Novidades

Cabanas de Tavira

JFMC

Membro Ativo
Boas tardes,

Vou estar em Cabanas de Tavira, tenho alguma ideia definida do que visitar. Gostaria também de alargar a visita a outros locais.
Quanto aos limites geográficos, passariam por Faro a "oeste", a "este" algum interesse em conhecer principalmente algumas praias em Espanha e a "norte" Alcoutim.

No espaço de 15 dias o que não deverei mesmo deixar de conhecer e experienciar com a familia?! Praias, percursos e locais interessantes a visitar? Lembranças e iguarias locais?



Cumprimentos
 

_Marafado_

Membro Conhecido
Praias aconselho visitares as ilhas Farol/Culatra/Deserta acho que podes combinar uma visita pela ria e às ilhas, são das melhores praias do Algarve, depois podes fazer a subida do rio guadiana de barco ou ires passeando de carro passando por Alcoutime ir subindo, terras a não perder no interior Algarvio para mim Alte sem duvida é uma vila a não perder mas fica um pouco longe das Cabanas.
 

Viky

Membro Novo
Boa tarde!
Quanto a praias, não falta o que visitar, mas, na minha opinião são todas muito parecidas. É uma zona com boas extensões de areal, sem grandes diferenças na paisagem. A praia de cabanas é a minha preferia, mas talvez por hábito, já que a frequento há muitos anos. E é sempre pitoresco ir para a praia de barco!

Aconselho a visitar Alcoutim, Castro Marim (o castelo), o Pego do Inferno, pertinho de Tavira, que é um conjunto de cascatas de água azul, muito bonito. A primeira vez que lá fui, há muitos anos, era uma espécie de "pérola" escondida. Era quase preciso um 4x4 para lá chegar. Acho que agora está mais acessível mas por isso perdeu um pouco a graça. Mas pode ser que ainda valha a pena.

Um passeio de bicicleta pelas salinas de Tavira, partindo de Cabanas é muito agradável assim como um passeio a cavalo pelos laranjais, para quem aprecia. Todos os anos o faço e não me canso. Há também a possibilidade de alugar um taxi aquático e fazer percursos pela ria. Há por lá várias empresas que o fazem, é agradável, contudo, não é um passeio barato. Este tipo de empresas são agora comuns e apresentam alguns programas interessantes para turistas.

São assim as actividades que me lembro por agora. Boas férias em Cabanas.

PS: Do lado Espanhol, Isla Canela é agradável.
 

JFMC

Membro Ativo
Praias aconselho visitares as ilhas Farol/Culatra/Deserta acho que podes combinar uma visita pela ria e às ilhas, são das melhores praias do Algarve, depois podes fazer a subida do rio guadiana de barco ou ires passeando de carro passando por Alcoutime ir subindo, terras a não perder no interior Algarvio para mim Alte sem duvida é uma vila a não perder mas fica um pouco longe das Cabanas.
Boa tarde!
Quanto a praias, não falta o que visitar, mas, na minha opinião são todas muito parecidas. É uma zona com boas extensões de areal, sem grandes diferenças na paisagem. A praia de cabanas é a minha preferia, mas talvez por hábito, já que a frequento há muitos anos. E é sempre pitoresco ir para a praia de barco!

Aconselho a visitar Alcoutim, Castro Marim (o castelo), o Pego do Inferno, pertinho de Tavira, que é um conjunto de cascatas de água azul, muito bonito. A primeira vez que lá fui, há muitos anos, era uma espécie de "pérola" escondida. Era quase preciso um 4x4 para lá chegar. Acho que agora está mais acessível mas por isso perdeu um pouco a graça. Mas pode ser que ainda valha a pena.

Um passeio de bicicleta pelas salinas de Tavira, partindo de Cabanas é muito agradável assim como um passeio a cavalo pelos laranjais, para quem aprecia. Todos os anos o faço e não me canso. Há também a possibilidade de alugar um taxi aquático e fazer percursos pela ria. Há por lá várias empresas que o fazem, é agradável, contudo, não é um passeio barato. Este tipo de empresas são agora comuns e apresentam alguns programas interessantes para turistas.

São assim as actividades que me lembro por agora. Boas férias em Cabanas.

PS: Do lado Espanhol, Isla Canela é agradável.
Boas,

Desde logo, quero agradecer as indicações as quais tiveram a melhor atenção e levaram-me a pesquisar mais sobre o destino...


Neste momento, em que começamos a aprofundar mais o assunto surgem algumas certezas e ainda mais questões (aquilo que vale ou não a pena), o que é bom.


. Nas estremidades da Ria Formosa temos as penínsulas de Ancão e Cacela, desconheço se alguma das seguintes praias é de não perder a oportunidade.

- Praias na península de Ancão (oeste): Ancão, Quinta do Lago e Faro;
- Praias na península de Cacela (este): Cacela Velha e Fábrica.

. Temos as diversas ilhas, qualquer uma delas com óptimo aspecto e acessíveis de barco com horários e preços diversos, como são o caso:

- Barreta (Deserta);
- Culatra / Farol;
- Armona;
- Tavira (aqui soa-me bem a praia do barril);
- Cabanas de Tavira.

. Para "este" da península de Cacela, temos a considerar as praias:

- Manta Rota;
- Altura;
- Verde;
- Monte Gordo;
- Vila Real de Santo António (esta como praia, talvez nem tanto).

. Do lado espanhol, sem nos afastarmos muito, temos as praias de:

- isla Canela;
- isla del Moral e isla Cristina (não sei se valeram a pena).


. Quanto ao interior, as mencionadas em baixo parecem-me muito bem:

- Vila de Alte (considerada a aldeia mais típica do Algarve) e Queda do Vigário (muito giro);
- Mercados Municipais de Olhão;
- Salinas: Tavira, Fuzeta, Olhão e Ludo;
- Aldeia das Oliveiras;
- Pego do Inferno, perto de Tavira;
- Castro Marim (castelo e salinas);
- Alcoutim (um pouco mais para cima).


. Em relação a sabores, para além do peixe e marisco, não sei que mais referente à zona ...


. Quanto a lembranças para além das ditas fotos e a experiência do momento, seria agradável levar alguns recuerdos típicos...


Podemos sempre acrescentar algo mais. Entramos também na fase de definir aquilo que vale ou não a pena.




Cumprimentos
 

Viky

Membro Novo
Olá,

Há bem mais de 10 anos que passo uma semana de férias em Cabanas, normalmente no final de Junho.
Nos primeiros anos foi comum passear muito pela zona, porque era novidade. Agora ficamo-nos mais pela praia, pelas tardes a passear de bicicleta ou a cavalo, como já disse, e no petisco ao final do dia, que sabe muito bem.

Quanto à gastronomia, não sou a pessoa mais indicada para ajudar porque umas conquilhas ao natural já me satisfazem, e não costumo explorar mais, mas em Cabanas há bons restaurantes. Não se deixe enganar pelos que dão mais nas vistas, são mais para "turista ver", caros e duvidosos.

Quanto a praias:

A ilha de Cabanas (para a qual se atravessa de barco no cais de Cabanas), é para mim a melhor. Como só é acessível por barcos pequenos, acaba por ser a mais pacata de todas. Tem uma extensão considerável, de Cacela Velha a Tavira, e nela não faltam recantos para um belo banho ou uma sesta descansada! Penso que existe também ligação privada à praia pertencente ao resort Golden Club.

A ilha de Tavira é a mais movimentada. Acessível por barco desde Tavira (tem mesmo carreira de barco com horários certos), como tem o parque de campismo e algumas casas está normalmente bem "preenchida". Quanto a praia, não é melhor que Cabanas. Contudo, está mais apoiada e com mais animação.

A praia do Barril é acessível a pé ou num pequeno comboio. É uma boa praia, mas já não vou lá há muitos anos, não sei como estará.

Quanto às outras ilhas que indicou, só conheço a Armona, sinceramente não gostei.

Do outro lado, existe a extensão Cacela Velha/ Vila Real de Stº. António. São boas praias, com uma boa extensão de areal, muito semelhantes a Cabanas. Normalmente, em Julho e Agosto então cheias de gente, sobretudo Montegordo em que a praia costuma ficar lotada. De notar que estas praias são todas muito semelhantes entre si, só variando mesmo a "lotação", sendo Mantarrota e Montegordo as piores nesse sentido. A praia verde talvez seja a que tem um enquadramento mais bonito.

Quanto a Espanha, conheço Isla Canela e Isla Cristina. Detestei a segunda. Atulhada de gente, miudos de mota a correr nas ruas, de qualquer maneira. Nem deu para ver bem a praia, tal era o estado de confusão da zona. Isla Canela sempre me pareceu mais calma. Mas também já não vou lá há muito anos. Lembro-me que é uma grande extensão de areal, mais escuro que do lado de cá da fronteira, e que na maré baixa fazia imensos lagos onde as crianças brincavam em segurança. Tinha um grande passadiço que permitia passear ao longo da praia. na altura achei agradável.

Quanto a locais. Alcoutim, para mim, merece a viagem. Mas se for feita pelo rio (acho que há empresas que o fazem), então deverá ser um dia bem passado. É uma aldeia muito bonita que mesmo de frente, do outro lado do rio, tem San Lucar do Guadiana. O Castelo estava muito bem cuidado e permite apreciar belas paisagens.

O castelo de Castro Marim também é interessante. Bem cuidado e com bonita vista sobre o mar. As salinas não conheço.

Como referi no post anterior, o Pego do Inferno, em Tavira merecia a visita. Contudo, uma colega disse-me que, dado a grande afluência de pessoas, o espaço foi fechado no ano passado. Não se se reabriu. Teria que se informar. No youtube há videos sobre o local, é só pesquisar.

As salinas de Tavira são as únicas que conheço bem. É uma zona agradável muito utilizada para fazer desposto (bicicleta ou running) porque tem imensos caminhos e estradões. É uma das minhas zonas preferidas ao fim da tarde. Normalmente acedo por Cabanas, de bicicleta e vou até à praia (na ria), a seguir ao hotel Albacora. Há na zona da praia um pequeno forte em ruinas. Não sendo uma paisagem espetacular, vale pela calma e silêncio.

Não perca a aldeia de Cacela Velha. O largo da igreja tem uma das melhores vistas sobre a Ria Formosa e a aldeia é toda muito pitoresca. Tem um forte que acho que é da Marinha mas não permite visita. Antes de chegar a Cacela Velha, do lado direito há o acesso à praia da fábrica. É também uma zona bonita e tem um restaurante onde, dizem, servir umas ostras divinais. Junto à igreja de Cacela Velha também há uma tasquinha de petiscos muito agradável. Por vezes demoramos a conseguir mesa, porque é mesmo uma tasquinha pequena. Mas é um fim de tarde sempre agradável. Pessoalmente gosto muito de Cacela Velha e todos os anos lá vou matar saudades.

Os outros locais que referiu, não conheço. Conheço um pouco de Olhão mas confesso que não gosto muito.. a Fuzeta não conheço mesmo.

Quanto a souvenirs, também não posso ajudar muito. Como lá vou todos os anos acabo por não ter essas coisas em atenção :blush: .

Peço desculpa pelo tamanho do post, mas vou escrevendo consoante me vou lembrando. Se quiser informação mais específica, envie pm.

Boas férias

PS: se me lembrar de mais coisas venho cá postar
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Este ano vou passar uma semana a Cabanas pelo 3º ano consecutivo, em termos de Algarve é das poucas zonas de que gosto, a praia é boa e o areal é enorme, para mim é perfeito porque o que mais gosto de fazer na praia é andar.

Além disso come-se mesmo muito bem e a preços razoáveis, há 3 restaurantes que recomendo, o melhor é o Noélia e Gerónimo, para mim é dos melhores restaurantes portugueses mas tem um problema, pode-se esperar mais de uma hora por uma mesa, detesto isso mas neste caso abro uma excepção.

Hé também o Pedro, com boa comida, e o Ideal, a especialidade deste é a sopa de peixe no pão, é mesmo boa mas para comer a sopa é preciso reservar de véspera e encomendá-la, vale a pena.

Como disse a Viky não podes perder Cacela a Velha, sobretudo ao fim da tarde, a vista sobre a Ria Formosa ao pôr do sol é linda.

Além da tasquinha dos petiscos ao pé da igreja há o restaurante Casa Velha, come-se muito bem, confirmo que as ostras são excelentes mas pode ser necessário esperar um bocado.

Na fábrica também se come muito bem.

Quanto a Espanha, para mim não vale muito a pena, a praia de Isla Canela, que é a mais próxima, é muito pior do que as praias do lado de Portugal.
 

JFMC

Membro Ativo
Boas noites,

Viky, quero agradecer a paciência e o pormenor dos comentários postados que revelam imensa informação útil.

Pedro Maia, quero agradecer também as sugestões dos locais de degustação.
Pelas imagens que vi, concordo contigo e não me deixam dúvidas, quando dizes que as praias de cá são bem melhores que as do lado espanhol. Boa praia em Espanha talvez possamos considerar a partir da playa de Matalascañas, Costa de la Luz (Huelva).




Cumprimentos
 

Viky

Membro Novo
JFMC, não tem que agradecer, este forum existe para isso!

Eu não queria nomear restaurantes, mas já que o Pedro Maia o fez.... A Noélia para mim é o melhor. Conheci a Noélia ainda um pequeno restaurante quase desconhecido, pois fica quase ao fundo da rua, e antes de exisitir a urbanização, a rua praticamente terminava ali. Era quase um segredo que só conhecia quem era cliente. Entretanto, há uns 5/6 anos teve obras e desde aí há sempre fila. Mas vale a pena!

Boas férias!
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá a todos

Atenção que o fabuloso PEGO DO INFERNO já não se pode visitar desde á cerca de dois anos.
Ao contrário do que foi indicado , não fechou pela afluênci que tinha mas sim porque um INCÊNDIO que se pensa ter tido mão criminosa , dizimou este fantástico lugar , incluindo queimou a ponte que lhe dava acesso e as respectivas escadas pelo que ficou totalmente inacessível.
Esta informação é válida pelo menos até final de Maio de 2013 pois foi a última vez que lá fui.

Por incrivel que pareça não voltaram a arranjar um dos locais mais bonitos do ALgarve.

Cumprimentos a todos

J.Paulo
 

Viky

Membro Novo
JJPPMM disse:
Olá a todos

Atenção que o fabuloso PEGO DO INFERNO já não se pode visitar desde á cerca de dois anos.
Ao contrário do que foi indicado , não fechou pela afluênci que tinha mas sim porque um INCÊNDIO que se pensa ter tido mão criminosa , dizimou este fantástico lugar , incluindo queimou a ponte que lhe dava acesso e as respectivas escadas pelo que ficou totalmente inacessível.
Esta informação é válida pelo menos até final de Maio de 2013 pois foi a última vez que lá fui.

Por incrivel que pareça não voltaram a arranjar um dos locais mais bonitos do ALgarve.

Cumprimentos a todos

J.Paulo
A primeira vez que fui ao Pego do Inferno não havia escadas nem pontes...
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Viky disse:
A primeira vez que fui ao Pego do Inferno não havia escadas nem pontes...
Olá Viky

Sim tinha.
Houve uma altura em que existia uma ligação em madeira ,com escadas que ajudavam as pessoas a caminhar até ao Pego.
As escadas começavam um pouco á frente do parque de automóveis onde existia um bar.
Inclusivamente a meio dessas escadas criaram também um pequeno espaço com mesas para piqueniques e estava realmente bastante bonito e funcional.
Pelo que me disseram , e atenção que são só comentários não sei se é verdade , dizem que foram os moradores das redondezas que atearam fogo a tudo aquilo para evitar as enchentes de pessoas que para ali iam. Não sei.

Cumprimentos
J.Paulo
 
Top