Novidades

[Report] LAGOS PLITVICE - Terra de Elfos - by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
LAGOS PLITVICE – Terra de ELFOS



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice_Panormica1rez.jpg




“Tão belos são os Lagos Plitvice que não

existe nem lápis nem pincel que os possa igualar “

I.Trnski


Bastaria esta frase para resumir todo um report sobre este lugar soberbo onde a Natureza explode, onde as águas correm em forma de cascatas e onde o verde da floresta envolve carinhosamente os lagos onde o azul das águas se confunde com o céu.



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7358.jpg


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7385.jpg



A expectativa com esta visita era enorme pois os relatos, as fotos e a recolha de informação que tínhamos feito via internet deixavam antever um lugar mágico e de beleza rara.

E foi eufóricos e nervosos que nesse dia de manhã despertámos. Os quilómetros que separavam Zagreb de Plitvice pareciam nunca terminar pois embora muito madrugada, o trânsito em direcção ás praias do Sul ( Split e Dubrovnik ) era grande e intenso.
A chuva tinha terminado de fazer a sua aparição fazendo o nosso entusiasmo descer abruptamente. Afinal o momento e a visita tão esperada corriam o risco de perderem parte do seu fascínio causada pela chuva intensa.



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7387.jpg


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7617.jpg



Os Lagos ou o Parque Natural dos Lagos Plitvice ficam relativamente distantes da principal auto estrada que atravessa a Croácia de norte a sul. Após a saída são cerca de 80 km que nos separam dos Lagos.

Este troço de estrada não é fácil de percorrer pois atravessa diversas localidades e zonas habitacionais bastante densas.
Uma dessas cidades é KARLOVAC onde estão muito visíveis e muito marcadas as consequências de uma guerra ainda recente. Muitos são os edifícios que ostentam quase que orgulhosamente a marca de balas e obuses de uma guerra duradoura.

A estrada que nos leva até Plitvice serpenteia através de pequenos montes e colinas cobertas de um manto verde onde as pequenas casas se confundem e se disfarçam na paisagem envolvente.

Com a aproximação dos Lagos , a chuva foi aos poucos desaparecendo , mas deixando umas nuvens negras e ameaçadoras do que estaria para vir.
Como a escassez de hotéis por aquela zona é bastante grande e porque a oferta se torna exageradamente cara , foi com alguma perspicácia e sentido de oportunidade que muito habitantes locais descobriram uma fantástica fonte de rendimentos ao alugar quartos das suas próprias casas a turistas menos ricos e que não estão dispostos a pagar alojamento nos dois hotéis que se encontram dentro do Parque.
Assim uma das indicações que se tem da chegada aos parques é a quantidade impressionante de anúncios de alugueres de quartos que existem junto á estrada .
A todas e quase sem excepções chamam “ House “ . A nossa era a “ HOUSE TINA “ situada numa pequena localidade , no meio do campo e a uns escassos 4 quilómetros da entrada do Parque.



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7517.jpg


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7524.jpg


O Parque é formado por 16 Lagos interligados entre si formados através de pequenos rios superficiais e subterrâneos.
As cores variam entre o azul ao cinza e entre o cinza ao verde . Devido á quantidade de minerais ou de organismos presentes nestas águas , as cores mudam e transformam por completo a paisagem.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7441.jpg


Existem diversos trilhos designados por letras e que determinam o tipo de percurso a percorrer . Para visitar com segurança basta escolher o trilho em função do tempo disponível e seguir as indicações que existem ao longo do caminho. Passear por ali é fácil , seguro além de se tornar um revigorante exercício físico.



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7350.jpg


Logo após a entrada e como cartão de apresentação avista-se a Grande Cascata , impressiona pela altura , pela dimensão e pela quantidade de água que corre pelas suas paredes.
O barulho é ensurdecedor e junto ao lago de recepção desta cascata muitos são os casais e namorados que se submetem a uma molha quase certa mas que aproveitam para tirar uma fotografia para a posteridade.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7375.jpg



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7355.jpg


O azul único e fascinante dos seus lagos inferiores contrasta com o verde das encostas agrestes e rochosas que os circundam. Podem ser vistos através dos trilhos superiores que acompanhando os abruptos declives dos montes nos guiam através de caminhos tranquilos rodeados de vegetação luxuriante até ao Grande Lago.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice_Panormica1.jpg


Caminhar por estas florestas de verde intenso é um exercício que cansa as pernas, enche o peito de ar puro e maravilha os olhos.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7379.jpg


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7380.jpg


Seguindo o trilho que previamente tínhamos escolhido e após muito sobe e desce , deparámo-nos com o Grande Lago. È nesta confluência de trilhos que muitos dos caminhantes tomam a decisão de cortar caminho e apanhar o barco para a margem mais longínqua . Embora tivéssemos planeado rodear o Lago caminhando desistimos da ideia pois o tempo continuava ameaçador.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7393.jpg



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7395.jpg


Assim entrámos no barco eléctrico e em menos de 15 m estávamos perto dos Lagos Superiores onde a Natureza se mantinha fascinante e bela.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7410.jpg



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7417.jpg


Nos Lagos Superiores a paisagem muda radicalmente. Deixamos de ter zonas de terra para passar a ter caminhos elevados sobre alguns dos Lagos . Fácilmente se constata a existência de diversas zonas pantanosas que emboar cobertas por uma fina película de água , tornam muito dificil a caminhada.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7427.jpg



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7443_1.jpg


Pontes intermináveis de madeira , suportadas por estacas conduzem-nos através do Lagos Superiores. Caminhar por aqui não é tarefa fácil principalmente depois de uma chuva intensa que torna a sua superfície muito escorregadia devido ao tipo de madeira utilizada. Escorregar é fácil ..!!


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7437.jpg



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7452.jpg


Afinal ninguém se importa muito pois uma pequena queda dará direito a uma banho único nas águas cristalinas e quentes dos Lagos. Afinal se não é permitido tomar banho , que o seja á força. não foi o nosso caso.

E é através destas pontes que aos poucos vamos descobrindo a beleza de pequenos lagos de um azul brilhante e único .
A cada olhar , a cada volta , por detrás de qualquer árvore de maior porte , encontramos um lago pequeno , sedutor e brilhante .
A cada toque na água sentimos o veludo , o cheiro e a pureza de uma Natureza vibrante.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7483.jpg



ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7487.jpg




ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7480.jpg


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7477.jpg



As cascatas aqui são substituídas por pequenos riachos que vencem o caminho através de pequenas rochas já desgastadas pelo tempo e que se protegem da acção de desgaste das águas através da cobertura de musgo verde e espesso.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7509.jpg
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
Embora seja comum encontrar em todos os lagos do Parque , é nos Lagos Superiores que com bastante frequência se pode observar no seu fundo muitas árvores mortas que ali permanecem intocáveis . Assim se cumpre uma das citações famosas dos Lagos que diz “ As árvores nascem , crescem , reproduzem-se e morrem no Parque “ sendo aos poucos consumidas e transformadas por aquela Natureza que vemos sempre em movimento.

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7444.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7502.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7406.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7408.jpg

E quanto mais vamos subindo em direcção ao topo dos Lagos Superiores a paisagem vai uma vez mais mudando e voltam a aparecer as maravilhosas cascatas , agora mais altas , mais barulhentas , mais intrigantes e mais belas.


ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7429.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7456.jpg

Acreditem que não é fácil fazer com que os pés se movam pois a beleza que se nos apresenta e tão grande que apetece sentar por ali , colocar os pés na água morna e ficar por ali a ouvir o rugir das águas ao caírem do topo das cascatas .

Como podemos ficar indiferentes quando á nossa frente aos poucos se vão revelando pequenas cascatas cobertas por um manto verde de musgo e onde quase por magia , vão saindo pequenos lençóis de agua pura e cristalina que embelezam o espaço , fascinam o olhar e deixam no ar um maravilhoso ruído de uma força viva envolvida numa natureza mutante .

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7449.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7472.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice_Panormica3.jpg
È um pedaço enorme de uma terra de fantasia , criada para que cada um que a visita possa sentir o que seria ou será um paraíso na Terra .
Afinal acho que posso dizer com alguma segurança que muitos foram os locais que me fizeram sentir no “ PARAÍSO “ que muitas vezes idealizei para mim.

E porque a chuva intensa passou à maior tempestade que alguma vez sentimos , fomos obrigados a deixar o percurso que tínhamos planeado e a fomos forçados a apanhar o autocarro e terminar uma visita bastante mais cedo do que tínhamos planeado.

Mas mesmo assim não desistimos e no dia seguinte rumámos bem cedo ao Parque. Não estava planeado pois essa seria a manhã de viagem até POREC , mas afinal estávamos ali e embora o dia voltasse a ameaçar chuva , decidimos voltar a pagar a entrada e ver os Lagos inferiores que não tínhamos visitado no primeiro dia devido ao facto de termos subido para as zonas mais altas do Parque.

E foi assim que por breves momentos o Sol fez a sua aparição e mostrou-nos o que seria a visão dos Lagos num dia de solarengo.
Por breves momentos o azul das águas tornou-se mais verde , o fundo revelou-se e as árvores mortas mostraram-se para uma foto rápida.

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7533.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7537.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7525.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7534.jpg

Nos Lagos inferiores existem muitas pequenas cascatas que servem como fronteira ou dique de passagem das águas desde o Grande Lago . Dispostas ao longo duma passadeira de madeira servem como de anfitriãs a mais um lugar fascinante.

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7542.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7539.jpg

A água sai por entre o musgo verde e cai vagarosamente e quase silenciosamente em pequenos riachos que depois se dirigem aos Lagos Inferiores.
Donde ela vem é quase que um mistério. Simplesmente aparece por entre uma vegetação densa e verdejante e desaparece por debaixo dos nossos pés.

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7544.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7558.jpg

Bem diferentes dos outros lagos, estes são alimentados pelo Grande Lago que através de pequenas passagens na rocha transformam o fluxo de água em pequenas cascatas que por sua vez voltam a criar pequenos lagos e assim sucessivamente até se unirem no Rio Kralov .

Nesta zona os lagos são mais profundos e os caminhos mais apertados. As paredes verticais da encosta que os protege não permitem ao caminhante uma visão vertical , mas permitem uma ampla observação destes lagos mais pequenos mas igualmente fascinantes.

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7564.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7602.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7571.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7570.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7568.jpg

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7569.jpg

A chuva voltou a fazer a sua aparição já mesmo no final desta pequena visita aos Lagos Inferiores obrigando-nos uma vez mais a optar por terminar esta fabulosa viagem ao mundo encanto dos Parques PLITVICE

E foi muito a custo e com muita tristeza que do cimo da colina da entrada nos despedimos de um lugar fabuloso , misterioso , cativante , fascinante mas acima de tudo de um lugar que nos mostrou uma vez mais que a Natureza não tem limites para nos surpreender quando decide criar lugares como este.

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice_Panormica4.jpg

Para todos aqueles que um dia pensem visitar os LAGOS PLITVICE gostava de vos deixar esta mensagem:

Antes de visitar os LAGOS PLITVICE nunca consegui imaginar a beleza , a ternura , a cor , o envolvimento , o perfume e a disposição de um conjunto de lagos que comunicando entre eles por cascatas e por pequenos riachos que correm por debaixo de passeios de madeira , os transformam em um lugar simplesmente cativante e apaixonante.

ai1096.photobucket.com_albums_g329_jpmplitvice__MG_7605.jpg

Não são as minhas palavras que os caracterização mas sim as fotos que qualquer um de nós poderá fazer pois ali não existe técnica fotográfica , por ali existe UMA BELEZA ÍMPAR.

Abraço a todos

João Paulo
 

Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo,

aí está o report que eu esperava :D obrigada por teres partilhado. :)
Mais uma vez nos deixas sem palavras ... um report fantástico sobre um local maravilhoso.
Mesmo com o tempo a não ajudar ... as tuas fotos ficam espectaculares. Parabéns. :)
Que saudades que eu tenho de Plitvice.

Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Nika. disse:
Olá João Paulo,

aí está o report que eu esperava :D obrigada por teres partilhado. :)
Mais uma vez nos deixas sem palavras ... um report fantástico sobre um local maravilhoso.
Mesmo com o tempo a não ajudar ... as tuas fotos ficam espectaculares. Parabéns. :)
Que saudades que eu tenho de Plitvice.

Cumprimentos
Olá Nika
Obrigado pelo comentário.
Plitvice é de facto um lugar único no Mundo.
Fascina o cheiro , fascina as cascatas , fascina o verde , fascina a Natureza.
Felizmente já conheço alguma coisa , mas como PLITVICE ainda não vi nada igual. Sempre que vejo estas imagens vem-me uma saudadeeeeeeeeeeeee..... :)
Pena que não me saia o Euromilhoes.
Beijinhos
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá João,

Mesmo com o tempo que não ajudou em nada, tens aí umas fotos fan-tás-ti-cas.


Obrigado pela partilha ;)
 

Amlet

Membro
Também já lá estive e é realmente um lugar único e lindíssimo. Este report dá-nos vontade de lá voltar.
Bem, as suas fotos ficaram o máximo.
Obrigado
 

PEQUENA SEREIA

Membro Novo
Boa tarde J. Paulo
A Natureza consegue-nos surpreender com cada paisagem......
"Revigorante" e "delicioso" este report que nos apresenta.
Parabéns.
Uma curiosidade: qual o valor de entrada nos lagos?
Obrigada.

P.S.
 

JJPPMM

Membro Conhecido
PEQUENA SEREIA disse:
Boa tarde J. Paulo
A Natureza consegue-nos surpreender com cada paisagem......
"Revigorante" e "delicioso" este report que nos apresenta.
Parabéns.
Uma curiosidade: qual o valor de entrada nos lagos?
Obrigada.

P.S.
Olá Pequena Sereia

Actualmente a entrada custa á volta e 100 Kunas , o que será qualquer coisa perto dos 8 Euros
Mais informações do parque neste link

http://en.np-plitvicka-jezera.hr/

Qualquer dúvida estou á disposição

J.Paulo
 

FiDani

Membro Ativo
Fotos fantásticas! Em julho vou fazer uma road trip pela Croácia e obviamente Plitvice é paragem obrigatória!report

Parabéns pelo report!

Cumprimentos
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Que maravilha! :)
Mais uma viagem de sonho... adoro apreciar a natureza e este local parece-me ser um excelente convite para desfrutar do melhor que ela nos oferece.

Obrigada pela partilha João e parabéns... as fotos como sempre estão excelentes.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João Paulo

Excelente Report!
Que paisagem! A Croácia, só por causa destes lagos, justifica uma visita.

Cumprimentos
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Simplesmente Magnifico!

As fotos e o texto que as acompanha fizeram-me ser transportada para um lugar absolutamente mágico.
Obrigada por isso.

Muito bom! Adorei as fotos.

Parabéns pelo report.
 

calu

Membro Conhecido
Olá João,

excelente report :) Plitvice é uma das inumeras razões que me levou a marcar a minha viagem de Verão deste ano para a Croácia (Dugi Otok, Kornati, Krka, Hvar, Dubrovnik, etc). Eu sei de antemão que, dos vários caminhos, o trilho mais pequeno são 3 a 4h pelo menos.
Uma pergunta: sendo que vamos com uma criança de 8 anos e embora ela já esteja preparada mentalmente para um caminho longo (tanto quanto nos é possível "tens a certeza que aguentas?", etc), há algum trek que seja mais aconselhável que outro, em função de crianças desta idade?

Obrigado
 
Top