Novidades

Sun Island Resort & Spa

calu

Membro Conhecido
Boas,

após várias análises (tripadvisor e afins) no que toca à relação qualidade/preço e estando também condicionado por disponibilidade de hotéis, acabei por escolher o Sun Island Resort & Spa para as nossas férias de Verão.

Estive a pesquisar no forum e encontrei pouca informação. Caso alguém já lá tenha estado, digam qq coisa já que gostaria de encontrar mais feedback sobre melhores zonas a escolher dos bungalows, dicas das melhores partes de snorkelling e/ou restaurantes, etc.

Obrigado
 

TeK

Membro Conhecido
Calu, uma das poucas referências que vi a esse hotel, foi do toly, deixo aqui a citação:

No ano passado tinha ido para o Sun Island, irmão gémeo, para pior, do Paradise Island(report aqui no fórum), e não fiquei nada deslumbrado.
Já agora, em que altura vais?
 

calu

Membro Conhecido
Calu, uma das poucas referências que vi a esse hotel, foi do toly, deixo aqui a citação:
Obrigado. Pelo que vi no tripadvisor de muito feedback recente, parecia uma relação preço/qualidade bastante boa e gostei das muitas fotos e filmes que vi da ilha. Também podia voltar ao Kuredu pelo mesmo preço, mas prefiro conhecer um novo. O Meeru, Olhuveli e afins tinham preços MUITO superiores, mais ainda considerando que somos 3 e não 2 a viajar.
Logo se vê se acertei ou não :)

Já agora, em que altura vais?
Final de Julho
 

TeK

Membro Conhecido
Ok, boa viagem e fico à espera do report, mesmo não sendo o hotel pra onde vou ;)
 

toly

Membro Ativo
As minhas desculpas pelo atraso, mas só vi isto agora.
Sem conhecer, pelo mesmo preço e se ainda fores a tempo, vai outra vez para o Kuredu em vez de ires para este hotel.
Embora esta ilha tenha as melhores praias onde estive, tudo o resto é pior que os outros hotéis onde estive na zona- Paradise Island e Vilamendhoo.
O snorkeling é fraco e perigoso onde há alguns peixes decentes para ver(mas poucos).
É mar aberto, com ondulação e corrente por vezes forte.
A lagoa interior está morta, dos corais só restam os esqueletos e está asfixiada pelas algas.
Algo está muito mal naquela zona para aquilo ter acontecido-poluição?.
A comida é pouco variada e bastante fraca.
Os trabalhadores são maioritáriamente nativos, não nos gramam nada e nem se dão ao trabalho de disfarçar.
O serviço de quartos é mau. Só após ir à recepção e ao 10º dia é que o gabirú que dava assistência à zona onde eu estava se dignou a mudar a roupa da cama.
A ilha é grande e as melhores zonas de praia ficam no extremo norte.
Se ficares na parte sul da ilha, onde há os famosos muros de pedra de um lado e que está a ficar toda erodida do outro, tens que fazer um grande percurso até chegares à praia no outro extremo.
A alternativa é alugares uma chocolateira lá deles e acho que fica por 5$ ao dia.
Os hóspedes são na sua maioria russos.
As garotas são um regalo para a vista, mas no geral é um povo rude e malcriado.
Prefiro o enxame de chineses do Paradise Island a estes broncos.

Resumindo:
Para 1ª vez nas Maldivas e para quem não conheça, até seria um hotel/ilha aceitável.
Se já estiveste noutro hotel, a comparação com este vai deixar-te bastante desiludido.
Até o paradise Island-irmão gémeo deste- que é fraquito para os padrões da zona, é um palácio em termos de qualidade de serviço e alimentação comparado com este.
Os comentários do Tripadvisor são feitos maioritáriamente por ingleses e retratam quase sempre a 1ª experiência na zona.
Vê os comentários a este hotel de quem já esteve em várias ilhas e vê a diferença.

Se precisares de mais algum esclarecimento é só dizer.

Boas férias
 

calu

Membro Conhecido
Olá toly. Obrigado pelos comentários. Quando estiveste lá?

Já agora, só a titulo informativo do Kuredu, o que descreves da lagoa interior e coral é parecido com o que encontrei no Kuredu em 2004. Só na parte da ilha voltada para o "exterior" encontras mais peixes (embora em quantidade) e o coral também estava quase todo morto. Ainda assim, via-se uma variedade grande de fauna e alguns dos peixes ainda eram bem grandes, muito maiores do que tinha visto nas Caraíbas e mesmo noutras zonas do Sudoeste Asiático.

No que toca ao Sun Island, alguns dos comentários que vi no tripadvisor e outros eram precisamente de pessoal que tinha lá voltado 2ª e 3ª vez, daí terem dado alguma confiança adicional. Pelos vistos não será sempre assim, como dizes.
Curioso que digas que o Sun Island tem das melhores praias onde estiveste. Pelas fotos e videos, eu escolhi o Sun Island mais baseado no factor do tipo de praia/ilha e não tanto em função da qualidade do hotel em si ou qualidade do serviço, que de facto não me pareceu espectacular. Chateou-me um pouco ver que é das poucas ilhas que tem/permite motas de água (ridículo), mas também já percebi que há uma zona dedicada e que aparentemente quase ninguém se interessa por usá-las.

Caso não consiga mudar, e pelo que dizes, posso pelo menos ficar descansado que a nível de praia é de facto muito boa, como dizes, certo? (pelo menos tudo o que tinha visto indiciava isso). A minha principal prioridade é a beleza e qualidade da praia. Por exemplo El Portillo em Samaná na República Dominicana é um hotel médio com alguns problemas mas como estava numas baías lindíssimas, não me chateou muito.

Tens algumas fotos da parte dos "famosos muros"?

Não sei se ainda vou a tempo, mas tendo em conta o teu feedback, pelo menos vou rever a situação.
Muito obrigado pelo teu feedback :)
 

toly

Membro Ativo
Cometi um erro ao presumir que a tua primeira prioridade era o snorkeling e não a praia.
Sendo assim, podes ficar descansado porque aquela ilha tem a melhor e mais decente praia em que estive por aqueles lados.
Só tens que ter cuidado e atenção para veres se te colocam do lado certo da ilha.
Não me lembro da numeração dos quartos, mas tendo como referência o pontão de desembarque, pede para te colocarem nos bungalows do lado esquerdo da ilha.
O ideal, seria ficar a meio caminho entre o restaurante e a ponta da ilha para as caminhadas serem mais curtas entre a praia e as refeições.

vista do pontão do lado que deves escolher




Ponta da ilha no lado esquerdo onde ficam as melhores praias



Parte de trás da ponta do lado esquerdo, do lado da lagoa, onde não há sossego por causa dos desportos motorizados


 

toly

Membro Ativo
O lado direito da ilha​

Os famigerados sacos na parte direita da ilha no lado da lagoa​


A erosão na parte direita da ilha, frente ao pontão.​

 

toly

Membro Ativo
Mais alguns pormenores:

Este é dos poucos hotéis onde há wi-fi à borla.
Apanha-se sinal na zona do bar junto ao pontão.
Dá muito jeito para usar o voip e poupar umas massas valentes em telefone.
Vê com atenção se marcaste um bungalow superdeluxe e não um deluxe.
Os bungalows deluxe são uma fileira de barracas pré-fabricadas no interior da ilha, do lado direito, junto às áreas de serviço.
A localização é péssima, não há grande privacidade, ficam longe de tudo e não há descanso por causa do barulho dos geradores e da movimentação do pessoal que trabalha lá.
Vale também muito a pena, principalmente para o teu filho, ir assistir à alimentação das raias no porto de serviço do lado direito da ilha e dos tubarões no pontão dos water bungalows

Se me fôr lembrando de mais coisas que te possam vir a ser úteis, vou acrescentando.
Vê também um report que fiz sobre a fauna maritima da ilha, onde há mais alguns pormenores.
https://www.portaldasviagens.com/topic/8081-nalaguraidhoo-maldivas-debaixo-de-agua/
 

calu

Membro Conhecido
Cometi um erro ao presumir que a tua primeira prioridade era o snorkeling e não a praia.
Boas. Não cometeste erro algum, estás a tentar ajudar com informação da tua experiência :) Em parte até presumiste bem. O snorkelling é importante, mas como vou a minha filha, a idéia é também aproveitar o tempo com ela, pelo que não passarei tanto tempo no snorkelling como passaria se fosse apenas o casal. Aí o snorkelling seria prioridade em termos de actividade, sem dúvida. Se bem que ela também já faz snorkelling, embora com algumas dificuldades (naturais para 6 anos).

De qualquer forma, daquilo que viste, quais eram as àreas onde viste mais peixada e coral, vendo por exemplo neste mapa de cima do resort, quais são as melhores zonas?
http://mappery.com/S...land-Resort-Map

Sendo assim, podes ficar descansado porque aquela ilha tem a melhor e mais decente praia em que estive por aqueles lados. Só tens que ter cuidado e atenção para veres se te colocam do lado certo da ilha. Não me lembro da numeração dos quartos, mas tendo como referência o pontão de desembarque, pede para te colocarem nos bungalows do lado esquerdo da ilha. O ideal, seria ficar a meio caminho entre o restaurante e a ponta da ilha para as caminhadas serem mais curtas entre a praia e as refeições.
Vê este mapa que tem numeração.
  • Seria então entre o 179 e 210?
  • Não vejo informação sobre os SuperDeluxe como dizes. O nome do tipo de quartos que vejo pelo menos como aparecem hoje em dia no site deles e no booking.com é Standard Beach Bungalow, Superior Beach Bungalow e Water Bungalow. Eu escolhi o Superior Beach Bungalow. Será que mudaram o nome? Onde são esses?
adl.dropbox.com_u_66958238_Sun_Island_Resort_Map.jpg

Parte de trás da ponta do lado esquerdo, do lado da lagoa, onde não há sossego por causa dos desportos motorizados
Pois, essa foi uma das coisas que me fez não ter este hotel nas primeiras escolhas. É ridiculo haverem desportos motorizados num sítio destes e onde normalmente há muita fauna. Não só pelo barulho e movimentação na água, como pelo gasóleo. Quem sabe se não será uma das causas do snorkelling não ser tão bom como noutros locais.
A zona onde fazem os watersports é para a esquerda do jetty? Ou seja, na ponta de praia que tem o sandbank?

A questão é que em relação qualidade/preço para 3 pessoas, não há muitos hotéis com a praia tão boa, preço razoável e disponibilidade daqui a um mês (ando a tentar reservar há 2 meses). Há alguns hotéis que também não aceitam crianças ou que têm grandes restrições em termos de localização de quartos para quem vai com crianças.

Por exemplo, olhei para o Paradise Island ao princípio, mas não gostei de mais de metade de ilha estar praticamente bloqueada ou não parecer zona de praia utilizável (aquela parte protegida do lado direito), o Meeru estava cheio, o Vilu Reef é mto pequeno, o Olhuveli caríssimo para 3, i Vilamendhoo não tenho preços de referência, mas parece pequenito, pelo que disponibilidade agora a 1 mês também deve ser complicado.

Por curiosidade, o que achaste do Vilamendhoo? Como era o snorkelling?

p.s. mais uma vez obrigado pela informação extremamente útil :)
 

calu

Membro Conhecido
Este é dos poucos hotéis onde há wi-fi à borla. Apanha-se sinal na zona do bar junto ao pontão. Dá muito jeito para usar o voip e poupar umas massas valentes em telefone.
Vê com atenção se marcaste um bungalow superdeluxe e não um deluxe. Os bungalows deluxe são uma fileira de barracas pré-fabricadas no interior da ilha, do lado direito, junto às áreas de serviço. A localização é péssima, não há grande privacidade, ficam longe de tudo e não há descanso por causa do barulho dos geradores e da movimentação do pessoal que trabalha lá.
Como disse no outro post, não vi informação sobre os Super Deluxe. Só Standard Bungalow, Superior Bungalow e Water Bungalow? Marquei o Superior pq me pareceu terem bom aspecto, dos videos e fotos que vi.
Terão mudado os nomes? Quando foste lá?

Vale também muito a pena, principalmente para o teu filho, ir assistir à alimentação das raias no porto de serviço do lado direito da ilha e dos tubarões no pontão dos water bungalows
Yep, já tinha lido e vi uns videos, isto chamou-me a atenção, mais por causa precisamente da filhota ;)


Se me fôr lembrando de mais coisas que te possam vir a ser ú
teis, vou acrescentando. Vê também um report que fiz sobre a fauna maritima da ilha, onde há mais alguns pormenores. http://www.portaldas...ebaixo-de-agua/
Tks, MUITO util mesmo :)
 

toly

Membro Ativo
Os tais bungalows a evitar a todo o custo são aqueles que vão do n.º 450 em diante.
Devem ser os tais standard bungalows.
Não são isolados, têm o muro de sacos em frente, o fundo da lagoa tem muito coral partido e a água tem uma cor manhosa.
Para ires para a zona da boa praia(16 e 17 a vermelho no mapa) e mesmo para o restaurante fazes uma bela caminhada.
E com a garota a situação ainda se complica mais.
Inevitavelmente, para desfrutares a melhor praia, tens que ir para aquelas 2 zonas(16 e 17).
A 1ª foto que coloquei, a partir do pontão, corresponde mais ou menos à praia frente aos bungalows 179 a 210.
A praia é aceitável, mas há melhor.
Fica perto do restaurante e da piscina.
A 2ª foto é tirada de dentro de água, na ponta da ilha, na praia a seguir à da dos bungalows 211 a 248.
É a ideal para a tua filha.
Fundo de areia fina, água calma e só chega à cintura até cerca de 100 metros da costa..
Ainda tens o bónus da vista para o "aeroporto" onde podes ver os aviões a chegar e partir.
A 3ª foto é da praia com o nº 16 a vermelho.
Os bungalows do nº 249 a 318 são a partir da ponta que se vê ao fundo na foto
São mesmo em cima da àgua, têm muita vegetação, muita privacidade, mas o fundo da lagoa tem bastante coral partido.
Os bungalows entre o nº 391 e 450, também são aceitáveis.
Têm bastante areia em frente, mas a praia é dentro da lagoa e há muito coral partido.
A última foto é da frente de praia dos bungalows 178 a 101.
Está bastante desgastada pela erosão, o mar é mais agitado e tem muitas zonas com fundo de pedra.
Logo à noite ponho fotos de cada uma das zonas.
 

toly

Membro Ativo
  • Praia frente aos bungalows 179 a 210
praia frente aos bungalows 211 a 248



praia frente aos bungalows 249 a 318



praia frente aos bungalows 391 a 450



os tais standard bungalows acima do nº 500



Praia frente aos standard bungalows



Praia frente aos bungalows 101 a 178

 

toly

Membro Ativo
Mais algumas informações:

A meu ver, a localização ideal será entre os bungalows 200/240 ou entre os 289/318.
Os do lado 200/240 têm um grande espaço de árvores nas traseiras e ficam a cerca de 70 metros da praia, desde o fim das árvores.
Os do lado 289/318 têm a praia/lagoa logo a seguir às árvores das traseiras do bungalow.
A praia frente aos 240/200 é um pouco mexida e profunda, embora seja só de areia e a praia dos 289/318 é na lagoa e tem algum coral partido e faixas de coral antigo no fundo.
A vantagem destas localizações é que ficas a meio caminho do banco de areia do extremo da ilha, onde a praia é boa e o restaurante.
Como terás oportunidade de ver "in loco", a ilha é bastante grande e custa bastante palmilhar grandes distâncias com aquela humidade.
Tens também a vantagem de ficar relativamente perto dos locais de snorkeling.
Os poucos sítios onde há alguns peixes são em frente aos bungalows 288/289 e junto ao restaurante italiano, no pontão de embarque, para o lado dos bungalows 178/101.
Dentro da lagoa o coral está morto e junto ao restaurante italiano ainda aparecem uns bocaditos, mas em fracas condições.
Na zona do restaurante, não me parece aconselhável levares a menina.
Não há pé, a corrente e ondulação são por vezes fortes e é mar aberto.
Boa idéia é ires a seguir ao jantar beber um café ao restaurante italiano e ver as mantas e outros peixes que costumam andar por lá, atraídos pelos holofotes.
Não percas também uma ida ou visita ao spa.
É fabuloso.
Nas traseiras do restaurante, perto do meio da ilha, também há uma plantação de orquideas.
Leva lá a "patroa" que ela vai gostar.

Sobre o Vilamendhoo, comparando com este, os quartos são mais pequenos, a comida é muito melhor, a praia não presta, metade da ilha está muito degradada pela erosão, mas isso tudo é secundário.
O recife é fabuloso.
 

calu

Membro Conhecido
Toly, o teu feedback e detalhe sobre este assunto é brutal, mais uma vez muito obrigado

Mais algumas questões:
- tens alguma foto em detalhe da parte exterior dos beach bungalows superiores? (os tais 200/240 e 289/318)
- quando estavas na melhor zona de praia (a 16 a 17 do mapa), era frequente ouvires motas de água e afins ou aí nem se ouvia? Percebeste se eram muito usadas ou não? É que li que é caríssimo e que por isso não seriam muito utilizadas por vezes, mas não sei se isto será um comentário que se aplique à generalidade dos casos.

Estando o Sun Island "reservado" por uma questão de segurança (e adoro a praia pelo que se vê nas fotos) estou a dar agora uma vista de olhos do Kuramathi e ao Vilu Reef, que em termos de preço e disponibilidade enquadram-se também.
 

toly

Membro Ativo
Isto é uma situação caricata e quase não dá para acreditar.
Em centenas de fotos que tenho da ilha, só meia-dúzia é que apanham os bungalows.
Vou tentar dar-te uma idéia geral com o que tenho.

Fiquei no bungalow 230 frente à Mermaid Beach( a baía antes da praia 17, no banco de areia).

Vistas das traseiras dos Bungalows daquela área

Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

Caminho para a praia, desde o fim da vegetação até ao areal.

Uploaded with ImageShack.us

Praia frente ao bungalow

Uploaded with ImageShack.us

Do outro lado, na lagoa(249 a 318) é assim:

Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

A diferença de um lado para o outro é a proximidade e qualidade da praia.
De um lado tens a praia mais longe mas com um areal extenso e fundo de areia.
Do outro lado tens a praia logo a seguir à vegetação, pertinho do bungalow, mas o areal é pequeno e há alguns bocados onde há coral partido e morto.

O problema na praia 16 até nem são as motas de água.
São estes indígenas.

Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

Não dão descanso a ninguém que queira estar em sossego na praia.
E até existem áreas delimitadas para aquém das quais não pode haver actividades motorizadas.
Mas esta rapaziada até faz questão de não ir para lá.
Quanto mais razias fizerem à praia,melhor.
O pessoal das motas de água usa as zonas aconselhadas, a cerca de 200m, por isso não incomoda quem está na praia.

Para não desmoralizares, aqui está a foto da praia sem os gabirús




Mas a praia que me parece melhor é a do outro lado do banco de areia.



Sobre o Kuramathi e o Vilu Reef não te posso dar informação esclarecedora.
Só sei que o Kuramathi é dos mais antigos resorts da zona e o Vilu Reef foi o hotel onde houve o problema com o casamento do casal suíço.
Vê se isto ajuda:
http://www.sevenholidays.com/
 
  • Gostar
Reações: Bee

calu

Membro Conhecido
Olá Toly.

Apesar de eu ADORAR a zona de praia do Sun Island (16 e 17), os outros factores que eu já conhecia (jet ski, qualidade questionável da comida) e os factores que mencionaste com bastante detalhe (snorkelling fraco) fizeram-me repensar a situação um pouco.

O site que enviaste é simplesmente excelente. A qualidade e consistência das dicas é impressionante. Vi os vários hoteis da parte "best beach" e depois vi quais tinham bons recifes e a seguir preços razoáveis. Nesta relação preço/qualidadw, e após várias horas de investigação, dois nomes a reter:
  • Resort: Reethi Beach
  • Resort: Filitheyo
Ambos são ilhas bem mais pequenas, mas ainda assim com umas 200 vilas cada ilha e ambas conjugam preocupações ecológicas (o que se traduz na saúde do recife e qualidade da praia), com alta qualidade de serviço, comida e preços razoáveis.
O Reethi Beach já não tinha disponibilidade para as datas em que vou.
http://www.sevenholi...rt/ReethiBeach/

Image do Reethi Beach:



Assim, acabei de confirmar a reserva para o Filitheyo (até já falei com o hotel directamente), que é uma ilha bem mais pequena, com uma preocupação ecológica provada com vários prémios, recife muito bom e praia espectacular na vasta maioria da ilha, com areia finissima. Por enquanto, ainda não tem muros de protecção nas zonas de praia (só na encosta de "cima", na foto, que não é zona de area/praia), o que também é uma grande vantagem, principalmente em relação ao Kuramathi.
http://www.sevenholi...sort/Filitheyo/

Imagem do Filitheyo:


Estou contente com esta alteração (apesar de se tivesse mantido o Sun Island, tenho a certeza que gostaria também, mesmo com os defeitos), pelo que tenho-te a agradecer uma vez mais o teu feedback e disponibilidade.

Abraço!
 

toly

Membro Ativo
Andei com esse Reethi Beach, assim como com o Eriyadu debaixo de olho no ano passado, mas para 3 pessoas, como só podia ir para uma beach villa, ficava acima do que podia gastar.
As Reethi villas, bastante mais em conta, só levam 2 pessoas.
Este ano, esse Filitheyo estava com os preços bastante puxados,
Antes de saber que este ano só podia ter uma semana seguida de férias, tinha tudo alinhavado para ir para o Chaaya Reef, via Londres, por um preço muito simpático.
Acho que fizeste bem em trocar de hotel.
Para o ano peço eu informações.
 

calu

Membro Conhecido
Andei com esse Reethi Beach, assim como com o Eriyadu debaixo de olho no ano passado, mas para 3 pessoas, como só podia ir para uma beach villa, ficava acima do que podia gastar. As Reethi villas, bastante mais em conta, só levam 2 pessoas. Este ano, esse Filitheyo estava com os preços bastante puxados,
Eu adorei o Reethi, tive mesmo pena de não estar disponível, ainda para mais era só durante 2 dias do periodo que eu precisava. No resto dos dias estava disponível :( Mas a 2ª escolha também parece fantástica (o Filitheyo)

Para o plaffond que tenho, e tendo em conta que é fora de qualquer promoção, não está nada mau.

Antes de saber que este ano só podia ter uma semana seguida de férias, tinha tudo alinhavado para ir para o Chaaya Reef, via Londres, por um preço muito simpático.
Esse ainda não vi, mais um para a lista ;) Nós vamos pelos novos vôos da Emirates via Dubai, daí que no regresso ainda vamos fazer uns 3 dias no Dubai para conhecer.

Acho que fizeste bem em trocar de hotel. Para o ano peço eu informações.
Com todo o gosto. É que quando fiz a primeira escolha, não tinha tempo nenhum, andava em Viena cheio de trabalho e queria marcar algo para não correr o risco de ficar em terrra, já que a disponibilidade dos hotéis nas Maldivas é muito mais limitada que em locais "continentais" onde os hoteis costumam ser muito maiores.
Agora que voltei á base, tenho mais tempo para investigar, daí a mudança ;) e com a tua preciosa ajuda :)
 
Top