Novidades

[Report] À volta do Alqueva

SLPereira

Membro Ativo
Este ano fiz as férias por cá e aproveitei para conhecer a região do Alqueva.
Fiquei alojada em Reguengos de Monsaraz, no Hotel Solar do Alqueva (45€ por noite), um hotel muito limpo, bem cuidado, com pessoal muito atencioso e com piscina (muito bom para suportar o calor alentejano). http://www.booking.com/hotel/pt/solar-de-alqueva.pt-pt.html

Iniciei o percurso em Reguengos de Monsaraz uma das cidades que mais se desenvolveu nos últimos anos na região devido à sua localização privilegiada perto da barragem de Alqueva e pelos bons acessos rodoviários a partir de Lisboa. Reguengos não é uma cidade de grande património, mas tem uma igreja matriz muito bonita.


Daí parti para a Marina da Amieira que é o local de onde partem os cruzeiros pelo Alqueva e tem também barcos casa para alugar e que qualquer pessoa pode pilotar mesmo sem carta de marinheiro. Eu fiz o cruzeiro de 1:30h no barco Guadiana por 15€.











Regressei a Reguengos e dirigi-me a São Pedro do Corval, localidade com a maior concentração de artesãos de barro do país com cerca de 35 olarias. É uma localidade pacata onde se pode parar à beira da estrada principal e comprar uns souvenirs. Lojas não faltam...

Voltei à estrada em direção a Monsaraz e fiz um pequeno desvio logo na primeira rotunda à esquerda para visitar a rocha dos namorados. Esta rocha está associada a um ritual pagão de fertilidade onde as raparigas solteiras a consultam para saber quanto tempo falta para se casarem. Para isso atiram uma pedra para cima da rocha e caso esta caia ao chão significa que têm que esperar mais um ano pelo casamento. Eu atirei e falhei...parece que não é desta que faço a festa! ;)



Voltando à estrada passei junto às Antas do Olival da Pega, monumentos edificados entre o 4.º e o 3.º milénio antes de Cristo; uma das evidências da ocupação desta região desde tempos pré-históricos.



Segui viagem e avistei a vila acastelada de Monsaraz que sobressai acima da planície alentejana. É uma vista muito bonita digna de um registo fotográfico.



Passei por Telheiro, uma pequena aldeia no sopé da elevação em que Monsaraz se ergue, e parei uns minutos para observar a fonte construída em 1723.



Subi então até Monsaraz onde a vista é deslumbrante. Estacionei à entrada da vila, num pequeno parque de estacionamento, já que a entrada de carro na vila está reservada a moradores. A vista é magnífica e vê-se a albufeira do Alqueva, várias povoações e ao longe Espanha. Entrei em Monsaraz pela porta da Vila. O chão é de xisto, as casas caiadas de branco. Virei na primeira rua a esquerda onde se encontram várias lojas de artesanato local. Segui pela rua empedrada onde se pode observar a Porta da Cisterna e segui até ao centro da vila, onde visitei o Pelourinho e a Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa cuja construção atual data do século XVI. Ao lado da Igreja fica o edifício dos Paços da Audiência, que é o mais antigo imóvel dedicado a funções públicas. Funciona hoje como o Museu de Arte Sacra de Monsaraz. Continuei até ao castelo e subi por umas escadas de ferro até ao cimo da muralha junto à torre de menagem. Lá em cima deparei-me com a praça de touros, cercada por muralhas e uma vista deslumbrante em todas as direções. É difícil parar de olhar para a vista que se estende até ao infinito e nos transmite uma sensação de enorme tranquilidade.
Depois de visitar a vila, parei no XAREZ, Restaurante Bar para tomar uma bebida fresca e fazer um lanchinho e foi, sem sombra de dúvida, o lanche com a melhor vista que comi até hoje! http://www.xarez-monsaraz.com/. Depois do lanche voltei a Reguengos para descansar e aproveitar a piscina do hotel.


















A vista do XAREZ, Restaurante Bar, linda, não é?

Em Reguengos jantei no Restaurante Plano B, cuja especialidade é porco preto, gostei tanto que fiz lá todos os jantares https://www.facebook.com/restaurante.planob?fref=ts.

No dia seguinte segui em direção à barragem. Uma vez lá verifiquei que a barragem é enorme, elevando-se a cerca de 100 metros de altitude, impressiona pela sua dimensão e pela quantidade de água que sustêm.





Da barragem segui para Moura, visitei o Jardim, e ao longe consegui vislumbrar o paredão da barragem do Alqueva. Não pude deixar de reparar que em Moura a água é abundante com várias fontes espalhadas pela cidade e fiquei a saber que é o local de origem da conhecida Água do Castelo. Junto ao jardim fica a Igreja de São João Batista e bem perto existe uma entrada para o Castelo pela rua do Arco.







Deixei Moura e segui até à Aldeia da Estrela, um local que com a barragem de Alqueva se transformou numa península, com água em toda a sua volta exceto a estrada que liga à aldeia.





Depois de umas belas fotos segui para a Aldeia da Luz. Esta nova aldeia construída para alojar os habitantes da antiga luz é uma aldeia com um aspeto que faz lembrar, em certa medida, o cenário de um filme, com as casas muito homogéneas e parecidas, fruto da forma como foi construída. Na aldeia há um museu com imagens e vestígios da antiga aldeia que se pode visitar.





Deixei a Aldeia da Luz e segui agora para Mourão. Em Mourão dirigi-me para o Castelo, implantado num ponto altaneiro e fronteiriço. O castelo é composto por uma muralha medieval, que combina pedras de xisto, mármore e granito, reforçada por seis torres. No castelo está integrada a igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeia edificada no séc. XVII.







Em Mourão dei por terminado o circuito à volta do grande lago do Alqueva. Regressei a Reguengos para o merecido descanso e piscina.

Os restantes dias foram passados a aproveitar o hotel e piscina e a dar umas voltinhas por Reguengos.
Foram uns dias bem passados, com boa comida, bonitas paisagens e gente simpática. Recomendo vivamente!
 
Última edição por um moderador:

TeK

Membro Conhecido
Boa opção, destaco obviamente Monsaraz que é único e se tivesses passado as noites dentro das muralhas ías sentir isso ainda mais ;)
 
Boa tarde SLPereira!

Gostei muito do seu report!

O nosso Portugal é mesmo Maravilhoso!

Aproveito para deixar o convite a todos os utilizadores para fazerem uma visita até Góis (de onde sou), na zona de Coimbra. É uma terra de gente simpática, boa Chanfana (prato típico) e paisagens lindas!

Cumprimentos.
 

SLPereira

Membro Ativo
Obrigada, Manjão e Val de Moreiro!
Concordo quanto ao nosso bonito portugal!
Quanto a visitar Góis, devo dizer que conheço muito bem (tenho lá casa),ainda no último mês de agosto estive lá. :)
 
Top