Novidades

[Report] Tudo sobre Maldivas - Malé, Vilamendhoo Island Resort, Ari Atoll, Dhangethi Local island

TeK

Membro Conhecido
REPORT MALDIVAS (As ilhas de Malé)

Setembro 2012

- Maldivas
- Malé
- Vilamendhoo Island
- Dhangethi
- House Reef
- Lua-de-mel
- Seaplane
- Sunset Cruise
- Emirates
- ETC...

A introdução do costume, embora esta tenha algo de diferente, primeiro o tipo, lua-de-mel e depois no tempo em trânsito, na ida tudo relativamente normal:
EK 192 03SEP Lisboa - Dubai 17h55 // 04h35 +1
EK 652 04SEP Dubai - Male 09h45 // 15h00

No regresso, a dose foi pior, mas valeu a pena:
EK 653 13SEP Male - Dubai 23h00 // 02h00+1
EK 191 14SEP Dubai - Lisboa 09h15 // 14h45

As horas são locais (partida e chegada), por isso, "traduzo", basicamente estive no regresso 27h em trânsito o que para não ficar com jet lag, fez com que tivesse que estar 48h sem dormir, já passou e resultou... LoL


Vôos todos realizados pela companhia Emirates, alto nível, o melhor onde já viajei até à data e corresponderam à "fama" de uma das melhores companhias aéreas mundiais. Em cada voo, duas refeições servidas, várias passagens entre refeições com bebidas, bancos confortáveis, pessoal atencioso, sistema de entretenimento é uma mais valia (as duas cameras frente e baixo em directo do exterior são um pormenor de destacar),durante a escala no Dubai ofereceram uma refeição num restaurante à escolha, as televisões individuais da classe executiva são cerca de 50cm x 50cm, resumindo tudo cinco estrelas!

Cameras no sistema de entretenimento​

Link oficial: Emirates

Link oficial: Vilamendhoo Island Resort






HOTEL VILAMENDHOO ISLAND RESORT
Palavras que definem o hotel: Uma nuvem de areia flutuando no Paraíso

Localização: Situado a 93km para sul do aeroporto de Malé no Ari Atoll, a pouco mais de 30m de voo.

Acesso: Seaplane, foi um dos critérios de escolha do hotel, o trajecto do aeroporto para o hotel ser feito pelo ar e não de lancha por água, é uma experiência única e com aquelas vistas, só mesmo vendo para crer, acreditar e sentir...

Clientes: Maioritariamente ingleses, alemães e chineses, com um ou outro russo, italiano e pouco mais. Tugas pelo que soubemos é coisa muito rara de aparecer por ali, assim como os nuestros hermanos.

Língua: a local é o Divehi, parece um criolo e obviamente não se percebe nada, depois há sempre o Inglês mal falado que para mim até foi bom, pois não gosto de falar inglês, mas também não se fala mais nenhuma língua porque o resto dos clientes fala tudo inglês.

Restaurantes: Dois buffets (Funama só para os clientes que ficam nas Gardens Villas e Beach Villas; Ahima para os clientes das Jacuzzi Beach Villas e Jacuzzi Water Villas) muito bons, em 10 dias não vi nenhuma comida repetida, tirando ao pequeno-almoço. Hot Rock, situado ao lado do Ahima e Asian Wok. Dentro desta área existem ainda 4 bares: Sunset Bar (o melhor durante o dia), Boashi Bar na piscina da zona de crianças, Asian Wok (como bar é fraquinho, depois dos jantares não tem quase ninguém, nem ambiente de bar, como restaurante, só fui uma vez porque não é nada de especial) e Bhonti bar (onde se concentra mais gente à noite e onde se realiza a pouca animação existente). Podem ainda solicitar um jantar a 2 sozinhos na praia, em qualquer lugar à vossa escolha, fiz e gostei, pensei que fosse mais caro, para o que comi o preço foi mais que justo (175USD o casal), composto por: três entradas, uma lagosta preta por pessoa, sobremesa e bebidas (há outros menus, mas o preço é fixo).

Animação: para quem considerar esta parte obrigatória, esqueça este destino, é um destino para relaxar, tudo muito zen, não existe animação praticamente nenhuma. O que apanhei: noite da corrida de caranguejos, isso mesmo, não é preciso explicar, dura 20m e está a noite acabada. Outra, noite de cinema (ver um filme), noite Maldiviana, mostram 20m de alguns hábitos e costumes e 4 músicas de uma banda, noite de karaoke, noite de mergulho (ver vídeos) e a grande DJ night (um DJ a meter som e 50 camones sentados nos sofás a olhar pra ele...). Durante o dia, existem jogos colectivos e individuais.

Pessoal: para além de falarem um inglês quase jamaicano, falam muito baixo, custa-se a perceber, são muito calmos/lentos e é necessário "puxar por eles" para se libertarem um pouco nos diálogos, depois até mostram interesse em conversar, mas antes disso parece que têm medo.

Villa: Jacuzzi Beach Villa Nº214
Levava a ideia de ficar entre a 197-212 e quando vi que me tinha dado a 214 fiz barulho, porque tinha pedido por mail naquelas, disseram que se quisesse mudava, mas que visse primeiro pois para eles era a melhor localização. Depois de ver e saber que estava simplesmente de frente pro pôr-do-sol, deixei-me ficar e depois de conhecer toda a ilha, posso afirmar que fiquei no melhor local.
Quanto à villa em si, começo por isto, limpeza feita duas vezes ao dia... Cama com dossel, mini-bar muito bem apetrechado, AC, ventoinha, cofre gratuito, Jacuzzi, duas espreguiçadeiras e WC no exterior. Mais duas espreguiçadeiras na praia à frente (20 metros) reservadas com o número da villa.

Housereef: Em redor de toda a ilha, tem várias saídas, os primeiros 20/30m de mar são de no máximo 1 metro de profundidade, depois aparece o imenso coral e a sua vida aquática soberba, no fim do mesmo, azul "profundo" pois têm uma "ravina" de vários metros. A melhor zona para mergulho situa-se entre o cais e as water villas (zona das Beach Villas 213 a 241).

Villa​




Sunset Cruise
Esperava mais deste passeio, mas como não paguei por ele, valeu a pena, mas pagar por ele não... Mas atenção eu "posso" dizer isto, porque todos os dias tenho o privilégio de estar em casa e ver o nosso "sunset" no mar sob acompanhamento de Lisboa, Sintra e Cascais ao seu lado e o "nosso" céu é bem mais bonito (com mais cores e efeitos) que o de lá.

Foto tirada na ilha, mas num final de tarde melhor

DICAS sobre o HOTEL
- Não é bem uma dica, mas um reconhecimento de um bom tratamento. Levava regime de Pensão Completa e sabia que no quarto iria ter como recepção de lua-de-mel apenas flores, ao chegar lá informaram-me que tinha Tudo Incluído. Para além disso, oferta de uma massagem de boas vindas, champagne e fruta no quarto e 20% Desconto no Asian Wok.
- Os empregados são bastante atenciosos, no jantar na praia, quando lá cheguei tinha mais duas mesas ao meu lado, como o objectivo é jantar a 2 debaixo das estrelas a ouvir o barulho do mar, pedi ao empregado que mudasse a mesa pois não era aquilo que eu ía "comprar", assim o fez mudou a mesa para o novo local pedido (cerca de 200m mais ao lado) e não me deixou ajudá-lo.
- Sabia de antemão que o hotel tinha Máquinas de café nespresso, por isso para não ter que sujeitar-me a beber água suja, levei cápsulas de cá, quando lá cheguei disseram-me que só havia máquinas nas water villas, que nas outras só o fervedor de água e o NEScafé, pedi uma máquina um dia na recepção nada, no dia a seguir pedi novamente, passado uns minutos tinha uma no quarto...
- Melhor zona para mergulhar, entre o EuroDivers e as Water Villas.
- Tudo incluído, valeu a pena, senão até podia não gastar o que pagaria por ele pois controlaria mais o que fazia, mas deu bastante jeito (bebidas, comidas e actividades incluídas que seriam pagas à parte).



LOCAIS

Malé
A maior ilha e capital deste país, situado no Atol Kaafu, conta com quase 100mil habitantes (1/3 da população do país), quase 80% dos homens trabalha na pesca e não se pense que vivem mal, os pescadores de barcos maiores em 3 semanas de trabalho tiram entre 3000 a 4500USD, os mais pequenos ronda os 2000/3000USD, não é de todo uma população pobre, embora o aspecto dos maldivianos possa fazer com que pareça isso. Tem alguns edíficios interessantes, mas de resto, apenas duas ou três avenidas de comércio. O aeroporto fica a somente 5 minutos de barco e cada travessia custa entre 1 a 2USD por pessoa.

Cidade Malé e aeroporto ao fundo
aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_b_b4_Male_total.jpg_800px_Male_total.jpg

Rua em Malé

Mesquita principal (homens rezam e baixo e mulheres em cima para que os homens não as vejam)

Zona do porto de pesca e mercado local

Cemitério real
(Altura das lápides consoante a idade, quanto mais velho mais alto e os topos são redondos para as mulheres e em bico para os homens)

Uma mesquita mais pequena (só para homens), fotos SIM, entrar NÂO

Dhangethi
Uma pequena ilha piscatória, muito pequena mesmo, onde existe algum comércio para turistas, os homens trabalham na pesca e as mulheres como hábito geral neste país, tratam dos filhos e tarefas domésticas, embora aqui a maior parte das lojas tem mulheres a vender. Excursão feita pelo hotel, custa 27USD por pessoa.




EXTRA

- Se forem a alguma ilha local ou mesmo à cidade regateiem pouco porque os preços não são muito caros e eles fazem logo bons descontos
- Vão à Malé só se não tiverem mais que fazer, como eu, tinha que esperar 6h no aeroporto de Malé que parece uma paragem de autocarros (não tem nada, duas lojas e um café), por isso arranjei um guia a quem dei 30USD e mostrou-me a cidade toda que ficaa 7m de barco lento (1USD) ou 3m de taxi rápido (2USD)
- Se não gostam de dar gorjetas, não se preocupem, ninguém se faz a ela, à excepção do artista que nos "apresenta" o quarto, óbvio que não lhe dei... Acabei por dar a quem não pediu e mereceu (waiters e room boy).
- Pensava que era um destino caro, não achei mesmo nada, quase tudo normal em comparação com as Caraíbas por exemplo, a República Dominicana é bem mais cara!
- Se quiserem tabaco, comprem no Dutty Free do aeroporto do Dubai (±23USD cada volume Marlboro, nas Maldivas é 30USD, no hotel 40USD).






Staff Vilamendhoo

Seaplane

Cliente mais antigo da ilha

Asian Wok

Outro habitante comum na ilha

Este azul...

O meu paraíso, durante 10 dias...


CONCLUSÕES

É sem dúvida um destino de TOP, adorei cada dia que lá passei, quem vai pra lá tem de ir apenas para o relax, é tudo muito zen, como sou mais pro género do aventureiro com relax à mistura, o tempo que fui (10 dias) foi o suficiente, acho que mais se fossem duas semanas me fartava de não fazer nada. O forte para além do relax, é o mar, aquele mundo aquático fascinou-me.

De qualquer maneira e tendo em conta a minha personalidade, o México não deixou de ser o meu destino de eleição e de figurar no #1 do meu Top!


Quem tiver questões ou dúvidas, é só perguntar, estou cá para partilhar e ajudar.

Cumprimentos...

 
Última edição por um moderador:

TeK

Membro Conhecido
Para deixar a ideia, trouxe 7GB de fotos... 6 deles fora tirados com a máquina aquática, por isso, aqui simplesmente vou deixar-vos uma amostra do Mundo debaixo de água que só me fazia sair da água para dormir, comer e... Deliciem-se...












































Deixo aqui as últimas que tiveram algum significado especial neste mundo aquático...​

Os dedos enrugados reflectem as horas e horas que passei submerso...​

Peixe Anjo um dos meus preferidos...​

Outro dos preferidos, por ser tão tímido, sempre a esconder-se quando nos aproximamos...​

Este senhor meteu-me MUITO respeito, quando dei por ele a menos de 1 metro...​

Esta como referido na mesma, a minha melhor foto, wallpaper perfeito!​

Até à próxima...​
 
Última edição por um moderador:

Hugo Morais

Membro Conhecido
Boas Tek

1 palavra para classificar o report + fotos,e o meu destino de sonho
EXCELENTE

Ñ existem palavras q descrevam essa côr do Mar e a vida marinha q existe por debaixo "dele" :agitado:


P.s. 1 dia vou-te massacrar :devil: a pedir infos :p.....espero é q os coelhos ñ tirem nada da cartola :baby:
 
  • Gostar
Reações: TeK

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Espectacular report,adorei as fotos, espero para o ano poder concretizar o sonho de lá ir.
 
  • Gostar
Reações: TeK

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Tek

Excelente report, e excelentes fotos. Não há muito a dizer :).
Realmente aquela foto é a tua melhor até hoje e percebo porque, é mesmo um autentico wallpaper como dizes.
Que inveja desta tua viagem :).

Cumprimentos
 
  • Gostar
Reações: TeK

Sun Rise

Membro Conhecido
Olá

Parabens pelo excelente report + fotos. Como eu sonho um dia ir a esse paraiso! Sem dúvida uma bela foto!

Cumprimentos
 
  • Gostar
Reações: TeK

badbones

Membro Conhecido
Realmente o mundo subaquatico faz a diferença.

Quanto à tua melhor foto sim senhor que momento...
 
  • Gostar
Reações: TeK

TeK

Membro Conhecido
Muito bom!!
Aquele "Senhor" da magnifica foto...é tranquilo nadar com ele?
Tal e qual como passear um cão na rua, só custa o primeiro momento em que metemos o pé na água, assim que vez que afinal podemos acreditar no que nos dizem (que eles não fazem mal) começas a querer encontrar mais e mais e tentar aproximar-te o mais possível. Cuidado é quando não os vês e eles aparece mesmo ao teu lado, não fazem nada, mas não tem piada eheh ;)
 

Dfer

Membro Ativo
Tal e qual como passear um cão na rua, só custa o primeiro momento em que metemos o pé na água, assim que vez que afinal podemos acreditar no que nos dizem (que eles não fazem mal) começas a querer encontrar mais e mais e tentar aproximar-te o mais possível. Cuidado é quando não os vês e eles aparece mesmo ao teu lado, não fazem nada, mas não tem piada eheh ;)
Deve ser genial. Vou tentar ter essa experiência daqui a 2/3 anos :)
Este post reforçou ainda mais a posição das Maldivas na lista de "locais a visitar"
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Tal e qual como passear um cão na rua, só custa o primeiro momento em que metemos o pé na água, assim que vez que afinal podemos acreditar no que nos dizem (que eles não fazem mal) começas a querer encontrar mais e mais e tentar aproximar-te o mais possível. Cuidado é quando não os vês e eles aparece mesmo ao teu lado, não fazem nada, mas não tem piada eheh ;)

LOLLLL.....Claro tem piada

Mas estes amiguinhos só se encontram depois da Barreira dos Corais??? :blush:
 

TeK

Membro Conhecido
LOLLLL.....Claro tem piada

Mas estes amiguinhos só se encontram depois da Barreira dos Corais??? :blush:
Não os mais pequenos estão mesmo à beira-mar, onde andam uns peixes mais pequenos, mas parecem cachorrinhos! Os maiores tanto podem andar em cima do coral como depois deste na zona mais funda.
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Não os mais pequenos estão mesmo à beira-mar, onde andam uns peixes mais pequenos, mas parecem cachorrinhos! Os maiores tanto podem andar em cima do coral como depois deste na zona mais funda.


Ora aqui esta 1 BIG Problm para a Madame :angel:
Como é q vou convence-la??Vou ter q dizer q ñ existem bichinhos perigosos :angel:
 

TeK

Membro Conhecido
Eu tive o mesmo problema... Quando chegares entras pra dentro de água e mostra-lhe que não tens medo (mesmo que tenhas LoL), a minha madame, no segundo dia já os tentava apanhar ;)

pabecada, comprei uma Olympus que até existia em Kit (mais óculos, tubo e flutuador) este último dá um jeitão e como já tinha outra Olympus normal fiquei com 3 baterias.

Esta aqui
awww.digicamreview.com_wp_content_uploads_2011_01_olympus_tg310.jpg
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Gostei do teu report, boas dicas!mas reforço a ideia que tinha!para fazer Maldivas tem que se conjugar com outro destino!a foto da piscina com o horizonte brutal!com um por do sol ou um dia de céu azul ficaria divinal!quem tenha passado por outros destinos Top será complicado ficar supreendido!maspara quem gosta de praia e snorkel é um local de culto! ;)
 
  • Gostar
Reações: TeK

pabecada

Membro Ativo
Tivemos para comprar essa. Mas como salvo erro só ia até 3 metros optámos por uma Pentax que vai até 10 metros.

O homem lá de casa vai mais fundo para ver peixinhos :):)
 
Top