Novidades

[Tutorial] Tripadvisor

Oscar Reis

Membro Conhecido
ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_Tripadvisorlogo.gif


Para tentar esclarecer as dúvidas em relação ao Tripadvisor, crio este Tópico.

O Tripadvisor é de origem americana, logo a língua oficial/original é o inglês.
Cada Membro Tripadvisor registado (daqui para a frente o Membro Tripadvisor registado vai ser designado apenas por 'Membro'), comenta/avalia na sua própria língua, ou noutra qualquer se assim o preferir.
Assim é necessário haver traduções (boas ou más…) para a língua pela qual se entrou no Tripadvisor, por defeito.

O Tripadvisor está estruturado da seguinte maneira:
Existe o original/universal (www.tripadvisor.com*) e as suas subdivisões (por países digamos assim):
* BR=Brasil
* IT=Itália
* DE=Alemanha
... e por aí em diante...
ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_img1.jpg



Vamos supor que os Membros de todo o mundo (BR, UK, TW, IT, DE, etc...) estão a votar no Hotel Iberostar Bavaro (como exemplo).​
Cada Membro vai comentar e pontuar o Hotel na sua própria língua ou na tal outra que pretender e estes comentários vão todos 'caír' no Tripadvisor original/universal (www.tripadvisor.com).​
ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_img2.jpg




Como é óbvio, é assim em relação a todos os outros Hotéis.
ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_img3.jpg






Mas com disse anteriormente, existem as subdivisões (por países), em que cada utilizador do Tripadvisor (qualquer um de nós que vai ver/ler as avaliações criadas pelos Membros) entra pela que tem a língua (país) mais 'amigável' ou a que mais lhe convier.
Na figura abaixo (exemplo), o utilizador de Reino Unido (UK) ao pesquisar por um determinado Hotel, ele em UK vê todos os comentários/avaliações de todos os Membros de todas as outras proveniências (TW, DE, IT, etc...) e inclusivamente UK.
ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_img4.jpg




Agora, olhando para o site (www.tripadvisor.com.br) e continuando com o exemplo do Hotel Iberostar Bavaro:
2808 Membros (BR, UK, TW, IT, DE, etc...) votaram/comentaram o Hotel, portanto, não há nenhum Tripadvisor só para os Brasileiros ou só para os Italianos, no mesmo Hotel aparecem TODOS os MEMBROS de TODAS as NACIONALIDADES.​
ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_fig5.jpg



Para ler os comentários, há que ter em atenção a nacionalidade do Membro em questão, pois há quem se identifique com Membros de outras nacionalidades.
Uns valorizam mais uns aspectos que outros.
Pode-se escolher a língua que o membro usou e a data do comentário.​
ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_fig6.jpg


Agora a minha opinião:
Quando contratamos/compramos alguma coisa, queremos que o que escolhemos seja perfeito.​
Assim eu quando consulto o Tripadvisor dou mais importância às avaliações em "Excelente" pois é da maneira que quero ser tratado.​
O outro aspecto a ter muita atenção é a avaliação em "Horrivel".​
Aqui devemos ver com muita atenção para as criticas repetidas, pois se acontece uma só vez é porque é um acaso.​
Agora se está constantemente a acontecer já é desleixo, o que é mau.​
Agora como eu não espero ser tratado 'mais ou menos bem', pouca importância dou às restantes avaliações.​
ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_fig7.jpg

Conclusão:
O Tripadvisor é isso mesmo, um conselheiro, pois cada um tem de ver bem o que quer e há que saber ler os conselhos/criticas dos Membros.​
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Caro Óscar,

Apreciei o seu trabalho e fui comprovar se o que diz na passagem seguinte se verifica: "o utilizador de Reino Unido (UK) ao pesquisar por um determinado Hotel, ele em UK vê todos os comentários/avaliações de todos os Membros de todas as outras proveniências (TW, DE, IT, etc...) e inclusivamente UK."

Infelizmente, isso não se verifica. Um utilizador do Reino Unido (http://www.tripadvisor.co.uk/) NÃO VÊ todos os comentários. E para comprovar isso mesmo bastava-lhe utilizar o exemplo que deu (o Iberostar Bávaro) e comparar os comentários plasmados nesse mesmo site do Reino Unido (AQUI), com, por exemplo, o brasileiro (AQUI). Teria verificado imediatamente que os comentários neles inseridos NÃO são os mesmos. São factos.

Admito que as "avaliações dos viajantes" sejam, de facto, o somatório das opiniões expendidas nas subdivisões do Tripadvisor de todo o mundo, mas agora que os comentários que se lêem no Tripadvisor.co.UK (ou em qualquer outro Tripadvisor nacional) sejam os mesmos (melhor ou pior traduzidos) que se lêem noutro Tripadvisor (no Trip.de ou no Trip.it, p. ex.), lá isso não. Não quero dizer que não haja traduções (existem nos casos onde a frequência das respostas é mais baixa), agora o que não existe é uma replicação automática dos comentários pelos diversos sites do Tripadvisor, nem isso faria sentido. Então se passamos para hoteis/destinos "mainstream", onde "chovem" comentários, então esse divergência acentua-se drasticamente.

Mas é como digo, basta que o amigo Óscar observe os comentários existentes em cada um dos sites nacionais do Trypadisor para verificar isso mesmo.

Não se trata de uma "opinião" minha, trata-se de uma constatação...
 

TeK

Membro Conhecido
Mensagem de Óscar Reis de outro tópico

Por haver dúvidas e como sugerido pelo TeK,

Segue a discussão já começada:

O Tripadvisor pode ser consultado no UK, no BR ou noutro qualquer, uma vez que os votantes são os mesmos...
Agora podes é dar mais valor ou não à opinião dos votantes de UK.
Por forma a terminar esta discussão que em nada interessa para a sua duvida...
Creio que fica comprovado que os sites são traduções uns dos outros.
A diferença é que no Ingles surge por defeito as criticas em Ingles em primeiro (o que tambem pode alterar) e no Brasileiro surge as criticas em Portugues em primeiro.
Para mim nunca foi discussão, mas sim esclarecer... mas vens confirmar o que eu dizia
badbones,
Penso que interessa, uma vez que há dúvidas como consultar o Tripadvisor.
Por haver essas dúvidas e outras do género é que anda muita informação errada/imprecisa aqui no Portal...


Peço desculpa, mas estão a laborar num erro.

O Tripadvisor inglêstem extensão .co.uk, o Trip francês .fr, o Trip alemão .de, e assim sucessivamente.
Posso admitir que a votação seja contabilizada em conjunto (isso não pude comprovar, mas admito que sim), agora que os comentários publicados num deles, NÃO se reproduzem, obrigatoriamente, em todos eles, isso já pude constatar à saciedade. É um facto! Ainda ontem à noite, porque leio razoavelmente o alemão, pude comprovar isso mesmo nos comentários aos hoteis de Punta Cana.
E não adianta estarmos aqui a dizer "o que cada um acha" porque... os factos falam por si: basta pegarem num hotel/resort "mainstream" e lerem os comentários constantes nos diversos/sucessivos Tripadvisors... americano, argentino, espanhol, italiano, etc., etc...
Para ser mais simples, podem mudar a "bandeirinha" referente ao país, que aparece no canto superior direito, para simularem ocorrências.
Desculpem se fiz abalar as vossas "certezas", mas trata-se de um facto insofismável.

Na imagem abaixo pode-se ver precisamente a dúvida que muitos têm.
Todos votantes/comentadores de todos os países, fazem-no a um certo Hotel (neste exemplo usei o Iberostar Bavaro).
Isto é, quem em qualquer parte do mundo comentar o Iberostar Bavaro, os seus comentários aparacecem sempre, mas primeiro aparecem os predefinidos pelo utilizador, mas se mudarem para a mesma linguagem eles estão lá.

Façam o seguinte exercício (como na imagem abaixo)
- entrem no Tripadvisor UK: http://www.tripadvis...n_Republic.html
noutra janela
- entrem no Tripadvisor Argentina: http://www.tripadvis...n_Republic.html

Mudem ambos para espanhol e verão que o utilizador "paredesvclaudio" aparece em ambos...

ai1213.photobucket.com_albums_cc466_LEONELMACEDA_trpa.jpg


Espero que esclareça...


Abraço
 

TeK

Membro Conhecido
Mensagem de Ramiro de outro tópico

Para finalizar este assunto do Tripadvisor, será de reter a ideia de que, para quem pretenda explorar convenientemente a informação nele contida, deverá ter em atenção que não existe apenas "um" Tripadvisor mas "vários", distribuídos por diversos países/línguas, e que a informação (comentários) contida num deles poderá não estar visível noutro. Há que explorar, portanto, a "bandeirinha" identificativa da nacionalidade, existente no canto superior direito da página do Trip. E é só.

Agradeço a todos a ajuda dada neste minha escolha do hotel e prometo, quando chegar (em meados de agosto), trazer notícias fresquinhas de Punta Cana.

Um abração e um sincero obrigado!
 

TeK

Membro Conhecido
Mensagem de badbones de outro tópico

"Peço desculpa, mas estão a laborar num erro.

O Tripadvisor inglêstem extensão .co.uk, o Trip francês .fr, o Trip alemão .de, e assim sucessivamente.
Posso admitir que a votação seja contabilizada em conjunto (isso não pude comprovar, mas admito que sim), agora que os comentários publicados num deles, NÃO se reproduzem, obrigatoriamente, em todos eles, isso já pude constatar à saciedade. É um facto! Ainda ontem à noite, porque leio razoavelmente o alemão, pude comprovar isso mesmo nos comentários aos hoteis de Punta Cana.
E não adianta estarmos aqui a dizer "o que cada um acha" porque... os factos falam por si: basta pegarem num hotel/resort "mainstream" e lerem os comentários constantes nos diversos/sucessivos Tripadvisors... americano, argentino, espanhol, italiano, etc., etc...
Para ser mais simples, podem mudar a "bandeirinha" referente ao país, que aparece no canto superior direito, para simularem ocorrências.
Desculpem se fiz abalar as vossas "certezas", mas trata-se de um facto insofismável."

Caro Ramiro
Após este seu post optei por questionar diretamente o Tripadvisor sobre este assunto. Assim creio que deixo de falar do que eu acho e das minhas certezas. A resposta que recebi foi a seguinte:

"Hi,
Thanks for contacting TripAdvisor. I'd like to help. Tripadvisor.com.br is our Brazilian site, and you're right that it is the same thing as tripadvisor.com but translated. We have several international sites available for our members around the world. You can access them using the flag in the top right corner of any TripAdvisor page.
Kind Regards,
Kate
TripAdvisor Support Team"

Espero que tenha ficado claro que só existe um tripadvisor sendo os restantes traduções. A não ser que pense que eu inventei a resposta da equipa de suporte do tripadvisor (ou que a equipa de suporte labora sobre um erro) penso que posso afirmar que, agora sim estamos perante um facto insofismável.

No entanto se quiser continuar com a sua certeza é livre de o fazer.
 

Asae

Membro Conhecido
Muito bom :))) E muito bem esclarecido :)



Eu nem sabia que isto era tema de discussão :eek: , para mim era tão óbvio :rolleyes:
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Ramiro,

Penso que já foi tudo dito, o badbones questionou directamente o Tripadvisor e eu fiz este Tutorial propositadamente para lhe tirar a dúvida e mesmo assim tem a mesma 'certeza'.
Na parte que me toca, resta-me dizer que deverá perder um bocadinho de tempo a pesquisar e ver que está equivocado.

Abraço
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Caro Óscar e amigos deste fórum,

Venho formalmente pedir desculpa a si, Óscar, por ter mantido este debate sobre o Tripadvisor assente num ERRO de observação/análise meu.

O Óscar tem TODA a razão!

Afinal, eu fui iludido pelo que ia vendo/lendo nas sucessivas consultas que fiz ao diversos "sectores linguísticos" do Tripadvisor (e olhe que "perdi" muitas horas nisso...). De facto apareciam-me comentários diferentes, orientados pela nacionalidade, e eu - perante o que os meus olhos viam - teimava em afirmar que todos esses comentários (nas extensões co.uk; it; br; etc.) eram diferentes ou que, pelo menos, não eram todos iguais.

Não me apercebi - ou só muito tarde, depois do amigo Óscar me chamar a atenção - que existe uma janela, logo por cima dos comentários, que os orienta segundo vários critérios (data, classificação e língua). Como eu não sabia, não me apercebi, da existência/importância desse dispositivo, não liguei e... caí no erro!

Ora isso provocou que todos os comentários que eu ia lendo, estivessem orientados segundo a nacionalidade dos ditos (deve ser essa a caraterística que aparece "por defeito"), logo as diferenças que eu sempre observei.

Quando descobri a existência desse comutador/janela e experimentei com vários exemplos dados ao acaso, imediatamente me apercebi do logro em que estava a loborar..

Aqui reconheço esse ERRO e peço desculpa. E aqui deixo também o aviso: sempre que consultem o Tripadvisor e estabeleçam comparações, tenham em atenção essa janela/comutador retangular que aparece por cima do espaço reservado aos comentários e selecionem/escolham a característica por que querem ver ordenados esses mesmos comentários.

O Òscar estava certíssimo no que disse. Peço-lhe desculpa por ter mantido uma dúvida sem sentido, mas, repito, fui "traído" por aquela janela que, de facto, altera a perceção/ordem de leitura dos comentários.

Reconhecendo aqui o meu erro, reitero o meu pedido de desculpas ao Óscar por ter mantido este debate apoiado num erro de análise/observação e agradeço a amabilidade (e a paciência!) que teve em elucidar-me, sempre de forma cortez e esclarecedora.

Muito obrigado.

Ramiro
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Ramiro,

Como lhe disse em Mensagem Privada, não queria que pedisse desculpas publicamente/aqui no Tópico, mas já que o fez repito o que lhe disse.
O meu propósito com o tópico é esse mesmo, esclarecer.
Fico contente este ter-te sido útil e ter tirado essa tua dúvida.


Abraço e boas férias...
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Amigo Óscar,

Reconhecer que errei, pedir-lhe desculpa e agradecer a sua atenção (e paciência na explicação), era o mínimo que eu poderia fazer.

O meu sincero obrigado... E pra semana lá estou eu em Punta Cana (Riu Bávaro)!...

Um abraço,

Ramiro
 
Top