Novidades

[Report] 3 dias por Lisboa

RRRocha

Membro Ativo
Ola,
Segue um reporte dos meus 3 dias em Lisboa.
Estive em Lisboa de 11 a 13 de setembro, não dá para ver tudo, mas já se fica com uma visão do que é Lisboa.

Cheguei as 10h a estação de Santa Apolónia e segui para o panteão. O panteão não tem nada de especial, alem dos túmulos, dá acesso a uma vista sobre a cidade, contudo como o bilhete com cartão jovem é de apenas 1,20 euros, justifica-se.Após o panteão segui para alfama, é um bairro com ruas pequenas e casas antigas, um bocado degradado, a meu ver, contudo engraçado,.Continuei a pé pelas ruas de alfama até à margem do rio (é sempre a descer) chegando terreiro do paço, a famosa praça de Lisboa que dá entrada para o arco e para as avenidas.
A praça é muito bonita e um bom sítio para relaxar, pois estava muito calor e eu ainda andava com a mala atras de mim…

Entrei no centro de Lisboa, pela rua Augusta e fui até ao Largo do Chiado, onde tem a igreja nossa senhora Conceição, a estátua do Fernando Pessoa e a praça de Camões. Na Praça fiz a TOUR de SANDEMANS gratuita.

A Tour começou no largo do chiado com uma pequena historia de Lisboa, seguimos para as ruínas do converto Carmo e para o elevador de Santa Justa. Para subir o elevador e ver a vista paga-se 5 euros, que acho que é um roubo, até por dá para ir pelo convento e ver a vista sem pagar. O elevador é muito bonito e dá para ver o centro de Lisboa. Continuamos para o bairro alto, onde se situa a diversão nocturna, de dia não é nada de especial. De seguida fomos à Igreja de São Roque ao miradouro de São Pedro de Alcântara, onde se conseguir até uma vista muito boa sobre a cidade de Lisboa e o seu Castelo. Descemos até à estação do Rossio, que é um edifício fantástico, passa-se pelo teatro de D. Maria II, o memorial aos Judeus e a Igreja de S. Domingos, Igreja destruída pelo terramoto e a mais modesta que já vi, chegando à praça D. Pedro IV e à rua Augusta. Entramos na rua Augusta e fomos até à praça do comércio onde terminou a TOUR, que durou 3 horas, e que aconselho porque passa-se pelos locais principais do centro de Lisboa.

O segundo dia foi para ver o Castelo e seus arredores, nesse dia optei por adquiri o bilhete diário de 6 euros que dá durante 24h para andar nos transporte públicos.

Comecei na Praça Martins Moniz onde apanhei o autocarro para o miradouro de Nossa Senhora do Monte, onde temos uma vista fantástica sobre Lisboa, segue-se para a Igreja da Graça e o seu miradouro, que não é tão bom quando o anterior, continua-se rua abaixo até igreja e mosteiro S. Vicente de Fora. A entrada na igreja não se paga mas no mosteiro é de 5 euros ou 2,5 euros para estudantes até 25 anos, não vale a pena os 5 euros, apenas para quem gosta de mosteiros, também no mosteiro temos mais uma vista sobre a cidade de Lisboa. Se seguida chega-se ao miradouro de Santa Luzia, à Sé e à Igreja da Madalena. A Sé devia ser mais cuidada, está muito suja o que não a torna muito bonita. Após o almoço apanhei o autocarro para o Castelo São Jorge, dava para ir a pé, mas como era a subir e tinha o bilhete diário, optei pelo autocarro mesmo à entrada do Castelo. Do Castelo nada a apontar, para mim das melhores vistas sobre Lisboa, vale mesmo a pena ir lá. A seguir ao Castelo apanhei o eléctrico 28 até à Igreja Santo Condestável em campo Ourique. O eléctrico 28 tem uma rota muito boa passando pelas principais ruas de Lisboa, aconselho a fazer esse percurso o problema é que está sempre cheio e ir de pé no eléctrico não é muito bom porque não se vê nada, desta forma a melhor maneira é apanhar o eléctrico em Martins Moniz que é onde começa para fazer o trajecto sentado. À beira da Igreja do Santo Condestável temos o melhor bolo chocolate do mundo, que não é grande coisa, segue-se para a Basílica da Estrela, o melhor é irem antes da 17h para verem o presépio, e logo de seguida temos a Assembleia da Republica. E assim acabou o 2 dia.

O terceiro dia começou na praça de Espanha, onde temos o museu Golbenkian e os seus jardins, o parque Eduardo VII que termina no Marquês, segue-se pela avenida da liberdade até aos restauradores voltando ao centro de Lisboa.Terminando minha visita a Lisboa.

Optei por não ir a Belém e ao parque das nação porque já conheço, contudo aconselho a quem não conhece a no terceiro dia começar por Belém, par ver a torre, o mosteiro dos Jerónimos, a comer os famosos pastéis de Belém (mas não se iludirem), o Palácio da Ajuda, etc.

O pior destes dias foi o calor que não se aguenta, contudo com algum esforço aproveita-se o dia. O transporte apenas no segundo dia, conforme referi, comprei o bilhete diário, os outros andava sempre a pé. Também não subi ao Arco da rua Augusta, o preço é de 2,50 euros, porque já existem tantas vista que não achei relevante.
Espero que o report sirva para ajudar quem quer fazer uma visita por Lisboa.

Fotos







álbum

[sharedmedia=gallery:albums:558]
 
Última edição por um moderador:
Gostei do report sobre a nossa bonita capital!

Aproveito para deixar o convite a todos os utilizadores para fazerem uma visita até Góis (de onde sou), na zona de Coimbra. É uma terra de gente simpática, boa Chanfana (prato típico) e paisagens lindas!

Cumprimentos.
 
Top