]Margão[/SIZE]
[SIZE=medium]Ootty[/SIZE]
[SIZE=medium]Kochi[/SIZE]
[SIZE=medium]Alappuzha[/SIZE]
[SIZE=medium]Varkala[/SIZE]
[SIZE=medium]Kanyakumari[/SIZE]
[SIZE=medium]Madurai[/SIZE]

SriLanka:
[SIZE=medium]Negongo[/SIZE]
[SIZE=medium]Anuradhapura[/SIZE]
[SIZE=medium]Sigiriya[/SIZE]
[SIZE=medium]Kandy[/SIZE]
[SIZE=medium]Hikkaduwa[/SIZE]
[SIZE=medium]Galle[/SIZE]
[SIZE=medium]Mirissa[/SIZE]


[SIZE=medium]Duração[/SIZE]
[SIZE=medium]Partida - 30 de Julho
Chegada – 28 de agosto
[/SIZE]

[SIZE=medium]Companhia aérea[/SIZE]
Voo internacional - Luftansa
Voo interno –Air India e Jetairways


[SIZE=medium]Hotéis:[/SIZE]
[SIZE=medium]Ao contrário de outros países na asia, os hotéis são inferiores às estrelas que apresentam.[/SIZE]
[SIZE=medium]Habitualmente, uma parte significativa dos hotéis de 3 estrelas, não haver papel higiénico e toalhas, nestes a maior parte das vezes apresentam manchas nos lençóis. Assim quem procura alguma qualidade deve no mínimo ficar em 4 estrelas. Ao escolher o quarto de hotel, nunca se deve ficar num que não se possa fechar por dentro com um trinco. Existem inúmeros relatos de pessoas que são assaltadas. [/SIZE]

[SIZE=medium]Nota: [/SIZE]
[SIZE=medium]Caso reservem o hotel com antecedência pela internet (agoda ou booking, clean trip, etc), e não reservem logo o transporte pelo hotel, aconselho a imprimirem o mapa da cidade com o local exato do hotel, porque as cidades são demasiado grandes e a maior parte dos táxis apenas sabem a zona e depois perde-se muito tempo a procurar o hotel, logo, o que sai mais barato pode sair bem mais caro. Aconselho o táxi pré pago.[/SIZE]

[SIZE=medium]Compra de Hotéis e voo:[/SIZE]
Voo - feito pelo site da própria empresa aérea
Hotéis – [SIZE=medium]www.agoda.pt[/SIZE][SIZE=medium] e negociados no próprio momento
Transporte interno – comprado e negociado no próprio momento
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Antes de viajar:

[SIZE=medium]Saúde[/SIZE]
[SIZE=medium]Vacinas aconselhadas: febre Tifóide, hepatite A, tétano.[/SIZE]
[SIZE=medium]Profilaxia da malaria: Mephaquin – (6 euros) um comprimido por semana, 2 semanas antes de ir, durante e mais 2 semanas depois de voltar. [/SIZE]
[SIZE=medium]É claro para um país como a India é necessário levar alguns medicamentos fundamentais, tais como: antigripine, fenistil, aspirina, repelente, imodium, dimicina, etc.[/SIZE]

[SIZE=medium]Seguro de viagem[/SIZE]
[SIZE=medium]Fundamental para viajar para estes países é fazer um seguro. Assim optei por fazer o seguro da Intermundial - Multiassistencia plus. Até ao momento não tenho razão de queixa, mas também nunca o usei…[/SIZE]
[SIZE=medium]Preço: 31.88 € por pessoa (30 dias)[/SIZE]

[SIZE=medium]Vistos[/SIZE]
[SIZE=medium]Visto para a India: [/SIZE]

[SIZE=medium]Importante: tem de ser feito em Portugal.[/SIZE]

[SIZE=medium]Consultar as indicações em [/SIZE][SIZE=medium]http://www.indembassy-lisbon.org[/SIZE]
[SIZE=medium]No meu caso pedi o visto de múltiplas entradas pela internet porque não moro em lisboa.[/SIZE]
[SIZE=medium]Preenchi o formulário na net e depois enviei um carta registada para a embaixada (EMBAIXADA DA ÍNDIA - Rua Pêro da Covilhã, 16 - Restelo 1400-297 LISBOA) com:[/SIZE]
[SIZE=medium]Pedido impresso, juntamente com 2 fotografias tipo passe (atenção as medidas da fotografia que são maiores do que o tipo passe, contudo no meu caso, passou…), passaporte e a taxa do visto que foi em vale postal e o numero de telemóvel.[/SIZE]
[SIZE=medium]Tempo total: demorou 7 dias uteis desde que enviei a carta até receber a carta de volta com todos os documentos, contudo se for levantando na embaixada eles dizem que em 3 dias está feito.[/SIZE]
[SIZE=medium]Preço: vale postal no valor de 106.50€ para duas pessoas (feito no ctt)[/SIZE]


[SIZE=medium]Visto do Sri Lanka[/SIZE]

[SIZE=medium]Importante: Pode ser feito a entrada no país. Se ficar menos de 7 dias não é preciso visto[/SIZE]

[SIZE=medium]No meu caso, fiz online e tive de preencher o dia que vamos chegar e partir.[/SIZE]
[SIZE=medium]Inicialmente preenches um formulário, depois tem-se de pagar e só depois o visto é confirmado.[/SIZE]
[SIZE=medium]Site: http://www.eta.gov.lk/slvisa/[/SIZE]
[SIZE=medium]Preço: 30 Dolares[/SIZE]


[SIZE=medium]Livros a consultar[/SIZE]
[SIZE=medium]Em português: [/SIZE]
[SIZE=medium]Guia de viagem : À Descoberta de Índia. Editora Asa “excelente preço qualidade[/SIZE]
[SIZE=medium]Índia: Guia American Express[/SIZE]
[SIZE=medium]Em inglês:[/SIZE]
[SIZE=medium]Lonely Planet – India Travel Guid [/SIZE]
[SIZE=medium]The Rough guide to India[/SIZE]

[SIZE=medium]Alguns destes livros existem na net em pdf [/SIZE]

[SIZE=medium]O que não pode faltar:[/SIZE]
  • [SIZE=medium]Álcool em gel[/SIZE]
  • [SIZE=medium]Toalhetes[/SIZE]
  • [SIZE=medium]Papel higiénico [/SIZE]
  • [SIZE=medium]Corta vento[/SIZE]
  • [SIZE=medium]Blusa mais quente para avião e comboio[/SIZE]
  • [SIZE=medium]Não é necessário levar adaptador de eletricidade [/SIZE]
  • [SIZE=medium]Telemóvel com ligação a internet[/SIZE]
  • [SIZE=medium]Cartão de estudante [/SIZE]

[SIZE=medium]Dinheiro:[/SIZE]
[SIZE=medium]No meu caso levei alguns dólares, contudo não é muito fácil trocar nos locais mais pequenos. Assim penso que o melhor é mesmo levantar dinheiro, mas sempre com especial atenção a taxa que se paga em Portugal, que depende de cada banco. No caso da Caixa cobram uma percentagem do levantamento.[/SIZE]


[SIZE=medium]Eletricidade:[/SIZE]
[SIZE=medium]A maior parte das fichas servem para o nosso modelo, não é preciso adaptador[/SIZE]

[SIZE=medium]Regatear:[/SIZE]
[SIZE=medium]Faz parte da cultura…. [/SIZE]

[SIZE=medium]Fumar:[/SIZE]
[SIZE=medium]Em algumas partes da India é proibido fumar em espaços públicos[/SIZE]

[SIZE=medium]Roupa:[/SIZE]
[SIZE=medium]Como em qualquer clima tropical, usar roupa de preferência de algodão e ter sempre a mão um corta-vento por causa da chuva, se for como no meu caso na época das monções. As mulheres devem andar de preferência com roupa larga e não mostrar as partes do corpo.[/SIZE]

[SIZE=medium]Táxi:[/SIZE]
[SIZE=medium]Na India o táxi custa 10 rupias ao km. É sempre cobrado na viagem os km de ida e de volta, mais um valor apenas para o motorista.[/SIZE]

[SIZE=medium]Alugar um carro:[/SIZE]
[SIZE=medium]Não aconselho a ninguém. Na índia não existem regras de transito. A condução é caótica[/SIZE]

[SIZE=medium]Comer:[/SIZE]
[SIZE=medium]Apenas em locais com uma higiene mínima. Beber sempre água engarrafada e de preferência a água que tem a volta da tampa uma proteção de plástico (atenção, o gelo das bebidas pode não ser de água potável). Comer fruta de preferência com casca (para depois descascar), ou bananas e evitar os legumes crus.[/SIZE]
[SIZE=medium]A maioria das pastelarias usam as mãos para apanhar os bolos… o melhor é não olhar…[/SIZE]
[SIZE=medium]Na maior parte dos locais não turísticos apenas dá para comer com a colher e as mãos.[/SIZE]
[SIZE=medium]Pedir sem picante, que quer dizes com pouco. (o picante é usado para combater as bactérias)[/SIZE]

[SIZE=medium]Sites a consultar:[/SIZE]
[SIZE=medium]http://br.investing.com/currencies/eur-inr[/SIZE][SIZE=medium] - cambio[/SIZE]
[SIZE=medium]https://www.irctc.co.in/[/SIZE][SIZE=medium] - comboios [/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.indianrail.gov.in/[/SIZE][SIZE=medium] - comboio[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.seat61.com/India.htm#.UsBatySp3IV[/SIZE][SIZE=medium] comboio[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.redbus.in/[/SIZE][SIZE=medium] autocarros[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.mustseeindia.com/[/SIZE][SIZE=medium] transportes[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.makemytrip.com/[/SIZE][SIZE=medium] hotéis e transportes no geral[/SIZE]
[SIZE=medium]www.cleantrip.com[/SIZE][SIZE=medium] excelente site para saber o preço dos aviões e dos comboios[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.airindiaexpress.in/[/SIZE][SIZE=medium] air india low cost[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.spicejet.com/[/SIZE][SIZE=medium] avião[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.jetkonnect.com/[/SIZE][SIZE=medium] avião[/SIZE]
[SIZE=medium]http://book.goindigo.in/[/SIZE][SIZE=medium] avião[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.goair.in/[/SIZE][SIZE=medium] avião[/SIZE]
[SIZE=medium]http://www.airindia.com/[/SIZE][SIZE=medium] avião[/SIZE]


[SIZE=medium]Convém referir que a maior parte das pessoas não fala inglês[/SIZE]


[SIZE=medium]Síntese da viagem e alguns conselhos[/SIZE]



[SIZE=medium]Voo de ida:[/SIZE]
[SIZE=medium]Luftansa[/SIZE]
[SIZE=medium]Faro (13:10 dia 30) – Frankfurt - Munich – Delhi (07:15 dia 31)[/SIZE]

[SIZE=medium]Para quem mora no algarve sair de Faro é o ideal, e no meu caso, não foi mais caro. Assim tive de fazer escala em Frankfurt, onde apenas tive tempo de sair de um avião e ir para o outro (apenas 45min de escala), depois fui para Munich, onde a escala foi muito semelhante no que respeita ao tempo (apenas 60min de escala), e para finalizar a viagem para Delhi.[/SIZE]

[SIZE=medium]Como viagem sempre pela mesma companhia permitiu-me faze escalas muito pequenas e fazer logo o cheack in em Faro até Delhi.[/SIZE]


[SIZE=medium]India [/SIZE]
[SIZE=medium]Para quem procura conhecer um país culturalmente diferente do nosso, aconselho a India. [/SIZE]
[SIZE=medium]Um país onde a beleza e a pobreza convivem numa sociedade tão diferenciada que fica difícil uma comparação com o mundo ocidental. O Transito é caótico, enquanto a religião está presente em todo o lado. Por isso o país é tão mágico. Contudo para entender a índia é necessário conhecer um pouco da sua história, geografia, arte, religião e política. [/SIZE]
[SIZE=medium]A índia é um pais de contrastes, onde aprendemos grandes lições de vida. Depois de conhecer a verdadeira India, modificamo-nos para sempre, alteramos o nosso conceito de realidade, fazendo-nos perceber que temos tudo, mesmo tudo sem o saber…[/SIZE]

(Avenida em Delhi)

[SIZE=medium]India é um país que se odeia ou se ama…. [/SIZE]


[SIZE=medium]Mas afinal quem é o turista????????? é curioso como os indianos gostam de tirar fotos às turistas (género feminino), se é verdade que alguns pedem, a grande maioria tira à descarada, por isso costumo dizer se vais para outro pais tens de te adaptar a nova realidade…, não vale apena ficar chateada…, mas também gostam de tirar também com os turistas do género masculino, mas ai pede, não sei é se é por respeito….[/SIZE]



[SIZE=medium]Delhi[/SIZE]

[SIZE=medium]Dica: se for possível é aconselhável deixar Delhi para o final da viagem, quando já se esta mais habituado a India, para o choque não ser demasiado grande.[/SIZE]
[SIZE=medium]A chegada deve-se trocar algum dinheiro (no caso de levar), na zona onde se recebe as malas, pois eles não cobram comissão apesar do câmbio não dos melhores, ou então levantar logo dinheiro, porque depois do aeroporto chegou-se à India…[/SIZE]

[SIZE=medium]Ao sair do aeroporto é possível reservar o que eles chamam de táxi pré pago. Assim deve-se deslocar a um quiosque mesmo em frente da saída, pagar o táxi que eles encaminham para o respetivo táxi para evitar futuros problemas…. Eu aconselho esta maneira. Assim fica sempre mais caro do que negociar o táxi, mas fica mais barato do que ir de taxímetro.[/SIZE]

[SIZE=medium]No meu caso, já sabia disto antecipadamente, mas como sabia o preço mais ou menos até a zona do meu hotel, que seria de cerca de 350 a 400 rupias, negociei e cheguei ao valor de 300 rupias e não hesitei. Contudo não é aconselhável. [/SIZE]

[SIZE=medium]Como já e sabido, a India, como outro qualquer pais, os taxistas tentam sempre que possível enganar o turista. A minha viagem era suposto durar cerca de 25 minutos, mas a cerca de 5 minutos do local do hotel, o motorista, com o seu fraco inglês, diz que a zona do hotel esta interdita aos carros por era dia de procissão e só podiam passar motas e carro. Então ele pediu-me para eu ligar para o hotel, para o motorista falar com a receção do hotel, para saber como ia para o hotel. Contudo mais sabia ele que ninguém iria ligar para o hotel (o roming é caríssimo). Como ele não sabia exatamente o local do hotel, e por ser muito “gentil” da parte dele ia-me levar a um posto de turismo para indicar o que fazer…. Chegando ao posto de turismo, vi logo que era uma agencia de viagens, (já tinha lido em Portugal este esquema), e o senhor do “posto de turismo”, pediu-me o nome do hotel e o numero de telefone. Assim ele ligou para o suposto hotel e passou-me o telefone e no outro lado disseram-me que o hotel estava fechado durante 3 dias…. E o senhor do “posto de turismo” iria-me arranjar um hotel a bom preço. Para mim como já tinha pago o hotel, nunca iria aceitar esta situação. Então sai da posto de turismo, e agora apenas com o motorista do táxi, disse-lhe : “ou me levas ao hotel ou não te pago nada”, ao mesmo tempo que tirava as malas do táxi… e ele então disse-me que me levava ao hotel. Agora já podemos passar a parte que era suposto estar interdita a carros, contudo, o hotel estava situado, num suposto gueto (a maior parte da cidade de Delhi é um gueto…), e rua era enorme e o motorista não sabia onde era o hotel. Felizmente o meu telemóvel tem gps e tive de ser eu a indicar o caminho… [/SIZE]

[SIZE=medium]Hotel Shelton 3 estrelas [/SIZE]
[SIZE=medium]Escolhi este hotel devido a sua localização (localiza em Pahar Ganj), porque tinha agência de viagens no hotel e é claro pelo tripadviser. Este fica a cerca de 5 minutos da estação de comboio principal de Delhi e como no dia seguinte ia para Agra às 6 da manhã era aconselhável não ficar longe. [/SIZE]
[SIZE=medium]O hotel é razoável mas é um típico 3 estrelas na India a preços reduzidos. Como já referir anteriormente é fundamental o quarto ter tranca por dentro. Este quarto, como não era dos mais baratos, tinha tv satelite, ar condicionado, wifi grátis, vista para a rua, toalhas de banho, papel higiénico, etc, contudo os lençóis não eram os mais limpos, ao que pedimos para mudar, mas a diferença não era grande. Com o passar da viagem verifiquei que em alguns hotéis os lençóis tinham algumas manchas que parecia que eles não as conseguiam limpar. [/SIZE]

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[SIZE=medium](vista do hotel)[/SIZE]

[SIZE=medium]Ao chegar a rua do hotel, parecia que era um gueto com poucas pessoas e sem lojas, com o passar do tempo a rua era muito movimentada e ficou cheia de bancas na rua e as lojas abriram. [/SIZE]

[SIZE=medium]Como apenas iria ficar um dia em Delhi, decidi reservar um tour e marcar logo o comboio. (o comboio pode ser reservado pela internet com antecedência de no máximo 60 dias e no minino 24 horas). Então marquei um tour pela cidade para ver os principais monumentos. Chegamos a acordo com o preço da viagem, mas no final quando o senhor da agência ligou para o motorista do tour, ele disse-lhe que já estava cheio, e apenas havia lugar no autocarro sem ar condicionado. Como não havia alternativa no hotel e o tempo estava a passar, aceitamos a o tour sem ar condicionado (loucura!!!!). O preço foi de 450 rupias por duas pessoas. Como já era tarde e o tour já tinha começado, tivemos de ir de riquexó até ao autocarro . Chegando ao local, o autocarro estava praticamente vazio, porque as pessoas estava ver o monumento. Entrei e procurei sentar-me. O autocarro era mesmo muito velho e as poucas pessoas que estavam nele via-se que eram pessoa pobres indianos. Com o passar do tempo começam a chegar as pessoas ao autocarro, e a dizer que o lugar onde estava sentado era deles, ao que o guia disse que o lugar era nosso. Mas ao entrar mais pessoas no autocarro, vi que não havia nenhuma pessoa bem vestido e claro que não havia qualquer turista. O chefe do tour dirigiu-se a nos a dizer que não podíamos ali estar, porque era apenas para pessoas indianas e ali ninguém falava inglês (convém referir que o chefe tinha os dentes todos podres), ao que respondi que tinha pago e não saia, então ele arranjou-me um tour com ar condicionado pagando mais 140 rupias por duas pessoas. [/SIZE]

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[SIZE=medium](tour autocarro sem ar condicionado)[/SIZE]

[SIZE=medium]Assim mudamos de autocarro, agora com ar condicionado, pessoas indiana bem vestidas e apenas 3 turistas… assim passei o dia a visitar os locais mais conhecidos de delhi. [/SIZE]

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[SIZE=medium](rua normal em Delhi)[/SIZE]

[SIZE=medium]Quando chegou a hora do almoço, é que tive a noção o que é a India. A excursão parou ao lado de um monumento e ao lado estava umas tendas com comida, onde o guia nos aconselhou a comer. Para terem uma ideia, o chão era todos em terra, passava um pequeno esgoto a céu aberto entre a cozinha e as mesas… a comida era o típico na índia. Alguns frito já feitos cheios de moscas e outras comida. A comida era cozinhada em panela enormes onde o cozinheiro mexia com as mãos e uma colher de pau. O cozinheiro também recebia o dinheiro com as mãos. Os pratos e os copos eram todos de inox e para lavar passavam apenas por água. É claro que não havia talheres, coimasse com as mãos e apena havia sitio para passar as mãos por água. E de referir que não consegui comer nada. Felizmente ao lado estava uma barraca a vender bolachas e sumos engarrafados.[/SIZE]

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[SIZE=medium]Delhi parece uma favela enorme com alguns monumentos e estradas largas com muito lixo e vacas na rua…[/SIZE]
(vacas sagradas...)


[SIZE=medium]Dica: na indica, todos os alimentos que se encontram embalados, tem a data de fabrico e não a de validade e o preço, assim é fácil de confirmar quanto custa. Algumas vezes cobram mais 5 ou 10 rupias se for por exemplo uma bebida fresca. [/SIZE]

(Mais um rua...)


[SIZE=medium]Ao voltar ao hotel, desloquei-me a agência de viagens para saber do meu bilhete do comboio (na índia os bilhetes das classes caras tem de ser compradas com antecedência de pelo menos 24 horas), ao que fui mais uma vez enganado, pois foi-me cobrado uma comissão de 80 rupias por bilhete. Não é nada de especial, contudo o senhor disse-me que não ia cobrar… [/SIZE]
[SIZE=medium]Existe uma maneira de não pagar comissões, que é ir a estação de comboio e deslocar-se ao apoio ao turista, que se situa no 1º andar (depois de subir a escada a direita), porém o dinheiro não compensa a chatice.[/SIZE]


[SIZE=medium]Antes de me deitar reservei logo um riquexó para me levar ao comboio (cerca de 4 min de viagem), às 4:45 da manhã porque o comboio partia às 6:00 e diziam que tínhamos de estar lá uma hora antes, porque poderia não ser fácil dar com a linha do comboio, visto que esta é a maior estação da índia. Preço do riquexó – 50 rupias[/SIZE]

[SIZE=medium]Dica: como ia partir muito cedo, perguntei se me podiam fazer o pequeno-almoço, e claro disseram que não, contudo já o tinha pago perdi esse dinheiro. Assim, se forem neste comboio não reservem o quarto com pequeno-almoço. [/SIZE]


[SIZE=medium]Estação de comboio[/SIZE]
[SIZE=medium]Ao chegar a estação percebi o que se referia o senhor da agência, aquilo é uma enorme confusão e é muito fácil perder-se. Existem pessoas a dormir no chão. Até é difícil passar com as malas. Também há pessoas que tentam “ajudar”, mas avisaram-me logo para não parar e procurar a minha linha e foi o que fiz. Felizmente que este comboio parte da 1º linha, e foi muito fácil… contudo se não fosse assim, demoraria algum tempo. Assim tive de espera uma hora sentado nas malas até chegar o comboio. O comboio chegou 15 minutos antes da hora da partida. É de referir que os lugares são marcados, contudo é possível trocar de lugar pedindo aos passageiros. [/SIZE]
 
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joseleiria

Membro Conhecido
[SIZE=medium]Deslocação Delhi Agra (Agra Cantt)[/SIZE]
[SIZE=medium]Comboio - Classe 3AC [/SIZE][SIZE=medium]Bhopal Shatabdi[/SIZE][SIZE=medium](12002) 6:00 – 8:06 preço: 742 rupias por pessoa. Está incluído no preço, bolachas, chá e um pequeno-almoço. No comboio faz algum frio, por isso convém levar uma blusa para vestir na viagem. Ao contrário do que ouvi falar o comboio não se atrasou. [/SIZE]

(imagem do comboio. é possível colocar as malas perto de nós)


[SIZE=medium]Dica: para verem as classes dos comboio ir a este site [/SIZE][SIZE=medium]http://www.seat61.com/India.htm#.UYp8Ql9dZMs[/SIZE][SIZE=medium] , contudo a mesma classe pode variar de comboio. Se quiserem comprar o bilhete com antecedência podem ir a este site [/SIZE][SIZE=medium]https://www.irctc.co.in/[/SIZE][SIZE=medium] (mas não é tao fácil como parece…. É a India)[/SIZE]

[SIZE=medium]Dica: para quem está hospedado em Delhi é possível apanhar o comboio das 6:00 e voltar a Delhi no mesmo comboio às 20:35 ([/SIZE][SIZE=medium]Ndls Shatabdi E[/SIZE][SIZE=medium] (12001) que dá perfeitamente para ver o principal de Agra. [/SIZE]


[SIZE=medium]Agra[/SIZE]
[SIZE=medium]Para variar ao sair da estação de comboio, somos bombardeados por taxistas e afins. Mais uma vez pode-se optar pelo táxi pré pago ou por o negociado. É claro que fui pelo negociado. Assim paguei 240 rupias pela deslocação. Foi engraçado, porque além do motorista tinha uma guia que era o que falava bem inglês. Durante a viagem até ao hotel, o guia do táxi tentou-me vender um tour pela cidade de um dia, que após uma negociação algo agressiva filo por 400 rupias o táxi. O tour incluía a deslocação a: pequeno Taj Malhal, Tomb of Itimad-ud-Daulah, o grande Taj Malhal, o forte, o jardim do rei, tour pela cidade e claro passeio às lojas... [/SIZE]

(Agra é muito mais rural do que Delhi)

[SIZE=medium]Hotel Panna Paradise - 3 estrelas[/SIZE]
[SIZE=medium]Optei por ficar num hotel, um pouco longe do centro turístico, porque queria um com melhor qualidade a um preço mais baixo (apenas uma noite). Ao lado do hotel tem um KFC e pouco mais, o resto são pequenas lojas de comercio local. O Quarto era amplo, com ar condicionado, tv satélite, wifi grátis, não tinha restaurante e não tinha agencia de viagens. Sinceramente não aconselho este hotel.[/SIZE]


[SIZE=medium]Dica: O Taj Malhal está fechado na sexta-feira. O seu preço é de 750 rupias (monumento mais caro da India) e o preço do forte é 250 rupias, mas pode-se comprar um bilhete único e poupasse 50 rupias. Atenção que se comprar o bilhete de um dia também dá para visitar Fatehpur sikri e outros monumentos como o Akbars Tomb e Etimad-ud-duala, e for no mesmo dia.[/SIZE]

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[SIZE=medium]Primeiro fizemos um tour pela cidade (algumas lojas para variar…), depois o pequeno Taj Malhal, em seguida o jardim do rei, depois o forte e deixamos para o final o grande Taj Malhal. [/SIZE]


[SIZE=medium]Pequeno Taj Malhal[/SIZE]
[SIZE=medium]Localizado nas margens do rio Yamuna (margem oposto do Taj Malhal). Uma réplica bastante boa do grande com exceção dos jardins e da cor das pedras de mármores que são coloridas e do Taj Malhal são brancas. Pode concluir a visita dentro de uma hora. Serve de aperitivo para depois ver o esplendor do grande Taj Malhal[/SIZE]

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[SIZE=medium](pequeno Taj Malhal)[/SIZE]


(do outro lado do rio)

[SIZE=medium]Fort de Agra[/SIZE]
[SIZE=medium]Fundamental visita em Agra, é definitivamente melhor do que o Red Fort, em Nova Deli. É um dos poucos locais na Índia que tem um guia em áudio, mas um bom guia local é recomendado (100 rupias negociado). Dispõe de uma sala de espelhos, que dá mais de mil reflexos de luz, tem um sistema de água quente e fria que cai uma grande banheira, e uma forma engenhosa de criar água quente. Tem uma excelente vista do rio e do Taj Malhal.[/SIZE]

(Forte)

(Vista do forte - TaJ Malhal)

[SIZE=medium]No almoçar o nosso guia levou-nos a um restaurante caro (cerca de 15 euros por pessoa), enquanto estava a comer, vi que havia um objeto estranho na comida, quando fui investigar vi que era uma mosca grande… então como estava na India, meti para o lado e continuei a comer… ai se fosse em Portugal…. (para quem ia ficar um mês, tinha de me habituar a nova cultura…)[/SIZE]



[SIZE=medium]Taj Malhal[/SIZE]
[SIZE=medium]O Taj Mahal é uma das Sete Maravilhas do mundo, como tal, nunca se está preparado para sua beleza inspiradora, é de tirar o fôlego .... . Logicamente, como é o monumento mais visitado da India, havia muitos turistas, mas não havia uma sensação de confusão, as pessoas tiravam fotos uns dos outros, só é necessário apenas ter paciência para que chegue a nossa vez .... [/SIZE]

[SIZE=medium]Quem vai a índia tem de visitar o Taj.[/SIZE]

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Última edição por um moderador:

joseleiria

Membro Conhecido
[SIZE=medium]Como devem saber viajo por minha conta (assim tenho de marcar tudo, quando é possível) mas nem sempre corre bem… (a dificuldade aumenta quando marco previamente os hotéis em cidade diferentes, logo não posso falhar nas deslocações…)[/SIZE]

[SIZE=medium]Tinha visto na net em Portugal que havia um comboio para Jaipur as 5:30 da manhã, mas como estava muito cansado, estava a precisar de dormir e também não queria voltar a perder o pequeno-almoço… não estava muito interessado em ir. Assim tinha visto que havia um autocarro de alta qualidade (Rajasthan State Road Transport Corporation, volvo), a um preço semelhante ao do comboio (480 rupias), às 10:00 da manhã, e como ia ficar 3 noites em Jaipur não tinha pressa de lá chegar, tinha apenas de chegar no dia seguinte porque já tinha pago o hotel. Contudo, como inicialmente não tinha pensado fazer um tour pela cidade de táxi, pensei que tinha tempo suficiente para procurar este autocarro. (único que tem ar condicionado, todos os outros eram típicos da carreira na índia e é complicado por causa das malas e do grande número de paragem, o que aumenta o risco das malas serem roubadas) [/SIZE]

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[SIZE=medium](autocarro barato - 240rupias, com as malas em cima do autocarro)[/SIZE]

[SIZE=medium]Porém ninguém sabia onde se apanhava este autocarro em Agra. Então já um pouco desesperado pedi ao motorista para me levar a uma agência de viagem. Agora estava já a ponderar em ir de comboio, com medo de ficar sem transporte, quando para meu espanto o homem da agência disse o preço do bilhete de comboio e era o dobro do preço real (preço real = 850 rupias por pessoas, ele pedia 1600 rupias), como é óbvio não comprei. Então como já era tarde pedi-lhe para me levar para o hotel na esperança que no hotel pudesse comprar. No percurso até ao hotel o guia ofereceu-se para nos levar a Jaipur que era a cerca de 230 km de Agra (pelo caminho íamos a Fatehpur sikri) e depois de negociar bastante não chegamos a acordo porque eu queria 2500 rupias e ele 2700. Não quis pagar mais porque sabia que o autocarro com ar condicionado custava 480 rupias por pessoa (somos 2 pessoas =960 rupias). Contudo, fiquei com o contacto do táxis, para mais tarde se mudasse de ideias, lhe ligar. Cheguei ao hotel e verifiquei que não havia agencia de viagens (não me tinha apercebido de manhã, porque não tinha precisado). Ao falar com o rececionista ele disse-me como já era tarde, não conseguia arranjar nenhum autocarro, apenas consegui um táxi por 3500 rupias. Para piorar, num raio de 1km para cada lado do hotel não havia nenhuma agencia de viagens. O rececionista também não conhecia nenhum autocarro com ar condicionado para Jaipur, apenas o normal. Então pensei em ligar ao taxista do tour a dizer que ia com ele por o valor que ele queria(2700 rupias). Ao dar o numero de telefone ao rececionista, ele quis falar primeiro e falaram em indiano (pensei, já estou lixado….), e depois passou-me o telefone e o taxista disse-me que agora o preço era de 3500 rupias e eu disse-lhe que assim não ia. Então pensei, vou pesquisar na net a noite e de manhã acordo cedo para resolver o problema. Para meu azar houve um corte de eletricidade de 2 minutos e a internet nunca mais funcionou. No dia seguinte quando acordo ainda não havia internet, mas ao falar com o dono do hotel percebi, que o autocarro que eu queria apanhar era de uma companhia de Jaipur (Rajasthan State Road Transport Corporation), mas não partia de Agra mas sim de uma terra que ficava a cerca de 20 km de Agra. Assim comecei a fazer contas a vida… autocarro 480x2= 960 o táxi até autocarro 1000 rupias, depois não sabia a que horas era o autocarro nem se tinha lugar…, e ainda mais o táxi para chegar ao hotel (nunca fica menos de 300 rupias). Então liguei novamente para o taxista do tour do dia anterior, mas agora não o deixava falar com o rececionista, então ele disse-me que fazia o preço que tínhamos combinado anterior que era de 2700 rupias e que o rececionista queria a sua comissão, por isso para apanharmos o táxi a 20 metros do hotel. E foi o que fizemos. Quando começamos a andar o guia disse-nos que queria fazer um pedido, a irmã da sua mulher era de Jaipur e ela queria lhe fazer uma supressa, e se podia ir connosco no carro… eu olhei para a minha mulher e pensei, onde é que há espaço para outra pessoas. Mas como não tivemos coragem de dizer que não, ela tb foi.[/SIZE]
[SIZE=medium]O mais caricato da situação é o carro era tipo pum Peugeot 206 antigo. A frente ia o motorista e ao lado o guia e atrás eu com a minha mulher e a mulher do guia, assim tive de levar malas ao colo, porque tivemos medo de colocar em cima do carro (com o passar dos dias na índia levamos sempre as malas em cima do carro e não aconteceu nada). [/SIZE]

[SIZE=medium]Depois de partir de Agra, passado uns 40 minutos fizemos a primeira paragem em Fatehpur Sikri. O carro fica estacionado num parque e temos de pagar o transporte de autocarro até ao palácio (preço: 20 rupias – 5min de deslocação)[/SIZE]

[SIZE=medium]Fatehpur Sikri[/SIZE]
[SIZE=medium]Este é um dos grandes fortes da Índia e o trabalho de restauração foi muito bom. O Fort foi construído por razões políticas e práticas supersticiosas por Emporer Akbar. Foi uma curta capital existencial devido à sua falta de água e foi abandonada logo após a morte de Akbar. (não se esqueçam, se comprarem o bilhete diário do Taj e Forte dá também para entrar sem pagar)[/SIZE]

[SIZE=medium]No caminho até Jaipur andamos em autoestradas pagas, vimos vacas a atravessar a estrada, casamentos, entre outras coisas.[/SIZE]

[SIZE=medium]Em seguida continuamos para o nosso destino Jaipur (ainda faltava cerca 4 horas de viagem)[/SIZE]
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[SIZE=medium]Para variar ao chegar a cidade, o nosso motorista demorou cerca de uma hora até achar o nosso hotel. O resto do dia foi a descansar[/SIZE]
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BrunoF

Membro
Excelente report e grande aventura (até agora!). Boas dicas.

Fico à espera do resto, principalmente até Goa - que será o limite da nossa viagem em Abril/Maio.

:)
 

joseleiria

Membro Conhecido
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[SIZE=medium]Apenas estávamos a 4 dias na índia e já não suportava a comida indiana, porque por mais que mudasse de prato sabia tudo ao mesmo. Então decidimos comer uma pizza da dominós para variar. Convém referir que as pizzas em relação a comida local são muito caras. Também fomos comer ao mc donald. Como podem imaginar na índia não se come carne de vaca. Então havia hambúrguer de batata, frango panado entre outros, mas é claro sempre com muito picante….[/SIZE]

[SIZE=medium]Os principais locais de interesse em Jaipur estão distantes uns dos outros, logo compensa negociar um riquexó para o dia inteiro. (preço: 450 rupias, sempre muito regateado…) [/SIZE]
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[SIZE=medium]Dica: para que possuir um cartão de estudante existem preços especiais. Há 3 preços diferentes. O do indiano, o do turista e o do turista estudante. Como elas não percebem quase nada de inglês e muito menos português, eu mostrava o meu cartão de professor da escola, coma a minha foto e dizia-lhe que era o de estudante e passava sempre…[/SIZE]

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[SIZE=medium](a cidade...)[/SIZE]

[SIZE=medium]Locais a visitar[/SIZE]

[SIZE=medium]Forte Amber[/SIZE]
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[SIZE=medium]Para mim, um dos locais mais bonitos em toda a índia. Aqui foi dos poucos locais onde vi elefantes e o único onde vi as famosa cobras capelo….[/SIZE]
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[SIZE=medium]É difícil tentar explicar o quão belo é este lugar. Em 2 horas o forte pode ser visto com alguma pressa.[/SIZE]
[SIZE=medium]É possível fazer a subida até ao forte de elefante por um preço de 900 rupias o elefante. Contudo, recuse-mo a dar dinheiro a pessoas que maltratam os animais, por isso fui a pé. [/SIZE]
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joseleiria

Membro Conhecido
[SIZE=medium]Jantar Mantar[/SIZE]
[SIZE=medium]Lugar incrível e interessante. Muitas das estruturas são ferramentas "simples" para medir a astronomia e a astrologia. Recomendo um guia para perceber melhor. [/SIZE]
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[SIZE=medium]Jal Mahal[/SIZE]
[SIZE=medium]De caminho para o forte. Infelizmente não tem acesso ao palácio. Observa-se ao longe admirando a beleza. Dá a impressão que o palácio está a flutuar na água. É possível tirar fotografias incríveis [/SIZE]


[SIZE=medium]Hawa Mahal (parede do palácio)[/SIZE]
[SIZE=medium]Para passar e tirar uma foto de recordação. Mas pode-se também entrar e visitar.[/SIZE]
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[SIZE=medium]City Palace[/SIZE]
[SIZE=medium]O palácio é impressionante e o que me surpreendeu foi a entrada em si, os enormes elefantes em ambas as extremidades da porta havia uma vista impressionante para o início do passeio em si. O palácio inteiro apenas exclamações realeza de todos os cantos e a grandeza é apenas espetaculares.[/SIZE]
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[SIZE=medium]Royal Gaitor Tumbas[/SIZE]
[SIZE=medium]Apenas fora da cidade velha de Jaipur, encontram-se os chattris ou cenotaphs construído na memória da realeza de Jaipur. Os cenotaphs são estruturas muito interessantes e merecem ser admiradas por sua beleza estrutural, além do mais está localizado num lugar pitoresco dentro da floresta. É um lugar é lindo para passear e apreciar a elegância arquitetónica visto em todo Jaipur e para tirar belas fotografias[/SIZE]
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[SIZE=medium]A deslocação para o aeroporto da cidade foi feita de riquexó e custou 300 rupias.[/SIZE]
 
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joseleiria

Membro Conhecido
jferreira20 disse:
As coisas que contas são demasiado violentas para o meu estômago, lol.
[SIZE=10.5pt]Mas na índia também há restaurante com condições de higiene iguais às nossas, porém o seu preço é extremamente alto, comparado a um refeição num restaurante do povo. Contudo nada tem a ver com a verdadeira India, mas há sempre essa opção. [/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Como para mim viajar é necessário conhecer as tradições e os costumes do povo, sempre que possível tento adaptar-me (mas nem sempre é possível, nunca comi na rua como o fiz na Tailândia ou cabodja)[/SIZE]
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Boas José!!!

Parabéns pela fantástica e fabulosa viagem, comentários para que????

Sem duvida, uma grande aventura!!!

Obrigado por partilhares :cheers:

Um abraço...
 

joseleiria

Membro Conhecido
[SIZE=medium]Deslocação: [/SIZE]
[SIZE=medium]Avião: Jet airways[/SIZE]
[SIZE=medium]Jaipur – Mumbai - Goa[/SIZE]

[SIZE=medium]Até ao presente momento, a viagem tinha sido planeada em Portugal para duas pessoas (tinha marcado com antecedência os hotéis e as passagem aéreas). A partir de Goa tudo ia mudar. Em Portugal, soube que iam 4 pessoas do algarve passar um mês para o sul da India e Sri Lanka. Conversei com eles, na perspetiva de pudermos viajar juntos e combinamos que nos encontrar em Goa, e depois víamos como corria a viagem. Se corre-se bem íamos juntos, se não cada um ia a sua vida. Mas podem imaginar que viajar 6 amigos já não é fácil, quanto mais 6 pessoas, onde 4 eu mal as conhecia. E ainda por cima tinha de decidir tudo (dormida, comida, tempo em cada local, transporte, etc.).[/SIZE]

[SIZE=medium]Parece mentira, mas viajamos sempre juntos até ao final e a viagem correu muito bem.[/SIZE]

[SIZE=medium]Aconselho a quem tiver tempo, a visitar Ellora e Ajanta que são umas grutas que se localizam a cerca de 400km de Mumbai. No me caso como ia ter com outras pessoas em Goa, e já não tinha tempo, optei por não ir.[/SIZE]



[SIZE=medium]Goa[/SIZE]

[SIZE=medium]O aeroporto fica a cerca de 40km de distante da principal cidade que se chama Panaji [/SIZE]

[SIZE=medium]Goa é considerado como o “algarve” da India. Local de praia, diversão e para relaxar.[/SIZE]

[SIZE=medium]Goa tem fama de ter as melhores praias desertas de areia branca, água cristalinas e com coqueiros da índia. [/SIZE]

[SIZE=medium]Contudo, como em agosto é inverno, é a época das monções e o mar está revolto e castanho. A maré sobe uns metros, fazendo desaparecer a maior parte das praias. (A meio de setembro volta a normalidade) É engraçado, na índia se diz que as monções servem para limpar e varrer toda a sujidade, e claro que tudo vai ter ao mar… Por isso não posso falar das praias paradísica de Goa, porque sinceramente não as vi. [/SIZE]
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[SIZE=medium]Depois do que vi na índia, não recomendo qualquer praia, porque todos os esgotos vão desaguar ao mar….[/SIZE]

[SIZE=medium]Mas Goa é uma “ilha” à parta da India. Parece que estamos noutro pai. As ruas são mais limpas, não se pobreza, pode-se fumar a vontade, a bebida é barata e a comida é muito boa. Em Goa tudo é descontraído. E ainda se vê nas ruas algumas lojas portuguesas, principalmente idosos a falar português e querer conversar um pouco em português. [/SIZE]

[SIZE=medium]Hotel: Guest House Afonso [/SIZE]
[SIZE=medium]Como tinha de ser ficamos num pequeno hostel de um português. Muito pitoresco, localizado no centro da cidade. Os quartos apenas tinham o fundamental. Nada de grandes luxos. O pior é que se tem de fazer o cheack out até as 9 da manha e o pequeno-almoço não esta incluído. Pelo preço que se paga nesta Guest House tipicamente portuguesa é possível ficar num quarto com algum luxo em Goa.[/SIZE]

[SIZE=medium]Deslocações: aqui apenas utilizamos o autocarro publico que é muito barato, mas é claro sem ar condicionado e sem qualquer conforto. [/SIZE]
(estação de autocarros de Panaji)


[SIZE=medium]Panaji[/SIZE]

[SIZE=medium]É fundamental passear pelas ruas e sentir a vida desta pequena localidade como as casa antigas que fazem lembrar Portugal, e claro com as igrejas tipicamente nossas. A mais conhecida é a igreja da nossa senhora da imaculada. Um dos bairros conhecidos é o bairro das Fontainhas, onde são visíveis a mistura cultural da presença portuguesa no Oriente em cada esquina.[/SIZE]
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[SIZE=medium](igreja da nossa senhora da imaculada)[/SIZE]

[SIZE=medium]E curioso ver os barcos atracados no rio que são casinos. [/SIZE]
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[SIZE=medium]Reis Magos[/SIZE]

[SIZE=medium]De panaji para o forte tem-se de apanhar o ferry (é de graça), depois apanha-se um autocarro que para a cerca de 2 km do forte. O resto que falta dá para fazer a pé e apreciar a vista da cidade do outro lado do rio.[/SIZE]

[SIZE=medium]É o forte mais antigo português em Goa, com vista para o mar e foi recuperado recentemente, a sua localização oferece paisagem de cortar a respiração… . Para variar ao lado está uma encantadora igreja. [/SIZE]
[SIZE=medium]Um ótimo lugar para aproveitar um pouco da história juntamente com a paisagem de tirar o fôlego. Para quem gosta de Mario Miranda, existe à entrada uma pequena galeria..[/SIZE]

[SIZE=medium]Definitivamente um local a não perder a quem passar por Goa[/SIZE]


[SIZE=medium]Velha Goa[/SIZE]
[SIZE=medium]Este local é composto por um conjunto de catedrais igrejas e mosteiros num raio de 2 km ( [/SIZE][SIZE=medium]Basílica de Bom Jesus, Catedral da Sé, etc.)[/SIZE][SIZE=medium].[/SIZE]


[SIZE=medium]Calangute[/SIZE]
[SIZE=medium]Localidade conhecidas pelas suas belas praias. A mais conhecida é a praia Baga.[/SIZE]
 
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BrunoF

Membro
Descrição fantástica! Fico particularmente impressionado com a presença portuguesa em Goa.

Obrigado pela partilha!
 

joseleiria

Membro Conhecido
[SIZE=medium]Deslocação para otti[/SIZE]

[SIZE=medium]Tivemos de comprar com um dia de antecedência o comboio porque fomos numa classe cara, contudo como o comboio não partia de Panaji tivemos de negociar um táxi até Marvão. No caminho aproveitamos para visitar um palácios coloniais de goa, nomeadamente a Casa dos braganças. [/SIZE]

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[SIZE=medium]Casa dos braganças[/SIZE]

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[SIZE=medium]Como é possível de ver, o palácio está dividido em duas partes, de duas famílias diferentes, que antigamente eram só uma, mas depois zangaram-se e hoje em dia nem se falam. Uma delas não se pode tirar fotografias. ambas as casas se paga para entrar.[/SIZE]



[SIZE=medium]A estação de comboio de Marvão é relativamente pequena, e como chegamos por volta das 16:00 à estação e apenas tínhamos comboio às 23:00, decidimos ir visitar a cidade, mas deixamos as malas num local pago na estação (na estação todas as malas tem obrigatoriamente de ter cadeado para poderem ficar nessa sala das malas). De maneira a conhecer melhor fizemos uma caminhada de cerca de 25 minutos até ao centro da cidade, atravessando uma pequena “favela”. Via-se muita pobreza nas ruas e as pessoas observavam-nos com alguma curiosidade (grupo de 6 pessoas, apenas 2 eram homens), porque é uma cidade que não faz parte dos roteiros turísticos. Podemos ver o mercado local bem como um jardim no centro da cidade, e permitimos fazer compras no supermercado para a longa viagem que se aproximava.[/SIZE]

[SIZE=medium]Jantamos na estação num pequenos bancos que haviam lá, mas afinal havia um pequeno restaurante onde se podia ter jantado. Na estação há alguns polícias e não é permitido fumar, nem deixam as pessoas dormir no chão a não ser que mostrem ao polícia (militar) que tem bilhete de comboio, para evitar os vagabundos. É de referir que a estação estava com muitos ratos a passearem pelas paredes….[/SIZE]


[SIZE=medium]Próximo destino Mettupalayam[/SIZE]

[SIZE=medium]Deslocação: comboio [/SIZE]
[SIZE=medium]Margão – Kozhikode - Coimbatore[/SIZE]

[SIZE=medium]Comboio - classe 2AC - o preço já não me recordo porque tivemos de mudar de comboio em Kozhikode. A viagem demorou cerca de 14 horas e também não atrasou. O classe do comboio era 2AC, o que quer dizer que tinha ar condicionado, casa de banho, não estava incluído comida, e a carruagem era composta por pequenos compartimentos com conjuntos de 4 beliches dois em baixo e dois em cima e mais dois no caminho. A separar a carruagem do caminho havia uma cortina. Infelizmente não conseguimos viajar os 6 juntos e fomos dois a dois. Ao chegar ao comboio como já era 23:30, a maior parte das cortinas estavam fechadas com as pessoas a dormir. A sinalização do número da cama não é a mais fácil e demoramos algum tempo até conseguir dar com a cama, que no meu caso era o beliche de cima. Aconselho a cama de baixo, porque dá para guardar as malas debaixo da cama e de dia pode-se transforma a cama em banco. No meu caso de colocar as malas na minha cama e dormir com as pernas em cima delas. Nesta viagem, já de manha, confraternizamos com os colegas de beliche de baixo, que até cantaram para nós, até queriam que comêssemos com eles com as mãos. Foi muito engraçada a troca de cultural. [/SIZE]

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[SIZE=medium]Esta viagem foi bastante cansativa e não foi barato. Aconselho sempre que possíveis verem se não há possibilidade de ir de avião até uma zona mais próxima e depois apanhar um comboio ou autocarro. [/SIZE]
 
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joseleiria

Membro Conhecido
[SIZE=medium]O nosso objetivo em ir a Ooty, era fazer o comboio nas montanhas Nilgiri. Ooty é a "Rainha das estações de montanha" e a capital do distrito Nilgiris. É uma das estâncias turísticas mais populares na Índia (turismo indiano). Nilgiris significa "Montanhas Azuis". Está situado a uma altitude de 2.240 metros acima do nível do mar. A principal atração para os turistas a Udagamandalam é a viagem de comboio de montanha e segue seu caminho através de muitas curvas de arrepiar os cabelos e túneis e pontes de meter medo, profundas ravinas cheias de vegetação verdejante, borbulhando riachos e jardins de chá. [/SIZE]

[SIZE=medium]Na estação de Coimbatore Junction, tentamos logo reservar o comboio para ir a ooty, mas disseram-no que apenas se podia comprar em Mettupalayam.[/SIZE]


[SIZE=medium]Deslocação: Coimbatore para Mettupalayam. Aqui optamos por uma carrinha táxi para os 6. (também existe autocarro e apenas duas vezes por dia o comboio)[/SIZE]

[SIZE=medium]Ao chegar a Mettupalayam demoramos algum tempo até conseguir encontrar um hotel em condições que não fosse muito caro. Fomos a estação de comboio tentar reservar o bilhete de comboio, ao que nos disseram para aparecer na estação as 5 da manha (comboio parte as 9:00) para apanhar o lugar no comboio que apenas faz por dia uma viagem de ida e volta.[/SIZE]


[SIZE=medium]Na manhã seguinte acordamos muito cedo e estávamos às 5:00 na estação, contudo para nosso azar já se encontrava lá um grupo de uma escola, antes de nós (cerca de 30 pessoas), porque não sabíamos que era uma época festiva e a pessoas iam todas para a montanha festejar. Então fomos para a fila, e percebemos como funcionava o comboio. Então existem 3 tipos de carruagens. Uma que é a mais barata (cerca de 100 rupias) que não há reservas. As primeiras pessoas a chegarem vão. Despois existem outras duas que se têm de reservar o bilhete com antecedia. (uma custava 400 rupias e outra 1500 rupias, depende da qualidade da carruagem). Para nosso azar, depois de esperar cerca de 4 horas, verificamos que as classes com reserva estavam ocupadas e a outra carruagem ficou cheia com os estudantes. Assim, ficamos sem possibilidade de fazer o comboio. Fomos à bilheteira reclamar, ao que o sr que estava no dia anterior já não encontrava, e o que estava hoje disse que os bilhetes teriam sempre de ser reservados, e que nos próximos 2 dias estavam todos esgotados devidos as festas em ooty.[/SIZE]

[SIZE=medium]Então tivemos de tomar uma decisão sobre o que fazer. Fizemos muitos quilómetros e gastamos muito dinheiro para aqui chegar e agora não conseguimos ir de comboio…[/SIZE]

https://www.portaldasviagens.com/gallery/image/20582-ooty-train-med/
as paisagens que esperava ver se conseguisse apanhar o comboio....


[SIZE=medium]Então decidimos arranjar um táxi para 6 e subir a montanha. [/SIZE]


[SIZE=medium]Pagamos 3500 de táxi para subir a otti, cooner, ver as plantações de chá, jardim botânico, lago, etc.[/SIZE]

[SIZE=medium]Jardim botânico[/SIZE]
[SIZE=medium]O parque não tem nada de especial. Tem uma grande área e muitas árvores, algumas muito grandes. Mas é como qualquer outro grande parque que você pode encontrar na maioria das cidades da Índia. Para variar paga-se para entrar e também para tirar fotografias. Apenas aconselho visitar caso tenho muito tempo disponível em Ooty.[/SIZE]


[SIZE=medium]Aqui aconteceu um dos momentos que mais me marcou na índia. É normal as pessoas levarem a comida de casa e comerem nos parques, tipo picnic. Mas o que me surpreendeu foi que estavam sentadas no chão 4 pessoas, todas bem vestidas (não eram pobres), a comer (com ma mão), e vi que tinha caído 3 ou 4 bagos de arroz para o chão, e a senhora estava a apanhar um a um e a comer… se fosse em Portugal, que caísse 3 ou 4 colheres de arroz de um prato para a bandeja, talvez poucas pessoas lhes tocava e ele estava a apanhar com a dificuldade que se pode imaginar bago a bago do chão. [/SIZE]


[SIZE=medium]Ooty Lake[/SIZE]
[SIZE=medium]Existe um parque que rodeio o lago. À entrada do parque, existem um conjunto de pequenas lojas. O preço da entrada no parque é de 20 rupias. É possível alugar um barco a remos por 160 rupias por 30 minutos. Contudo a água é suja e optamos por não estrar no parque, e ficamos apenas em redor nas lojas e cafés.[/SIZE]

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[SIZE=medium]Plantações de chá[/SIZE]
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[SIZE=medium]Cidade de Ooty [/SIZE]
[SIZE=medium]Típica cidade de montanha na índia.[/SIZE]

[SIZE=medium]Cascata Laws[/SIZE]
Localiza-se a 5 Km de Coonoor. Apesar de não ser um destino muito popular devido à sua distância do Connor, vale a pena uma visita. Um lugar calmo que tem uma vegetação muito agradável e ambiente circundante muito exuberante. A cascata é alta, mas não é muito grande.

Também existe as famosas fábricas de chá, que não fomos visitar.

De volta a [SIZE=medium]Mettupalayam ficamos mais uma noite e no dia seguinte seguimos para kerala.[/SIZE]

[SIZE=medium]Deslocação: Mettupalayam para Coimbatore. Novamente optamos por uma carrinha táxi para os 6. (também existe autocarro e apenas duas vezes por dia o comboio). Partimos logo cedo para chegar antes das 10 da manhã para tentar apanhar o comboio da manhã para kochi.[/SIZE]

[SIZE=medium]Na estação de comboio de Coimbatore Junction tentamos comprar o comboio para o próprio dia, mas foi-nos impossível, porque tinha de ser com no mínimo de 24h de antecedência. [/SIZE]
 
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BrunoF

Membro
Uma dúvida... Qual a moeda que se deve levar e usar? Rupias ou dolars?
Qual será a mais aconselhável?

EDIT: desculpa, já vi que deste a resposta logo no post inicial. Já não me recordava.
 

joseleiria

Membro Conhecido
BrunoF disse:
Uma dúvida... Qual a moeda que se deve levar e usar? Rupias ou dolars?
Qual será a mais aconselhável?

EDIT: desculpa, já vi que deste a resposta logo no post inicial. Já não me recordava.
Não faz mal.

Alguma duvida que tenhas podes colocar.
 

joseleiria

Membro Conhecido
É um país único, mas é preciso estar preparado para o que se vai ver.

Quem conhece a verdadeira índia, fica mudado para sempre…..

India, ou se ama ou se odeia...
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,

Estás a começar agora a parte que me interessa mais, ou seja, onde eu não fui. :) Estou curioso e expectante para perceber o que nos irás mostrar... até agora está excelente.

joseleiria disse:
É um país único, mas é preciso estar preparado para o que se vai ver.
Quem conhece a verdadeira índia, fica mudado para sempre…..
India, ou se ama ou se odeia...
Completamente de acordo! Eu amei, por outro lado, a minha cara metade veio de lá "chocada", entretanto, já passaram cerca de 6 meses e já começa a dizer que, pensado melhor, até gostou... :)
 
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