Novidades

[Report] Janeiro de Cima outubro 2013

SLPereira

Membro Ativo
Alojamento – Casa cova do Barro http://www.booking.com/hotel/pt/casa-cova-do-barro.pt-pt.html (tudo muito bem cuidado e limpo, quem quiser a cama feita e toalhas lavadas todos os dias tem de avisar na receção, caso contrário não vão aos quartos).
Refeições - Restaurante Fiado
Para descontrair - Bar Passadiço

> Janeiro de Cima é uma freguesia do concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, que se situa a 40 e 60 km, respetivamente, destes centros urbanos.

Esta aldeia é uma das 26 incluídas na Rede das Aldeias do Xisto, situada nas margens do Rio Zêzere. Foi desde sempre marcada pela proximidade ao rio, a sua arquitetura tradicional (a usufruir de um bem sucedido esforço de preservação e recuperação) fascina o visitante mais citadino habituado a construções em massa, de cimento.

Aqui as casas são construídas com placas de xisto e seixos do Zêzere, o efeito final, lindíssimo, só pode apreciar-se devidamente indo até lá.



Antigamente as gentes e o comércio das duas margens do Zêzere uniam-se por meio de barca comunitária que fazia a travessia do rio. Sempre que necessário gritava-se se “Ó da barca!” e o barqueiro logo acorria. Ainda hoje pode fazer-se um passeio na barca, rio acima.

Mas a aldeia não é só isto. Ainda tem gente e uma das suas mais antigas tradições contínua presente e bem viva. Aqui na Casa das Tecedeiras, os teares ainda tecem. Pode-se aproveitar para ver e até para experimentar esta antiga arte. Podem ser comprados artigos saídos do tear, como aqueles cachecóis, de vários padrões, “nascidos” fio-a-fio de uma antiga prática que se tem vindo a perder com os tempos.

Na região
> Percursos pedestres

> Centro de Arte Rupestre, Barroca (não deu para ver grande coisa devido à chuva da semana passada que fez com que o caudal do rio subisse e tapasse as gravuras).

> Complexo mineiro da Barroca Grande (Minas da Panasqueira).

> Albufeira de Santa Luzia.


PS: Desculpem lá as fotos estarem em tamanho pequeno, mas depois de um dia de trabalho já não estava com cabeça para copiar e colar uma a uma.
 
Última edição por um moderador:

inesaldeia

Membro Conhecido
SLPereira,

Obrigada pela partilha!
Eu estive três noites no Fundão este Verão e andei a passear pelas redondezas. Gostei bastante as aldeias do concelho do Fundão, mais umas que outras. Achei que no geral não tinham a expressividade "apregoada" de aldeias de xisto, pois no geral havia poucas e nem sempre cuidadas. Fiquei deliciada com as várias praias fluviais.
Na Barroca quando estava a fazer o percurso pedestre até às gravuras rupestres, o meu namorado começou a falar do barulho que as cobras faziam enquanto andávamos e como estávamos de sandálias, entrei em pânico e não consegui ir até ao fim. isto tudo debaixo de um calor tórrido a meio da tarde. Fica para uma próxima, sem ser no Verão e de ténis!


Cumprimentos,

Inês
 

SLPereira

Membro Ativo
Olá Inês!
Obrigada pelo comentário!
Gostei bastante da aldeia e arredores, o que me desiludiu mais foi mesmo ter ido à Barroca, achei que não tinha muito que visitar e a ETAR junto à praia fluvial também não me agradou muito.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Eu achei a praia fluvial da Barroca engraçada por ser pouco explorada. Fiquei de boca aberta a ver a criançada da aldeia a lançar-se à água (que me parecia pouco profunda e cheia de pedras).
Não ia preparada para ir a banhos, mas se o fizesse seria em Janeiro de Baixo, que tem uma infraestrutura muito boa para o efeito.
Fiquei fã de Castelo Novo, aldeia histórica da Covilhã, que visitámos de regresso a casa.
 

Titos

Membro Conhecido
inesaldeia disse:
Eu achei a praia fluvial da Barroca engraçada por ser pouco explorada. Fiquei de boca aberta a ver a criançada da aldeia a lançar-se à água (que me parecia pouco profunda e cheia de pedras).
Não ia preparada para ir a banhos, mas se o fizesse seria em Janeiro de Baixo, que tem uma infraestrutura muito boa para o efeito.
Fiquei fã de Castelo Novo, aldeia histórica da Covilhã, que visitámos de regresso a casa.
Olá Inês,
Castelo Novo não pertence à Covilhã, fica no sentido oposto, na encosta Sul da Serra da Gardunha, entre o Fundão e Castelo Branco, mas pertence ao Concelho do Fundão.

SLPereira,
Obrigado pela partilha. Fico contente com a divulgação destes recantos da Beira Interior.
 

SLPereira

Membro Ativo
Titos,
adoro as beiras! Mas sou suspeita para falar, tenho casa em Góis :D.
O concelho tem aldeias pertencentes à rota das Aldeias de Xisto.



Inês,
se gostas de praias fluviais, aconselho que visites as praias das Canaveias, Peneda, Pêgo escuro e Fragas, em Góis.
Vais adorar!
 

Titos

Membro Conhecido
SLPereira disse:
Titos,
adoro as beiras! Mas sou suspeita para falar, tenho casa em Góis :D.
O concelho tem aldeias pertencentes à rota das Aldeias de Xisto.
Então somos vizinhos. Eu sou natural do concelho da Pampilhosa (embora não resida lá), estudei em Arganil e durante alguns anos frequentei bastente Góis.
 

SLPereira

Membro Ativo
:D
Os meus pais é que são de lá, eu já nasci em Lisboa, mas como tenho lá casa,vou lá com muita frequnêcia.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá Titos,

Quando se fazem várias coisas ao mesmo tempo, há sempre qualquer coisa que falha :) Queria mesmo dizer aldeia histórica de Portugal (do grupo das 12, salvo erro). Sei perfeitamente que a Covilhã fica do lado oposto e que nada tem a ver com Castelo Novo, até porque fomos lá também na nossa escapadela e aproveitámos para subir a Serra da Estrela que fica por trás e revisitar Seia, Manteigas, Torre, etc.

SLPereira,
Fica para uma próxima quando arranjarmos disponibilidade e um preço de alojamento em conta como arranjámos desta vez no Hotel Príncipe da Beira.
 

Titos

Membro Conhecido
inesaldeia disse:
Olá Titos,

Quando se fazem várias coisas ao mesmo tempo, há sempre qualquer coisa que falha :) Queria mesmo dizer aldeia histórica de Portugal (do grupo das 12, salvo erro). Sei perfeitamente que a Covilhã fica do lado oposto e que nada tem a ver com Castelo Novo, até porque fomos lá também na nossa escapadela e aproveitámos para subir a Serra da Estrela que fica por trás e revisitar Seia, Manteigas, Torre, etc.
Exacto!
Sabes, como conheço bem a zona fica sempre a tentação de sermos um pouco picuinhas...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Eu também sou assim Titos :) Mas estive sempre bem orientada :) O mapa que nos deram no hotel e o Tom Tom foram ajudando no caso das aldeias do concelho do Fundão e que desconhecíamos mesmo. Falta voltar à Barroca, com calçado adequado, para ver as figuras rupestres.
 

JAlban

Membro
Olá,

Descobri esta aldeia e o alojamento no passado mês de Maio, na primavera, e realmente é um destino muito "relaxante", com bastantes praias fluviais, trilhos para caminhadas, sempre pautadas pela beleza natural e, uma das imagens de marca da região, - o xisto.

A proximidade ao maciço central também abrem outras possibilidades para uma exploração mais demorada da região, bem como as demais aldeias do xisto.

Obrigado por me terem relembrado de um local que gostei bastante.

J
 
Top