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[Report] NCL Epic - Med Ocidental 25.08.2013 - Eu Fui!!!

RuiXpto

Membro Ativo
Apesar de alguns já conhecerem os porquês da escolha deste navio e deste itinerário, façamos uma pequena introdução.

O nascimento de um filho(a) condiciona qualquer viajante, mesmo que esse filho(a) não seja o primeiro e já se possua alguma experiencia a viajar com crianças, como é o nosso caso. O facto da Sofia apenas ter 11 meses aquando das férias de verão condicionou a escolha do destino, pois achamos que ainda era cedo para experimentar o avião (devido à pressão nos ouvidos!) e talvez ainda mais importante a limitação de peso na bagagem que impedia que se levasse tudo o que é necessário a um bebé com tão tenra idade.

Pesados todos os fatores optamos pelos arredores de Barcelona para o início das férias e depois embarcarmos no maior navio da Norwegian Cruise Line (NCL), o EPIC. A deslocação foi feita de carro pois dava mais liberdade de opção no que toca a paragens para comida e dormidas.

Feita esta introdução, vamos lá partilhar o que fomos fazendo nestas férias.

Dia 15 Agosto 2013 – Santa Maria Feira – Madrid - Calafell

A viagem iniciou-se a 15 de Agosto de 2013, após o almoço em direção a Madrid, mais propriamente ao Hotel Íbis em Alcorcon, arredores de Madrid. Este hotel, como qualquer Íbis é uma ótima opção para passar uma noite em viagem pois é prático, relativamente barato, bem localizado, pelo que a exemplo do ano anterior que serviu de local de pernoita a caminho de Benidorm este ano ficamos novamente lá alojados.

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Nota: Algumas das fotos foram tiradas com o Iphone pelo que a sua qualidade não é a melhor. Por esse facto peço desde já desculpa.

Após uma noite algo atribulada, pelo choro da Sofia durante a noite que deve ter acordado todo o hotel e em que os funcionários foram inexcedíveis ao ponto de aquecerem leite às 3h da manha para tentar acalmá-la, lá fizemos o resto da viagem até Calafell, uma localidade pequena a cerca de 60 kms de Barcelona.
A sua “única” atração é a praia e foi precisamente pela praia que escolhemos esta localidade. Como habitualmente no verão, escolhemos férias em apartamento sem qualquer refeição incluída, desta forma escolhemos livremente como fazemos as refeições, normalmente, pequeno-almoço, almoço em casa e jantar por vezes em algum restaurante nas redondezas.

A escolha recaiu nos “Apartaments Costa D’ Or”, com uma boa relação qualidade/preço. Este ano devido aos custos associados ao cruzeiro tivemos de poupar na escolha do alojamento para a primeira semana por isso não nos queixamos da escolha que fizemos e de alguns aspetos negativos do apartamento.

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A semana foi dedicada à praia apesar da meteorologia estar muito instável, diariamente na televisão só falavam em “tormentas”. Suponho que não será hábito a existência de tanta instabilidade em pleno mês de Agosto.

Aproveitando um dia menos apelativo, resolvemos dar um passeio até ao centro de Barcelona e sentir o “pulsar” da cidade. Foi apenas um passeio com passagem por Montjuic e pelas Ramblas até à Praça da Catalunha, pois já por várias vezes estivemos em Barcelona e a intenção era apenas comer um gelado e passar um dia diferente dos anteriores numa cidade que adoramos.

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O porto de Barcelona visto do Monte de Montjuic

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Vista sobre a cidade olimpica

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Barcelona estava apinhada de turistas, muitos deles italianos fruto da presença do Costa Favolosa nesse dia atracado no porto da cidade.

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Em epoca de futebol e em vesperas da Supertaça de Espanha, achei curiosos os preços dos bilhetes:

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e os outros:
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O movimento junto à Praça da Catalunha era imenso, nada de exepcional nesta praça "coração da cidade", com algumas novidades para mim, nomeadamente uma loja da Apple.

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O clima tinha melhorado substancialmente e o calor àquela hora da tarde era muito pelo que decidimos parar na esplanada do Mc Donalds em plenas Ramblas e comer um "Sundae" que nos soube pela vida!

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A Beatriz adora ver os artistas em exibição nas Ramblas pelo que passamos largo tempo a apreciar as verdadeiras obras de arte, nas figuras dos homens-estátua.

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O regresso foi feito pelas estradas secundárias junto à costa apreciando as vistas sobre o Mar Mediterrâneo. Recomendo vivamente pois passamos por localidades como Sitges, Castelldefels, Vilanova todas elas muito agradáveis e onde seguramente se passaria umas férias de qualidade.

O regresso a Barcelona seria feito no dia 25 de Agosto para o embarque no NCL Epic, mas isso será só depois…
 
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RuiXpto

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Dia 25 Agosto 2013 – Calafell - Barcelona - Embarque no Epic

Após cerca de 10 dias de descanso com muita praia, chegara finalmente o dia do embarque no Epíc. Bem cedo, fizemos o check-out no apartamento e fizemo-nos à estrada para os cerca de 60 kms que nos separavam de Barcelona. Desta vez por Autoestrada pois a ansiedade era alguma e não havia tempo a perder, exceto para um cafezinho numa área de serviço.

As minhas previsões apontavam para uma chegada ao porto por volta das 10:00h mas com os atrasos habituais apenas por volta das 10:30h nos aproximamos da cidade de Barcelona.

Como na terça-feira tínhamos estado em Montjuic decidimos que antes de embarcar subiríamos até à Igreja do Sagrado Coração na Serra de Collserola de onde se tem uma vista estupenda sobre a cidade. Quando estivemos a primeira vez em Barcelona, em 2007 utilizamos os transportes públicos para deslocarmo-nos do centro da cidade até ao topo do monte onde se encontra também o Tibidabo, um parque de diversões, mas desta vez iriamos de carro subindo por uma estrada cheia de curvas e contracurvas.

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Do topo pudemos observar a cidade que ainda acordava para um domingo com muitas nuvens e tivemos o primeiro contacto visual com o Epíc atracado desde as 5:00h no Moll Adossat.

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Efetivamente mesmo de uma distancia tão grande o Epíc não passa despercebido.

Após as fotos, finalmente, lá nos dirigimos ao porto para embarcar. Optamos por não reservar o parque para o carro e utilizamos, uma vez mais, o estacionamento do World Trade Center. A tarifa especial para cruzeiristas é de 75€, oferecendo eles o transporte até ao terminal de cruzeiros no Port Bus, que custa cerca de2€. Entregamos as malas no terminal e o resto da família já ficou no terminal e cerca das 11:30h já estávamos novamente juntos para o embarque. O processo de deixar as malas, estacionar o carro e regressar demorou cerca de 30-45 min, pelo que penso que foi uma boa opção.

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Ao contrário do que tínhamos previsto o terminal já estava cheio e as filas já eram grandes e tivemos de “usar” a prioridade de estar com um bebé para utilizar um balcão de check-in prioritário, que de prioritário teve pouco pois um casal espanhol à nossa frente demorou uma eternidade pois não sabiam como funcionava o pagamento através de cartão de crédito e enervaram com tantas perguntas e duvidas que tinham. Além disso, o nosso cartão de crédito não funcionava devido à falha nas comunicações (muito frequente, pelo que sei!), ficando a situação resolvida com uma visita ao “Guest Service” nessa mesma tarde. Não tenho nada a apontar pois ao contrário do que já li algures não nos bloquearam a conta apenas solicitaram uma visita mais tarde para a situação ser tratada pela contabilidade.

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Por volta das 12:00h já não havia espera para embarcar e depois de feito o check-in pudemos logo embarcar em nova experiência, sem escapar da foto da praxe, que aqui, tal como no Oásis também funciona como reconhecimento facial para as fotos tiradas a bordo. Já levamos connosco os cartões de bordo e o Freestyle Daily para esse dia, para minha surpresa em português! Até o camareiro se admirou existir em português, tantos devem ser os hóspedes portugueses a bordo! Além do Daily vinha muita informação sobre comidas, excursões, compras a bordo, etc., o habitual no embarque.

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As cabines ainda não estavam prontas pelo que fomos até ao Garden Café, o buffet do Epíc. Logo neste primeiro dia pude comprovar o que já tinha lido, que o buffet do Epíc era um dos melhores dos mares. A oferta era imensa e toda a comida com muita qualidade, então as sobremesas… Sendo uma companhia americana abundavam os itens típicos da alimentação americana, hamburgers, hot dogs, bacon, etc., mas pergunto em que companhia a pizza era feita na hora e com os ingredientes escolhidos pelo hóspede, o mesmo para as massas, hamburgers salsichas e bifes grelhados na hora e da forma como o hóspede o deseja. Um conselho que deixo a quem decidir experimentar o Epíc é não se servir imediatamente no buffet e antes de o fazer percorrer a linha de comida até ao fim pois provavelmente no final estará
aquilo que realmente queria comer!!!

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O copo oferecido pela compra do pacote de refrigerantes:
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Logo nesta primeira refeição tomamos consciência do que iria ser o nosso quotidiano com a comida para bebé. Achamos que seria preferível utilizar comida pré-preparada da Nestlé pois não acreditamos que por muita boa vontade que tivessem que nos apresentassem uma sopa de bebé em condições (não esquece-mos a experiencia passada com a Pullmantur no Zenith em que a sopa foi transformada em puré sem qualquer sabor!!!). A cada refeição pedíamos para nos aquecerem a sopa no micro-ondas e nunca tivemos qualquer problema nisso. Alguns empregados faziam-no com mais simpatia, outros com menos, mas sempre o fizeram e pouco tempo depois tínhamos a sopa na mesa pronta a comer.

Entretanto foi feito aviso sonoro que os camarotes estavam prontos pelo que nos dirigimos ao nosso para vermos com os nossos olhos a configuração original dos mesmos, com “paredes” arredondadas, lavatório no fundo da cama, sanita e duche separados!!!

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Uma oferta "especial"
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A disposição diferente dos camarotes é uma ideia arrojada, mas nada mais do que isso! Pessoalmente não me afetou absolutamente em nada, mas vejo alguns possíveis inconvenientes:

*O vidro que divide a sanita e o duche do resto do camarote não é completamente opaco, deixando transparecer as formas físicas pelo que poderá ser um fator perturbador caso coabitem no camarote pessoas que não sejam próximas entre si. Para contrariar este facto foi colocada uma cortina opaca dividindo a zona da casa de banho com o resto da cabine.

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*O lavatório aos pés da cama não é muito prático pois se não se tiver algum cuidado vai molhar tudo à volta. Não tivemos problemas mas por exemplo um homem cortar a barba é um exercício delicado pois se facilitar um pouco vai entornar agua e/ou espuma.

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Quanto ao resto do camarote, foi dos mais pequenos que encontrei nos navios que conheço pois com a 3 cama descida (é uma cama que desce do teto, à semelhança de outros navios!) o espaço era reduzido e até se tornava dolorosa vir até à varanda. Mas por incrível que possa parecer o espaço para guardar malas, roupas, objetos pessoais era imenso e no local mais estranho lá aparecia mais uma gaveta para se usar. Grande aproveitamento do espaço por parte da NCL, conseguindo que tivemos espaço para guardar pertences de 4 pessoas, e sabem que os bebés ainda obrigam a mais coisas que os adultos.

Continua...
 
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...Continuação!

Em relação às varandas estas são enormes face ao que conheço e proporcionam otimos momentos ao final do dia ou da noite, com um copo na mão...

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O terminal em pormenor, visto da varanda:
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Em jeito de conclusão digo que prefiro o estilo tradicional, mas dou nota positiva à NCL!!!

Já refeitos do impacto inicial com os camarotes fomos inscrever as miúdas nos clubes infantis sendo que a Sofia só podia usufruir das atividades acompanhada de algum dos pais por ter menos que três anos. Pela primeira vez a Beatriz não quis ficar tempo nenhum no club por não falarem português, apesar de terem varias animadoras espanholas. Não insistimos com ela porque a nossa intenção era disfrutar o navio e principalmente o AquaPark.

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Uma zona mais sossegada, sem crianças:
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Especial importância para quem tem crianças, a zona infantil do AquaPark:

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A concorrência atracada ao mesmo tempo, o Liberty of the Seas da Royal com o Flowrider sempre muito concorrido:

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Tínhamos, finalmente, a oportunidade de circular pelo navio e ter um primeiro contacto com as suas instalações e ter noção da sua localização. Aproveito para realçar que é muito fácil orientar-se no Epíc e tudo no navio é pensado para os hóspedes não se perderem, deste a cor da alcatifa dos corredores à iluminação dos elevadores, vermelho pra os camarotes pares e azul para os ímpares. Existem espalhadas pelo navio também muitas placas sinalizadoras indicando a direção de vários locais mais importantes como o Epíc Teather, o Spice H2O, os restaurantes, etc.

O enorme casino:

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O famoso candelabro / candeeiro ou lá o que lhe queiram chamar:
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A entrada da Spiegel tent":
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A discoteca "Bliss":
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Continua...
 
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...continuação:

A outra pista de bowlling, no "O'Sheehans":
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O espaço internet "I-Connect Café":
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A entrada do "Epic Theather" com os cartazes a anunciar os shows dos BMG e Legends In Concert:
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O resto fica para depois.

À semelhança do Oásis também existem écrans tácteis interativos que nos dão a informação de qual a direção que devemos tomar?, o que está a acontecer? qual a ocupação dos restaurantes, etc. Muito fácil, mesmo para um navio da dimensão do Epíc!!

Estava marcado para este primeiro dia o encontro com a representante de língua portuguesa a bordo. Seria às 17:30h no Headliners, um clube destinado essencialmente a atuações de comédia, ao jeito de Stand Up Comedy. Normalmente não iriamos ao encontro mas foi o local que elegemos como ponto de encontro com o Pedro Oruguela e esposa, Isabel, pelo que fomos a uma reunião de brasileiros (existia um grupo enorme a bordo!) formatada para vender umas excursões. No fundo, aquilo que todo o cruzeirista se habitua logo no primeiro cruzeiro.

Acabamos por perder a “Sail Away Party” pois a reunião demorou mais tempo do que tínhamos previsto, mas como o tempo não estava nada de especial também não devemos ter perdido nada.

Sabíamos que no jantar da noite de Barcelona seria servida lagosta, pelo que ficou logo definido que o primeiro jantar seria no “Taste”. Mais tarde, aprofundarei o tema dos restaurantes disponíveis a bordo, suas características e seus custos.

A nossa refeição:
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Finda a refeição passamos pelo “Atrium” onde atuava a “Manhattan Band” e ficamos por lá alguns momentos, até ser hora de recolher ao camarote para dormir.

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Chegados ao camarote tinhamos o meu convite para o “Behind the scenes Tour”, uma visita aos bastidores do navio a decorrer na manha seguinte…mas isso é só amanha!!!

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Até lá…
 
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Dia 26 Agosto 2013 – Navegação

Depois de deixarmos Barcelona para trás tínhamos agora um dia inteiro de navegação por entre o estreito de Bonifácio que terminaria apenas no dia seguinte em Nápoles.

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Nada como um pequeno-almoço tranquilo em dia de navegação pois a maioria dos hóspedes acordam tarde e normalmente tomo o pequeno-almoço quase sozinho.

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No final do pequeno-almoço a caminho do camarote ainda tirei umas fotos, com o navio quase deserto.

A parede de escalada (ainda não foi desta que experimentei! Tenho de voltar!!!!!)

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A zona de adultos Spice H2O:

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O complexo desportivo:

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Um pequeno-almoço mais calmo para quem o desejar, no Spice H2O:

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O mercado, onde regularmente realizavam umas vendas de artigos em promoção:

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Algumas do Aqua Park:

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Mais umas quantas "soltas":
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O Daily para este dia era o seguinte:

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Tal como tenho sempre referido não gosto dos dias de navegação, pois normalmente existem muitas atividades mas a maioria não me atrai minimamente, acredito que existam interessados senão essas atividades não eram apresentadas. Sendo certo que num navio como o Epic é bem mais fácil arranjar alguma coisa interessante para fazer também é seguro que com todos os hóspedes a bordo haverá algumas atividades mais concorridas e onde se notará um afluxo maior de passageiros.

Esta questão do afluxo de passageiros leva-me a um tema muito recorrente quando se fala do NCL Epic, o subdimensionamento das suas piscinas!

Concordo com os que o afirmam pois é inegável que, principalmente em dias de navegação a zona das piscinas fica lotada, mas na minha opinião esse nem é o maior dos problemas, pois se as piscinas fossem utilizadas por adultos e/ou crianças bem-educadas até se conseguia estar naquela zona. Mas não é o que acontece, pois são imensas as crianças com mais ou menos idade que estando na zona das piscinas se divertem fazendo a vida negra a quem, como eu, apenas pretende usar a piscina. Desde ser molhado com os jatos de agua que são desviados da sua “rota”, ser pisado, ser empurrado, levar com alguém em cima que se atirou para a piscina, apesar de tal ser proibido, etc., de tudo se encontra nas piscinas do Epic, mas também se encontra em qualquer outro navio, por isso isto é uma falsa questão.

Não gostei, mas apesar de também culpar a NCL pela má construção do navio, culpo muito mais a falta de educação e postura da maioria das crianças a bordo. Os exemplos vêm de cima de certeza absoluta!

Para ultrapassar esta situação, apenas usamos as piscinas neste dia para as experimentar pois era a primeira oportunidade que tínhamos para o fazer. A verdadeira diversão estava ainda para vir.

Para este dia, tal como referido no dia de ontem, programei uma visita aos bastidores do navio. Em alguns navios esta visita está reservada a convidados especiais, nomeadamente os hóspedes das suites, mas no Epic é vendido um “Behind The Scenes Tour” a realizar na manha do dia de navegação. Apenas é anunciado no “daily” do dia do embarque, sem mencionar preços. Não foi novidade para mim o preço cobrado pela NCL pela visita pois já tinha lido em vários fóruns o seu preço, 50USD. Acho caro, mas para quem gosta destas coisas vale mais que uma garrafa de vinho do Chile!!! e é bem mais barato!

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O convite mencionava quais as zonas a visitar e avisava que algumas delas poderiam ser frias, não pensei é que fossem tanto!!!

O ponto de encontro era junto à entrada do “Spiegel tent” e à hora marcada lá estava para juntamente com alguns hóspedes (poucos) fazermos a visita. Fomos recebidos pelo responsável do apoio ao cliente (brasileiro!) e acompanhados em permanência por dois funcionários da NCL, um da área em questão e outro do “guest service” para as traduções, quando necessárias e para o “no pictures!!!!” constantemente repetido. Questionei o porquê de não serem permitidas fotos em alguns locais menos problemáticos e responderam-me que eram regras da companhia e que andávamos por locais com muito material sensível que não poderia ser filmado, nem fotografado.

A visita começou pelos bastidores do “Epic Theather” onde ficamos a saber algumas curiosidades sobre a vida dos artistas a bordo, seus contratos, suas obrigações, etc. De seguida fomos recebidos por um dos subchefes de cozinha, na galley da “Spiegel tent” onde já preparavam o nosso jantar dessa mesma noite.

Avançando fomos guiados sucessivamente, pela padaria, pastelaria, aprovisionamento, lavandaria, departamento de reciclagem e ambiente e terminamos na sala adjacente à ponte de comando. Foi uma visita interessante e esclarecedora pois todas as questões colocadas foram prontamente respondidas e sempre com um sorriso nos lábios.

Algumas fotos da sala de observação da ponte de comando tiradas mais tarde:

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RuiXpto

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Ao fim de cerca de duas horas a visita terminou, mas fiquei pela sala de observação da ponte para tirar umas fotos, na companhia de um mapa autografado pelo comandante que foi sorteado pelos participantes na visita.

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Com base no dossier que nos forneceram para a visita, faço de seguida um pequeno resumo sobre o Epic.

O Epic é um dos navios da Norwegian Cruise Line construídos sobre as linhas orientados do Projeto F3 pelos estaleiros STX Europe Chantiers de l'Atlantique - Saint-Nazaire.

Ainda hoje é o terceiro maior navio de cruzeiro do mundo.

Inicialmente foram encomendados pela NCL em Novembro de 2006, 2 navios com opção por um terceiro que não foi exercida. Um desentendimento entre a NCL e os estaleiros resultou num impasse na construção dos navios, até que chegaram a um novo entendimento e o Epic pode finalmente ser construído. Neste novo entendimento, em 2008, decidiram que o primeiro navio seria construído e o segundo seria cancelado, tendo o Epic sido entregue à NCL em 17 de Junho de 2010.

Depois de passar os testes de mar e aceite pela companhia, o Epic faz a sua viagem inaugural a 24 de Junho de 2010 com saída de Southampton e destino a Nova Iorque, onde chega a 1 de Julho. Foi o maior navio a atracar no terminal de cruzeiros de Nova Iorque.

O Epic ultrapassa os navios da classe Jewel como o maior navio da frota por quase 60.000 Ton. Tal como referido anteriormente o Epic representa a "terceira geração" dos cruzeiros Freestyle e permite à NCL ter um navio na chamada "mega-class" na disputa com os seus concorrentes Royal Caribbean e Carnival, apesar de mesmo assim ficar abaixo 32% da capacidade dos 2 navios maiores, o Oásis Of The Seas (de boa memória, para mim!) e Allure Of The Seas da Royal Caribbean International.

O navio possui 4100 cabines, com todas as exteriores a terem varanda e foi pioneiro na introdução de estúdios interiores para passageiros sozinhos. O navio inclusive possui uma zona específica para viajantes solitários permitindo-lhes socializar entre eles.

O Epic possui um Aqua Park único nos mares, com o maior escorrega aquático e o único com aquela forma de funil a meio. O navio também tem uma parede de rapel e duas pistas de bowling com 3 pistas cada.

O único bar de gelo em navios encontra-se no Epic, sendo a sua temperatura interior de cerca de -10°C e as suas bebidas são servidas em copos de gelo.

Agora as curiosidades sobre o Epic:

* O Epic gastou na sua construção cerca de 35 milhões de quilos de aço. É o equivalente ao gasto em 28.000 carros de gama média. Mais 30 milhões foram adicionados ao navio em equipamento.

* Os cabos elétricos cobririam 2.958 kms se fossem esticados.

* Possui o maior ecrã de televisão exterior no mar com 8,2 mts de diâmetro.

* Possui o maior candeeiro Led de cristal alguma vez projetado, sobre o restaurante Taste

* Os 1.700 tripulantes são de 70 nacionalidades diferentes

Eis a lista de compras da nossa viagem:

* 907 kgs de cereais
* 1.630 kgs de manteiga
* 680 Kgs de massas
* 2.500 Kgs de queijo
* 17.230 Kgs de fruta fresca
* 1.770 kgs de açúcar
* 72.200 ovos
* 3.950 Kgs de peixe
* 500 Kgs de vitela
* 500 Kgs de lagosta
* 6.350 Kgs aves
* 6.803 Kgs de carne
Etc.

O almoço foi no “Garden Café”, apesar do “Taste”, restaurante à carta estar aberto por ser dia de navegação. Essa é uma das diferenças da NCL (pelo menos do Epic) para outras companhias, ao almoço apenas existe a possibilidade de se almoçar à carta no dia de embarque e no dia de navegação. Este facto veio alterar um pouco os nossos hábitos mas nada que se possa considerar relevante. O Garden Café estava aquela hora calmissimo, não faltando mesas para nos sentar-mos. Escolhemos uma mesa junto à janela para podermos apreciar a navegação por entre a Sardenha e a Corsega.

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Após o almoço, oportunidade para visitar (apenas isso!) o ginásio que tal como tinha lido é gigantesco sendo, suponho eu, o maior de navios de cruzeiro.

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Após a visita ao ginásio, decidi dar uma nova vista de olhos pelo navio, mas propriamente pelos seus restaurantes.
 
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RuiXpto

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A NCL foi pioneira no conceito de Freestyle dinner ( isto é, comer quando quiser com quem quiser e onde quiser ) , e no Epic este conceito é levado a um novo nível. Provavelmente terá de pagar um pouco mais (ou muito, dependendo da perspetiva) para usar os restaurantes de especialidade a bordo.

Considerando que a maioria dos mega- navios dispõem de uma enorme sala de jantar ostentosa onde hospedes que não se conheciam antes partilham grandes mesas sob candeeiros brilhantes, o Epic vai noutra direção. O máximo que podemos encontrar é a sala do “Manhattan Restaurant” com capacidade para 592 lugares, com uma decoração Art Deco com janelas gigantescas de dois andares com vista para a popa e uma pista de dança impecavelmente polida, onde para cativar os hóspedes “madrugadores” é apresentada música ao vivo às 19:30h. É uma sala muito bonita mas com um serviço um pouco lento, segundo me foi dito pelo facto de partilharem a galley com o “Taste” no piso de baixo e os empregados terem constantemente de recorrer às escadas rolantes para trazer a comida. Como o menu é igual nos 2 restaurantes e gostamos mais da atmosfera do Manhattan, este foi o nosso “eleito”.

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O “Taste” é o outro restaurante à carta localizado num piso inferior em relação ao “Manhattan” e a sua única diferença é não permitirem a entrada a hóspedes de calções. É uma sala muito agradável e maior do que parece à primeira vista. Jantamos aqui por 2 ou 3 vezes e o serviço foi sempre positivo.

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Já agora, aproveito para referir que a ementa dos restaurantes principais é a mesma todos os dias, variando alguns itens relacionados com o pais onde o Epic se encontra. Em determinadas situações o facto de a ementa não variar muito pode ser problemático, mas no geral dá para ir variando ao longo da semana sem cansar. Um reparo específico, a generalidade das entradas era picante e a minha esposa teve alguma dificuldade em escolher as entradas, nada que com algumas trocas entre nós não tenha sido resolvido.

Menos sofisticado e mais divertido é “O'Sheehan”, um novo conceito da NCL, ao estilo Pub Irlandês, aberto 24 horas com uma extensa pista de bowling, com mesas de madeira escura e vitrais. Aqui são servidos pratos com comida de pub, desde o pequeno-almoço (ovos mexidos, omeletes) e pratos tipicamente americanos, como asas frango, hambúrgueres, “fish and ships” (este mais inglês!). É uma ótima opção para quem quer comer fora de horas.

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Ainda assim, segundo os comentários que ouvi as opções grátis não chegam sequer aos calcanhares da qualidade oferecida nos restaurantes de especialidades. O “Shanghai”, um restaurante chinês compacto apenas aberto ao jantar mediante um pagamento de 15USD por pessoa. Decorado em vermelhos profundos e verdes este restaurante possui um encante especial, pelo menos para mim.

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Para os amantes de carne e outros desejos carnívoros, existe a “Moderno Churrascaria” ao estilo restaurante brasileiro de rodizio onde por 20USD se pode comer o quanto se quiser (e puder!!!). Partilha o espaço com o “Cagney” um restaurante especializado em carne, muito ao jeito americano, por 25USD por pessoa. Ambos os restaurantes são aconselhados para quem comer muito e preferencialmente deve-se ir com fome.

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Segundo os entendidos, muito bem-sucedido é o restaurante francês “Le Bistro” que por 20USD por pessoa “promete” um serviço de luxo. O serviço “francês” é delicioso sendo com classe numa sala adornada com esculturas, flores e pinturas.

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Para os amantes do romantismo italiano, temos o “La Cucina”, um restaurante ao estilo italiano, mas pouco, por baixo do “Garden Café” é uma agradável surpresa . O restaurante proporciona umas vistas fantásticas, ambiente tranquilo com muito espaço entre mesas, um bom serviço a um preço relativamente baixo, 15USD/pax.

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A proa do Epic vista do "La Cucina", com um intruso a bordo:
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Outra opção para aumentar a conta final a pagar é o exótico “Wasabi”, restaurante asiático com cadeiras altas, balcões altos e com um bom menu de sushi e sashimi. É um restaurante à carta onde o pagamento é feito pelo que se come e não um preço fixo por pessoa.

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Mais arrojado é o “Teppanyaki” que ou se gosta ou se odeia , dependendo da nossa tolerância ao jogo das facas efetuado por um chefe num grill em frente à mesa do passageiro. O preço é de 25USD/pax e eu não tenho a certeza se o pagamento é para a comida ou para o entretenimento.

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Uma opção a não descurar é a pizza 24horas anunciada por todo o lado no navio. É impossível passar ao lado desta oferta, mesmo que o queira. Foi-me dito que o preço de 5USD por pedido é apenas para controlar os desperdícios e vale cada cêntimo que se paga, pois é entregue em qualquer parte do navio e saborosa, ao contrário das pizzas normalmente servidas a bordo de alguns navios (assim à memoria vêm-me as pizzas da Costa!!!).
 
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RuiXpto

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Uma passagem rápida pela piscina, porque às 17:00h chegava um dos momentos mais esperados pela Beatriz, o encontro com o Bob Esponja.

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Ainda havia muito para ver e fazer neste dia de navegação, desmentindo um pouco a minha opinião.

Tinhamos ainda a apresentação do Capitão e Oficiais, seguida pela fotografia da praxe, que eu tiro sempre pois é sempre uma recordação que ficamos do navio.

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No que toca à noite, esta era a “Norwegian’s Night Out”, que é a noite de gala informal da NCL, isto é, como não existe uma noite formal a bordo, esta noite é utilizada por aqueles que se querem vestir melhor, dai o lema para esta noite é “Dress Up..Or Not”.

Nós, aproveitamos esta noite para marcar o espetáculo/jantar “Cirque Dreams and Dinner”, que no fundo é um jantar ao mesmo tempo que vai havendo a atuação de um circo semelhante ao “Cirque du Soleil”, com malabarismos, trapezistas, equilibristas, e muitos momentos de boa disposição com algumas atuações cómicas. O espetáculo é pago e o preço varia consoante a localização da mesa onde jantamos. As mesas premium são as que têm melhor visibilidade custam 39,99USD/pax, as standard custam 29,99USD/pax. Optamos pelas standard e pessoalmente não me arrependo da escolha pois apesar de em certas alturas não ver o que estava a ser feito pelos artistas, na generalidade pudemos assistir ao espetáculo sem problemas e sempre poupei 30USD.

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Neste jantar, o Pedro Oruguela e esposa, Isabel fizeram o favor de nos acompanhar o que fez com que o jantar fosse ainda mais divertido pois fomos conversando durante o mesmo.

Findo o espetáculo, as meninas recolheram ao camarote pois já eram horas das crianças dormirem e eu aproveitei para fazer um raid fotográfico noturno, apesar do Epic não ser “fotogénico”.

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Ainda cheguei a tempo de fotografar o intruso que encontramos no camarote.

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Também já estava devidamente colocado no camarote o berço que pedimos e prontamente lá foi deixado pelo camareiro:
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e o kit da Nicklodeon, que comprei ainda em Portugal:
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Amanha, primeira escala do Epic em Nápoles com uma visita à bonita ilha de Capri!!!

Mas isso é só amanha, agora temos de dormir…
 
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RuiXpto

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Dia 27 Agosto 2013 – Nápoles


A próxima escala do Epic seria no porto de Nápoles. Curiosamente já por duas vezes passei por Nápoles e ainda não foi desta que conheci a cidade. As más opiniões sobre esta cidade têm-me deixado sem vontade de a conhecer.

A primeira vez optamos por visitar Pompeia, sendo que desta vez o destino escolhido foi a "romântica" Ilha de Capri. Ainda hesitei entre visitar a ilha e fazer um passeio pela Costa Amalfi, mas optei por Capri por ser um destino mais simples de fazer com a família completa.

A hora prevista para a chegada a Nápoles era às 07:00h mas bem antes já o Epic estava ancorado neste porto italiano.

Numa visita à varanda assim que acordei dei com um dia algo nublado e com uma luz esquisita, deixando-me sem saber muito bem com o que podia contar para este dia.

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O Daily para este dia era o seguinte:

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O pequeno-almoço foi no Garden Café, onde nos encontramos com o Pedro e Isabel Oruguela que neste dia nos iam dar o prazer da sua companhia. Pouco depois das 09:00h estávamos a sair do Epic e a dirigir-nos até ao Molhe Beverello. É deste molhe situado à esquerda após a saída do terminal que saem os diversos ferrys para as diversas ilhas ao largo de Nápoles. Apontamos ao hidrojet das 9:30h mas não chegamos a tempo pelo que tivemos de esperar pelo seguinte, às 10:15h.

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Como por vezes, o regresso costuma ser complicado porque as agências compram a maioria dos bilhetes para os últimos hidrojets, aproveitamos para comprar já o regresso. O custo é variável consoante os horários, por exemplo, os nossos custaram 20,50€ (ida) e 19,00€ (regresso).

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A viagem demora cerca de 40 min e normalmente é calma, dependendo do estado do mar. No nosso caso foi relativamente calma apesar de se notar as oscilações quando estávamos de pé no hidrojet.
 
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RuiXpto

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Um dos nossos vizinhos de hoje, o Ryndam da Holland America Line.

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Já a caminho de Capri:

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Sobre Capri:

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RuiXpto

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"A ilha de Capri, situada no mar Tirreno, é conhecida pelo seu charme e beleza naturais, e conta com dois municípios – Capri e Anacapri – e dois portos – Marina Piccola e Marina Grande.

Esta ilhota, que já foi um pacato reduto de pescadores e agricultores italianos, hoje, chega a receber cerca de dois milhões de visitantes por ano. No século XIX, encantados com a beleza e os atrativos de Capri, ingleses e alemães provocaram uma reviravolta na vida dos habitantes – os pescadores passaram a alugar os seus barcos para passeios e os agricultores transformaram as propriedades em pequenos hotéis.

Capri sempre exerceu um grande fascínio entre os nativos. A ilha terá sido descoberta pelos romanos em 29 a. C., quando Augusto, o primeiro imperador romano, voltava de uma campanha militar do Oriente e foi amor à primeira vista. Assim, partiu dele a ordem de edificar diversas villas, as típicas construções do Mediterrâneo, entre elas, a sua residência de verão.

O seu sucessor, Tibério, chegou a governar o império romano da Villa Imperial e ergueu 12 mansões em Capri. Da maior delas, a Villa Jovis, restaram apenas ruínas, que, ainda hoje, podem ser visitadas.

Porém, o requinte e o bom gosto permanecem. Um cheiro delicioso domina as ruas, isto porque a ilha abriga há mais de 600 anos duas fábricas de perfumes que aproveitam as flores típicas, o limão e a laranja para extrair as suas essências.

Nas suas vielas, além do aroma, há uma profusão de boutiques de marcas internacionais, lojas, ateliers, galerias, mercados de fruta e muita gente chique por ali a passear.

Graças à sua formação calcária, Capri está repleta de grutas. Um passeio muito concorrido é dar a volta completa pela ilha, o que permitirá apreciar a beleza dos diversos lugares."

Chegados a Capri, mais propriamente à Marina Grande, onde tínhamos varias alternativas para seguir a nossa visita: comprar um tour à volta da ilha, visitar a gruta azul, subir à Praça Humberto I utilizando o funicular, etc.

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A subida no funicular custa 1,80€ cada viagem e apenas forma fila nas horas de maior afluência que coincide com as primeiras horas do dia e o meio da tarde quando há cruzeiristas na ilha. Rapidamente compramos os bilhetes e em poucos minutos estávamos na parte mais alta da ilha.

Como a nossa intenção era visitar a ilha mas sem stress, apreciar as vistas, tirar umas fotos e claro conhecer um pouco melhor a vida desta pequena cidade, dirigimo-nos ao posto de turismo e compramos um mapa por cerca de 1€, acho eu. Mesmo com o mapa não nos conseguíamos orientar e após algum tempo a tentar lá fomos perguntar onde ficavam os Jardins de Augusto.

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RuiXpto

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No caminho ainda passamos por uma antiga fábrica de perfumes, que ainda hoje funciona, mais para turista ver (e comprar) que para outra coisa.

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A entrada nos jardins é paga, 1€ por pessoa e eu aposto com quem quiser que não deve haver ninguém a lá entrar realmente interessada nos jardins.

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Simplesmente quem tem poucas horas para visitar Capri e quer levar para casa a mais clássica das fotos com os Faraglioni ao fundo não pode deixar de visitar os Jardins de Augusto, que são constituídos por uma série de terraços floridos com vista de um lado para os Faraglioni de Capri; do outro para a baía de Marina Piccola e as curvas da via Krupp; nos arredores, a Valle della Certosa, os montes Tuoro, Tiberio e o San Michele, além das típicas residências com os tetos arredondados.

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Os Faraglioni são os três picos de rochas que saem do mar a poucos metros da costa. Cada um tem um nome: o primeiro, unido à terra, chama-se Stella; o segundo, separado do primeiro por um pedaço de mar, Faraglione di Mezzo; e o terceiro, Faraglione di Fuori ou Scopolo.

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Sobre o Scopolo vive a famosa Lagarta Azul dos Faraglioni, a Podarcis Sicula Coerulea, e é o único lugar do Mundo onde poderá encontrá-la. Dizem que ela ficou azul para se camuflar com o mar e com o céu. Os Faraglioni têm cerca de 100 metros de altura, sendo que o Fariglione di Mezzo abre-se num arco.

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Efetivamente a vista é deslumbrante e fartei-me de tirar fotos, rendido por completo à cor do mar e como deveria ser a sensação de estar num dos muitos barquitos que fundeavam ao largo.

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A Via Krupp, uma via pedonal que liga os jardins até à Marina Picola. Não tivemos vontade de experimentar!

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RuiXpto

Membro Ativo
A permanência nos jardins apenas serviu para tirar fotos, tal como todos os visitantes que estavam nos jardins. Plantas? Flores? Havia disso nos jardins? Claro que havia e bem bonitas por sinal.

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Como o nosso hidrojet apenas regressava às 14:50h ainda tínhamos tempo para mais uma voltinha pelas ruas estreitas de Capri, pelo que fomos regressando calmamente até à Praça Humberto I que é o centro de tudo na cidade. Daqui partem ruelas em todas as direções e sinceramente elas parecem todas iguais, ou então sou eu que estou a perder qualidades.

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Aqui na companhia do meu amigo Pedro Oruguela, que juntamente com a esposa nos proporcionaram um dia em cheio.

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Após a descida novamente pelo funicular decidimos sentar-nos numa esplanada a beber qualquer coisa. Experimentei um granizado que soube muito bem pois o calor apertava. Ainda bem que ficamos lá um bom bocado pois quando veio a conta...4€ um café, 7€ uma coca-cola, 8€ o granizado... no final resumiu-se a 24€!!!!

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Os taxis da ilha:

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RuiXpto

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A viagem de regresso ao Epic foi ainda mais calma que a de manha e por volta das 16:00h estávamos no Great Outdoors, ou seja no exterior do buffet junto às piscinas, a fazer um almoço tardio ou um lanche madrugador.

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A tarde foi passada na conversa junto às piscinas aproveitando para provocar os amigos com as fotos da zona envolvente às piscinas até à hora do banho para depois assistir à partida de Nápoles, enquanto os elementos femininos da família ficavam no camarote a prepararem-se para o jantar.

A partida de Nápoles aconteceu às 19:00h já com um céu carregado de nuvens antevendo muita chuva para aqueles lados. Faltava era saber se escaparíamos dela ou não. Algumas fotos da partida e do pôr-do-sol que ocorria aquela hora.

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Um velho dos mares, o MSC Melody:
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Não costumo dar nome às fotos, mas a esta chamo "Cinema ao Pôr-do-Sol"!!!

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RuiXpto

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Para o jantar, iriamos experimentar o “Manhattan Room”, que tal como referido anteriormente é o restaurante mais “chique” do Epic, onde não permitem entrar de corsários, por exemplo.

Tivemos de esperar cerca de 15 min pela mesa, pelo que foi-nos dado um “bip” que avisaria quando a mesa estivesse pronta e uma senha por pessoa para uma bebida valida para qualquer bar do navio nessa noite. Inclusive a Sofia teve direito a senha (eu agradeci!). Não tirei fotografias ao “bip” nesta noite mas fi-lo num dos dias seguintes. Tal como li num fórum espanhol, uma boa ideia para lidar com esta espera (e que nós pusemos em pratica!) é ir mais cedo do que seria a nossa hora ideal de jantar e a NCL oferece o aperitivo, às vezes até com uns canapés!!!

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O serviço foi algo lento, uma constante ao longo da semana, mas nada de extraordinário e numa noite que pedi um serviço mais rápido pois tínhamos espetáculo, foram impecáveis e quase que não tínhamos tempo de acabar um prato para ser servidos com o próximo. Por vezes em vez de criticar há que “pedir”!!!

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A comida uma vez mais estava fantástica, e estas foram as nossas escolhas:

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Após o jantar fomos até à Spice H2O onde decorria a “FABBA” (Fantastic Abba!), uma festa de homenagem aos Abba. Não um espetáculo, mas sim uma festa feita pela equipa de animação em conjunto com os passageiros. A noite esteve animada ao som de muitos dos principais êxitos do grupo sueco.

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Ao chegar ao camarote, esta noite tínhamos, não um intruso mas sim dois à nossa espera.

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Hora de dormir, pois no dia seguinte iriamos até Roma já que o Epic atracava em Civitavecchia!!!

Até amanha…
 
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RuiXpto

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Dia 28 Agosto 2013 – Civitavecchia

O dia de hoje seria passado em Roma, correspondendo a um desejo da Virgínia que não quis desperdiçar a oportunidade de voltar à cidade do Vaticano.

A hora prevista para a chegada a Civitavecchia era às 06:00h e o Epic cumpriu o horário pois acordei por volta dessa hora e já estávamos atracados com uma companhia muito especial para mim, que ainda não desisti de um dia experimentar a Disney Cruise Line, mas com os preços atuais…nem pensar!!!

O Disney Magic:
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O tempo estava melhor que as previsões, o que iria proporcionar um ótimo dia em Roma, pensava eu àquela hora da manha.

O Daily para este dia era o seguinte (pela primeira vez nos cruzeiros todos que fiz, perdi um programa diário, pelo que o Daily deste dia tem que ser em Inglês e de uma outra data!:

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O planeamento deste dia começou muito tempo antes da viagem quando ponderamos comprar excursão à Shore 2 Shore. A longa duração da excursão foi o motivo que nos levou a desistir da ideia e pensar em fazer algo mais tranquilo já que com o carrinho de bebé (e com a bebé!) a coisa teria de ser levada nas calmas.

O pensamento evoluiu então para uma ida até Roma de comboio com uma voltinha de 2-3 horas em Roma e regresso ao navio.

Até que uns dias antes da partida li num fórum espanhol sobre a existência de uma empresa que vendia isoladamente apenas o transfer até Roma sem necessidade de comprar a excursão. Contactei a referida empresa, Civitatours (www.civitatours.com) e foi-me dado um preço de 17€ por cada adulto e 9€ as crianças. A diferença de preço face ao comboio não era tão significativa como isso e sempre íamos mais confortáveis pois em Agosto os comboios costumam circular completamente cheios.

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Utilizamos os autocarros gratuitos disponibilizados pelo porto que nos deixaram junto à fortaleza e os escritórios da empresa eram mesmo em frente, por isso mais fácil era impossível. Pelo caminho fomos vendo outros visitantes:

O Silver Cloud:
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O Costa Deliziosa:
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RuiXpto

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O horário de partida era às 9:30h, pelo que antes algum tempo já por lá estávamos e qual não é o meu espanto quando verifico que estavam a vender bilhetes para o mesmo trajeto a 15€, ou seja ainda mais barato que os vendidos online. Fui reclamar e disseram-me que eram bilhetes “last-minute” apenas para encher o autocarro. Sinceramente não acreditei pois os placards onde estava escrito o preço tinha aspeto de ser permanente Quem for no futuro e quiser utilizar a mesma empresa é uma questão de arriscar…

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A viagem até Roma foi feita na companhia do grupo que faria a excursão toda e assistimos, durante a duração da viagem (cerca de 1 hora aproximadamente!?!) à venda dos ingressos prioritários para entrar na Basílica de S. Pedro, à venda do almoço, etc. Pareceu-me que se trata de uma empresa séria totalmente vocacionada para serviços a partir do porto de Civitavecchia.

A paragem em Roma aconteceu numa rua ao lado da Praça de S. Pedro e o ponto de encontro estava marcado para junto do edifício do Ministério da Justiça.

O dia estava a correr bem, com um sol radioso e um calor que se suportava, o que é sempre bom quando se trata de uma das cidades mais quentes de Itália.

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RuiXpto

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O nosso plano era relativamente simples, já que pretendíamos fazer um percurso predefinido à pé. Desde a Praça São Pedro iriamos até à Praça Navona, Fontana de Trevi, Praza de Espanha e regresso ao ponto de encontro. O almoço seria feito algures pelo caminho.

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Saída do Vaticano em direção à Praza Navona, com passagem pelo Castelo Sant' Angelo.

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Atravessando o Rio Tibre, vista sobre uma das muitas pontes que o atravessam:

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Finalmente chegamos à Piazza Navona, umas das praças mais bonitas de Roma:

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Estava tudo a correr segundo o planeado quando começam a cair alguns aguaceiros. Como estávamos junto ao Mac Donald's perto da Fontana de Trevi, decidimos ir almoçar e esperar que a “coisa” melhorasse,...mas não melhorou!

Mal saímos do Mac Donald’s sou logo abordado por um vendedor de rua a pedir-me 5€ por um guarda-chuva que valia no máximo…1€, mas a necessidade falou mais alto e lá improvisamos uma capa para o carrinho do bebé com uma capa da minha mochila, as meninas vieram com o guarda-chuva e eu, o patriarca vim mesmo assim à chuva de calções e t-shirt!!! Ainda me arrependi de não comprar outro guarda-chuva, mas sempre pensei que o tempo melhoraria e depois ficava com um par de guarda chuvas para quê?

Uma visão diferente da sempre apinhada "Fontana Di Trevi":

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Decidimos “cortar” caminho e ir diretamente para o ponto de encontro abrigando-nos em algumas lojas quando a chuva aumentava, o que aconteceu frequentemente.

Chegamos ao ponto de encontro às 14:00h, mas a hora marcada para o regresso era apenas às 16:00h, o que fazer? Decidi não arriscar e fiquei por ali mesmo enquanto a Virgínia e a Beatriz davam uma voltinha pelas redondezas do Castelo Sant'Angelo, ainda mais conhecido agora depois do filme “Anjos & Demónios”.

O tempo entretanto melhorou e depois das 14:30h nunca mais choveu.

Curioso foi que chegados ao Epic fui à varanda deixar o carrinho de bebé e senti um calor imenso… quando estivemos com o Pedro e a Isabel eles dizem-nos que esteve um tempo fantástico e que passaram o dia na piscina ao sol!!! Eu a minha sorte…

Entretanto recebo a informação através da Sílvia Viegas que uma tempestade assolou Roma nessa tarde. Com tantos dias para assolar a cidade tinha de ser logo no dia em que nós lá estávamos…

Durante o lanche, uma primeira investida aos crepes do Epic, servidos a partir das 17:30h numa das linhas do buffet. Eu apenas provei neste dia, a conselho do Pedro e da Isabel e apenas digo que estava divinal, mas como era uma autêntica bomba calórica decidi não comer mais. Os sabores sugeridos pela menina que os fazia, foram frutos silvestres com Nutella!!!!!! Infelizmente não tenho fotos do crepe, pois tirei com o Iphone mas sem querer apaguei-as!

O jantar foi uma vez mais no “Manhattan Room” e lá chegados tivemos de esperar os 15 min pela mesa. Uma vez mais foi-nos dado um “beep” e oferecidas 4 bebidas. Um pedi um espumante de aperitivo, as meninas ficaram-se pelas Pepsi-Cola!!!

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As nossas escolhas:

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Após o jantar o nosso primeiro espetáculo reservado, “Legends In Concert”, um espetáculo de variedades onde 3 cantores imitam 3 famosos, no nosso caso: Tom Jones, Adele e Tina Turner!

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Era proibido fotografar e filmar, por isso decidi não quebrar as regras e apenas fotografei o genérico antes de começar o espetáculo. Não obstante ao meu lado uma espanhola ter filmado toda a atuação da Adele, ainda pensei em voltar com a promessa atrás, mas não valia a pena pois o show não era nada de especial. Considero inferior à generalidade do que já vi em navios.

Após o espetáculo, eram horas de descansar porque o dia tinha sido cansativo e ainda não estávamos a meio do cruzeiro.

Uma vez mais tínhamos um intruso no camarote!, apesar de não saber dizer que intruso era este!!!

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Amanha... Estaremos em Livorno, por isso até amanha…
 
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RuiXpto

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Dia 29 Agosto 2013 – Livorno


A escala seguinte do Epic seria na cidade italiana de Livorno, capital da Toscânia com mais de 150.000 habitantes.

Nas suas origens está um porto piscatório mas atualmente Livorno é uma moderna cidade portuária com imensa atividade industrial, nomeadamente química e metalúrgica. O seu porto juntamente com os de Nápoles e Génova é um dos mais importantes de Itália. Desde há muito tempo na rota dos cruzeiros Livorno serve essencialmente de ponto de partida para a visita a Florença

Como já conhecíamos relativamente bem esta zona da Toscânia optamos por ficar a bordo do Epic aproveitando o facto da maioria dos passageiros estarem fora em excursão e as piscinas estarem desertas. Não estiveram desertas pois já existem muitos passageiros a pensarem da mesma forma que nós pensamos. Em todo o caso aproveitamos imenso este dia, e pudemos disfrutar do AquaPark com muita tranquilidade.

O porto de Livorno naquela manha:

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Como para nós este dia era de navegação o resto da família aproveitou para dormir um pouco mais. Eu, tal como hábito tomei o pequeno-almoço por volta das 8:00h completamente à vontade pois como a chegada estava marcada para as 07:00h aquela hora já todos tinham tomado o pequeno-almoço e estavam a desembarcar. Ainda tive tempo para tirar mais umas fotos com o navio quase deserto.
 
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RuiXpto

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O Daily para este dia era o seguinte:

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As fotos que referi anteriormente, começando pelo Entourage (clube jovens):

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O AquaPark aquela hora:

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A entrada do teatro:

Lojas:

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Clube Jazz "Fat Cats":

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