Novidades

[Report] Jamaica - Iberostar Grand Rose Hall (Montego Bay) 2013

tangerina79

Membro Conhecido
[SIZE=medium]Este ano, depois de um interregno para contribuir para o aumento da natalidade, voltámos às viagens. Queríamos voltar às Caraíbas, e desta vez fomos conhecer a Jamaica J[/SIZE]
[SIZE=medium]Gostamos mais das Caraíbas em Abril/Maio e nessa altura não há charters para a Jamaica pelo que resolvemos procurar alternativas às agências de viagens e operadores habituais . [/SIZE]
[SIZE=medium]Ainda pedimos alguns orçamentos a agências “tradicionais”, mas acabámos por reservar tudo pela Expedia (voos + transfers + hotel).[/SIZE]

[SIZE=medium]Vamos então, por partes:[/SIZE]

[SIZE=medium]Viagem[/SIZE]
[SIZE=medium]Fizemos Lisboa-Miami-Montego Bay, pela TAP e American Airlines respectivamente. Fomos 14 noites e ficámos no Iberostar Grand Rose Hall em Montego Bay.[/SIZE]

[SIZE=medium]A viagem pela TAP até Miami correu lindamente, a classe turística não tem muito espaço entre as cadeiras, já se sabe, mas a tripulação era bastante simpática. Havia entretenimento individual, com bastantes filmes recentes e séries, jogos, música, etc. Tanto para lá como para cá apanhámos ventos muito favoráveis, pelo que a viagem de ida foram 8h20 e a de volta 7h10m. Serviram uma refeição principal e uma mais leve, em cada trajecto. Comida razoável. O avião era um A330.[/SIZE]

[SIZE=medium]A viagem pela American até Montego Bay dura 1h30 mais ou menos. Faz-se bem, é rápido, servem só bebidas. A revista de vendas a bordo parece o D-mail (pequena curosidade). O avião é um Boeing 737.[/SIZE]

[SIZE=medium]A única parte chata foi que nos obrigaram a sair em Miami e recolher as bagagens, ou seja, tivemos que passar pelo controlo de passaportes e entrar em solo americano apesar de estarmos só em transferência. Não sei o porquê desta situação, mas foi para todos os passageiros. Aliás em Lisboa tinham-nos feito o check-in das malas logo até Montego Bay, mas ainda no avião, à chegada a Miami, a tripulação avisou que mesmo os passageiros em transferência teriam que levantar bagagem e fazer controlo de passaportes. À vinda foi igual, avisaram-nos logo em Montego Bay. Enfim…americanices. Em Miami foi a primeira vez que vi uma daquelas máquinas de raio X que parece uma ressonância magnética vertical! Lá fiquei eu, descalça (sempre!) e de bracinhos para cima à espera que aquilo me analisasse….que figurinha!![/SIZE]
[SIZE=medium]E a propósito do Controlo de passaportes…que demorou uma hora à ida para lá…eis mais um testemunho da crise económica mundial, que até em férias nos persegue:[/SIZE]


[SIZE=medium]Transferes[/SIZE]
[SIZE=medium]À chegada a Montego Bay estava logo alguém a perguntar aos turistas qual a empresa à qual contrataram o transfer, e encaminharam-nos para o respectivo balcão. Ai mostrámos os Vouchers da Expedia e levaram-nos logo as malas para um autocarro de turismo. Deram-nos as instruções para o transfer de volta que ficou logo combinado.[/SIZE]
[SIZE=medium]São 20 minutos até ao hotel, mas como parámos antes em mais 2 hoteis demorou cerca de meia hora. Meia hora bem passada, durante a qual o motorista foi dando algumas “dicas” da cultura Jamaicana, sempre com o bom humor que lhes é característico. O que aprendemos logo foi que:[/SIZE]
[SIZE=medium]“Yes” traduz-se para “Yah Mon” (sempre)[/SIZE]
[SIZE=medium]“Good” corresponde a “ Irie Mon”[/SIZE]
[SIZE=medium]“No problem” significa mesmo “No problem”….porque não há “problems” in Jamaica, only “situations”….Yah mon ;)[/SIZE]
[SIZE=medium]Ah…aprendemos ainda que os animais selvagens mais famosos, e perigosos, da Jamaica são…os homens J[/SIZE] segundo as Jamaicanas…ahah
[SIZE=medium]Conslusão: Bom transfer J[/SIZE]

[SIZE=medium]Hotel[/SIZE]
[SIZE=medium]Ficámos no Iberostar Grand Rose Hall, que funciona em regime Tudo Incluído. Queríamos ir a Negril e Ocho Rios, e ainda ao Black River…por isso Montego Bay pareceu-nos a melhor localização, para além de ficar mesmo perto do Aeroporto.[/SIZE]

[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]Foi uma excelente escolha. Fizeram-nos um upgrade para um quarto com vista frontal para a praia, e ficámos muito bem instalados. Eis a vista do quarto:[/SIZE]

[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]Quando chegámos deram-nos uma toalhinha húmida e um cocktail de boas-vindas enquanto fazíamos o check-in, que foi rápido. As malas trataram logo delas assim que saímos do autocarro. O empregado que nos levou ao quarto foi-nos dando uma explicação das zonas do hotel por onde passávamos, e passados uns 30 minutos de estarmos instalados conhecemos o nosso “buttler” da tarde, o Randy, e no dia seguinte o Darwin (buttler da parte da manhã). [/SIZE]

[SIZE=medium]Como todos os empregados do hotel, o Randy e o Darwin eram de uma educação e trato acima da média, extremamente disponíveis para qualquer solicitação. Aliás, mesmo sem fazermos qualquer pedido, eles tentavam adivinhar na nossa conversa se podiam intervir e ajudar nalguma coisa. Não deixavam passar um dia sem verificar se estávamos bem, se não precisávamos de nada. Foram inexcedíveis. O único problema que tivemos foi com o acesso à internet no quarto, que era grátis mas tinha que ser por cabo (wi-fi só no lobby). Precisávamos para usar o Skype e matar saudades do pirralho, e enquanto o problema não se resolveu tanto o Randy como o Darwin não descansaram atrás da equipa de informática (informáticos…espécie muito solicitada e pouco disponível), e até à praia foram à nossa procura para que não tivéssemos que estar no quarto à espera deles.[/SIZE]

[SIZE=medium]À vinda só por comentar com o Randy que o transfer era às 4h30 da manhã ele próprio se ofereceu para nos fazer o check-in online e imprimir o boarding pass de forma a não termos de ir tão cedo…estávamos só a conversar. Perfeitos![/SIZE]
[SIZE=medium]O serviço nos restaurantes e bares era bom, e a equipa de animação espectacular! Havia várias actividades na praia, e à noite música ao vivo no bar do lobby e um espectáculo diário no café-teatro, tudo com um ar muito profissional e gente com muito talento. Às quintas era festa na praia, tema Piratas J[/SIZE]

[SIZE=medium]Os quartos eram grandes, confortáveis, sem humidade. Varanda com cadeira suspensa, para dois J[/SIZE] A TV apanhava a RTP internacional, entre muitos outros. Podíamos escolher as almofadas num menu, o mini-bar era reposto diariamente. O quarto era limpo de manhã e quando faziam a abertura de cama davam mais um jeitinho, e verificavam as toalhas. Cofre grande, gratuito. Docking station para Ipod/IPhone, Leitor de DVD (podíamos escolher 2 filmes por noite, da lista que eles tinham). Room-service 24 horas, com variedade e qualidade.
[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]A comida era MARAVILHOSA (desgraça total)! Muito marisco, comida bem confeccionada, ingredientes de qualidade. O jerk chicken é bom, mas nada comparado ao nosso franguinho assado J[/SIZE] Os buffets eram excelentes (dois, mas o da praia não abria ao jantar). Temáticos tínhamos 4 – Italiano (onde comi uma das melhores lasanhas de SEMPRE), Gourmet, Japonês e Surf & Turf. Todos óptimos. As reservas são os buttlers que fazem, a nosso pedido.
[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]Room Service:[/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]A praia era linda, fomos a Negril e sinceramente não achámos superior. Na praia do hotel o mar era calmo e cristalino, azul turquesa. Água quente. Areia fina com uma quantidade mínima de pedrinhas (tipo seixos) apenas à entrada da água, até dava graça. Podia não ter 7 milhas, mas o areal estendia-se pelos 3 hotéis e dava para fazer umas belas caminhadas. Nem fizemos piscina (havia 3). Nadador-salvador sempre na praia e na piscina, para dar assistência a qualquer problema.[/SIZE]

[SIZE=medium]
[/SIZE]

[SIZE=medium]Havia várias lojas no hotel, preços mais caros do que nos mercados de rua, mas com muita variedade. Slot-machines para quem gosta. Lojas de jóias, roupa e artigos de higiene. [/SIZE]


[SIZE=medium] [/SIZE]

Buffet ao almoço, a vsta:



[SIZE=medium]Excursões[/SIZE]

[SIZE=medium]Fizemos 4 excursões, todas pela Jamaican Tours Ltd (a empresa do transfer). Tinha um representante em permanência no hotel, no dia seguinte à chegada fomos ter com ela, escolhemos as excursões e pagámos ali. Tudo muito bem organizado, sempre pontuais, guias muito bem preparados, motoristas desenrascados (e na Jamaica é tudo MALUCO a conduzir, a única experiência semelhante que tivemos foi no Sri Lanka, onde ultrapassagens com carros a vir em sentido contrário é mato, tal como aqui), boas condições de transporte em mini-bus ou autocarro de turismo com ar condicionado.[/SIZE]
  1. [SIZE=medium]Black River Safari + YS Falls + Appleton Estate (Fábrica de Rum)[/SIZE]
[SIZE=medium]Sensivelmente 2 horas de caminho até ao Black River, onde vimos os crocodilos (muitos) num passeio de barco, assim como a vegetação local e algumas aves. Tudo com explicações constantes do guia que vai no barco. Muito agradável. Almoçámos aí e depois seguimos para as YS Falls. Há uma piscina de água quente e outra de água fria, esta última é “alimentada” pela água das cascatas, a outra não cheguei a perceber. Dá para subir por uma escadaria ao lado das cascatas e tomar banho num dos “patamares” mais lá para cima, que parece uma piscina natural. Quem quiser (e for maluco para isso) pode atirar-se para a água numa espécie de corda (Tarzan!!). Água fresquinha….e convém levar sapatos de água. [/SIZE]

[SIZE=medium]Black River:[/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]



YS:



[SIZE=medium]A visita à fábrica de Rum é ideal para quem gosta de beber. À entrada servem copos de Rum Punch (bommmm), e voltam a encher se quiserem – eu fiquei meio zonza logo com o primeiro. No final da visita (bem estruturada e com guias que percebem daquilo) deixam-nos provar todos os tipos de Rum da Appleton, e somos nós que nos servimos, eles deixam ali as garrafas e os copos e fazem questão de referir que, se alguma garrafa ficar vazia, é só chamar que eles trazem outra J[/SIZE]


[SIZE=medium] [/SIZE]
  1. [SIZE=medium]Dunn’s River Falls + Mystic Moutain[/SIZE]
[SIZE=medium]Mais ou menos 1h30 até Dunn’s River. Subimos as cascatas a pé, o que mete um pouco de respeito a princípio porque nalguns pontos a corrente é bem forte e as rochas escorregadias (sapatos de água obrigatórios). Mas vale bem a pena a experiência. Nalguns pontos do percurso os guias fazem “brincadeiras” connosco (escorregar pelas rochas, atirar-nos de costas para a água – tudo voluntário, e outras). Adorámos. Convém levar uma muda de roupa para quem não quiser subir só de bikini/fato de banho.[/SIZE]
[SIZE=medium]No parque Mystic Moutain fizemos o Bobsled e o Teleférico (Sky Explorer). A vista da floresta e de Ocho Rios é linda. Também dá para fazer ZipLining.[/SIZE]

[SIZE=medium]Dunns:[/SIZE]

[SIZE=medium] [/SIZE]

Mystic Moutain (Sky Explorer):

  1. [SIZE=medium]Negril (Margaritaville) + Ricks Café[/SIZE]
[SIZE=medium]Mais ou menos 1h30 até Negril. Ficámos 3 horas na praia em Margaritaville, puseram-nos umas pulseiras e tivemos direito a uma bebida de boas vindas, espreguiçadeiras e chapéus na praia e 10% desconto na comida. Há segurança (polícias). Achei a praia bonita, o mar também, mas fiquei satisfeita com esta visita de 3 horas e não me arrependi de voltar a Montego Bay. O Ricks Café é interessante, quanto mais não seja para ver os doidos (claramente sem amor à vida) a atirar-se do penhasco, e o lindo por do sol. [/SIZE]

[SIZE=medium]Negril (praia em frente a Margaritaville):[/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]

Ricks Cafe:



  1. [SIZE=medium]Mansão de Rose Hall[/SIZE]
[SIZE=medium]Ouvimos falar na história da White Witch (Annie Palmer) de Rose Hall, cujo fantasma supostamente anda vive na mansão. Quando soubemos que faziam excursões à casa de noite, com encenação (actores a fazer de escravos e da própria Annie, que aparecem de repente mesmo para assustar), lá fomos nós. Foi giro, ainda dei alguns saltos, mais à conta dos gritos de um casal de americanos bem assustadiço, do que dos actores em si J[/SIZE], e deu para ter uma noção da história local.

[SIZE=medium] [/SIZE]




[SIZE=medium]Considerações gerais [/SIZE]

[SIZE=medium]- O sol é bastante forte na Jamaica, achei mais agressivo do que no México. Eu sou bastante branca mas tenho o cabelo escuro e bronzeio com alguma facilidade. Usei protector 30, que já é mais do que uso em Portugal, e ao fim de uma semana estava escura, mesmo. Nunca tinha ficado desta cor, nem sabia que era possível. A minha barriga está quase preta.[/SIZE]
[SIZE=medium]Para isso também contribuiu o facto de só termos apanhado um dia de chuva á noite, e outro quando já estávamos a fazer as malas para regressar. Sorte J[/SIZE]
[SIZE=medium]- Como fomos em voos regulares não pagámos taxas de saída da Jamaica, estas já estavam incluídas no preço da passagem aérea.[/SIZE]
[SIZE=medium]- O povo Jamaicano gosta de rum (2,7 milhões de habitantes e um consumo interno de 4 milhões de garrafas por ano), gosta de festa, e gosta de gorjetas!!! Fora do hotel pediam descaradamente, mesmo por coisas insignificantes. Mas dentro do hotel nunca vi esse comportamento, eram impecáveis e nunca pareciam ficar à espera de nada. O que demos, foi porque quisemos mesmo e achámos merecido.[/SIZE]
[SIZE=medium]- Não encontrámos um único português. Muitos americanos, canadianos, e russos (com pinta de mafiosos MESMO…acompanhados do seu charuto e respectiva esposa com menos 20 anos e maminhas de silicone para compor …ahaha). Quando dizíamos que eramos de Portugal o ar era de espanto (o quê? Ainda lá mora gente?) e todos falavam imediatamente no Ronaldo, mas também no Figo e Mourinho.[/SIZE]
[SIZE=medium]- Já tínhamos viajado antes pela Expedia, mas para a Europa. Desta vez arriscámos uma viagem maior e foram impecáveis. Passado 5 minutos de pagar a viagem tinha as reservas dos voos confirmadas e lugares marcados à janela como solicitado, para os 4 voos. Qualquer alteração foi sempre comunicada por e-mail, e tudo correu lindamente.[/SIZE]
[SIZE=medium]- Levámos dólares americanos de Portugal e levantámos mais alguns em Miami. Pagámos quase tudo com esse dinheiro, só usámos o cartão de crédito no hotel, para pagar uma parte das excursões. Quando pagávamos em dólares americanos às vezes davam troco em dólares jamaicanos, mas avisavam sempre.[/SIZE]
[SIZE=medium]- Como íamos via Miami (USA) tivemos que pedir o ESTA, uma autorização especial de entrada nos Estados Unidos, para países isentos de visto. Nunca nos pediram para ver mesmo o papel comprovativo, mas perguntaram-nos se as tínhamos, antes de embarcar (em Lisboa e em MoBay).[/SIZE]

[SIZE=medium]Conclusão…adorámos J[/SIZE] Só não repetimos porque o mundo é demasiado grande (na nossa perspectiva)…mas foi um destino que ficou no coração…com nota máxima ! J

[SIZE=medium]Qualquer dúvida..disponham!![/SIZE]
 
Última edição por um moderador:

NMonteiro

Membro Ativo
Olá Tangeria,
obrigado por colocares aqui o Report da tua viagem :)
Por acaso, ando a ver a possibilidade de ir à Jamaica este ano mas para o Bahia Príncipe não há orçamento para o Iberostar.
Já agora, quais os valores pelos voos, transferes, hotel e tours?

Cmps,
Nuno
 
Bom report e belas fotos! Quando fui não arrisquei ir para o Iberostar porque achei que esta zona era mais escura e o mar sem aquele azul turquesa que tanto me agradou em Ocho Rios, mas estou a ver que apanhaste uns belos dias ;)
 

TeK

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha :)

Se quiseres colocar mais fotos estás à vontade, nós só agradecemos.
 

Viagen de Sa

Membro Novo
Oi,
Amei a sua viagen! Estamos pensando em ir mas para ficar no www.sandals.com.br. Tem alguma razao por qual voce preferiu o Iberostar?

Bjs
Samantha
 

tangerina79

Membro Conhecido
Olá!

Em resposta a algumas questões:

NMonteiro, não ficou muito barato porque o Iberostar Grand é realmente um pouco puxadote, a viagem + transferes + hotel ficou sensivelmente 7000 Euros (14 noites, quarto vista mar lateral...depois fizeram lá o upgrade para vista mar frontal) e para as excursões foram à volta de 500€.

Viagen de Sa, escolhemos o Iberostar porque tinhamos ouvido muito boas opiniões desta cadeia em geral, tanto na Jamaica como noutros países, nomeadamente ao nível da qualidade do staff e do serviço, o que normalmente é uma crítica apontada à Jamaica e aqui, de facto, era da máxima qualidade.

O Sandals não cheguei a ver onde era.
 

MulherViajante

Membro Ativo
Parabéns ... Sempre tive o sonho de ir á Jamaica. Este ano fico-me pelo México mas o seu report acordou o bichinho da Jamaica

Obrigada pelo contributo
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Obrigado pela partilha, muito boas fotos e relato. E uma mais valia porque não foi um pacote comprado,mas sim tudo organizado por si, o que não é comum para a maioria das pessoas, por esse mesmo motivo pode ajudar muito e abrir "novos horizontes".
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Tangerina

Gostei do teu Report :).
Este ano também vou para a Jamaica.
Já está tudo marcado, é só esperar pelo dia 30 de Julho :).

Cumprimentos
 

baguera

Membro Conhecido
Parabéns pelo Report... :)
Jamaica está na minha lista de viagens a realizar e tens aqui um report para tirar apontamentos, muito bom.
 

AnitaF

Membro Ativo
Muito bom report!

Sem dúvida um destino a considerar futuramente.

Obrigada pela partilha!
 

SilverArrow

Membro Ativo
Parabéns pelo Report, e parece-me que o hotel foi uma boa escolha, mas depois nota-se no preço.

Não achas 14 dias demais?
 

tangerina79

Membro Conhecido
SilverArrow disse:
Parabéns pelo Report, e parece-me que o hotel foi uma boa escolha, mas depois nota-se no preço.

Não achas 14 dias demais?
Olá!

Obrigada.
Em relação à tua questão...acho que tem muito a ver com o gosto de cada um.

Eu vejo as viagens como um investimento pessoal (soa bem :D). Ou seja...adoro estar de papo para o ar, principalmente em destinos de praia, já que a praia é mesmo a minha paixão. Mas também acho um desperdício ir para tão longe e não aproveitar para conhecer o máximo que puder esse local.

Por esse motvo, para mim as duas semanas são o ideal, porque normalmente escolhemos a primeira para fazer todas as excursões que queremos, o que é óptimo, mas cansativo. E depois a segunda para "lagartar" :D e como eu adoro "lagartar"...ou não fosse do Sporting ..ahah

E é isso...para mim 15 dias é o ideal para "repartir" desta forma o tempo e não ficar com aquela sensação de "saber a pouco". E também porque não gosto de repetir destinos (pelo menos enquanto não chegar aos primeiros 100 lol)

Bjinhos
 
Top