Novidades

Escapadela Pampilhosa da Serra

Luís Lemos

Membro Novo
Olá a todos.
Na próxima semana irei passar 3 dias na zona da Pampilhosa. O alojamento já está escolhido (Villa Pampilhosa) e já tenho algumas ideias para o roteiro. No entanto se alguém tiver sugestões de locais de interesse, restaurantes, etc. na zona agradeço!
Fica desde já o que tenho "alinhavado":
- Pampilhosa (aldeias de xisto Janeiro de Baixo e Fajão). Sei que o concelho tem algumas praias fluviais...alguma que merece especial destaque?
- Piodão
- Penela (visita ao presépio).

Se tiverem mais sugestões agradeço!
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Olá!

Na passagem de Penela para a Pampilhosa, se seguir pela IC8 e ainda não conhecer, aconselho a fazer paragem na aldeia de xisto de Casal de S. Simão e às Fragas de S. Simão antes de chegar a Figueiró dos Vinhos e uma paragem em Pedrógão Grande, para apreciar a beleza da Barragem do Cabril, com vista fantástica desde o miradouro da Sra. da Confiança em Pedrógão Pequeno.

No concelho da Pampilhosa da Serra, pode ainda visitar a Barragem de Santa Luzia.
Depois de conhecer Piódão, que aconselho vivamente, pode visitar ainda a Fraga da Pena, na estrada para Arganil.

É fascinante descobrir o interior do país.

Boas viagens.
 

Titos

Membro Conhecido
Luis,

A passagem pela Barragem de Santa Luzia, como referido pela Maria, é fundamental. Ai tens uma das praias fluviais, que consiste numa piscina flutuante na albufeira.

Se quiseres dar um salto ao Piódão, que apesar de já pertencer ao concelho de Arganil, fica relativamente próximo, aconselho fazeres a ida ou o regresso pelo Alto Ceira e visitar a Barragem com o mesmo nome.

Como referes Janeiro de Baixo, tens a 3 ou 4 Km Janeiro de Cima, que já pertence ao concelho do Fundão e também faz parte das aldeias de xisto. Ai tens um restaurante, que eu nunca fui, mas existem aqui no portal alguns comentários.

Não sei como está o nível da barragem do Cabril, imagino que esteja um pouco baixo, o que retira bastante beleza, mas mesmo assim, vale a pena reservares uma manhã ou uma tarde para ir à ilha dos Padrões, praia fluvial do Vilar e tirares umas fotos dos meandros do Zêzere.

Tens ainda todo o Rio Unhais, que atravessa a Vila da Pampilhosa, e que vale também a pena visitar por ser um curso de água muito natural. O problema por vezes são os acessos para veículos sem tração.


Existem ainda alguns museus e casas museu, que mostram essencialmente os ambientes, ferramentas e trajes de antigamente.

Quanto a restaurantes é mais difícil, porque a oferta não é fantástica. Tens o restaurante do hotel onde vais ficar, onde se come bem, mas não deixa de ser um restaurante de hotel. Tens o Juiz em Fajão e mais um ou outro na Pampilhosa e no Casal da Lapa, junto à Barragem de Santa Luzia, mas não te consigo dar referências.


Qualquer dúvida que eu possa ajudar, fico ao dispor.


Abraço.
 

Luís Lemos

Membro Novo
Obrigado aos 2 pelas dicas.
A visita ao Piodão tem mais como objetivo a visita à Mata da Margaraça e Fraga da Pena, dado que a aldeia já conheço.

Em relação a Penela vi que existem uns 2 ou 3 restaurantes a considerar. Algum destaque para um deles?
 

Bee

Membro Conhecido
Infelizmente para comer em Pampilhosa a oferta é muito pouca.
Um restaurante/pizzaria que não gostei :( e uma tasca que de tão má que era quase que me senti tentada a pedir uma indemnização à CM de Pampilhosa por inclui-la no roteiro municipal.
Não experimentei o restaurante do hotel porque apenas fiquei duas noites.

Em Fajão tens o restaurante Pascoal. Boa comida a bom preço.

Quanto ao hotel é muito bom. Piscina, sauna, banho turco e ginásio à disposição sem pagar mais por isso (em Maio não pagamos). Disponibilizam roupões e toalhões para a piscina, basta pedir na recepção.
Aguardo informações mais recentes já que é uma zona/hotel onde pretendemos voltar.
 

mmbm

Membro
Em Setembro estive duas noites neste hotel e gostei imenso do espaço. Caso querias fazer piscina e spa, o hotel dispõem de roupão e toalhas mas é necessário toca. Podes levar ou comprar na recepção, se não estou em erro custa 3€.

Quanto à alimentação, simplemente não tens opção. O restaurante do hotel achei muito carro. No centro tens a tasca que a Bee falou que nem entrei e a pizzaria.

De resto, vais gostar de certeza, visitar as aldeias de xisto e as praias fluviais.
 

pvpinto

Membro
Para quem quiser informação sobre Praias Fluviais e tiver um Android, pode instalar a aplicação Praias Fluviais, pode-se pesquisar info sobre as praias mais próximas dos locais em que estamos, ver fotos de todas as praias e fazer a nevegação até qualquer uma delas.
Em setembro dei uma volta pela zona da Pampilhosa e esta app foi bastante útil.
 
Top