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E-mail do Curtis sobre serviço prestado a Portugueses. SURREAL!

Olá pessoal.
Como já aqui tinha dito, tenho reserva efectuada para a Jamaica para o dia 5 de setembro e contactei o Curtis para as excursões.
Recebi uns dias depois resposta dele em que se mostrava muito indignado com os serviços que tem feito om Portugueses, na medida em que tem tido muitos problemas com operadores (ele só fala de um).

Vou copiar o mail para que vejam o que se passa.

From: Curtis Daye
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
É óbvio que eles não podem controlar as tuas férias, tal como não podem exigir que vás ao restaurante X em vez de ires ao Y, ou que faças praia no local Z em vez de ser no T...

isto é pressão que eles fazem para tentarem afastar operadores "privados" e assim conseguirem que as pessoas façam as viagens com eles... São tácticas de "máfia" que resultam muito bem, em especial porque colocam medo aos turistas que estando num pais desconhecido não querem arriscar e metem medo aos operadores locais que muitas vezes são quase analfabetos e como tal não querem arranjar problemas com estes "tubarões"... é que sempre é melhor fazer só 1 ou 2 excursões de vez em quando, do que perder o trabalho pk uma destas empresas subornou o gerente do hotel, ou mesmo os políticos locais para impedirem que estes tipos façam as suas excursões.

Ora, eu neste caso recomendaria ao Curtis que deixasse de se encontrar com as pessoas no lobby dos hoteis... porque não combinar à entrada do Hotel ou num "café/bar" nas proximidades? Se ele explicar o motivo de certeza que as pessoas compreenderão.

Quanto à Sol Tour é apenas o reflexo da falta de ética existente em muitas empresas... bem sei que podem dar n razões para este tipo de situações, mas para mim existem muitas formas de "fazer as coisas" e a Sol Tour neste e noutros casos, já provou que o respeito pelo cliente é algo que nãos os assiste.
 

vmbf

Membro Novo
Viva,

recebi exactamente o mesmo mail do Curtis no fim-de-semana, respondi que havia duas soluções ou nos encontravamos fora do hotel ou então no lobby do hotel e caso alguém viesse reclamar eu assumiria que eu é que o contactei. Alguém aqui no fórum deu o conselho e que penso ser interessante, em vez de reunirmos com ele no dia da reunião do operador, reunirmos por exemplo à hora de jantar. Assim, penso ser possivel evitar qualquer tipo de constrangimento para as partes.

Boas férias,
VF
 

Nuno Cardeira

Membro Ativo
Se a Soltour se preocupasse em prestar um serviço minimamente de qualidade aos clientes, em vez de tentar estas manobras, ganhava muito mais!

Acabei de chegar de Lanzarote e o avião em que viajei era péssimo!!
 
Viva,

recebi exactamente o mesmo mail do Curtis no fim-de-semana, respondi que havia duas soluções ou nos encontravamos fora do hotel ou então no lobby do hotel e caso alguém viesse reclamar eu assumiria que eu é que o contactei. Alguém aqui no fórum deu o conselho e que penso ser interessante, em vez de reunirmos com ele no dia da reunião do operador, reunirmos por exemplo à hora de jantar. Assim, penso ser possivel evitar qualquer tipo de constrangimento para as partes.

Boas férias,
VF
Olá VF.
Em que data vai pra lá? Se calhar podiamos juntar-nos para partilhar o Curtis :)
 

vmbf

Membro Novo
Anjo_raiodesol,

saio de Lisboa amanhã dia 8 de Agosto pelas 7.40h.!

Boas férias,
VF
 

basapistas

Membro Conhecido
Infelizmente.... estas situações ocorrem porque os nosso turistas assim o permitem... pois viajam sem qualquer tipo de informação e quando chegam aos destinos deixam-se levar pelo operadores, que por vezes mais parecemos estar numa naquelas reuniões de "vendas agressivas" , nos quais dizem muitas vezes: " Quem não for visitar o local x e y... é como ir a Roma e não ver o Papa.. (..) Cuidado com outras operadores de viagem, o seguro não cobre.... são muito perigosos, ainda no outro dia aconteceu isto e aquilo... " etc.

A soltour é especialista neste tipo de vendas e de excursões, sendo que com outras operadores esta situação não ocorre frequentemente...! Quanto tive no México, passaram o tempo todo da apresentação a falar em excursões, do México, pouco falaram... cuidados a ter, onde ir.... nada! Só falavam na excursões pagas a peso de ouro...!


Depois o pessoal fica muito admirado que as excursões sejam muito caras... pois são, pois apesar de caras... muito pessoal continua aderir e a pagar, alguns por comodismo, outros porque têm dinheiro para o fazer, outros porque não sabem.. e outros porque não conhecem o portal das viagens...
Qualquer dia.... quando comprarmos uma viagem,. vamos começar a ter localizadores GPS, hora de recolher obrigatório... e ainda com quem é que podemos falar...

Um caso caricato... foi no Egipto, em que outros operadores de viagens internacionais e outras agencias de viagem com porta aberta no Egipto, vendiam as mesmas excursões, exactamente iguais, nos mesmos autocarros, com os mesmos guias.... 50 a 60% mais baratas do que a operadora portuguesa!
Nada como o conhecimento e a partilha entre viajantes para demonstar a estes operadores que já basta de exploração... se quiserem clientes... têm que ser mais razoáveis e justos...!
 
Eu ainda ontem falava sobre isso com o meu marido. Qualquer dia tenho de pedir licença pra falar com alguém... ou para comer... ou respirar!
 

ninoenina

Membro Conhecido
Olá.
Não podia estar mais de acordo com o expressão usada por Maravedi: Tácticas de máfia... É disso que se trata. E quanto mais viajo mais percebo que independentemente do operador ou do destino estão cada vez mais agressivos e tudo vale para iludirem os turistas.
Mas como já aqui foi dito a informação é o nosso melhor aliado.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Vou dar a minha opinião como membro do Portal. Reconheço que por estar na área custa-me um pouco ler coisas que para mim não têm muito fundamento ou simplesmente são opiniões levianas...

As vezes fico com a sensação que ninguém trabalha ou tem negócios a não ser os "mafiosos" do turismo....

Eu como todas as outras pessoas procuramos sempre o mais barato possível, mas não posso criticar quem tem que gerir um negócio que envolve milhões...

Concordo plenamente com a Soltour em não deixar o Srº Curtis entrar no hotel (BP) e fazer o seu negócio....

Vamos la analisar isto como o nosso negócio...

Então eu tenho o meu negocio.. deu emprego a centenas de pessoas e agora vem 1 Srº ao meu hotel "roubar-me" o meu ganha pão?!?!?! vocês gostavam??? eu não.. e tudo faria para que isso não voltasse a acontecer....

Concordo com o que li aqui, pois todos temos direito a ter o nosso negócio e por isso o encontro deve ser feito fora das instalações do hotel da Soltour....

Mais uma vez faz-me confusão a Soltour só ser um bom operador quando faz a criança grátis ou o 2 x1... caso contrário são pouco sério... (desculpem mas não entendo)...

esta é a minha opinião...

Duvida - Gostava de saber até que ponto a empresa do Srº Curtis é legal... se alguém me poder elucidar agradeço... tem seguro??? passa factura????

P.S- Não trabalho na Soltour nem nunca trabalhei....

Boas viagens para todos...

paulo
 

pradamilano

Membro Ativo
não deixarem entrar o sr. curtis no hotel já é política do hotel. agora obrigarem-me a comprar a um único operador, desculpem lá mas não. há livre escolha. eu posso optar pelo que EU quero e não o que me querem impingir. se baixassem os preços talvez não estariam tão preocupados com estes srs..
 

Acoreano

Membro Ativo
Boas,

Vou dar a minha opinião como membro do Portal. Reconheço que por estar na área custa-me um pouco ler coisas que para mim não têm muito fundamento ou simplesmente são opiniões levianas...

As vezes fico com a sensação que ninguém trabalha ou tem negócios a não ser os "mafiosos" do turismo....

Eu como todas as outras pessoas procuramos sempre o mais barato possível, mas não posso criticar quem tem que gerir um negócio que envolve milhões...

Concordo plenamente com a Soltour em não deixar o Srº Curtis entrar no hotel (BP) e fazer o seu negócio....

Vamos la analisar isto como o nosso negócio...

Então eu tenho o meu negocio.. deu emprego a centenas de pessoas e agora vem 1 Srº ao meu hotel "roubar-me" o meu ganha pão?!?!?! vocês gostavam??? eu não.. e tudo faria para que isso não voltasse a acontecer....

Concordo com o que li aqui, pois todos temos direito a ter o nosso negócio e por isso o encontro deve ser feito fora das instalações do hotel da Soltour....

Mais uma vez faz-me confusão a Soltour só ser um bom operador quando faz a criança grátis ou o 2 x1... caso contrário são pouco sério... (desculpem mas não entendo)...

esta é a minha opinião...

Duvida - Gostava de saber até que ponto a empresa do Srº Curtis é legal... se alguém me poder elucidar agradeço... tem seguro??? passa factura????

P.S- Não trabalho na Soltour nem nunca trabalhei....

Boas viagens para todos...

paulo
O problema não é só a Soltour.
Quando fomos à Jamaica em 2010 pela Soplan e ficamos no Riu Ocho Rios tambem existiram alguns atritos com o Curtis.
O problema são os "tubarões" que não gostam de concorrencia, ainda mais quanda esta apresenta um serviço superior (e muito) por um preço mais baixo (e muito tambem).
Em relação à sua questão, o Curtis passa fatura/recibo. Qanto ao seguro ele tambem diz que tem, mas como não necessitámos, não podemos dar a certeza.
 

TiagoHB

Membro
Eu não posso opinar sobre Jamaica, mas quando fui ao México pela Solplan, no discurso matinal onde aconselham as pessoas para tudo e mais alguma coisa (não é tudo mau), até chegaram a dizer que havia empresas de excursões ligadas ao tráfico de droga e afins...
 
Olá Paulo.
Obrigada pelo seu comentário.

É obvio que dentro de casa não queremos ninguém a mandar mais que nós.
Mas também é verdade que o facto de eu ter comprado um pacote de viagens numa agência onde está incluída a viagem de avião e alojamento, seja no regime que for não faz de mim propriedade de um qualquer operador, seja ele qual for.

Relativamente a identificação do Sr. Curtis e à eventual empresa que ele possui ou não, eu já li aqui no fórum que já lhe haviam sido pedidos os documentos em como tinha a tal empresa legal e que ele os tinha mostrado, portanto assumo que sim.

Seguro, não sabemos como é lá. EU pessoalmente faço sempre um seguro de viagens por minha conta, já por causa da questão de não ter de estar presa a uma entidade. Repare que eu comprei viagem e alojamento, não tenho qualquer outro tipo de vínculo com o operador, logo se me der na gana de ir apanhar um taxi, sendo maior e vacinada e responsável pelas minhas decisões, o representante do operador no resort não tem direito a fazer má cara, comentários, o que quer que seja.
Digo isto por experiência própria, já me aconteceu um caso assim na RD no ano passado.

Agor, eu até aceito que tentem defender o negócio deles e que para isso tenham de reportar eventuais Curtis ou Antónios, ou Manéis que sejam chamados pelos turistas. Não compreendo que o façam perante um cliente. Fica mal, dá má visão à entidade que representam e acabam por perder ainda mais clientes. E não compreendo que tenham de ser tão "brutos". Repare que não sendo no lobby do hotel, à frente do operador, podiam estar a vender na praia, a tentar arranjar turistas nas costas, porque o operador não vai à praia. Mas quem não vê não peca, não é verdade.

É preciso separar as águas. Uma coisa é um vendedor tentar impingir uma excursão a um cliente de um operador, chegar a ser incómodo, e aí sim, o operador intervir. Outra coisa é um cliente chamar um vendedor e o operador intervir da mesma maneira. Isso acho simplesmente errado. Mas é só a minha opinião.
 

badbones

Membro Conhecido
Eu não costumo fazer viagens por operadores mas acho que qualquer pessoa deve ser livre de escolher onde faz as excursoes. Acho que muitas vezes eles vendem as excursoes a preços brutais por causa dos receios que as pessoas têm.

Eu só de ouvir falar daquelas reunioes matinais até fico mal disposto. Da ultima vez que tive uma (2008) disse logo à pessoa para me mostrar as excursoes que tinha. Ela ainda tentou dar a lenga lenga mas eu virei as costas e sai. Obviamente veio logo dar-me o dossier com as excursões. Os outros gramaram uma seca de quase duas horas.

Quantos aos receios posso dizer que já estive em varios sitios e quase sempre uso as mesmas opções: taxista, agencias nas ruas ou internet. Nunca as agencias que estão/vêm ao hotel. Alguns vendem o produto das agencias da rua com uma margem.
Muitas das historias que se ouvem são propositadas para meter medo ao turista.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Porque é que não fazem como eu fiz??? Dirigi-me ao lobby e mandei chamar o manager daquele horario e perguntei em voz alta: Desculpe , mas há alguma proibição para este operador ou aquele entrar para recolher os hospedes???

Não, não de maneira alguma, os senhores podem contratar quem quiser, as responsabilidade é vossa fora do hotel, jamais encomodaremos alguém , ou algum hospede de interferir nas sua férias ou opções fora do hotel...


Está tudo dito e isto aconteceu-me na RD, com um operador outesider das operadoras e sobejamente conhecido por vós onde me diverti bastante e recomendo.


Boas viagens
Pedro
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas,

eu já ontem estive para escrever aqui mais umas ideias, mesmo a antever um "discurso" como o do Paulo Leite (que muito respeito), pois, tenho a noção que este forum é frequentado por muitas pessoas, e grande parte são pessoas ligadas a OT's (operadores turisticos) e a AV's (agencias de viagens).



Sei que o forum é frequentado por muitas pessoas, inclusivamente por trabalhadores de OT's e AV's, sei também que o meu discurso pode levar a 2ªs interpretações, até porque muitas destas pessoas estão só e apenas a ganhar o seu pão e a defender o que é delas... no entanto... no meu entender, como em todas as profissões, existe uma ética que as pessoas devem seguir. No meu ver, utilizar técnicas como as descritas, não passa de pura "máfia", algo que condeno veemente.


Antes de continuar, vou dizer o que penso em relação às informações do Paulo Leite, pois não concordo com as mesmas.

1º Todos temos as nossas profissões e todas com as suas especificidades... eu próprio trabalhei 3 anos na coordenação comercial de equipas de telemarketing e como deves calcular, "mafioso" era o nome mais simpático que muitas vezes nos chamavam... com isto tenho noção que a grande maioria das queixas das pessoas são sem fundamento e/ou por culpa própria, e só uma pequena percentagem são por culpa das empresas... no entanto todos somos trabalhadores e todos somo humanos e como humanos que somos estamos sujeitos ao erro, que prejudica a nossa empresa e "enfurece" o cliente... no entanto... aqui não estamos a falar de erros, mas sim de uma prática deliberada, consciente e continuada... e a meu ver é uma prática éticamente incorrecta por isso não a posso aceitar sob que argumento for... para mim é e são "técnicas de máfia".

2º Uma pessoa quando compra uma viagem, compra uma deslocação e uma estadia. Pode por ventura comprar serviços conexos como são as excursões, mas na base está a estadia e a deslocação. Nunca existe a obrigatoriedade de adquirir outros serviços exclusivamente ao operador e nada impede essa pessoa de ir à concorrência.

3º O Hotel não é propriedade dos OT's... até pode pertencer ao grupo como é o caso, mas não é sua propriedade exclusiva, como tal, quem tem de "implicar" são os funcionários do hotel e não os guias turisticos (que é o que se verifica normalmente). Ora, o hotel pode decidir ter uma politica de parceria apenas com a empresa X ou Y e se assim for só tem é de informar os seus hospedes e os outros agentes. Nesse caso os outros guias/empresas deixam de poder frequentar o hotel para VENDER os seus serviços, mas jamais deverão impedir as outras empresas de recolher os hospedes. É como os rent-a-car nos hoteis, por vezes a empresa X faz parceria com o hotel e só ela pode apresentar propostas dentro do hotel aos hospedes, mas o hotel não impede que no caso do turista ter ido já com aluguer na empresa z, que a mesma entregue lá o carro. Resumindo: uma coisa é vender serviços no local, outra é recolher/encontrar-se com já clientes nesse mesmo local.

4ºQuanto ao exemplo que deu de seu negócio, eu dou o meu:
O que eu faria (se o Hotel fosse meu): tinha uma parceria estabelecida e devidamente anunciada com os guias/soltour. Prestava o máximo de informação acerca de excursões inclusivamente com infos nos quartos e etc, bem como proporcionava um local agradável com oferta de bebidas e comidas para as reuniões. Aos hospedes que já viessem com excursões marcadas e/ou reuniões programadas deixava-os ir para o bar à vontade e com sorte além de não importunar as suas férias, ainda ganhava uns trocos com as bebidas consumidas, etc.. Caso o guia/empresa fosse reconhecida por enganar clts, ai sim impedia a entrada dos mesmos no hotel, dando sempre uma explicação aos hospedes do motivo. Nos quartos podiam ainda existir alertas sobre fraudes, etc.
O que eu NÃO faria (se o Hotel fosse meu): forçar os hospedes a ir a reuniões com falsos argumentos. Deixar que pessoas que trabalham para um parceiro estivessem no Hotel como se fossem funcionárias do mesmo, armando confusão muitas vezes com hospedes e/ou concorrentes. Deixar que parceiros utilizassem técnicas de venda agressivas/abusadas para com os meus hospedes. Obrigar os clientes a sair do hotel para ir à "concorrência", pois além do afastar de mim, de lhe proporcionar desconforto e de dar uma péssima imagem do hotel, para o futuro ele não me recomendará, ou se o fizer apontará sempre algo negativo.


Não sei se me estou a fazer entender, mas para mim a base é: um hotel ganha pela estadia e a sua principal preocupação deverá ser para com o bem estar dos seus hospedes. À posteriori, ai sim, poderá preocupar-se com negócios com parceiros, e "picuinhices" do género. Ora, dentro do "bem estar" eu não incluo apenas a dormida, mas sim toda a estadia. É dever do hotel informar convenientemente e honestamente os hospedes e ajuda-los sempre que exista solicitação/necessidade... enfim... um hotel deve estar ali para servir os hospedes, proporcionando-lhes uma estadia de "sonho", porque afinal de contas é isso que é anunciado quando alguém compra uma viagem... a compra de "um sonho".


Ora, o que se verifica na realidade é completamente diferente, vejamos:
Os hoteis trabalham confidentemente com os guias dos OT's e possuem estratégias préviamente montadas para "caçar" os hospedes. A base das estratégias é o facto das pessoas se encontrarem fora do seus País, em locais muitas vezes descritos como do 3º mundo e com isso praticam "a cultura do medo", de modo a amedrontar os clientes e a fazer com que eles sintam necessidade de estar protegidos pelo OT's/Hotel.
Vejamos:
É frequente dizerem às pessoas para não comerem fora do Hotel e/ou restaurantes indicados. Dão exemplos reais(?) de turistas que quase morreram porque decidiram ir beber um cocktail fora do Hotel. Afirmam que os seguros não cobrem estas despesas, a menos que a intoxicação tenha surgido no Hotel ou restaurante indicado;
Dizem que as outras empresas são mais baratas porque possuem autocarros velhos sem condições e dão exemplos reais(?) de acidentes;
Dizem que as outras empresas por vezes têm parcerias com grupos extremistas e que podem compactuar com raptos, roubos, violações, etc...
Dizem que é extremamente perigoso andar na rua sem ser acompanhados por guias credênciados, pois os turistas sozinhos são sempre assaltados/raptados/violados...
Nesta base, existem muitos outros argumentos utilizados, que à partida parecem "inocentes", mas que de inocentes não têm nada... é a tal "cultura do medo"... conheço um casal jovem que em Lua-de-Mal no méxico acabaram por nunca sair do Hotel, pois na reunião inicial meteram-lhes tanto medo que eles "congelaram"... é que até jornais com fotos de massacres entre traficantes lhes mostraram... Ora eu questiono: é assim que se ganham clientes? Arruinar uma Lua-de-Mel para tentar ganhar um negócio é digno de alguém que trabalhe no "turismo"?

Eu quando trabalhei em telemarketing, algo que dizia sempre aos meus operadores era para serem honestos... à que mostrar as virtudes e não ter medo de mostrar os defeitos... se formos honestos para com o clt e ele sentir isso, mesmo que tenha uma proposta financeiramente mais baixa, a probabilidade de ele ficar connosco é muito grande, e mesmo que não fique, pelo menos não falará mal de nós...

Agora eu questiono: Se a maioria das pessoas tenta fugir a 7 pés das reuniões... se muitas tentam fazer as excursões por outros operadores... mesmo os que vão, na generalidade falam mal... será que a culpa é dos turistas? Não será antes culpa dos OT's que estão a fazer as coisas mal?
Eu que estudei, vivi e trabalhei em vendas acho sinceramente que as tecnicas de vendas agressivas estão ultrapassadas e que em pessoas informadas (como é o caso de grande parte dos viajantes actuais) funcionam mesmo ao contrário... ou seja... se são agressivos e mentem/exageram e a pessoa se apercebe disso, então já não vai fechar negócio... têm sorte apenas com as pessoas desinformadas que "coitadas" engolem tudo o que lhes dão...
Vou sar um exemplo: será por acaso que as pessoas deste portal, tentam fazer as excursões por empresas fora dos OT's?? ou será pk são mais informadas? Será apenas uma questão financeira?

Bom isto já vai longo, mas acho que já deu para me explicar um bocadinho...

No fundo... no fundo... o que tento dizer é que os OT's não têm uma cultura de honestidade e só têm perdido com isso, pois quanto mais as pessoas são informadas mais eles perdem... estas técnicas foram "inventadas" em tempos em que as pessoas não tinham accesso à informação, anda nem existia internet "livre"... hoje as coisas estão diferentes e as empresas têm de se adaptar e os OT's têm tido imensa resistência em fazê-lo... só acho é que quanto mais tarde o fizerem... pior... as "fugas" para a concorrência provam isso mesmo.

cumps
RR

Editado para corrigir erros ortográficos
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Queria só esclarecer alguns pontos para que não haja o mínimo de dúvida...

- Não tenho nem nunca tive interesse em estar aqui para vender seja o que for, estou cá pelo prazer de viajar e ajudar no que sei...

- Sempre que existe um tópico é "conflituoso" tento analisar quem tem razão " o membro vs agência/operador" e opino por quem tem razão... já existiu aqui 1 caso nos Açores que disse a um determinado membro para avançar com a reclamação pois tinha toda a razão do mundo e depois vim a saber que era do operador onde trabalhava :D....

- Sou o 1º a dizer mal das agências/operadores quando acho que estão a agir mal....

- Sou contra a politica dos operadores de nas reuniões forçarem a venda e concordo completamente com o Maravedi...

- não gosto minimamente que digam mal dos operadores/agências de viagens só por dizer sem a frio analisar as situações e em consciência ver se o operador é ou não mafioso....

Agora vamos a alguns factos que talvez possam ajudar ou não a entender o meu ponto de vista....

Este problema só se coloca com os operadores espanhóis.... pois os portugueses quando tinham Caraíbas não tinha queixas das excursões...

A Soltour é para mim um caso à parte pois a politica deles é muito própria.. só para verem a diferença eles trabalham como 1 todo (avião+hotel+transfers+opcionais). Nos países onde existe soltour mais nenhum operador consegue vender os hotéis BP.. ao contrario dos Iberostar por exemplo... por isso para mim é compreensível que no hotel que é deles.. só entre quem eles querem, digam isto ou não abertamente ao clientes ;).

A "guerra" talvez acabe quando 1 dos 2 grandes operadores espanhóis fechar... e digo acabe porquê??? porque não vai haver concorrência e não vão ter necessidade de continuar a vender viagens a perder €€€€ (que no caso da soltour, tenta recupera-los no local)...

por isso sou a favor dos operadores locais desde que legalizados e que não nos criem problemas (quando algo corre mal)

completamente contra a forma "agressiva" dos Srº que tentam vender as opcionais...

espero ter ajudado em alguma coisa....

pl

só para acabar vou contar uma conversa entre mim e uma pessoa amiga da soltour... (é rápida) e já foi há 4/5 anos...

estávamos no aeroporto e ele disse me isto que eu compreendi perfeitamente:

- sabes qual a diferença entre o "teu" operador e a soltour???
-é que a tua (minha) venda acaba aqui.. (quando os clientes fazem o check in) e a nossa (soltour) começa agora .... :)
 
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