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[Report] Costa Rica

badbones

Membro Conhecido
[SIZE=medium]As “férias grandes” deste ano tiveram como destino um pais que estava a ser namorado desde 2010 tendo sido sempre preterido por Africa. Este ano decidi que nem via outras alternativas, era Costa Rica e mais nada. Também, ao contrário de anos anteriores, optei por adquirir a viagem na Agencia Abreu em vez de marcar tudo diretamente[/SIZE][SIZE=medium].[/SIZE]

[SIZE=medium]Quanto a esta opção acabei por ficar bastante satisfeito e acho mesmo que, tendo em conta o destino e que pretendia também descansar um bocado, foi mesmo a decisão mais acertada. Se fosse agora apenas optava pelo Fly & Drive em vez dos transfers incluídos.[/SIZE]

[SIZE=medium]Vou tentar dar algumas informações uteis sobre a Costa Rica e sobre cada local onde passei bem como relatar as questões mais importantes da viagem.[/SIZE]

[SIZE=medium]Informações Uteis Costa Rica:[/SIZE]
[SIZE=medium]Diferença horaria: -7 horas[/SIZE]
[SIZE=medium]Moeda: Colon = 670€. O USD é aceite em quase todo o lado. O aconselhável é levar USD e levantar Colones nos ATM (existem em todas as cidades), salvo erro muitos ATM´s também têm USD. A regra é pagar em USD quando os preços estão em USD e pagar em colones quando preços em colones.[/SIZE]

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[SIZE=medium]Segurança: País mais seguro da America Latina. Apenas deverão ter os cuidados habituais com passaportes, Smartphones e maquinas vistosas sobretudo em San José.[/SIZE]
[SIZE=medium]Tipo de viagem: Os preços de avião e as coisas são muito caras pelo que um pacote de agência pode compensar. [/SIZE]
[SIZE=medium]Curiosidade: A Costa Rica não tem Forças Armadas desde década de 40. O dinheiro usado nas Forças Armadas foi canalizado para a saúde e educação.[/SIZE]
[SIZE=medium]Nível de vida bastante elevado sendo que um ordenado anual médio ronda os 20000/25000 USD. Abaixo deste valor as pessoas podem viver com dificuldades.[/SIZE]
[SIZE=medium]Quando ir: Em qualquer altura. De Maio a Outubro são as épocas das chuvas mas não há que ter medo. Chove todos os dias mas apenas por um curto período e em contrapartida existem muito menos turistas. Esta também é uma das melhoras épocas para ver as tartarugas.[/SIZE]
[SIZE=medium]Roaming: caríssimo mas como quase todos os hotéis têm Wi-fi o melhor é comunicar para casa via e-mail ou viber.[/SIZE]

[SIZE=medium]Dia 1 – Viagem Lisboa/Nova Iorque/San Jose[/SIZE]
[SIZE=medium]Viajar numa companhia aérea americana (United), e ainda por cima com escala nos EUA, é uma aventura mesmo para quem viaja com frequência.[/SIZE]
[SIZE=medium]As novidades (que já conhecia em teoria) começam logo no check in (não se consegue fazer on line, apenas é possível a reserva de lugares mas não permite imprimir boarding pass) onde uma empresa de segurança (diferente da do aeroporto) nos faz um conjunto de perguntas e nos verifica o passaporte. No acesso à sala de embarque (termo sala é simpático para uma área demarcada por fitas) novas perguntas e novas revistas às malas.[/SIZE]
[SIZE=medium]Voo de Lisboa para Newark em lugares economy confort que forem bem mais caros do que nas companhias europeias. Bebidas alcoólicas a bordo são pagas.[/SIZE]
[SIZE=medium]Chegada aos EUA e então é que foi o espetáculo. Mesmo sendo passageiro em transito para outro país temos de passar no controlo de passaportes, recolher as malas, passar a alfandega e voltar a entregar as malas num balcão próprio. Na pratica nos EUA o conceito em transito não existe, o que acontece é que entramos nos EUA (com direito a carimbo no passaporte e tudo) quer queiramos ou não. [/SIZE]
[SIZE=medium]Contem com uma escala de pelo menos 3h senão o mais certo é perderem o voo seguinte uma vez que eles também não têm linha prioritária para quem tem escalas curtas como é comum nos aeroportos europeus.[/SIZE]
[SIZE=medium]Em Newark almoçei no restaurante mexicano Caliente Cab que era excelente. Boa comida, serviço à mesa e uma refeição para duas pessoas fica entre 30/40USD. Tendo em conta que estamos num aeroporto, a comida é boa em qualidade (destaque para o Guacamole, talvez o melhor que já comi) e em quantidade o preço é bem simpático.[/SIZE]
[SIZE=medium]Voo de Newark para San José (+- 5h30) onde quase tudo é pago, inclusive o sistema de vídeo. Querem ver filmes e coisas…paguem +-5.5USD. Comida também é paga. Bebidas (não alcoólicas) gratuitas.[/SIZE]
[SIZE=medium]Chegada a San José por volta das 21H00 locais. Processo alfandega e controlo passaportes rapidíssimo (basicamente só querem saber quanto tempo ficamos e se levamos fruta). [/SIZE]
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[SIZE=medium]Dia 2- Arredores de San José[/SIZE]
[SIZE=medium]HOTEL: Radisson Europa – Sobre este hotel falo no final da viagem porque voltei a ficar lá.[/SIZE]

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[SIZE=medium]O dia de hoje foi em excursão (incluída no preço) nos arredores de San Jose mais especificamente a uma quinta de café, ao Vulcão Poas e a um parque que não me recordo do nome. [/SIZE]
[SIZE=medium]O dia começou pela exploração de café onde nos foi explicado todo o processo do café, desde a plantação à moagem. Valeu bem a pena porque é daquelas coisas em que se aprende bastante e o grupo era pequeno (cerca de 16) pelo que houve oportunidade para ver as coisas com calma e fazer perguntas.[/SIZE]

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Da esquerda para a direita: café que não presta, café seco no forno e café seco ao sol
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[SIZE=medium]O café da Costa Rica é bastante bom e se visitarem uma quinta comprem o café lá. Custou 8USD e em todos os outros locais custava 12USD.[/SIZE]
[SIZE=medium]A visita ao Vulcão foi bastante interessante uma vez que o guia levou-nos à cratera principal e depois explicou os caminhos que podíamos fazer à volta da cratera e deixou-nos fazer o queríamos, apenas tínhamos de estar de regresso ao autocarro à hora combinada.[/SIZE]
[SIZE=medium]O Vulcão Poas está em actividade mas não deita lava, apenas gases.[/SIZE]


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[SIZE=medium]O lago existente a cerca de 10 minutos de caminhada acima cratera também é bastante bonito.[/SIZE]


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[SIZE=medium]Daqui seguimos para o tal local (espécie de mini zoo para consumo turístico) que tinha diversas atracções: Recinto de aves, recinto de borboletas, recinto de serpentes, área de colibris, serpentário, recinto de sapo, recinto de felinos.[/SIZE]

[SIZE=medium]Se a parte das borboletas, colibris e sapos era bastante interessante o mesmo já não posso dizer quanto às aves, serpentes e felinos. O espaço que estes animais tinham era de tal forma reduzido que sai logo dali tal a indignação.[/SIZE]

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Estes tipos (colibri) andam sempre nos ácidos, são super electricos
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Bastava esticar o dedo que elas acabavam por poisar. O importante é depois não lhes tocar nas asas
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[SIZE=medium]O almoço foi daqueles incluídos no tour (comida da treta) e pediam 5 USD por uma lata de cerveja nacional. [/SIZE]
[SIZE=medium]A seguir ao almoço percorremos um pequeno trilho para ver umas quedas de água que valeram bem a pena.[/SIZE]

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Nesta viagem conhecemos imensas pessoas bastante interessantes e simpáticas de vários países. Neste dia conhecemos uma rapariga polaca que trabalha em Bruxelas para a EU e estava na Costa Rica para tirar um curso intensivo de espanhol.

Dia 3 – San Jose/Tortuguero

Se tivesse de escolher o pior dia desta viagem este era um forte candidato.

O dia começa bem cedo, o que é comum por estas bandas uma vez que às 18h já não há luz do sol. Por isso o normal é as coisas começarem por volta das 07h locais.

A viagem de San Jose para Tortuguero é horrível, parece que o gado está todo a ser encaminhado para o mesmo lado. Primeira parte da viagem em autocarros de turismo com paragem para pequeno-almoço num “refeitório” onde se acumulam centenas de pessoas. Chegada ao cais para apanhar o barco para o hotel com malas a monte num barco e pessoas a monte noutro barco. Chegada ao hotel e tudo a monte a aguardar que lhes digam o número dos quartos e seguir para o refeitório comer o “maravilhoso” almoço.

HOTEL: Pachira Lodge, apesar de em termos de instalações ser agradável (com excepção da área da piscina que é demasiado pequena) em termos de serviços é miserável. A comida é a pior que alguma vez comi num hotel. O problema era que além de as refeições, neste hotel, estarem incluídas custava cerca de 12USD por casal ir à povoação.

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A seguir ao almoço saímos de barco para um passeio (incluído no preço) de 2h pela povoação e pela praia.Em relação à praia digamos que entram no top das praias mais…feias que já vi mas também não é esse o principal atrativo desta praia. Já cá voltamos.

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De seguida fugimos do guia e vamos juntamente com outro casal português que tínhamos acabado de conhecer passear “pelas” ruas da povoação (na pratica é uma rua) cheias de lojas para turistas. Fartei-me depressa e acabamos numa tasca a comer tartes salgadas, a beber cerveja comprada fresquinha no supermercado (comprei fresca mas 5 minutos depois ninguém diria) na chamada amena cavaqueira. Foi o melhor bocado desde que as ferias tinham começado.

A reciclagem é levada muito a sério
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À noite voltamos à praia desta feita para ver as tartarugas a desovar. E este é o principal atractivo desta praia. O custo são 30USD/pessoa e não se pode levar nenhum equipamento electrónico (nada de maquinas fotográficas, telemóveis…). Sobre a desova existem dois factores significativos:
1- O momento é mágico, ver a tartaruga a sair/entrar na água, a escavar o buraco na areia e a por ovos (vi bem de perto) é algo magico

2- Depois levanta-se a questão se não estamos a invadir a privacidade da tartaruga e a perturbar o processo? Suspeito seriamente que sim no entanto depois de ter lido algumas coisas sobre o assunto prefiro esta “versão” do que a anterior. Antes deste projecto existir (acesso à praia proibido a partir das 18h excepto com guias) os turistas andavam livremente pela praia a tirar fotos com flash e a mexer nas tartarugas. Claro que o processo de desova ficava arruinado. E além dos turistas a população local roubava (e ainda rouba) os ovos. Obviamente este projecto de vigilância das praias precisa de fundos monetários que são obtidos do turismo e a população só deixa de roubar ovos quando percebe que ganha mais dinheiro do turista, que quer ver a tartaruga, do que dos ovos.
 

badbones

Membro Conhecido
Dia 4 – Tortuguero

O dia começa cedo com um passeio de barco (incluído no preço) de cerca de 2h pelos canais de Tortuguero. Rapidamente somos brindados com um dos acontecimentos habituais na época chuvosa, uma valente carga de água que dura cerca de 30 minutos mas que se não fossem os ponchos tinha sido a desgraça (sobretudo para as maquinas fotográficas). O principal objectivo era ver alguma da vida selvagem deste local.

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Após um passeio, pequeno almoço rápido e seguimos para uma caminhada pela floresta (incluída no preço). Para ser sincero é um bocado treta. Só gostei desta caminhada porque dá para perceber bem a intervenção desastrosa do ser humano na floresta.
Nas décadas de 30 e 40 o homem destrui quase totalmente esta floresta. O que era um bosque com arvores enormes e o sol não entrava é hoje um bosque com arvores medias e onde o sol consegue dar um ar da sua graça (embora ligeiro). Isto só é perceptivel dentro da floresta.
O calçado ideal para esta caminhada são botas de borracha que o hotel empresta. Não sendo particularmente fã deste tipo de calçado levei as minhas botas de trekking e tive de ouvir o guia o tempo todo a dizer que as botas do português não prestavam para este terreno porque ficavam sujas, molhadas… repetiu aquilo algumas 5 x. No final do passeio fui à torneira onde eles lavaram as botas de borracha, meti as botas debaixo de agua e saíram de lá impecáveis e secas. Claro que fiz questão de quase as esfregar na cara do guia. No entanto as minhas botas são de cano alto e totalmente impermeáveis, só neste caso é que devem dispensar as botas de borracha.

Uma das poucas arvores que resistiram aos lenhadores
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As minhas botas...
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Mesmo com o almoço incluído optei por pagar barco-taxi e ir almoçar à povoação tal era a qualidade da comida no hotel. A esta hora não existem turistas na povoação e é brutal a diferença do dia anterior para hoje.
Resto do dia em relax na piscina.

Vizinho na piscina
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Estava à porta do quarto. Curioso, parece bem mais ameaçadora na foto.
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A humidade em Tortuguero ronda os 90% o que torne o ar quase irrespirável.
Informações uteis: Tortuguero não tem nada para fazer. É só a visita à povoação, o passeio de barco nos canais e a desova das tartarugas. Uma noite chega perfeitamente.

Dia 5 – Tortuguero/Arenal

Nova viagem tipo gado desde o lodge até ao cais de desembarque. Depois enfiar a manada toda num Bus e levá-la a almoçar no restaurante-refeitório.

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A seguir ao almoço viagem para Arenal. A viagem durou a tarde toda e o único ponto de destaque foi uma paragem num local onde tinha um projecto de recuperação/criação de iguanas.

Eles têm bastante cuidado com a segurança das criança
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Por vezes o espetáculo/cegueira dos turistas é impressionante. À entrada deste local estava uma iguana a fazer de palhaço no circo para as pessoas tirarem fotos com ela. O pessoal ficou de tal forma hipnotizado com a ideia que nem viu que nas traseiras existiam árvores repletas de iguanas enormes.

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Chegada a Arenal e o tempo está do meu lado. Apesar da chuva o vulcão é visível a 100%.
Jantar acompanhados por um casal italiano que conhecemos no aeroporto (A Costa Rica tem esta particularidade, estamos sempre a reencontrar pessoas que vimos num ponto anterior) com vista para o vulcão.

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Informações uteis de Arenal: Os hotéis com melhores vistas para o vulcão ficam afastados da povoação (+- 8USD de táxi/trajecto) o que nos deixam dependentes do hotel para o jantar (normalmente caro). Existem vários bons restaurantes em La Fortuna (cidade) com preços razoáveis.
Em termos de actividades a escolha é gigantesca: termas, passeios de barco, caminhadas, desportos radicais…mas tudo a preços muito elevados (achei esta a zona mais cara da Costa Rica). Recuerdos aqui também é para esquecer.

HOTEL: Arenal Manoa.
Excelente opção. Vista para o vulcão fantástica. Quartos enormes, área envolvente bonita e a transmitir uma sensação de tranquilidade. Piscinas de agua quente (termais)e de agua frias. Tudo muito limpo e refeições boas (carne de vaca muito saborosa).

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Dia 6 – Arenal

O dia começa bem cedo com um passeio de bote pneumático num rio perto de La Fortuna para ver vida selvagem. O grande destaque vai para os Jesus Christ Lizards (aqueles que andam sobre a agua). O passeio veio a revelar-se bastante relaxante e divertido uma vez que eramos apenas 4 pessoas e viríamos a ficar bastante amigos dos nossos companheiros de bote.

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No regresso ao hotel pedimos para nos deixarem em La Fortuna e andámos por lá a passear um bocado. Como quase todas as povoações perto dos parques nacionais tudo está virado para o turista e com preços brutais.

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Almoçamos num restaurante local. Um belo Casado (prato típico), arroz de frango e uns nachos. Muito bom.

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A tarde foi passada entre as piscinas termais e piscina de água fria do hotel. Arenal é uma zona de termas. Tem pelo menos três muito luxuosas, com piscinas artificiais e com piscinas naturais no rio, mas tendo em conta os preços optámos por deixar isto de fora uma vez que o nosso hotel também tinha uma pequena área termal.

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À noite fomos fazer uma caminhada (de +-2 horas com um custo de 50USD/pessoa) para ver sapos e serpentes. Apesar do custo ser um bocado elevado fui uma das coisas mais interessantes que fiz, a variedade (e beleza) de sapos na Costa Rica é imensa e é sempre mais giro vê-los no seu habitat natural.

Talvez o sapo mais bonito do mundo
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Está aqui um sapo
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badbones

Membro Conhecido
Dia 7 – Arenal/Monteverde

Informações uteis: Todas as que disse para Arenal aplicam-se aqui mas ainda existem mais actividades (especialmente na área da aventura/radicais) e os preços são mais simpáticos.

HOTEL: Fonda Vela
Mais uma escolha acertada. Quartos fabulosos. Comida razoável (a comida não é grande coisa na Costa Rica pelo que quando era razoável já ficava contente). Boa garrafeira infelizmente a preços não muito convidativos. Piscina coberta porque nesta zona chove bastante. O serviço é que não era grande coisa.

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Hoje acordei com o típico clima na zona de Arenal…neblina intensa. Abro os cortinados do quarto e…Onde está o vulcão??? Se não o tivesse visto nos dias anteriores não acreditava que ele estava ali. Nem uma pontinha se via, desapareceu por completo na neblina.

Viagem até Monteverde por uma estrada que acompanha o lago Arenal. Estrada muito bonita mas onde se nota que o turismo já teve melhores dias por estas bandas (a crise nos EUA e na Europa até a afectar bastante o turismo, de tal forma que já deixou de ser a actividade económica mais importante do pais) uma vez que todos os hotéis e restaurantes estavam fechados e para venda.

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Para a actividade da tarde optámos por ir fazer Canopy (45USD/pessoa). Tirando alguns problemas organizacionais porque o grupo tinha mais de 50 pessoas (estive uma hora à espera para passar um cabo) foi altamente. Um dos cabos tinha cerca de 1km de comprimento, 200 metros de altura e íamos em posição de super-homem.

À noite reencontramos os nossos companheiros americanos do passeio de bote do dia anterior. O país é mesmo pequeno…


Dia 8 – Monteverde

O dia começa com um passeio (incluído no preço) pelas pontes suspensas sobre a floresta. Apesar de ter sido interessante sobretudo pela perspetiva de ver a floresta por cima aconselho que façam isto antes de entrarem a pé na floresta. Depois de ter estado dentro da floresta acho que a perspetiva da ponte perde algum impacto.

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Mais uma vez pedimos para nos deixarem na povoação (Santa Elena) e fomos almoçar a um restaurante que está no Top 10 do Trip Advisor dos restaurantes mais bizarros no mundo…Tree House. Claro que é um local muito turístico (e como tal com preços mais elevados) mas como resistir a almoçar no meio de uma árvore?
Apenas de alertar que existem somente cerca de 15 meses à volta da árvore, as restantes são salas normais e neste caso acho que não vale a pena. Eu fiquei numa mesa mesmo encostada a um troco…espetáculo!

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Ao jantar tivemos o prazer ter de ter a companhia dos nossos amigos americanos e saborear um belo vinho argentino. Eles não bebiam vinho mas uns dias depois recebemos uma mensagem a dizer que estavam a experimentar diversos vinhos porque tinham adorado.
 

badbones

Membro Conhecido
Dia 9 – Monteverde/Manuel Antonio

Que ********* de viagem. A paisagem é bonita mas nas primeiras duas horas a estrada é horrível.

Manuel Antonio foi o local escolhido para descansar uns dias no final da viagem. E uma das coisas que me arrependo foi não ter ficado aqui mais um dia porque pela pequena amostra que vi este deve ser um dos parques naturais mais bonitos dos pais.

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Tarde passada entre piscina e Spa. Sabe bem relaxar um pouco.
Como não sai do hotel não tenho informações uteis sobre este local apenas que é muito bonito.

HOTEL: Parador
Optima localização com vistas fantásticas. Quartos grandes mas simples. Casas de banho muito fracas (pareciam de outro hotel) mas sempre limpam. Boas áreas comuns. Serviço bom mas qualidade da comida muita fraca.

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E chove, chove, chove..
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Dia 10 – Manuel Antonio

Dia inteiro para descansar. A praia fica a mais ou menos 500m do hotel onde cerca de 300m são um percurso dentro da floresta (não aconselho havaianas). Para quem gosta de praias selvagens isto é o paraíso. Macacos, pelicanos, iguanas, preguiças…foram a companhia durante a manha passada na praia.

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"entrada" para a apraia
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A água é quente e cristalina mas como a areia é um bocado preta e muito fina na zona junto à costa não se vê o fundo. É aconselhável levar calçado apropriado porque existem muitas rochas. Dá para fazer snorkelling a cerca de 10m da costa.

Resto do dia entre as piscinas do hotel.


Dia 11 – Manuel Antonio/San Jose

Manha na piscina e após almoço, regresso a San Jose. Viagem debaixo da famosa chuva costarricense onde deu para ver que aquela malta conduz da mesma forma quer faça sol ou chuva…sempre a abrir.
Trânsito caótico à entrada de San José e lá chegámos novamente ao Radisson. Fomos jantar ao restaurante Lukas o qual aconselho que se mantenham longe porque a comida é intragável.

Era tão mau como o aspecto
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badbones

Membro Conhecido
Dia 12 – San José

Hotel: Radisson Europa. Fiquei bastante desiludido com este hotel uma vez que tinha uma ideia diferente desta cadeia. O serviço é péssimo (no restaurante então é vergonhoso), os quartos não estão bem limpos e as casas de banho estão bastante degradadas. O pequeno almoço é muito fraco. Têm como vantagem não ser uma zona muito movimentada (com excepção de um lado que dá para uma via rápida) o que em San José é muito bom porque a cidade é muito barulhenta.

As expectativas não eram elevadas para este dia uma vez que já tinha lido bastantes coisas sobre San José. Digamos que as leituras estavam correctas. Apesar de ser a capital mais segura da América Latina é uma cidade feia (muito feia), cheira mal (sobretudo no centro) e não tem praticamente nada para ver. Apesar disto este dia soube-me bem porque foi o único momento que me senti fora da bolha para o turista.
Para se movimentarem em San José o melhor meio de transporte são mesmo os pés. A não ser que queiram ir para a zona de La Sabana, onde existe um parque enorme (antigo aeroporto), tudo é muito perto.

Começamos o dia com o ponto obrigatório de cada viagem…o mercado. Tem de tudo, algumas lojas de recuerdos, talhos, peixarias, sodas (estilo tasca/snack-bar), …Curioso o conceito de peixe fresco dele (tem gelo está fresco) e a forma como têm os frangos armazenados (literalmente enterrados em gelo).
Daqui percorremos a avenida central (espécie de Rua Augusta), que tem um movimento de gente impressionante desde a 7 da manha até às 8 da noite, até à Catedral Metropolitana.

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Sempre presentes
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Correios
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A Catedral (tal como outras pequenas igrejas que fomos vendo no caminho) é muito mais simples que as igrejas europeias.

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Daqui seguimos para a Plaza da Cultura onde está o teatro (7usd de entrada),que tem um café muito bonito onde falar a pena parar para beber um cafezito, e o museu de oro pré-colombiano. Não entrámos no teatro porque 7USD pessoa pareceu-nos abusado e no museu também não por opção.

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Cafe do teatro
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Depois fomos para o Parque Morazan e o Parque España. Dois jardins praticamente seguidos. Jardins simples mas agradáveis. Claramente aconselho o mais pequeno se quiserem fazer uma pausa para descontrair porque o primeiro serve de terminal de autocarros (confusão enorme com miúdos da escola).

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Almoçamos no Café Mundo. A comida não é fora de série mas o espaço… Uma mansão recuperada onde as salas são nas diversas divisões da casa (muito bem decoradas) e com uma esplanada no jardim. Relax…


Entretanto começa a…chover. É certinho que tem de chover um bocado todos os dias. Por mero acaso descobri um café minúsculo cuja dona é uma senhora muito simpática que também tem uma exploração de café.
Aqui percebi a diferença de café “normal” e café “mel” (gourmet) que era produzido na quinta dela. De forma resumida, o processo é o seguinte:
Café normal: Apanhar bago, processo de selecção dos bagos através da água (bons descem, maus sobem), café lavado e uma semana a secar ao sol.
Café mel: Apanhar bago, processo de selecção dos bagos é manual, café Não é lavado e três semanas a secar ao sol. Conclusão: o café fica envolto numa pelicula de “mel” o que o torna mais aromático.
Convém frisar que é mesmo mais aromático e muito mais saboroso. Mais meio quilo de café para as malas…

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Tanto o restaurante como este café ficam no Bairro Amón que é completamente diferente do centro. Aqui as casas são maioritariamente mansões colonias que foram recuperadas e convertidas em hotéis, restaurantes…obviamente uma zona mais bonita que o centro mas também muito menos movimentada.


Dia 13 – San Jose/Newark/Lisboa

É dia de regressar. Acordar 2h da manha. Voo San José para Newark. 7H de escala em Newark com mais um almoço muito bom no restaurante mexicano Caliente Cab e por ultimo o voo para Lisboa.


Em suma, foram quase duas semanas muito bem passadas. A única “desilusão” foram as pessoas, estava à espera que fosse um povo mais simpático e na realidade são muito carrancudos (se bem que os que são simpáticos são mesmo MUITO simpáticos).

A Costa Rica é daqueles destinos que dificilmente alguém não vai gostar. Além de ter sido bafejados de sorte pela mão natureza ainda souberam aproveitar muito bem os recursos disponíveis. Se quiserem lá ficar um mês tenho quase a certeza que todos os dias vão ter qualquer coisa nova para ver ou fazer desde que ...a carteira não se esgote.

Por este ano acabou (falta apenas um fds na Madeira) porque o mesmo trabalho que me tem proporcionado estas viagens todas está agora "a dizer": Meu amigo, tão depressa não tens tempo livre.

Não faz mal. Voltamos em 2014 com muitos projectos.
 

toly

Membro Ativo
Excelente report e muito elucidativo.
Pelo que vi e li, sendo eu um fanático de praia, este é um destino a excluir para férias.
...só fiquei com uma pontinha de dúvidas sobre Manuel António.
Talvez seja uma boa opção.
 

badbones

Membro Conhecido
Toly

As praias do lado do Pacifico não são más (areia preta).
Mas se for apenas para fazer praia não é destino a escolher. Existem centenas de opções melhores.
As praias de lá são boas para ficar uns dias a descansar no final da aventura.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Um report muito completo, excelentes fotografias, excelentes paisagens :) ...

Perante este report retenho que a Costa Rica é um país em tons de verde, um destino mais virado para a natureza e aventura.
 

#be

Membro
Ok acabei de desistir da ideia de ir á costa rica, cobras? Não obrigada :(
Adorei as imagens!
 

badbones

Membro Conhecido
#be disse:
Ok acabei de desistir da ideia de ir á costa rica, cobras? Não obrigada :(
Adorei as imagens!
Cobras, lagartos, aranhas venenosas, sapos venenosos...existe de tudo por lá.

A probabilidade de te cruzares com algum, sobretudo as cobras, é muito remota.
A não ser que penses ir trabalhar na agricultura ou percorrer trilhos não demarcados nas florestas.
 

#be

Membro
badbones disse:
Cobras, lagartos, aranhas venenosas, sapos venenosos...existe de tudo por lá.

A probabilidade de te cruzares com algum, sobretudo as cobras, é muito remota.
A não ser que penses ir trabalhar na agricultura ou percorrer trilhos não demarcados nas florestas.
Lagartos, aranhas, sapos ... é o menos cobras é que não, tenho fobia, acho que era para desmaiar umas quantas vezes :thumbdown:
 

SilviaP

Membro Novo
Olá badbones,

Excelente relatório, obrigada por o partilhares.
Sabes dizer-me, aproximadamente, a média do que se gasta por dia em alimentação na Costa Rica? Seja em restaurantes, seja fora deles?
 

Bee

Membro Conhecido
Excelente report.
Excelente combinação de Aventura, Natureza com Relax numa bela praia. Sem dúvida um destino fascinante pela diversidade animal.

Obrigado por partilhares ;)
 

badbones

Membro Conhecido
SilviaP disse:
Olá badbones,

Excelente relatório, obrigada por o partilhares.
Sabes dizer-me, aproximadamente, a média do que se gasta por dia em alimentação na Costa Rica? Seja em restaurantes, seja fora deles?
Se optares por comer nas Sodas: +-6€ por pessoa (com uma bebida). Comes quase sempre o mesmo. Casados e arroz de frango
Num restaurante razoavel: +-12/15€ pessoa.
Num bom restaurante: +-25€. Não existe necessidade de comer nestes. Os razoaveis têm boa comida e sáo maiooritamente frequentados por locais. Eu digo razoaveis porque não têm um aspecto todo chique não é por causa da comida.
Nos hoteis: 30USD/pessoa ao jantar. Existem opções de massas mais baratas mas se fosses a Italia não comias nachos, certo?
Ao almoço existem pratos mais baratos. Fica +- 15USD/pessoa.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá badbones,

parabéns pelo report e obrigada pela partiha. Imagino que deve ter sido uma viagem fantástica. :)
Pelas fotos que mostraste, não me importava mesmo nada de ir à Costa Rica :D ... só dispensava os reptéis.

Cumprimentos
 

TeK

Membro Conhecido
Mais um report daqueles ao teu estilo, muito bom.

Era um destino que tinha em mente pelo verde e restante natureza, mas pensava que aliado a isto estavam também praias paradisíacas, como não é o caso e por ser exageradamente caro a vários níveis, desceu nas minhas prioridades a visitar, desta vez foi o contrário do que fizeste com as ilhas gregas ;)

Aguardo pelo próximo eheh
 

badbones

Membro Conhecido
Ola Tek

As praias são muito bonitas. O problema está na questão da areia preta que para nós que estamos habituados s areia branca é visualmente...esquisito.
Mas se gostas de praias com um ar selvagem estas são impecaveis (lado pacifico. O lado do Atlantico são muito manhosas).
Para fazeres aventura + praia é um excelente destino. Se for só praia é que deves esquecer.

Quanto aos preços nada a fazer. É um pais com um nivel de vida elevado e com o turismo virado para os americanos.
 

TeK

Membro Conhecido
Eu até gosto de praias com areia escura, mas para que assim seja têm obrigatoriamente que ser quentes e o ambiente envolvente ter aquele toque de paraíso. Quanto a só praia, isso não, uma semana na Republica chegou pra me fartar disso e não querer lá voltar, tenho que ter uma vertente cultural associada. Na Costa Rica, desconhecia esse grande senão do nível de vida.
 

badbones

Membro Conhecido
TeK disse:
Eu até gosto de praias com areia escura, mas para que assim seja têm obrigatoriamente que ser quentes e o ambiente envolvente ter aquele toque de paraíso. Quanto a só praia, isso não, uma semana na Republica chegou pra me fartar disso e não querer lá voltar, tenho que ter uma vertente cultural associada. Na Costa Rica, desconhecia esse grande senão do nível de vida.
Então acho que vais gostar.

A questão dos preços apanhou muita gente de surpresa. Falei com alguns Ingleses e Americanos e mesmo eles (que normalmente ganham mais que nós) estava a queixar-se.

Obviamente que existem opçãos baratas mas o nivel de conforto tambem baixa bastante.
 
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